Pré-poo: o que é, como fazer e quais os benefícios
Com certeza você já viu esse nome por aí, o pré-poo está se tornando uma técnica cada vez mais popular no mundinho de cuidados com os cabelos. E se você está achando o nome muito parecidinho com o no poo e o low poo, não é por acaso, essas técnicas surgiram juntas e são alternativas pra quem sofre com o efeito do shampoo nos cabelos e quer reduzir danos como ressecamento e quebra capilar. Se você tá curiosa pra saber como fazer o pré-poo e até se ele pode ser feito por todos os tipos de cabelo, segue aqui que hoje nós vamos fazer um intensivão dessa técnica.
E ainda tem mais: vou te dar dicas dos produtos perfeitos pra usar no seu pré-poo e ainda de alguns shampoos naturais que são menos agressivos pros seus cabelos e pro Planeta. Vem comigo!
Índice
-
O que é o pré-poo?
-
Benefícios do pré-poo pro cabelo.
-
Pré-poo é liberado pra todos os tipos de cabelo?
-
Quais produtos usar pra fazer pré-poo?
-
Ingredientes liberados no pré-poo
-
Condicionador e máscara capilar em barra pra pré-poo
-
Como fazer pré-poo?
- Qual a frequência recomendada pra fazer o pré-poo?
O que é o pré-poo?
Como o nome já sugere, o pré-poo é um tratamento capilar que vai vir antes de você passar o shampoo no cabelo. O tratamento em si pode ser o que o seu cabelo precisar: nutrição, hidratação ou reconstrução. O objetivo de passar esses produtos nos cabelos antes de lavar eles é justamente proteger seus fios de agentes de limpeza presentes nos shampoos que podem ressecar e danificar o cabelo.
Considerando esse objetivo, podemos dizer que essa técnica é ótima pra quem tem o cabelo mais seco ou está lidando com fios muito danificados depois de procedimentos químicos. Nesses casos, mesmo que você use um shampoo suave, a própria ação de limpeza pode acabar prejudicando fios que já estão fragilizados. E é aí que o pré-poo entra: ele vai criar uma camada protetora nos cabelos que vai permitir que o shampoo limpe seus fios, mas sem causar mais fragilidade.
Benefícios do pré-poo pro cabelo.
Além de proteger o cabelo, o pré-poo também traz outros benefícios pros seus fios, já que ele geralmente é feito com produtos de tratamento. Claro que, além dos que vou listar abaixo, existem benefícios específicos de cada tipo de produto que você aplicar com essa técnica. Agora, anota aí:
Benefícios do pré-poo:
- Proteção contra o ressecamento: desse aqui eu já falei, mas sempre vale reforçar. O pré-poo vai ajudar a proteger seus cabelos dos danos causados pela limpeza do shampoo.
- Redução da quebra: tanto pelo fator da proteção, quanto pelo tratamento oferecido pelos produtos usados no pré-poo, a técnica ajuda a reduzir a quebra dos cabelos, já que mantém eles mais hidratados e nutridos.
- Melhora da elasticidade: o uso frequente de produtos de tratamento que vão hidratar e nutrir seus cabelos também vai melhorar e recuperar a elasticidade natural dos fios, reduzindo a possibilidade de danos.
- Controle do frizz: suas cutículas capilares vão ficar mais seladinhas, o que ajuda a reduzir o frizz e a dar mais suavidade pros cabelos.
- Menos nós: essa hidratação oferecida pelo pré-poo deixa os cabelos mais emolientes, mais fáceis de desembaraçar e com menos potencial de surgir nós.
Pré-poo é liberado pra todos os tipos de cabelo?
De forma objetiva: sim, todos os tipos de cabelos podem usar pré-poo. Só que o modo de uso e os benefícios específicos da técnica vão depender da necessidade de cada tipo de fio. Cabelos secos, crespos e cacheados acabam se beneficiando mais dessa prática, já que são naturalmente mais ressecados. Esses tipos de cabelo tem uma estrutura mais porosa e a própria curvatura que dificulta a distribuição uniforme dos óleos naturais do couro cabeludo ao longo dos fios, causando esse ressecamento.
