Luz azul: onde está presente e como afeta sua pele?

Luz azul: onde está presente e como afeta sua pele?

Da pele à visão, a luz azul impacta o seu dia a dia do que você imagina. Vem ver como ela atua na sua saúde e como se proteger!

Você sabia que a luz azul está presente tanto na luz natural como nas artificiais? Nos celulares, televisores, computadores… Praticamente todos os tipos de telas usam esse tipo de luz visível.

Isso significa que ela está presente no dia a dia da maior parte das pessoas, inclusive o seu. Por isso, entender os efeitos dela na sua rotina e saúde é muito importante pra ter mais bem-estar.

E aqui estou eu pra te ajudar nessa missão! Vamos juntas entender quais são os danos da luz azul na pele e como se prevenir pra evitar manchas, envelhecimento precoce e outros efeitos negativos? Vem comigo!

Índice

  • Quais dispositivos emitem luz azul?

  • Como a luz azul afeta a pele?

    • 1. Envelhecimento precoce da pele

    • 2. Manchas e hiperpigmentação

    • 3. Desidratação e ressecamento

  • Como se proteger da luz azul?

    • Protetores solar

      • Por que é importante usar protetor solar em casa?
    • Filtros de tela e óculos especiais

Quais dispositivos emitem luz azul?

Em geral, as telas são os principais dispositivos que contam com a radiação azul — esse é um dos motivos pros especialistas falarem tanto sobre o limite de uso de telas, seja pra adultos ou crianças.

Família assistindo televisão

Algumas das principais fontes de luz azul do dia a dia são:

  • Lâmpadas de LED.
  • Lâmpadas fluorescentes.
  • Celulares e smartphones.
  • Televisão.
  • Tela de computador e notebook.
  • Consoles de videogame.
  • Aparelhos pra e-books (chamados e-readers).

Como a luz azul afeta a pele?

Além de impactar a qualidade do sono e poder prejudicar a visão, a luz azul também afeta todos os tipos de pele sem os cuidados preventivos. Entre os principais riscos, acho importante destacar o envelhecimento precoce, o impacto nas manchinhas e a desidratação. Entenderemos mais cada um deles juntas!

1. Envelhecimento precoce da pele

A luz azul solar ou artificial aumenta a produção dos radicais livres na pele. São eles que promovem a oxidação da pele e geram uma aparência mais envelhecida.

Mas, não é só isso. Esse tipo de radiação, muito intensa nos raios solares, consegue chegar na derme, uma camada mais profunda da pele em que estão o colágeno e a elastina, essenciais pra manter a firmeza e o aspecto jovem. 

Faces da mãe e filha juntos

Quando isso acontece sem proteção, as células ficam prejudicadas e, com o passar do tempo, vão envelhecendo mais rápido. Além disso, esse processo estimula o aparecimento das rugas, que são mais difíceis de tratar do que as linhas de expressão.

Com os cuidados preventivos corretos, você consegue proteger sua pele pra que ela envelheça na velocidade certa — afinal, envelhecer é um processo natural da vida!

2. Manchas e hiperpigmentação

Outro dano causado pela luz azul na pele é o aparecimento e escurecimento de manchas. Se você se expõe à radiação azul sem proteção, pode sofrer com hiperpigmentação da pele e até mesmo acelerar ou intensificar o melasma, que deixa aquelas manchinhas mais escuras e até grandes.

Quando combinada com os raios UVA e UVB, também presentes na luz solar, além das manchas, sua pele pode sofrer danos no DNA das células que podem, até mesmo, causar câncer de pele. Por isso é muito importante cuidar e usar protetor solar de rosto e corpo sempre.

Mulher com o rosto manchado

3. Desidratação e ressecamento

A luz azul também resseca a pele. Quando você fica muito tempo exposta a ela, ocorre uma redução nas moléculas que mantêm a hidratação da pele, chamadas de aquaporinas. Com isso, a pele vai ficando desidratada e ressecada.

Em alguns casos, a falta de hidratação pode estimular a produção excessiva de oleosidade pelo próprio organismo. Aí você pode acabar ficando com a pele oleosa, o que incomoda muitas pessoas.

Como se proteger da luz azul?

A boa notícia é que existem formas muito simples de prevenir todos esses efeitos negativos da radiação azul na pele — e até na sua visão. Com cuidados básicos de skincare e a escolha de acessórios e tecnologias inteligentes, é bem fácil de proteger. Vou te explicar melhor!

Protetor solar

Se o assunto é efeito da luz na pele, não tem como não falar do protetor solar. Na hora de escolher o seu, é muito importante conferir no rótulo se ele protege contra a luz azul e os raios UVA e UVB. Essa é a melhor forma de garantir uma proteção completa tanto pra pele do rosto como do corpo.

Protetor solar em bastão

Muitas opções do mercado, além de conterem ingredientes químicos que podem ser tóxicos pra você, não protegem contra a radiação azulada que, como a gente viu até aqui, é muito prejudicial pra pele.

Na hora de usar seu protetor, é muito importante seguir as instruções de aplicação do fabricante, pois a proteção garantida é de acordo com a forma de uso e a quantidade certa de protetor.

Além disso, lembre-se de passar protetor até mesmo se você ficar em casa, assim você fica protegida o tempo todo, independentemente do seu tipo de pele. E não se esqueça de que é necessário reaplicar o protetor solar no rosto e no corpo ao longo do dia pra garantir que você está mesmo segura!

Por que é importante usar protetor solar em casa?

Em casa, apesar de não ficar diretamente exposta ao sol, é bem provável que você fique exposta à luz artificial das telas, como do celular e do computador. Lembra que expliquei que esses aparelhos também têm a luz azul? Além das lâmpadas de LED e as fluorescentes.

A sensação de que sua pele está protegida só porque você não está debaixo do sol é uma falsa sensação de proteção, tá bem? Mesmo em casa, o protetor é indispensável pra manter a pele saudável.

Mulher com o celular na mão passando protetor solar

Filtros de tela e óculos especiais

Já que não dá mais pra deixar os aparelhos eletrônicos de fora da rotina, a maioria das marcas de smartphones e computadores desenvolveram filtros de tela pra luz azul, que podem ser ativados pelo usuário, geralmente nas configurações de tela. Também existem alguns aplicativos que prometem criar esse tipo de proteção pra minimizar os danos à visão.

Outra alternativa são os óculos com lente protetora pra luz azul. Apesar de a proteção ser mínima, conforme o que aponta o pesquisador Sumeer Singh, vale a pena conversar com o seu oftalmologista sobre a possibilidade de uso desse tipo de lente pra cuidar da sua vista.

Viu, só? A luz azul também precisa do seu cuidado na hora de pensar no seu skincare e no uso dos aparelhos eletrônicos. 

Posso te dar uma dica pro primeiro caso, que é o que eu entendo mais? Dá uma chance pro meu Protetor Solar em Barra! Ele é vegano, sem plástico nem alumínio e cria uma barreira física sobre a pele pra proteger você dos raios UVA, UVB e da luz azul também. Faz bem pra você e pro Planeta!

Banner consumo consciente
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

lançamento
ver todos os produtos