Carvão Ativado: Para que serve o Carvão Ativado?

 

Carvão ativado: para que serve?

Esqueça o churrasco: vamos falar sobre o carvão ativado, um material capaz de oferecer muitos benefícios para você e sua saúde!

Índice:

Falar sobre carvão sempre lembra churrasco, não?

Mas não deixe seu apetite se empolgar: vamos descobrir um pouco mais sobre os benefícios de um tipo de carvão especial - o carvão ativado! Você já deve ter ouvido falar dele, certo?

Suas propriedades positivas para nossa saúde têm ganhado muita fama recentemente, mas o carvão ativado não é exatamente uma novidade de nossos tempos: existem relatos de que povos da antiguidade já conheciam - e utilizavam - seus efeitos terapêuticos.

Hoje em dia, o carvão ativado já faz parte de muitos tratamentos e produtos para cuidar da pele, dos cabelos, da alimentação, sempre com ação desintoxicante. Por isso, ele é usado em várias situações - de filtros de água a até mesmo hospitais!

 

O que é o Carvão Ativado?

O carvão ativado é uma substância incrível: é um material de carbono extremamente poroso, capaz de coletar e carregar consigo, de forma seletiva, diversos gases, líquidos ou outras impurezas em seus poros. Isso confere a ele um efeito detox natural!

Essa capacidade de adsorver - isso mesmo, adsorver, e não absorver - tais substâncias faz do carvão ativado um verdadeiro ímã de impurezas e agente químicos. Com essa dinâmica de adsorção, o carvão ativado acaba limpando tudo o que está em seu redor.

Como pode ser quebrado em partículas minúsculas, o carvão ativado em pó apresenta uma aplicação bastante abrangente: pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos e adicionado a receitas e formulações químicas que, cada vez mais, fazem parte de nosso dia a dia. 

Além disso, é empregado em sistemas de filtragem e purificação, como filtros de água ou desodorizadores, já que retém substâncias impuras em sua estrutura. 

Carvão Ativado x Carvão de Churrasqueira 

O carvão ativado não é exatamente o mesmo carvão que usamos para preparar aquele delicioso churrasco que você certamente imaginou algumas linhas acima. Existem algumas diferenças importantes entre os dois tipos de carvão. Vamos a elas? 

Os dois tipos de carvão compartilham a mesma origem vegetal, mas o carvão usado nas churrasqueiras é proveniente da queima da lenha, ou seja, de madeiras mais densas e rígidas. Por conta disso, ele possui uma estrutura mais forte e, mesmo que seja triturado, é difícil obter partículas muito pequenas.

Já o Carvão Ativado vem da queima da cortiça, de cascas de coco ou de lascas de certas árvores, o que gera um material bem diferente: ele é extremamente leve e poroso! 

Isso também permite que ele seja quebrado em partículas minúsculas, obtendo, assim, o carvão ativado em pó.

Por conta dessas características e por sua composição química, o carvão ativado acaba fazendo uma coleta seletiva de lixo natural: ele é capaz de aglutinar naturalmente muitas substâncias - especialmente algumas que são nocivas ao nosso organismo.

Não à toa, o carvão ativado e suas propriedades vêm sendo aplicados com diversas finalidades, desde tratamentos para a pele até fórmulas alimentares. Vale a pena saber um pouco mais sobre todos esses benefícios!

 

Benefícios do Carvão Ativado

  • Alimentação

O carvão ativado vem sendo usado cada vez mais pelo setor de alimentação, apostando na promessa de desintoxicação proporcionada pelo material. Bebidas e receitas detox , como os famosos “sucos verdes”, têm dado lugar a opções que utilizam o carvão ativado em sua composição - chamadas de “sucos pretos”. Mas, será que o carvão ativado emagrece?

A promessa é que, por adsorver diversas substâncias naturalmente, a presença do carvão vegetal ativado diminuiria a retenção gastrintestinal dessas substâncias indesejadas pelo organismo.

Além disso, o carvão ativado também agiria na adsorção e eliminação de gases intestinais, combatendo o inchaço e o desconforto.

Consequentemente, fica cada vez mais forte a ideia de que o carvão ativado ajuda no controle do peso. Mas ainda é necessária uma comprovação científica mais detalhada desse benefício.

Outra função desempenhada pelo carvão ativado na alimentação é sua atuação no controle do colesterol. A composição química do material faz com que ele se torne extremamente atrativo para substâncias oleosas - ou seja, gorduras - fazendo com que seu uso regular colabore na regulação dos níveis de gordura no sangue.

No entanto, como em qualquer outro caso, a ingestão de carvão ativado na alimentação sem a orientação ou acompanhamento de um profissional da saúde qualificado não é recomendada, pois existem várias contra-indicações e sérios efeitos colaterais envolvidos.

  • Beleza, Estética e Cuidados Pessoais

Todas essas capacidades de limpeza e purificação oferecidas pelo carvão ativado têm sido exploradas pelo setor de beleza e estética, é claro.

O material é incluído em cremes e outras apresentações que prometem retirar substâncias impuras, controlar a oleosidade e ainda causar um efeito rejuvenescedor. 

