O que é Low Poo? Entenda as técnicas, produtos e No Poo!

Low Poo? No Poo? Nomes estranhos, não? Talvez você tenha ouvido falar bastante sobre isso, ou até mesmo lido esses nomes em embalagens de produtos Low Poo para seus cabelos, mas pode ter lá suas dúvidas sobre o verdadeiro significado dessas expressões curiosas.

Bem, é basicamente por isso que escrevemos nosso artigo: queremos ajudar você a entender da melhor forma possível o conceito por trás do Low Poo e do No Poo e, claro, descobrir como isso tudo pode ajudar você no cuidado diário com seus fios.

Você vai descobrir que o modo como lava seus cabelos, e os produtos que escolhe para isso, tem tudo a ver com a saúde capilar e com o visual das suas madeixas. Mas não queremos estragar a surpresa: quer saber o que é Low Poo e como fazer? Continue lendo!

Índice de Conteúdo

O que é Low Poo?

Se você tem curiosidade em saber o que significa Low Poo, vamos diretamente à resposta: Low Poo é o nome de uma técnica de lavagem capilar ou, melhor ainda, um estilo de lavagem que privilegia um cuidado mais natural e menos agressivo com os fios.

Basicamente, a ideia é amenizar o impacto nocivo que algumas substâncias tradicionalmente usadas nos shampoos têm sobre a estrutura capilar, especialmente sobre a oleosidade natural dos fios. Talvez você já tenha notado, mas vale confirmar: o próprio nome “Low Poo” é uma referência à palavra shampoo - o sentido é de um shampoo enfraquecido, em menor concentração ou com ação mais leve, suave (nesse caso a palavra low, em Inglês, tem sentido de pouco, menos).

Mas não dá para falar em Low Poo sem citar um nome: Lorraine Massey. Quem é ela? Bem, basicamente, é a criadora dessa corrente de cuidado com os cabelos que virou febre. Lorraine é uma cabeleireira inglesa, de cabelos cacheados, que notou a dificuldade que suas clientes - e ela própria - tinham com o cuidado de seus cachos. Problemas com ressecamento e frizz eram constantes, e Lorraine resolveu estudar quais eram, de fato, as substâncias que compunham os shampoos que aplicava em seus cabelos.

low poo produtos

Ela percebeu que os shampoos tradicionais incluem sulfatos em seus ingredientes: esses poderosos agentes de limpeza são usados, por exemplo, em detergentes de cozinha para eliminar a gordura dos pratos e talheres, e são responsáveis por deixar suas mãos ressecadas após lavar as louças. Ou seja, os sulfatos removem a oleosidade da sua pele também - e se fazem isso com a pele, o que dizer da oleosidade dos cabelos?

Foi o que Lorraine também pensou: os poderosos sulfatos dos shampoos convencionais estão removendo a oleosidade natural dos cabelos, deixando os fios ressecados e quebradiços. Esse é um problema especialmente grave em mulheres com cabelos cacheados ou crespos, pois a curvatura dos fios já causa empecilhos naturais à distribuição correta da oleosidade, que tem dificuldade de chegar até as pontas dos fios.

Lorraine, uma cacheada que sempre lutou para entender seu próprio cabelo, resolveu fazer o teste: eliminou os sulfatos agressivos de sua rotina de cuidado capilar, passando a usar alternativas mais suaves e naturais. O resultado? Foi incrível! Nascia aí o método do Low Poo!

Para que serve o Low Poo?

Após se aprofundar em sua descoberta e fazer mais testes, Lorraine e seu sócio, o brasileiro Denis da Silva, estabeleceram o conceito Low Poo como uma técnica que serve para cuidar especialmente de cabelos cacheados e crespos, usando sulfatos menos agressivos e outros ingredientes suaves que evitam o excesso de ressecamento e possibilitam um visual mais saudável e bonito, com cachos bem definidos e sem pontas secas.

No entanto, o Low Poo também pode ser usado por pessoas com cabelos ondulados, e até mesmo quem possui cabelos lisos tem experimentado com a técnica, aplicando-a de forma menos intensa. Afinal, quem não gostaria de diminuir a quantidade de agentes químicos sintéticos atuando em seus fios, não é mesmo?

 

low poo cabelo liso

Efeito Rebote

Além disso, o Low Poo em cabelos lisos ou ondulados também ajuda a evitar o conhecido - e temido - “efeito rebote”, uma reação natural do corpo à remoção da gordura natural dos fios.

