Uma rotina sustentável começa pelo banheiro.

Uma rotina sustentável começa pelo banheiro.

Quer trazer hábitos sustentáveis pra sua rotina, mas não sabe como começar? Tudo o que você precisa saber está aqui.

Falar em rotina sustentável pode ser um tópico sensível, já que muita gente pensa por aí que pra isso é preciso abrir mão de tudo que a vida moderna nos oferece. Na realidade, uma vida mais sustentável nada mais é do que equilibrar as nossas necessidades no dia a dia urbano com responsabilidade ambiental.


Vem comigo que hoje vou te ajudar a colocar o pezinho no mundo da sustentabilidade e ainda te dar dicas infalíveis pra começar a ser mais responsável com nosso Planeta.


Índice

 

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade como conhecemos hoje teve sua origem com o termo “desenvolvimento sustentável”, que significa atender às necessidades do presente sem comprometer o futuro. Na prática, a sustentabilidade seria se desenvolver como sociedade enquanto sustentamos o estado do nosso Planeta, garantindo que ele estará igualmente preservado no futuro. 


Porém, o termo acabou expandindo o seu sentido, já que sustentar o modo como o meio ambiente se encontra atualmente não é a opção mais viável pra garantir um futuro melhor. O termo mais certo pro que precisamos fazer agora é “regeneração”: recuperar os danos feitos pra garantir a nossa sobrevivência e do Planeta. 


Hoje, a sustentabilidade já é reconhecida como medida de cuidar da natureza e por isso muita gente se refere ao processo de regeneração dessa forma. Mas calma, não se assuste! Dizer que precisamos regenerar não significa que você precisa necessariamente sair plantando árvores por aí. Esse é mais um preconceito sobre  o universo consciente.


A sustentabilidade possível.

A sustentabilidade possível é um termo que eu comecei a adotar por aqui pra mostrar pra todo mundo que dá sim pra ser mais responsável com o Planeta levando uma vida moderna. Como falei antes, a sustentabilidade é um termo que mudou um pouco de sentido por causa das necessidades do meio ambiente, então quando eu falar sobre “sustentabilidade possível”, você internaliza isso como “regeneração possível”, combinado?


Pra começarmos a regenerar, o melhor caminho são os movimentos coletivos. Existe uma frase que eu gosto muito: “o que precisamos são várias pessoas fazendo o que podem, não 5 pessoas fazendo tudo perfeito”. E é justamente isso que sustentabilidade possível quer dizer! Você não precisa mudar a sua vida completamente e fazer tudo perfeito o tempo inteiro. Você só precisa adaptar algumas coisas na sua rotina, se manter informada sobre o que está rolando com o nosso meio ambiente e compartilhar as soluções sustentáveis práticas.


Felizmente, o avanço da tecnologia permitiu que muitas adaptações na indústria fossem feitas. Eu, por exemplo, peguei os clássicos shampoos e condicionadores líquidos e os transformei em barrinhas. Uma solução prática e muito mais responsável, já que as barras não usam água na composição, dispensam o uso de ingredientes potencialmente nocivos e não precisam de embalagens plásticas. Simplesmente substituindo garrafas por barras, você já reduz emissões de CO2, desperdício de água, materiais poluentes descendo pelo ralo e acúmulo de plástico no meio ambiente. 

Embalagens plásticas: elas são as vilãs?

Ele está em todo lugar, desde as roupas que usamos até as comidas que comemos. Já ficou claro que a quantidade exagerada de produção impactou negativamente o nosso Planeta. E, embora ele seja necessário em alguns lugares, como equipamentos médicos, ele é completamente dispensável em outros, como na sua casa. Pra você ter uma ideia da proporção do problema plástico, só em 2019 foram produzidas 460 milhões de toneladas desse material e apenas 9% desse montante foi efetivamente reciclado no mundo. E a grande maioria é embalagem descartável.


Além de todo o CO2 que o plástico libera pra ser produzido, ele continua emitindo outros gases poluentes enquanto tenta se decompor. E, pra mim, uma das piores partes é saber que em nenhum ele some completamente, apenas vai se quebrando em partículas cada vez menores e se infiltrando no solo, na água e até no ar! 


Mesmo que ele não seja o único vilão do meio ambiente, ele é um grande oponente e reduzir o nosso consumo desse material com certeza já é um grande passo pra regeneração da nossa natureza. Por isso que eu falo tanto por aqui sobre substituir ao máximo o plástico e encontrar alternativas que não sejam tão degradantes. 


Leia também: O lado feio da indústria da beleza.


Menos resíduos, mais praticidade.


Falei antes que o plástico está em todo o lugar e justamente por isso deve parecer um pouco difícil tirar ele completamente da sua rotina. Na realidade, em muitos momentos ele mais atrapalha do que ajuda. Quem nunca se deparou com um pacote de biscoitos que quando você abre, cada um estava embalado separadamente por mais plástico? Com certeza você já passou por aquele momento frustrante de estar no banho e derrubar vários produtos da prateleira porque eram garrafinhas plásticas.


Quando você reduz o consumo desse material, você também passa a produzir menos lixo e inclusive começa a encontrar várias coisas que possuem embalagens reutilizáveis. Um exemplo incrível é o famoso molho de tomate: você pode comprar 5 sachês ou investir em um molho mais concentrado que vem num pote de vidro. Esse pote depois pode ser reutilizado por você mesma em casa como vaso de plantas, pra guardar molhos caseiros e até como copinhos mesmo (já ouviu falar em mason jar?). E ainda melhor é substituir pelas versões em lata, já que 98,7% de todo o alumínio produzido foi reciclado no Brasil em 2021. 


