Ano novo, vida nova: 21 idéias para 2021

Ano novo, vida nova: 21 idéias para 2021

Ufa, 2020 passou!

Foi um ano desafiador, em diversos sentidos. Falar da pandemia de COVID19 certamente se tornou cansativo e repetitivo — a gente sabe, tá? — mas não dá para simplesmente ignorar este acontecimento tão marcante e todos os impactos que causou em nossa vida (e, ao que tudo indica, seguirá causando por um bom tempo).

Tudo isso nos ensinou muita coisa: aprendemos a trabalhar de uma nova forma, a finalmente lavar as mãos do jeito certo e até incorporamos uma nova palavra ao nosso vocabulário diário: “lockdown”. Mas também aprendemos a ser mais criativos – e isso é ótimo, você não acha?

Tivemos que encontrar novas formas de fazer acontecer, e, assim, 2021 certamente será marcado por rotinas e hábitos novos que nasceram dos desafios inesperados que 2020 apresentou a todos nós. Prepare-se para um ano totalmente imprevisível mas, ao mesmo tempo, repleto de possibilidades. :)

Mulher escrevendo em caderno

E, sendo assim, que tal concentrar seus esforços naquilo que você pode controlar, e potencializar tudo de bom que 2021 tem a oferecer? Sim, estamos falando de resoluções e propósitos para o seu ano!

Afinal, você não precisa esperar outra surpresinha (como o coronavírus) para virar sua rotina do avesso: basta criar um plano de ação e implantar as mudanças que deseja ver acontecendo em sua vida neste novo ano. Por isso, criamos uma lista com 21 ideias para transformar 2021: são atitudes simples e pequenas que podem se tornar hábitos saudáveis para você, para as outras pessoas e para o planeta. E isso pode mudar o mundo.

Veja as nossas sugestões de como transformar seu 2021 em um ano incrível:

1. Tire um dia da semana para cuidar de você

Vivemos rotinas agitadas e, muitas vezes, confusas. O home office trouxe muitas possibilidades bacanas, mas é preciso cuidado para manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Definir um dia da semana se dedicar ao autocuidado e pegar mais leve — com o trabalho e com você — é uma forma de realinhar os pensamentos e emoções. E quer saber? Ajuda até em sua produtividade!

2. Faça um detox digital

Vivemos conectados, e isso é bom. Mas o excesso de informação e estímulos digitais pode extrapolar nossa capacidade de lidar com tudo isso. Já pensou em bloquear momentos da sua agenda para se desconectar um pouco? Podem ser algumas horas da semana, ou um dia a cada mês. Experimente!

3. Colabore com uma cooperativa de reciclagem em seu bairro

Apoiar uma cooperativa de reciclagem é uma iniciativa que colabora não somente com a sustentabilidade do planeta, mas também apoia essa comunidade de trabalhadores tão importantes em nossa sociedade. Eles são um elo da frágil economia circular existente no Brasil, e quase sempre operam em condições precárias. Colabore com seu lixo organizado e limpo, mas também participe de ações de valorização ou, até mesmo, com doações financeiras para melhorias na estrutura operacional.

4. Apoie uma iniciativa social ou ambiental

Não tem jeito: pautas como sustentabilidade ou desigualdade social serão cada vez mais urgentes e presentes em nossa sociedade e nossas rotinas. Se as autoridades ainda não tratam tais temas com a devida importância, existem muitas organizações e iniciativas privadas que fazem lindos trabalhos focados em causas de cunho social e ambiental. Apoiar esses projetos, seja como puder, vai fazer seu 2021 e os próximos anos melhores.

5. Exercite a gratidão antes de dormir

Gratidão deve se tornar um hábito em nossa rotina: várias pesquisas já demonstraram como os efeitos de uma postura grata em relação aos acontecimentos da vida geram impactos positivos em nossa saúde. Faça o exercício de refletir toda noite em ao menos um motivo para expressar sua gratidão. Seu 2021 fica bem melhor fazendo isso!

