Shampoo detox: Como funciona e como usar

Você sabe por que é importante remover as toxinas do couro cabeludo? Aqui comentamos quais são os benefícios desta limpeza profunda.

O que você pensa ao ouvir a palavra "detox"? Geralmente, a gente imagina que seja algo especial, uma espécie de ritual que deve ser feito poucas vezes na semana ou no mês, certo? Como um detox alimentar, por exemplo, ou o comentado detox digital, que quando damos uma pausa na nossa intensa atividade on-line.

Mas a desintoxicação não é algo pontual. Na verdade, ela acontece todos os dias no nosso organismo – e é esse o processo que nós da B.O.B particularmente tentamos reconstruir com o shampoo detox. Afinal, a gente entra em contato cotidianamente com poluição e, dessa forma, com toxinas e outros resíduos que alteram a saúde dos nossos cabelos – ou barbas.

Entenda quais são os benefícios e o resultados do shampoo detox, e também como usá-lo para melhorar a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Índice de conteúdo

O que é e para que serve o shampoo detox?

Como o próprio nome indica, o shampoo detox realiza uma desintoxicação, ou seja, a eliminação de toxinas e outros agentes nocivos, os quais entramos em contato por meio da poluição, resíduos de cosméticos ou outros fatores rotineiros. Dessa forma, o produto realiza uma limpeza profunda, agindo diretamente na saúde do couro cabeludo, que repercute na renovação da estrutura do fio. O resultado são fios limpos, saudáveis e fortalecidos desde a raiz.

shampoo detox

Os ingredientes também estimulam a circulação sanguínea e, portanto, a oxigenação, processos que agem como uma espécie de esfoliação natural, permitindo a abertura de poros desobstruídos, que agem como uma película. Se os poros capilares estão obstruídos, os elementos ativos dos shampoos não são absorvidos pelo couro cabeludo, e, dessa forma, nenhum resultado realmente é alcançado. Nisso, pode haver um aumento da oleosidade, gerada em uma tentativa de nutrir os fios.

Mas com a abertura desses poros que estavam "tapados", as substâncias são introduzidas com facilidade na região e, enfim, incorporadas pela raiz para agir na reestruturação dos fios. Isso acaba colaborando na fortificação e no crescimento da dos fios, que estarão fortes e menos quebradiços.

O resultado final, portanto, são cabelos limpos, saudáveis e fortalecidos desde a raiz.

Benefícios do shampoo detox

  • Limpeza profunda
  • Remoção de toxinas
  • Efeito esfoliante
  • Controle de oleosidade
  • Maior absorção de elementos ativos para a saúde dos fios
  • Fortalecimento capilar
  • Crescimento capilar
  • Fios brilhosos

O shampoo detox é para que tipo de cabelo?

Apesar de fazer uma limpeza profunda e, por isso, controlar a oleosidade excessiva, o shampoo detox pode (e deve!) ser usado por todos os tipos de cabelo, já que todos nós estamos expostos a toxinas e resíduos de poluição – ou mesmo de outros produtos capilares.

poluição que afeta o couro cabeludo

Além disso, um dos benefícios do shampoo detox é o efeito esfoliante, que ajuda na absorção de elementos que nutrem e hidratam o fio desde a raiz, deixando saudável e brilhoso. Esse é um processo importante para qualquer cabelo, dos secos aos oleosos. Concorda?

O shampoo detox tira a progressiva?

Uma vez que o shampoo detox é responsável por fazer uma limpeza profunda e eliminar as toxinas do cabelo, uma dúvida comum é se o produto pode remover processos químicos, como o alisamento.

De modo geral, isso irá depender das fórmulas de cada produto. Em alguns casos, é possível que o uso consistente do shampoo detox possa gradualmente afetar o resultado de processos químicos, seja com o desbotamento da cor, no caso de tinturas, seja com a remoção do alisamento, no caso de progressivas ou outros processos do tipo.

No entanto, independente da fórmula, nenhum shampoo detox poderá remover inteiramente a química dos fios, uma vez que esses processos alteram permanentemente a estrutura capilar, que só será renovada com o crescimento do cabelo.

crescimento de cabelo

Fórmulas naturais, que não trazem ingredientes pesados, são boas maneiras de investir em um shampoo detox sem medo que o produto altere o cabelo. De qualquer maneira, qualquer opção é bem-vinda para dar uma renovada nos fios e isso vale até para os cabelos alisados, que podem se beneficiar da limpeza profunda do produto. Veja como abaixo.

Quando usar o shampoo detox?

Como realiza uma limpeza profunda e uma "esfoliação" suave do couro cabeludo, o shampoo detox deve ser utilizado sempre que você sentir que seu cabelo precisa de uma atenção extra ou que não há um progresso na saúde dos fios, apesar de você investir em máscaras e hidratações profundas, por exemplos.