Funciona assim: esses perfis de cabelo não costumam ter problemas com ressecamento, já que a oleosidade natural percorre com facilidade toda a extensão do fio. Mas como os shampoos tradicionais usam sulfatos agressivos, eles removem essa gordura de forma desmedida, e o organismo entende que precisa de uma resposta à altura para repor toda aquela oleosidade perdida. 

Com isso, as glândulas passam a produzir gordura em excesso, e a tendência é que os cabelos comecem a sofrer com oleosidade exagerada. Já imaginou?

É por isso que o Low Poo não é um método de cuidado capilar apenas para as cacheadas: ele pode trazer benefícios a todo mundo! Os cabelos oleosos (que também costumam sofrer com a caspa) acabam de vez com o efeito rebote causado pelos shampoos agressivos, e cabelos ressecados conseguem atingir uma hidratação natural, que era impedida pelos sulfatos potentes.

Como fazer Low Poo?

Para aderir ao movimento e aprender como fazer Low Poo no cabelo, primeiramente, é preciso mudar sua mentalidade sobre a limpeza dos seus fios. Os shampoos convencionais nos acostumaram com toda aquela espuma - produzida graças aos sulfatos - que transmitiam uma sensação de pureza e higiene. Só que, acredite, espuma não é sinônimo de limpeza: é apenas uma reação química dos ingredientes utilizados.

Ao utilizar um shampoo Low Poo, que usa sulfatos menos agressivos e outros componentes mais suaves, você notará menos espuma. Relaxe: não há nada de errado com isso. O importante é saber que agentes limpantes estão lá, agindo em seus fios, removendo impurezas e cuidando da saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Outro detalhe tem a ver com seu tipo de cabelo: quem sofre mais com ressecamento, quebra e frizz - caso dos cacheados e crespos - pode se jogar no Low Poo para garantir uma oleosidade saudável e regulada da raiz até as pontas. Donas de fios lisos ou levemente ondulados devem utilizar a técnica como uma forma de controle: como já são fios naturalmente hidratados, a ideia aqui é apenas evitar o “efeito rebote”.

 

no poo

 

Por último, é importante frisar que o Low Poo não é um método milagroso: seus resultados também são fruto de mudança de atitude para com seu cabelo. Por exemplo, não adianta utilizar um shampoo Low Poo com sulfatos suaves e continuar utilizando outros produtos - condicionadores, máscaras de tratamento, cremes de pentear, leave-ins - repletos de ingredientes que neutralizam os benefícios do Low Poo.

Esses produtos podem conter agentes como óleos, parafina, silicones e petrolatos (derivados do petróleo) com finalidade puramente estética: eles encapam os fios e dão brilho. Mas sem a ação dos sulfatos agressivos do shampoo tradicional, eles não são removidos e se acumulam nos fios e no couro, causando diversos problemas e, claro, prejudicando a higiene e o visual dos fios. 

Ou seja: já deu para notar que será preciso rever o uso desses produtos também, optando por versões com fórmulas mais naturais e suaves. Daí em diante, é procurar por marcas e linhas de produtos Low Poo e fazer testes, tendo paciência para aguardar os resultados.

O que é liberado para Low Poo?

Mas como saber se um produto leva em sua fórmula esses agentes agressivos? Afinal, os nomes desses ingredientes são tão complicados, não é mesmo?

Na internet é fácil encontrar listas com as principais substâncias que devem ser evitadas por quem deseja praticar o Low Poo. Na hora de comprar um shampoo Low Poo, outra dica é procurar produtos com a expressão “liberado para Low Poo”: ela indica que a formulação é adequada para quem quer aderir à técnica, e facilita na hora de escolher qual produto levar para casa. 

Por último, dar preferências a marcas e produtos que já atuam com uma abordagem mais sustentável e natural aumenta suas chances de não errar na escolha de seus produtos Low Poo. :)

 

no poo

 

No Poo

Quem já tem alguma experiência com o Low Poo e sentiu os benefícios dessa técnica pode querer mergulhar ainda mais fundo nessa rotina de cuidados naturais com seus cabelos. Para essas pessoas, existe o No Poo, técnica que também foi criada por Lorraine Massey.

Diferente do Low Poo, o No Poo  - como o próprio nome diz - é um método que elimina totalmente o shampoo da rotina de lavagem do cabelo: em seu lugar, entram os bálsamos limpantes, higienizadores capilares e outras misturas naturais e caseiras que garantem a limpeza e saúde capilar, mas não levam qualquer agente químico como silicones insolúveis e petrolatos em sua composição. Por ser uma técnica ainda mais intensa de resgate da oleosidade natural, a maioria das adeptas do No Poo são cacheadas e crespas.