6. Compre a granel

Compra a granel não é nenhuma novidade: sempre foi assim, antes dos plásticos de uso único surgirem e conquistarem os mercados com embalagens, filmes plásticos e sacolinhas. Aproveite o início de um novo ano e experimente iniciar uma nova forma de comprar alimentos: leve potes de sua casa ou sacos de papel, e estimule os mercados a vender a granel. A quantidade de lixo plástico que você vai deixar de gerar durante o ano é assustadora!

7. Clean Beauty: estude os rótulos dos produtos antes de comprá-los

Se nós costumamos ler os rótulos das comidas que compramos, por que não fazemos isso com os produtos que passamos em nosso corpo? A pele é o nosso maior órgão e absorve muito do que passamos sobre ela. E é nisso que a vertente da Clean Beauty se baseia. Por isso, a "beleza limpa" (em tradução literal) evita fórmulas com ingredientes que podem ser nocivos à saúde, como sulfatos, parabenos, petrolatos e por aí vai – esse é o caso da B.O.B, por exemplo.

Mão segurando produtos em barra B.O.B

8. Ligue para um amigo querido uma vez por semana

Esqueça o WhatsApp e seus GIFs, figurinhas e emojis: use o telefone para ligar a um amigo, familiar ou pessoa querida com o qual só tem trocado mensagens. Vai ser revigorante ouvir e ser ouvido!

9. Evite o plástico descartável: não saia sem sua garrafinha reutilizável e ecobag!

O plástico descartável, especialmente o temido plástico de uso único, é talvez o principal vilão ambiental de nossos dias. Que tal fazer o desafio de abandonar alguns desses itens em 2021? Não é tão difícil, veja só: andar por aí com sua garrafinha reutilizável ou um copo de silicone, e carregar sua ecobag até o mercado já faz uma baita diferença!

10. Hora de destralhar e organizar a casa

Começo de ano é perfeito para passar um pente fino pela casa e identificar oportunidades de mudanças. Comece separando tudo o que já virou tralha: se estiver em boas condições, doe! Se não, faça o descarte correto ou encontre alternativas sustentáveis para destinar esses itens. Isso ajudar a organizar seu cantinho e inspira a fazer até novos ajustes: que tal uma nova cor? Ou caprichar no cantinho de home office?

11. Aceite o desafio da #segundasemcarne

Sem discutir suas preferências alimentares, um diazinho da semana sem carne no seu prato pode poupar o consumo de 3.400 litros de água (equivalentes a 26 banhos de 15 minutos) e a emissão de 14kg de CO2 na atmosfera (cerca de 100 kms rodados em um carro popular).

Fora que muitas florestas são desmatadas para a criação de gado, e reduzir o consumo de carne vermelha ajuda a prevenir doenças. O mais legal? Nada impede que você saboreie um bom churrasco em algum outro dia! A palavra aqui é equilíbrio! :)

Visão vertical de um prato de comida sobre uma mesa de madeira

12. Aprenda a compostar!

Fazer compostagem caseira é o que há! Todos os dias, muito resíduos sólidos orgânicos vão parar no lixo comum quando, na verdade, não deveriam (de acordo com a PNRS). Compostar seus resíduos em casa é fácil, barato e, claro, traz um monte de benefícios! Quer aprender? Clica aqui!

13. Compre apenas o que está acabando ou faltando: nada de acumular!

Adotar o consumo consciente em 2021 é mais fácil do que você pensa. Aliás, basta pensar um pouquinho antes de qualquer compra: será que você realmente precisa daquilo? Não tem um produto similar em sua casa? Invista somente no que você realmente precisa: assim, em 2022, será bem mais fácil aplicar a dica #10! :)

Quer saber como começar? Baixe gratuitamente o Guia B.O.B do Consumo Consciente.