Essa falta de resposta a tratamentos pode se dar pelo entupimento das cutículas capilares, que impede, dessa forma, que as substâncias ativas sejam penetradas no interior dos fios, onde realizam a revitalização e nutrição dos mesmos.

fios de cabelo nutridos

O shampoo detox, portanto, atuará no desentupimentos das cutículas, abrindo-as e fazendo com que as substâncias dos produtos sejam incorporadas pelos fios.

Com que frequência deve ser usado?

Isso pode variar de fórmula para fórmula. Fórmulas mais agressivas devem ser utilizadas poucas vezes (de duas a quatro vezes no mês) para não gerar um efeito-rebote, por exemplo. No entanto, existem fórmulas de uso contínuo, como é o caso do shampoo sólido da B.O.B.

O shampoo detox da B.O.B

E já que a desintoxicação acontece todos os dias no nosso organismo, por que não recriar este mesmo conceito com um produto, focado no couro cabeludo? O Shampoo Detox da B.O.B veio desta intenção de reproduzir de processo um processo natural e, dessa forma, melhorar a saúde dos fios.

Além dos benefícios já comentados, a nossa fórmula vegana e cruelty free, formulada com ingredientes naturais, não traz sulfatos, parabenos e outros químicos que agridem o cabelo ou o meio ambiente. Dessa forma, o nosso produto a faz a limpeza sem desidratar o cabelo ou retirar óleos naturais que são importantes para a manutenção dos fios.

Por ser um produto em barra e livre de embalagens plásticas, também não incorporamos água nas nossas composições, optando em um produto compacto e concentrado de elementos ativos e de alta performance, que realmente atuam no desenvolvimento capilar.

shampoos em barra O shampoo detox traz três ingredientes-chave para a realizar a limpeza e a desintoxicação:
  • carvão ativado: este elemento poderoso faz a remoção de sujeiras e substâncias tóxica, controla a oleosidade e estimula o rejuvenescimento dos fios.
  • argila preta: além de ajudar na limpeza, a argila preta também é uma ótima aliada para tratar a queda dos fios e fortalecer a estrutura dos fios desde a raiz. A alta concentração de titânio, alumínio e silício neste elemento promove a renovação celular, essencial para a revitalização dos cabelos.
  • óleo essencial de eucalipto: refrescante e cheiroso, o óleo de eucalipto também combate a descamação do couro cabeludo, agindo como uma agente anticaspa.

E depois do shampoo como finalizar?

Como a limpeza dos fios é um processo de abertura das cutículas, é necessário seguir com o próximo passo: o condicionamento, que fecha as cutículas e sela os fios. Aqui na B.O.B, temos duas opções disponíveis:

Condicionador de hidratação suave: se seus cabelos são oleosos ou normais e a hidratação não é uma grande questão, como no caso de cabelos mais ressecados, a dica é nosso condicionador de hidratação suave. Com manteiga de cupuaçu e óleo de amêndoas doces, ele deixa os fios macios, leves e soltinhos.

Condicionador de hidratação profunda: já se suas pontas costumam ter uma aspecto mais áspero e ressecado, a opção é finalizar com o condicionador de hidratação profunda, uma ótima dica também para cabelos quimicamente tratados.

Condicionador em barra

A combinação das manteigas de cupuaçu e karité com o óleo de mamona age na reestruturação dos fios, adicionando brilho e maciez.

Como usar produtos em barra

No caso do shampoo, você pode aplicar o produto diretamente na couro cabeludo, fazendo movimentos circulares. Mas se preferir, você pode esfregar na mão até gerar espuma e depois, aplicá-la sobre o cabelo. Quanto ao condicionador, passe-o apenas nas pontas, também posicionando a barra diretamente sobre os fios.

shampoos em barra

Saiba mais sobre o Detox e conheça também toda a linha de shampoos e condicionadores sólidos da BOB: são produtos veganos, naturais, livres de crueldade com animais e zero plástico! Uma forma nova e equilibrada de cuidar muito bem de você do planeta!

Ah, e claro: depois de usar o Detox ou algum outro produto BOB, deixe aqui seu comentário e conte para nós o que achou!

2 comentários

Boa tarde,
Primeira vez que uso shampoo e condicionador em barra, o resultado é ótimo, agora só usarei em barras… chega de plástico!
Obrigado

Victor lopes novembro 19, 2020

Meu cabelo e loira com química e comecei usar e os meus cabelos mudaram, macio, brilho e hidratado. Já indiquei pata minhas amigas e elas também estão gostando. ❤️ Agora aguardando as novidades que vem!

Maria Cristina de Souza novembro 19, 2020

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles