detox capilar

O que é detox capilar e quando preciso fazer?

Já parou pra pensar em quantas histórias seu cabelo tem pra contar? Cada fio carrega momentos especiais, lembranças de dias ensolarados e até de desafios superados — quem já passou por um corte químico sabe do que estou falando. Pra preservar a história do seu cabelo, você não precisa deixar ele cheio de danos, manter ele saudável, leve e brilhoso é essencial pra que ele viva ainda muitos outros momentos com você. 

Hoje quero te convidar pra uma conversa sobre detox capilar e te contar como ele ajuda seu cabelo a continuar maravilhoso por aí. Segue aqui pra saber todos os detalhes desse tratamento que ajuda a remover todas as impurezas do seu cabelo.

O que é detox capilar?

Quando falamos em detox, vários conceitos chegam na nossa mente: liberar o corpo de toxinas, ficar um tempo sem redes sociais pra relaxar a mente, se alimentar melhor, etc. No cabelo a ideia do detox não é muito diferente disso, ele é um tratamento capilar de limpeza profunda que renova completamente os fios e retira as impurezas, como a oleosidade e outros resíduos. 

detox capilar

Alguns ingredientes naturais, como argila preta e carvão ativado, são ótimos pra eliminar toxinas e recuperar o brilho do cabelo, sendo os principais aliados do detox capilar. Eles também ajudam a deixar os seus fios mais leves, soltos e fortes, sem o peso da oleosidade e do excesso de resíduos ou poluição. Então fica de olho nos produtos que você compra e tente buscar por aqueles que leve um (ou os dois) desses ingredientes na fórmula — melhor ainda se forem produtos naturais, tá?

Quais as vantagens do detox capilar?

Sabe aquele acúmulo de produtos, poluição e oleosidade que deixa os cabelos pesados e sem vida que comentei no tópico anterior? Pois é, o detox capilar chega como um verdadeiro herói pra livrar os fios desses vilões e devolver a saúde e o brilho pro seu cabelo.

Além de fazer uma limpeza geral e profunda nos fios, ele revitaliza o couro cabeludo, estimulando a circulação e deixando os cabelos mais saudáveis. Esse tratamento faz uma verdadeira transformação nos fios, proporcionando uma sensação de leveza e bem-estar que vai além da aparência.

Ou seja, um dos maiores benefícios do detox capilar é fazer quase que uma faxina no nosso cabelo, limpando profundamente os folículos capilares e incentivando o couro cabeludo a produzir fios mais fortes e resistentes.

Quando fazer detox capilar?

O cabelo dá sinais do que está precisando e pra um tratamento de detox não seria diferente. Então, se você notar qualquer uma dessas características no dia a dia, tá na hora de tomar uma atitude! Mais do que isso, é importante incluir o detox na sua rotina de cuidados com os cabelos, afinal é melhor prevenir do que remediar.

Sinais de que seus cabelos precisam de um detox

Ah, não existe restrição de curvatura pra fazer o detox, tá? Seu cabelo pode ser liso, ondulado, cacheado ou crespo, essa rotina de limpeza profunda tá liberada pra todos os tipos de fios.

Sinais de que seus cabelos precisam de um detox

  • Resíduos de produtos acumulados nos fios.
  • Oleosidade excessiva no couro cabeludo.
  • Cabelos sem brilho.
  • Coceirinha chata no couro cabeludo.
  • Dificuldade em fazer penteados por conta do peso dos fios.

Leia mais: Como fazer limpeza de pele em casa?

Quantas vezes posso fazer detox no cabelo? 

Pra definir a frequência de um tratamento detox, é importante observar algumas características do seu fio:

  • Pra cabelos oleosos: a indicação é fazer a cada 15 dias; 
  • Pra cabelos equilibrados, secos ou quimicamente danificados: a recomendação é fazer o detox uma vez ao mês.

Respeitar esse intervalo é super importante pra não ter um efeito rebote, que é quando a limpeza excessiva acaba aumentando a oleosidade ou a porosidade dos fios, por exemplo. Uma dica pra caso os seus fios estejam fragilizados, é fazer um pré-poo antes do detox e, em seguida, uma boa hidratação, ta? Principalmente em casos de corte químico. Assim você evita que essa limpeza profunda afete ainda mais a saúde dos seus fios.

Como fazer detox capilar?

Agora chegou a hora da prática! De todos os tratamentos capilares, o detox é um dos mais simples porque você vai precisar basicamente de um shampoo de limpeza profunda que vai fazer esse trabalho de remover de uma vez por todas as toxinas e impurezas dos seus cabelos.

Como fazer detox capilar

Passo 1: lave o cabelo com shampoo detox

Comece lavando os cabelos com um shampoo de limpeza profunda, massageando bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Um ponto importante é concentrar o produto na raiz mesmo, o comprimento e as pontas não precisam que você aplique ou esfregue o shampoo diretamente neles. A espuma do produto que vai caindo ao longo dos fios durante a massagem e o enxágue já são suficientes pra fazerem esse detox no restante do cabelo.

shampoo para detox capilar

A melhor coisa é apostar também em um produto natural, que vai fazer o detox no seu cabelo sem usar ingredientes sintéticos potencialmente nocivos, por isso te indico o Shampoo Detox em barra que tem só ingredientes naturais. Ele leva argila preta, carvão ativado e óleos essenciais eucalipto, menta e patchouli que tem efeito antipoluição e vão fazer uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo, removendo todos os resíduos acumulados.

Passo 2: aplique a máscara capilar 

O shampoo detox abre as cutículas e prepara o fio pra uma melhor absorção de qualquer outro tratamento. Por isso, aposte em uma máscara capilar de hidratação profunda depois de fazer o detox pra intensificar a ação e garantir mais saúde pros seus fios.

mácara capilar em barra

A minha linha de máscara capilar em barra é perfeita pra quem busca por uma rotina prática de cuidados intensos com os fios. Essas barrinhas são super concentradas, agem de forma profunda e ainda combinam hidratação, nutrição e reconstrução em uma só fórmula. 

Passo 3: use condicionador 

condicionador

Terminando o segundo passo, finalize com o condicionador. Esse processo ajuda a fechar as cutículas e reforça a ação da máscara de tratamento. Sem falar que você vai ter acabado de fazer uma limpeza profunda, então o condicionador vai penetrar ainda mais, e assim, os fios absorvem melhor os nutrientes, deixando o seu cabelo muito mais saudável.

Quais os cuidados após fazer o detox capilar?

Depois de todo esse processo de limpeza profunda, é bem importante que você siga os próximos dias com o cronograma capilar ideal pros seus cabelos. Isso pode depender de como está a saúde dos seus fios e do que eles estão precisando. Cabelos mais danificados vão seguir uma rotina mais restrita que pede por hidratação, nutrição e reconstrução frequentes, enquanto os que estão mais saudáveis podem espaçar mais esses tratamentos. 

Ficou com alguma dúvida no processo ou tem uma dica extra que você adora? Me conta aqui nos comentários, vou adorar ler tudo!

Comprar
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
ver todos os produtos