Co-Wash

Uma das soluções para quem aderiu ao No Poo é uma estratégia que utiliza o condicionador no lugar do shampoo. A ideia recebe o nome de Co-Wash e, claro, o condicionador escolhido precisa ser liberado para Low Poo e No Poo, ou seja: ser livre de sulfatos, petrolatos, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

Já existem condicionadores desenvolvidos especificamente para o Co-Wash: eles recebem a adição de alguns ativos de limpeza suave, que deixam a lavagem mais completa.

 

co-wash

 

Como cada tipo de cabelo é muito diferente um do outro, e cada pessoa tem rotinas variadas, expondo seus fios a situações diversas ao longo do dia, o recomendado é sempre ir com calma e analisar sem pressa os efeitos e resultados de todas essas diferentes técnicas de cuidado capilar.

São muitos produtos à disposição, com propostas distintas, e muitas vezes pode ser desafiador encontrar uma combinação de shampoo e condicionador que gere os resultados que você espera para suas madeixas - ainda mais se você quer seguir nessa linha de cuidados mais suaves, deixando agentes químicos nocivos para trás e experimentando os benefícios de ingredientes naturais e leves.

Uma dica é apostar em kits de produtos que já foram desenvolvidos para atuar em conjunto: você não precisa se preocupar se os ingredientes de um entram em conflito com o outro e, claro, também aproveita para economizar ao adquiri-los de uma vez.

kit tudo

Kit Tudo da BOB

O Kit Tudo da B.O.B., por exemplo, reúne todos os nossos shampoos e condicionadores em barra: você leva para casa uma variedade de produtos ao mesmo tempo, e pode combiná-los sem medo de errar para alcançar o efeito que deseja com seus cabelos.

Como o Kit Tudo da B.O.B. agrega shampoos e condicionadores com diferentes propostas, mas que seguem uma proposta de produção mais sustentável e contêm agentes naturais, sua rotina diária de cuidados ganha uma gama de opções muito mais ampla. Confira os produtos que compõem o Kit Tudo da B.O.B.:

  • Shampoo Nutritivo
  • Shampoo Revitalizante
  • Shampoo Hidratante
  • Shampoo Purificante
  • Shampoo Detox
  • Condicionador Hidratação Suave
  • Condicionador Modelador
  • Condicionador Hidratação Profunda
  • Bolsinha Reutilizável Rosa
  • Bolsinha Reutilizável Azul
  • Com tantas opções, que vão da limpeza profunda à modelagem de cachos, já imaginou as possibilidades de combinações?

    E o mais legal é que você não precisa ler rótulo por rótulo: afinal, você já sabe que a B.O.B. prioriza ingredientes naturais mais suaves em seus produtos, e pode utilizá-los em suas práticas de Low Poo ou mesmo No Poo (já que nossos condicionadores não possuem químicos agressivos).

    Aliás, os produtos da B.O.B. dão um banho de cuidado natural: seu formato sólido, em barrinhas, já faz toda a diferença ao consumir menos água em sua produção e livrar você do uso de garrafas plásticas. Vale lembrar: somos 100% plastic-free, e os shampoos e condicionadores da BOB também são veganos e livres de crueldade animal! :)

    E mais: ingredientes químicos como sulfatos e petrolatos podem ser nocivos tanto para sua saúde quando para o ambiente, ao caírem nas redes de esgoto e fluírem para rios e mares.

    Assim, ao optar pelos produtos do Kit Tudo da B.O.B., você sabe que está cuidado muito bem não só dos seus cabelos, mas também da natureza à sua volta. 

    Você já aderiu aos produtos Low Poo ou No Poo? Ou, quem sabe, resolveu experimentar esse cuidado diferente após ler nosso artigo e aprender como fazer Low Poo? Então não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar sua experiência com a gente!

    2 comentários

    Kátia agosto 25, 2021

    Muito legal essa proposta de produtos B.O.B gostei de saber que são produtos mas naturais e sustentável que se preocupa com o meio ambiente. Vou experimentar.

    Marlene maximo agosto 25, 2021

    Amei as explicações não sabia nada a respeito, agora vou começar com low poo e depois no poo ,amei por isso meu cabelo tá esse bagaço, como é importante a gente ler o que se usa.Parabens

    deixe um comentário

    nossos produtos