É tudo sobre como reduzir seus resíduos de forma inteligente, pensando em não acumular lixo na natureza e nem materiais que você não vai usar na sua casa. Isso se chama consumo consciente! Quando você começa a perceber e aplicar aos poucos esse pensamento no dia a dia, a rotina fica mais leve, sua casa mais clean e o Planeta mais limpo. 


Leia também: Consumo consciente: como suas escolhas de consumo tornam o mundo melhor.

Por onde começar?

Chegamos na parte prática! Falando na teoria, sei que tudo pode parecer um pouco assustador, mas prometo que começar uma rotina consciente é mais simples do que parece. Vou retomar algo que eu disse no comecinho desse texto: não é sobre fazer tudo perfeito, é sobre adaptar a sua rotina e tentar fazer mudanças. Se em um primeiro momento você não conseguir abdicar de cada plástico na sua casa, não tem problema. Comece por onde é mais fácil pra você!

Pequenas mudanças.


Existe uma falsa ideia de que pras coisas mudarem de verdade precisamos simplesmente acordar um dia e tirar tudo o que é poluente, tóxico ou ruim pro Planeta da nossa casa. Essas mudanças bruscas são as principais causas de desistência. Afinal, você já está acostumada uma vida inteira a fazer as coisas de uma certa maneira e tudo precisa de um período de adaptação. Quando as coisas começam a se tornar estressantes ou muito difíceis, é muito mais simples priorizar velhos costumes. Então, não se engane com ideias radicais e não se sinta pressionada a fazer um 360º na sua vida do dia para a noite. Ainda há tempo de começar no seu ritmo. 


As pequenas mudanças acabam se tornando as mais importantes, porque a partir delas geramos uma corrente de conversa. Você adapta uma parte da sua rotina, conta pras suas amigas sobre como foi fácil, dos produtos que experimentou ou de como o seu dia a dia ficou mais simples e tcharam: mais 2 pessoas começaram rotinas mais conscientes.  E é exatamente disso que precisamos! Cada vez mais pessoas se juntando a esse movimento, cada uma no seu ritmo e fazendo o que podem. 


Seu banheiro plastic free. 


Sabe qual é o lugar perfeito pra começar a adaptar a sua rotina: o banheiro! Já existem vários produtos menos poluentes, com menos plástico e com mais ingredientes naturais no mercado. Você já encontra escovas e pastas de dente, maquiagens e até itens de banho. É um shampoo sólido aqui, uma barra facial ali e de repente o seu banheiro já está quase totalmente plastic free.

Barras B.O.B em um banheiro

Eu falo com propriedade, hein. Também comecei a fazer as mudanças pelo banheiro, cheguei com meus cosméticos sólidos e estou cada vez mais expandindo o meu catálogo de produtos pra ajudar você a deixar seu banheiro mais responsável com o Planeta. Vou te contar um segredinho: depois que o seu banheiro fica clean, todo o resto flui de forma mais leve. 


Cosméticos em barra são a escolha perfeita.


Falo com propriedade quando digo que começar pelos meus shampoos e condicionadores vai colocar você no caminho certo. Afinal, o segredo de uma transição tranquila entre uma rotina comum e uma rotina consciente é apostar em produtos de alta performance e que vão entregar pra você resultados até melhores que os tradicionais. 


Eu desenvolvi 5 fórmulas de shampoos em barra que se adaptam a diferentes momentos do seu cabelo e da sua rotina, olha só:

  • Shampoo Detox: faz uma limpeza profunda, é anti-poluição e ainda ajuda reduzir a descamação do couro cabeludo. 
  • Shampoo Purificante: controla a oleosidade excessiva, cuida do couro cabeludo e deixa os cabelos leves e soltinhos.
  • Shampoo Nutritivo: nutrição desde a limpeza, esse shampoo repõe os nutrientes essenciais pra um cabelo saudável.
  • Shampoo Revitalizante: se você precisa de um tratamento power pós-química, essa barra 3 em 1  hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza
  • Shampoo Hidratante: o favorito das cacheadas, esse shampoo hidrata da raiz até as pontas garantindo um cabelo saudável e definido.

Pros condicionadores sólidos, são 3 opções pra você escolher a ideal pros seus fios. O Condicionador de Hidratação Suave traz uma hidratação leve, perfeita pros cabelos oleosos ou finos. Já o Condicionador de Hidratação Profunda é a aposta pra cabelos ressecados, danificados e que precisam daquele tratamento profundo. Mas, se você tem cabelos cacheados, pode vir de Condicionador Modelador, além de oferecer um tratamento intenso pros seus fios, ele modela e define os cachos e as ondas. 


Ah, minhas barrinhas não param por aí, viu? Eu tenho Máscaras Capilares, Barras de Limpeza Facial, uma Linha Kids, desodorantes naturais em barra e até sabonete íntimo. Tudo o que você precisa pra começar a fazer escolhas mais conscientes sem abrir mão de cabelos e pele bem cuidados. 

Diferentes produtos B.O.B sobre uma mesa rosa salmão

E, claro, como é de facilidade que a gente gosta, tenho vários Kits, Trio e Duplas já prontos no site pra ajudar você a fazer a melhor combinação de barrinhas. Pra completar: tenho 3 quizzes que guiam você na hora de escolher os melhores produtinhos pro cabelo, pra pele e pras axilas. 


Viu como é fácil começar a mudar seus hábitos? Comece pelo seu banheiro e escolha barras ao invés de garrafas.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
ver todos os produtos