Tipos de desodorante

Quais são os tipos de desodorante e suas diferenças?

Você também já ficou confusa sobre a diferença entre os tipos de desodorante disponíveis no mercado? Eu já! Além daquele monte de opção nas prateleiras, faz um tempo que existem outros tipos por aí que vão além do roll-on ou do aerossol — e pode ser que isso tenha gerado ainda mais dúvidas pra você. 

Pode ficar tranquila que eu mergulhei nesse assunto e hoje vou te explicar direitinho o que é e pra que serve cada tipo de desodorante, e ainda te mostrar qual é a melhor opção pra você e pro nosso Planeta (sim, até ele pode ser impactado pelos desodorantes) Vem ver! 

Quais os principais tipos de desodorante que existem?

Pra começar do começo, é preciso entender o que é um desodorante mesmo: um cosmético que age diretamente nas bactérias que causam maus odores. Isso quer dizer que ele não impacta na transpiração natural do seu corpo, mas evita que essas bactérias se proliferem. Com isso, além de combater aquele cheirinho desagradável, ele também equilibra o pH da axila. Aí é só sucesso: seu corpo pode transpirar tranquilo sem você ficar preocupada com o mau odor — e transpirar é supernatural, tá?

Ah, é importante dizer também que desodorante é diferente de antitranspirante! Vou me aprofundar mais nesse tema mais pra frente nesse post, então segue aqui comigo pra entender esses detalhes. Todos os pingos nos “is”, agora deixa eu te explicar quais são os tipos de desodorante e como cada um funciona no combate às bactérias do mau odor.

Roll-on

O desodorante roll-on é um dos mais clássicos que existem. Sabe aquele pequeno com a bolinha que desliza? Então, vou começar por ele. Apesar de a composição mudar de uma marca pra outra, e até de um produto pro outro, esse tipo de desodorante costuma ter ingredientes mais suaves e que previnem irritações nas axilas. Isso é um ponto positivo pra quem tem a pele mais sensível, mas ainda não te protege completamente desse risco, tá?

Já o formato de aplicação pode ser um problema quando usado por muito tempo. Como a textura é mais cremosa e a esfera encosta diretamente na pele, as bactérias que causam mau odor podem ficar no aplicador. Quando você for usar novamente, pode estar trazendo os causadores daquele cheirinho desagradável de volta. Um jeito de tentar lidar com isso é sempre garantir que as axilas estejam limpas antes de usar o roll-on.

Além disso, ele é embalado em plástico e a grande maioria das opções que encontramos no mercado são sintéticas, o que não é nada legal pro Planeta, nem pra você. Busque sempre por versões mais sustentáveis que sejam embaladas em outros tipos de materiais, como papel, vidro e alumínio, e que tenham fórmulas naturais que vão cuidar de verdade de você sem poluir o meio ambiente.

Creme

E por falar em textura cremosa, os desodorantes em creme são outro tipo muito indicado pra quem tem a pele mais sensível. Eles lembram os cremes hidratantes corporais e dão uma sensação bem gostosa.

Mas ainda não é a melhor escolha pra quem quer um produto natural, que protege do mau cheiro nas axilas, dispensa o uso de plástico e cuida do Planeta. Primeiro porque muitas dessas fórmulas são sintéticas e usam ingredientes que podem ser tóxicos. Segundo, porque esses cremes precisam de água na sua composição. Assim, além de ter que usar mais produto pra ter o mesmo efeito que uma barrinha concentrada, por exemplo, é um gasto de água desnecessário. Dá pra buscar algo melhor pra você e pra natureza, né?

Aerossol

O desodorante aerossol é bastante conhecido também. É aquele em spray que usa da pressão pra ser disparado. Ele é bastante prático e deixa um toque seco na axila que muita gente ama.

Por outro lado, esse tipo de cosmético não é natural e costuma ter ingredientes que podem causar alergias ao desodorante e prejudicam o Planeta. Os parabenos são um exemplo que, além de poderem causar uma alergia na pele, liberam poluentes que são super-resistentes e se acumulam nos oceanos. As fragrâncias sintéticas também podem gerar irritação, assim como o álcool, que ainda deixa a pele ressecada.

Outro ponto que vale a sua atenção é que muitos dos produtos aerossóis são antitranspirantes. Além de ter alumínio (que pode ser prejudicial à saúde), eles podem entupir os poros e ajudar na proliferação de bactérias em longo prazo. E apesar de usarem embalagem de alumínio, muitos usam camadas e tampas plásticas.

De cristal

O desodorante de cristal é uma das referências quanto o assunto é alternativa natural. Ele chamou a atenção nos últimos anos por ter menos ingredientes agressivos, como os parabenos e sulfatos.

Um ponto que eu não acho tão legal nele é que, além de desodorante, ele tem uma proposta antitranspirante. Como não vejo problema na transpiração e entendo que ela é um processo natural e saudável do corpo, prefiro algo mais natural, sem sais de alumínio e que não deixam mau cheiro nem colocam a saúde em risco.