Os benefícios do carvão ativado para a pele e cabelos estão na limpeza profunda que ele efetua, removendo toxinas, impurezas, poluentes ou resquícios de outras substâncias químicas, como maquiagem ou tinturas.

O bacana é que, devido à sua composição química, o carvão ativado não prejudica a hidratação, tanto da pele quanto dos fios, já que não atrai moléculas de água, e sim de gorduras ou outros componentes nocivos.

A pele se torna mais bonita, com menos cravos ou sujeiras, de aspecto uniforme e saudável. Já os cabelos ganham brilho e sensação sedosa, com um couro cabeludo limpo e prevenido contra possíveis dermatites seborreicas - a temida caspa!

Mas as aplicações estéticas do carvão ativado não param por aí: ele também promove o clareamento dos dentes, sabia? Por isso, ele pode ser recomendado para este tipo de tratamento, e já tem sido incluído em alguns cremes dentais. Novamente, fica a dica: sempre consulte o dentista antes de iniciar o uso.

  • Medicina

Na área da medicina, o carvão ativado recebe usos variados! Seu efeito desintoxicante é comumente utilizado em emergências hospitalares de intoxicação ou envenenamento. 

O carvão é administrado em doses reguladas ao paciente para que, uma vez dentro de seu organismo, comece a atrair e remover as substâncias nocivas. Como não é absorvido pelo organismo, o carvão vegetal ativado acaba por carregar esses agentes químicos consigo para fora do organismo, promovendo a limpeza do trato gastrintestinal e reduzindo sensivelmente a quantidade de elementos tóxicos nocivos absorvidos pela vítima.

Além disso, como já vimos, há indicações de que o carvão ativado atue ajudando a eliminar o excesso de gases e até mesmo na prevenção e tratamento da famosa “ressaca” alcoólica.

Ao que tudo indica, o uso medicinal do carvão ativado data de um passado bem distante: há indícios de que antigas civilizações, como os egípcios e os gregos, e mesmo algumas tribos de índios americanas, já tratavam casos de envenenamento e intoxicação com o carvão.

  • Uso doméstico/Industrial

Como não poderia deixar de ser, um material tão versátil e benéfico também está presente em diversas ocasiões e atividades de nosso dia a dia em casa. 

Além de eliminar algum mau cheiro através do desodorizador de sua geladeira, o carvão ativado na água é fundamental em diversos sistemas de filtragem - desde o filtro em sua cozinha, até os chamados filtros de entrada de sua residência, que recolhem as impurezas da água da rua, chegando até sistemas de filtragem avançados usados por distribuidoras e pela indústria em geral.

Ele está presente também em vários sistemas de tratamento de efluentes e gases tóxicos dentro de fábricas e instalações industriais, atuando na filtragem desses agentes perigosos e impedindo que causem danos à saúde humana e ao meio ambiente.

  • Pets

O carvão ativado também marca presença na rotina de seu animalzinho, sabia? Ele é utilizado como elemento adsorvente nas fórmulas de diversas rações e outros produtos voltados à alimentação animal. Isso tudo com o propósito de atuar como elemento regulador do organismo do seu bichinho. O material tem até classificação como aditivo tecnológico adsorvente dentro do Ministério da Agricultura.

Da mesma forma que ajuda a desintoxicar pessoas, também existem muitos produtos no mercado à base de carvão ativado para gatos e cãezinhos que estejam apresentando sintomas de intoxicação ou envenenamento.

E tem mais: o carvão ativado também cuida da água de aquários e está até em algumas areias para gatos, ajudando a eliminar odores da urina do bichano e adsorver compostos orgânicos. Demais, não?

 

Carvão Ativado: como fazer?

Embora existam diversos conteúdos na internet que prometem ensinar a produzir carvão ativado de forma caseira, em seu próprio lar, deve se dizer que o mais recomendado é obter carvão ativado de fontes seguras e aprovadas pelos órgãos reguladores.

O caminho para a obtenção do carvão ativado demanda uma série de processos controlados, e tentar produzir o material em sua casa, bem como consumi-lo, pode ser perigoso para sua saúde.

 

Onde comprar Carvão Ativado?

Ao invés de se aventurar em uma produção caseira, você pode comprar carvão ativado em várias lojas de produtos naturais ou farmácias, nas mais diversas apresentações: pílulas, comprimidos, in natura.

Também pode aproveitar os benefícios do carvão ativado utilizando os diversos produtos que levam o material entre seus ingredientes: cremes para a pele, pastas de dente, sabonetes e shampoos para os cabelos.

Por exemplo: o shampoo em barra Detox, da BOB, é feito a partir de carvão ativado, e age limpando seus fios de todas as impurezas do dia a dia, removendo sujeiras, partículas de poluição e controlando a oleosidade também. É indicado para uso nos cabelos e também funciona super bem no cuidado com a barba!

Saiba mais sobre o Detox e conheça também toda a linha de shampoos e condicionadores sólidos da BOB: são produtos veganos, naturais, livres de crueldade com animais e zero plástico! Uma forma nova e equilibrada de cuidar muito bem de você do planeta!

Ah, e claro: depois de usar o Detox ou algum outro produto BOB, deixe aqui seu comentário e conte para nós o que achou!

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles