Restaurar pra que o Planeta possa regenerar.

Restaurar pra que o Planeta possa regenerar.

Precisamos ir além da sustentabilidade, chegou o momento de praticar a restauração dos ecossistemas.

Quem é seguidora aqui do blog sabe que já citei algumas outras vezes sobre restaurar o nosso Planeta. E é nesse tema que vamos mergulhar hoje! Afinal, nada é mais consciente do que fazer tudo o que está ao nosso alcance pra que o meio ambiente se cure. Vem comigo nessa jornada?


Índice

O que é restauração dos ecossistemas?

Já citei por aqui antes que apenas ser sustentável não basta mais, é hora de começar a restaurar. Isso significa que precisamos ajudar efetivamente na recuperação dos nossos ecossistemas, diminuindo os efeitos da degradação, desmatamento e poluição. E mais do que isso: manter em bom estado aquelas partes do nosso meio ambiente que ainda estão intactas.


Com ecossistemas mais saudáveis, a nossa biodiversidade volta a ser rica, os solos ficam mais férteis e todo mundo ganha em bem-estar e qualidade de vida. Ah, restaurar não quer dizer apenas plantar árvores por aí, fazer mudanças na sua forma de consumo pra que exista menos poluição, emissão de gases nocivos e acúmulo de plástico no Planeta também é uma forma de colaborar pra que ele se regenere. 


Se quiser saber mais sobre esse tema, dá uma olhadinha no post feito no site do meu parceiro WWF-Brasil, eles explicam tudo sobre a década da restauração e o que eles têm feito aqui no Brasil

Como colaborar pra regeneração do meio ambiente.

Existem várias formas de ajudar na restauração. Você pode tomar uma posição mais ativa, fazendo parte de ações coletivas que promovem a limpeza de praias, plantio de novas árvores e aumento de áreas verdes na sua região, entre outras. Mas entendo que esse modo de restauração não se encaixa na rotina e na realidade de todo mundo, por isso que sempre gosto de destacar por aqui que esse não é o único jeito de ajudar o nosso Planeta. 


Se você pode participar dessas ações, ótimo! É importante que tenhamos pessoas lá na linha de frente, mas também é super importante mudar seus hábitos de consumo, compartilhar sobre o tema e trazer mais pessoas pros movimentos de restauração. Quando você faz mudanças no seu dia a dia, por menores que sejam, toda uma cadeia de produção, distribuição e descarte muda. Sim, acredite, menos um plástico já faz toda a diferença. 


Leia também: Consumo consciente: como suas escolhas de consumo tornam o mundo melhor.

O que é consumo consciente?

Tudo o que consumimos carrega consequências positivas e negativas, desde a produção, distribuição, uso e até o descarte de cada material, alimento e roupa. Consumir coisas não é apenas sobre quem vai usar de fato, é também sobre o meio ambiente, a economia e a nossa sociedade. Pensar em cada um desses detalhes é consumir de forma consciente. 


Isso não quer dizer que você precisa parar de comprar produtos pro seu cabelo, por exemplo. Significa que você vai pesquisar e encontrar a melhor alternativa que oferece os resultados que você busca com esses produtos, mas que não vai impactar de forma negativa o meio ambiente. Consumir consciente é entender o objetivo de cada material comprado e encontrar a forma menos nociva de usar ele. É simplesmente equilibrar o que você quer com o que o Planeta precisa. 


Leia também: O lado feio da indústria da beleza.

 

Comece pelos cosméticos em barra.

Um ótimo exemplo de consumo consciente é trocar cosméticos líquidos convencionais por versões em barra. Essa mudança já ajuda você a reduzir a sua pegada de carbono, diminuir seus descartes plásticos e eliminar menos resíduos nocivos durante o banho.

Shampoo em barra B.O.B vs Shampoo liquido

Tudo isso porque as barrinhas (as minhas, principalmente) são waterless, não precisam de ingredientes nocivos, são veganas, cruelty free, totalmente naturais e não usam embalagens plásticas. Sua rotina fica mais consciente e a natureza livre pra começar a se regenerar. Cosméticos em barra são a prova viva de que uma pequena ação causa uma grande mudança.


Leia também: A pegada de carbono da sua rotina de beleza.


Já tá pronta pra começar a sua rotina em barras, né? Então, olha só: desenvolvi 5 fórmulas de shampoos em barra que se adaptam a diferentes rotinas. O Shampoo Detox e o Purificante são perfeitos pra quem quer uma limpeza mais profunda. Já o Nutritivo e o Revitalizante combinam o melhor dos dois mundos: tratamento profundo e limpeza equilibrada pros fios ressecados, danificados e quebradiços. E, claro, não poderia faltar o shampoo perfeito pros fios com curvatura, o Hidratante, que hidrata da raiz até as pontas garantindo um cabelo saudável e definido.

Diversos produtos B.O.B

Pros condicionadores sólidos, são 3 opções: o Condicionador de Hidratação Suave traz uma hidratação leve, perfeita pros cabelos oleosos ou finos; o Condicionador de Hidratação Profunda é a aposta pra cabelos ressecados, danificados e que precisam daquele tratamento profundo; e o Condicionador Modelador, além de oferecer um tratamento intenso pros seus fios, modela e define os cachos e as ondas. 


Pra completar a sua rotina de cuidados, eu tenho Máscaras Capilares, Barras de Limpeza Facial, uma Linha Kids, desodorantes naturais em barra e até sabonete íntimo. Tudo o que você precisa pra começar a fazer escolhas mais conscientes sem abrir mão de cabelos e pele bem cuidados. 

Produtos B.O.B empilhados

Viu como é fácil mudar seus hábitos e começar a restaurar o nosso Planeta? Escolha barras ao invés de garrafas.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
ver todos os produtos