Cabelos que passaram por procedimentos químicos danosos também acabam se beneficiando mais do pré-poo. Então, se você fez descoloração, tintura e até alguns tipos de ressecamento, essa técnica vai ajudar a proteger os fios e evitar mais danos. Por outro lado, cabelos lisos, apesar de também poderem se beneficiar do pré-poo, precisam de um cuidadinho extra ao usar essa técnica. Esses cabelos tendem a sofrer mais com a oleosidade e podem ficar com os cabelos pesados se os produtos hidratantes usados forem muito intensos. Então, evite a raiz dos cabelos e procure por tratamentos de hidratação, nutrição ou reconstrução que não vão pesar os fios, nem prejudicar a limpeza e o controle da oleosidade.
Quais produtos usar pra fazer pré-poo?
De forma geral, o pré-poo pode ser feito com qualquer tipo de produto que seja hidratante, nutritivo ou reconstrutor que vai proteger os seus cabelos antes de você lavar eles. Porém, o melhor jeito de fazer o pré-poo e garantir o máximo de benefícios dessa técnica é apostar em máscaras capilares e condicionadores — ainda mais se eles tiverem fórmulas naturais de ação profunda.
As máscaras por serem produtos já feitos pra tratar os cabelos com uma ação profunda, são ótimas pro pré-poo de quem está com os cabelos bem secos ou danificados. Elas são formuladas com ingredientes concentrados que penetram no fio, oferecendo hidratação, nutrição ou reconstrução intensas. Uma dica é buscar máscaras com manteiga de karité e queratina vegetal que são ingredientes naturais de ação profunda.
Já os condicionadores são ótimos pra quem procura uma solução mais prática e rápida, pra quem tem os cabelos oleosos, já que vão ser mais leves que as máscaras. Eles também ajudam a desembaraçar os fios e a proteger eles contra o ressecamento, mas sem pesar os cabelos.
Um ponto que eu acho bem importante é apostar nas fórmulas que sejam naturais. Os produtos sintéticos, apesar de também terem ingredientes que vão ajudar a hidratar, nutrir ou reconstruir, geralmente possuem alguns ativos que podem ser bem danosos aos fios ao longo prazo, como silicones, petrolatos e parabenos. Esses sintéticos se acumulam nos cabelos e ainda podem contribuir ainda mais pro ressecamento, ao contrário dos naturais que fazem um tratamento real, que não pesa ou acumula nos fios e ainda não possuem nenhum ativo que vai trazer o efeito contrário do que você busca.
Ingredientes liberados no pré-poo.
O pré-poo faz parte de um conjunto de técnicas pra cuidar dos cabelos: pré-poo, low poo e no poo. Todas focadas em reduzir os danos causados pelos agentes de limpeza dos shampoos em cabelos ressecados, crespos, cacheados e ondulados. Por causa dsso, essas técnicas buscam priorizar produtos mais naturais, já que os agentes de limpeza mais agressivos são aqueles que estão nos produtos sintéticos. Pra te ajudar a escolher os produtos certos pra fazer o seu pré-poo, separei aqui a lista de ingredientes liberados e os não liberados, olha só:
Ingredientes que não podem ser usados no pré-poo:
- Sulfatos: agentes de limpeza que podem ressecar os cabelos e irritar o couro cabeludo.
- Parabenos: conservantes que podem causar irritação e acúmulo nos fios.
- Silicones: podem causar acúmulo e dificultar a penetração de nutrientes.
- Petrolatos: criam uma barreira que impede a hidratação dos fios.
Ingredientes que podem ser usados no pré-poo:
- Óleos vegetais naturais: como o Óleo de Argan. Óleo de Mamona ou Óleo de Pracaxi.
- Manteigas vegetais: procure por Manteiga de Karité, Manteiga de Manga ou Manteiga de Bacuri.
- Queratina vegetal.
