Ih, tenho alergia a desodorante! E agora?
Percebeu que está com uma alergia na axila e acha que a causa pode ser o desodorante? Calma que tem solução! Você não precisa dispensar totalmente o uso desse produto de higiene básica, só precisa prestar mais atenção no que está na fórmula do seu desodorante preferido. Muitas vezes, esses produtos são recheados de ingredientes sintéticos super alergênicos e a gente nem se dá conta.
Vem comigo que hoje vou te contar as principais causas das alergias nas axilas e como escolher o melhor desodorante pra peles sensíveis.
Índice
O que causa a alergia ao desodorante?
Quais ingredientes podem causar alergia a desodorante?
Como identificar a alergia ao desodorante?
Como tratar a alergia ao desodorante?
Como prevenir o surgimento de alergias?
Fica a dica: troque os desodorantes sintéticos pelos naturais!
O que causa a alergia ao desodorante?
Como no caso da maioria das alergias, a alergia ao desodorante geralmente está atribuída aos ingredientes usados na fórmula, principalmente se o que você usa é sintético. Certos conservantes químicos e fragrâncias artificiais, que são comumente encontrados em muitos desodorantes, podem ser bastante alergênicos e causarem reações adversas na pele, principalmente se a sua for mais sensível.
Por isso, é sempre importante ficar de olho no rótulo dos produtos que você compra e preferir por aqueles que possuem fórmulas mais naturais e mais claras. Se você está lendo uma lista de ingredientes e não entende o que eles são ou significam, isso já deve acender um alerta vermelho, visto que muitos desses químicos são bastante prejudiciais pra nossa pele.
Leia também: Desodorante com alumínio faz mal?
Quais ingredientes podem causar alergia a desodorante?
Existem certos ingredientes-chave que são já conhecidos por causarem irritação na nossa pele, principalmente a das axilas que é mais sensível.. Alguns dos mais comuns são:
- Parabenos: esses conservantes são usados pra prolongar a vida útil do produto, mas são potenciais disruptores endócrinos e alergênicos, além de serem considerados poluentes orgânicos persistentes (POPs), já que são altamente resistentes à degradação, se acumulando nos oceanos. geralmente atuam como conservantes.
- Fragrâncias artificiais: mesmo que o objetivo seja deixar um cheirinho gostoso no produto, as fragrâncias artificiais também são uma fonte comum de alergias.
- Álcool: muito usado por ser eficaz na eliminação de bactérias, porém é super agressivo pra pele, causando ressecamento e irritação excessivas.
- Alumínio: usado em antitranspirantes pra bloquear os poros e prevenir a transpiração, e justamente por isso pode ser super agressivo pra pele, causar irritação e alergia na pele, já que os poros ficam entupidos e a transpiração não ocorre normalmente.
Leia mais: Desodorante e antitranspirante: quais são as diferenças?
Como identificar a alergia ao desodorante?
Alguns sintomas podem ajudar você a identificar que um processo alérgico está acontecendo na pele das suas axilas, então fica de olho e se notar algum deles, suspensa o uso de desodorantes, tecidos sintéticos e até de qualquer produto pra limpeza, e procure um médico:
- Vermelhidão: uma das primeiras coisas a surgir na pele é uma leve vermelhidão que se assemelha à uma queimadura de sol e fica quente.
- Coceira: bem comum em processos alérgicos, ela começa de forma leve, mas em pouco tempo já se torna muito intensa e incômoda.
- Inchaço ou bolhas: em alguns casos, você pode notar um inchaço na área ou mesmo desenvolver pequenas bolhas, isso pode ser um sinal de uma reação alérgica mais séria.
- Dor ou desconforto: assim como no caso do inchaço e das bolhas, qualquer dor ou desconforto ao tocar ou mexer os braços é sinal de uma reação alérgica mais grave.
Pra conseguir conectar o surgimento desses sintomas ao desodorante existem duas rotas: se o desodorante é a única coisa que mudou no seu dia a dia ou procurar um médico. Digo isso porque o surgimento dessas alergias nas axilas pode estar linkado também com produtos de limpeza e até a certos tecidos de roupa que não permitem a respiração da região. Ou ainda pode ser uma alergia causada pelo uso contínuo de um produto, então às vezes você nem mudou nada, mas o uso excessivo desses químicos desencadeou um processo alérgico na sua pele. Por isso, o médico vai ser essencial pra te ajudar a entender o que causou essa alergia repentina.
Como tratar a alergia ao desodorante?
O primeiro passo é suspender o uso do produto que pode estar causando a alergia na axila e marcar uma consulta médica. Apesar de muitas vezes parar de usar já ajudar a resolver o problema, processos alérgicos podem levar a problemas de saúde mais graves e só um médico pode ajudar você a identificar o problema, a sua real causa e o melhor tratamento.
Além disso, pra ajudar a aliviar alguns sintomas, lave bem a região, use tecidos respiráveis ou, de preferência, blusas regatas ou de alcinha que não abafem as axilas, e ainda faça compressas de água fria na região. Tudo isso pode reduzir a coceira, a vermelhidão e até o inchaço.
Leia também: Microbiota da axila: informações para ter sempre debaixo do braço.
Como prevenir o surgimento de alergias?
A melhor maneira de prevenir futuras alergias a desodorante é prestar atenção aos ingredientes dos produtos que você usa. Verifique os rótulos e evite produtos que tenham parabenos, fragrâncias artificiais, álcool e o alumínio.
Além disso, experimente produtos diferentes pra ver o que funciona melhor pra sua pele e não tenha medo de usar produtos naturais, de forma geral, eles são sempre uma alternativa mais segura e eficaz.
Fica a dica: troque os desodorantes sintéticos pelos naturais!
Falando em produtos naturais, meus desodorantes em barra são a escolha perfeita pra quem está em busca de fórmulas mais seguras e que vão agir diretamente contra a causa dos maus odores. Os meus desodorantes possuem uma fórmula natural, livre de fragrâncias sintéticas, álcool e alumínio, eles atuam no pH da região, tornando o ambiente das suas axilas impróprio pra proliferação das bactérias causadoras dos maus odores.
São 4 fórmulas pensadas pra diferentes tipos de pele, necessidade de hidratação e nível de transpiração. Todas usam ingredientes naturais de alta performance que, além de atuarem contra os maus odores, também ajudam a manter a pele das suas axilas mais hidratadas, nutridas e livres de oleosidade em excesso. Experimente e depois me conta qual fórmula foi a ideal pra você!