Também preciso lembrar que as opções de desodorante de cristal geralmente não são plastic free, especialmente por conta das embalagens. :(

Ou seja, essa já é uma escolha bem melhor do que as tradicionais, mas é possível encontrar desodorantes que combatem o mau odor sem agredir nem um pouquinho sua pele e o Planeta — vai por mim, eu encontrei e vou te contar mais daqui a pouco!

Antitranspirantes

Pode até não parecer, mas existe diferença entre desodorante e antitranspirante. É isso mesmo! Enquanto os desodorantes cuidam agem diretamente contra as bactérias causadoras dos maus odores, os antitranspirantes são feitos pra parar a transpiração natural do corpo.

Ao fazer isso, os poros das axilas podem ficar entupidos por alumínio, uma das substâncias usadas nesse tipo de cosmético. E é aí que mora um grande problema: além do alumínio poder ter efeitos ruins no seu corpo, com o passar do tempo, os poros entupidos podem gerar um efeito rebote e causar ainda mais odores fortes — que é justamente o que você quer evitar ao usar esse tipo de produto, né?

Pra mim, a melhor escolha é respeitar o corpo e deixar ele transpirar como tem que ser, cuidando das bactérias do mau odor, que são o que mais incomodam.

Você pode gostar: Qual o melhor desodorante pra quem transpira muito?

Desodorante em barra

Chegamos ao meu queridinho, o tipo de desodorante que ganhou meu coração e que foi a minha escolha pra criar a linha B.O.B Deo: desodorantes em barra! Esse desodorante sem alumínio vem em um tubo, tipo um bastão, bem fácil de usar. Ele desliza facilmente pela pele, mas o que fez eu me apaixonar por ele vai muito além disso.

O desodorante em barra vai de encontro a uma das coisas mais importantes pra mim: o conceito de clean beauty! Ele me permitiu criar um desodorante totalmente natural, cruelty free, vegano, zero waste e sem água.

A minha barrinha é feita com ingredientes naturais que cuidam da pele de verdade, controlando a oleosidade e regulando a microbiota. Além disso, hidratam e permitem que seu corpo transpire naturalmente, garantindo a saúde da sua pele e agindo contra o que realmente causa os maus odores: as bactérias. Ou seja, deixam sua pele saudável, sem mau cheiro, nada ressecada e são desodorantes que não escurecem a axila!

Mas você sabe que eu não poderia fazer tudo isso se custasse o cuidado com a natureza, né? Aí é que tá: não custa nadinha! Sua composição não tem água, nem alumínio e as embalagens são biodegradáveis.

Ah, se você quiser dar uma chance pra um desodorante em barra como o meu, é importante saber que seu corpo vai levar um tempinho pra se adaptar a uma fórmula mais natural. Esse período pode ser um pouco desconfortável, com mais odores e transpiração, mas assim que sua pele se acostumar, você vai ver que valeu a pena a mudança.

Quais as diferenças entre o desodorante em barra e os demais?

Além de ter uma fórmula natural, sem alumínio e não impedir que o corpo transpire e regule a sua temperatura, o desodorante em barra não tem nada de parabenos nem álcool, diferentemente de vários outros tipos de desodorante. Isso sem falar que as barrinhas vêm em embalagens zero plástico e que não levam centenas de anos pra se decomporem.

Quais as diferenças entre o desodorante natural e sintético?

O desodorante natural sem alumínio feito em barra não usa nenhum ingrediente tóxico na sua fórmula, diferentemente dos sintéticos que têm compostos como os parabenos. Assim, eles são feitos pra cuidar do que realmente importa: os maus odores, sem prejudicar sua transpiração natural.

Uma coisa que gosto de destacar é que um desodorante natural não necessariamente será vegano, cruelty free ou sustentável. Cada uma dessas coisas é um atributo diferente, pra ser vegano um produto não pode ingredientes de origem animal, enquanto que pra ser livre de crueldade animal ele não pode ser testado em animais. E pra ser considerado sustentável, esse produto precisa atender a outros pontos, como ter um processo de produção que não agride o Planeta, por exemplo.

Como escolher o desodorante ideal pro seu tipo de pele?

São muitos tipos de desodorante, eu também achei quando comecei a aprender mais sobre eles. Mas agora nós duas estamos mais preparadas pra avaliar as opções que existem e o impacto delas no nosso Planeta.

Pra te dar uma ajuda extra nesse processo, preparei algumas dicas pra você escolher o desodorante ideal pro seu tipo de pele.

  • Tem pele sensível? Prefira os desodorantes com ação calmante e que mantenham o pH da sua axila alcalino, como o Desodorante em Barra Suavizante.
  • Sua pele é mais oleosa? Desodorantes com ação antisséptica e purificante são uma ótima pedida. Um exemplo é o Desodorante em Barra Purificante, que também é detox.
  • Sua transpiração é excessiva? O mais indicado é contar com desodorantes com propriedade antisséptica, calmante e cicatrizante, como o Desodorante em Barra Intensivo.

Seja qual for o seu tipo de pele, saiba que eu pensei em um desodorante em barra que te atende na minha linha B.O.B. Deo. Quero te ajudar a construir a sua rotina de cuidados diários de forma sustentável e tenho dicas pra você mudar pro desodorante natural sem alumínio com tranquilidade.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
ver todos os produtos