Leia mais: Descubra o Low Poo: as melhores técnicas e produtos pra investir.
Condicionador e máscara capilar em barra pra pré-poo.
Uma ótima dica pra quem quer fazer o pré-poo com produtinhos naturais e que não vão danificar ainda mais os fios é apostar nos cosméticos em barra. Além de serem livres de ingredientes sintéticos potencialmente nocivos, eles possuem fórmulas mais concentradas que agem de forma ainda mais profunda nos fios, duram muito mais tempo e alguns ainda são 100% zero plástico, sendo a combinação perfeita do que o seu cabelo pede e o que o Planeta precisa!
E você não precisa nem ir muito longe pra encontrar esse tipo de produto, tá? Se você ainda não me conhece, vou me apresentar: sou a B.O.B, uma marca de cosméticos naturais, em barra e totalmente zero plástico. Além de produtos pros cabelos, eu também conto com barrinhas pro rosto e pro corpo. E, claro, eu tenho uma linha de condicionadores e máscaras que são perfeitos pro pré-poo, olha só:
Como fazer pré-poo?
Agora que você já sabe tudo sobre o pré-poo e quais produtos escolher na hora de adotar essa técnica, chegou o momento de aprender a fazer o pré-poo. E já pode ficar tranquila que é bem fácil de fazer, tá? Essa técnica não exige muito e é simples de acrescentar no dia a dia sem complicar a rotina — ainda mais se você escolher produtos que dão ainda mais praticidade pra rotina, como meus condicionadores em barra.
Passo a passo: como fazer pré-poo.
- Umedeça seus cabelos, não precisa molhar muito, tá? É só o suficiente pra facilitar a aplicação dos produtos.
- Separe seus cabelos em mechas da forma que ficar mais fácil pra você passar o condicionador ou a máscara.
- Aí, é só aplicar o produto no comprimento e pontas dos cabelos, envelopando bem cada mecha. Se quiser, use um pente de dentes largos pra deixar tudo mais homogêneo.
- Deixe o produto no cabelo por mais ou menos 30 minutos e, depois, lave normalmente.
Qual a frequência recomendada pra fazer o pré-poo?
Isso vai depender principalmente das necessidades específicas do seu cabelo, se ele estiver mais ressecado ou danificado, você pode fazer o pré-poo sempre que for lavar os fios até que eles fiquem mais fortes e resistentes. Isso também vale pros cabelos que são naturalmente secos, incorporar o pré-poo na rotina vai ajudar os seus cabelos a não perderem hidratação ou nutrientes durante o banho. E pra quem tem cabelos oleosos ou equilibrados e que não estão sofrendo com danos, o pré-poo pode ser acrescentado de uma a duas vezes por semana.
Ah, um ponto bem legal pra combinar com o pré-poo é o cronograma capilar, se você está seguindo algum em específico pra cuidar dos seus cabelos, você pode encaixar os tratamentos no pré-poo também. Assim, além de proteger seus fios de possíveis danos causados pelos shampoos e pela água quente, você também vai dar um boost na sua rotina de tratamentos. Fique sempre de olho nos sinais que seus fios vão te dando e adapte a rotina de cuidados de acordo com as necessidades deles.
Agora que você já aprendeu tudo sobre pré-poo, deixa eu te indicar também a minha linha de shampoos em barra que são feitos pra lavar seus cabelos sem causar danos ou ressecamento. É uma linha completa pensada pra todas as necessidades e momentos do seus fios, indo desde shampoos de limpeza profunda até fórmulas hidratantes perfeitas pra quem tem cabelos com curvatura ou que estão sofrendo com o ressecamento.
Combinando essas barrinhas de fórmulas naturais de alta performance com técnicas como pré-poo, seu cabelo fica soltinho, brilhoso e super hidratado. Sem contar que essa também é uma ótima escolha pro Planeta, já que meus shampoos naturais são livres de ingredientes tóxicos e embalagens plásticas. E aí, tá esperando o que pra vir comigo nessa revolução em barras?