14. Procure brechós legais – e compre mais produtos seminovos ou usados

Todos gostamos de coisas novas, mas isso nos leva a perguntar: o que ocorre com as antigas? Entender para onde vão os nossos pertences depois de descartados faz com que tenhamos mais cuidado ao fazer novas aquisições.

Existem muitos produtos usados ou seminovos por aí que ainda cumprem totalmente sua função, sabia? Desde roupas lindas em brechós até grupos de venda de usados em redes sociais, vale a pena ampliar os horizontes em 2021 e considerar adquirir itens de segunda mão. Seu bolso e o planeta agradecem!

Tela de smartphone

15. Desligue o celular uma hora antes de dormir

É o seguinte: aquela luminosidade do celular não faz muito bem para seu sono, indicam as pesquisas. Muitas marcas já mudaram as luzes dos seus smartphones, mas você sabe o que elas querem com isso, não? Que você use cada vez mais! O melhor mesmo é desligar seu companheiro mais ou menos uma hora antes de deitar. Seu sono agradece!

16. Que tal trocar lanches embalados pelos naturais?

Bateu aquela fominha inesperada? Que tal preparar um lanchinho mais natural? Se estiver em casa, é fácil montar uma mistura leve e saborosa, com ingredientes frescos. Se estiver na rua, vale a pena resistir à tentação do fast-food e preferir opções naturais, como — se possível, aqueles em embalagens de papelão, sem filme plástico. Além de deliciosas, frutas são fáceis de carregar por aí :)

17. Participe de um clube do livro

Ler mais é mais uma ótima prática que você pode adotar em 2021. Filiar-se a algum clube do livro ou ler ao menos 30 minutos por dia é uma ótima forma de estimular sua leitura: quando menos perceber, já virou um hábito! E você pode incluí-lo naqueles momentos especiais que citamos nas dicas #1 e #2.

Livro aberto com um óculos logo acima e uma xícara de café ao lado

18. Mexa esse corpo: caminhadas no bairro e escadaria do prédio valem!

Atividades físicas regulares também é um ato de cuidado com você mesmo. Você pode, é claro, ir à academia ou experimentar o yoga e o pilates. Mas criar a rotina de dar uma volta pelo bairro em dias alternados ou subir de escada já resulta em grandes benefícios!

19. Abra sua mente e feche o chuveiro

Na hora de passar o sabonete ou seu shampoo e condicionador — em barra e da B.O.B., claro! — a dica é desligar o chuveiro. Essa simples prática economiza rios de água, um recurso escasso em nosso planeta, e você ainda curte aquele silêncio gostoso, ótimo para pensar na vida hahaha. :)

20. Troque os cosméticos líquidos por versões em barra sempre que puder

Sabonetes, shampoos e condicionadores em barra são alternativas muito mais conscientes e sustentáveis para seu cuidado pessoal. Elas economizam água e evitam o uso de embalagens plásticas, que acabam virando lixo e poluindo todo o planeta. Que tal implementar uma mudança sólida e abandonar os cosméticos líquidos em 2021?

21. Res-pi-rar! Faça tudo com mais calma e atenção <3

Chegamos à nossa ultima dica e talvez você já esteja até sem fôlego após tantas ideias e informações. Tudo bem, é natural se sentir assim: a gente se esquece que é importante fazer uma pausa e respirar de vez em quando. Não somos robôs — ao contrário do que muitos pensam — e temos um ritmo próprio para cada atividade de nossa rotina. Encontrar esse equilíbrio e fazer tudo com um pouco menos de pressa, sentindo o ar entrar e sair e tendo consciência do momento, certamente transformará seu ano!

Curtiu nossas sugestões? Claro, há muitas outra ótimas ideias para você aplicar em seu ano e transformar sua rotina, e a gente aposta que você também deve ter boas dicas, não? Compartilhe com a gente nos comentários! E um ótimo 2021 para você!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos