Como deixar o cabelo macio e sedoso com produtos naturais?

Como deixar o cabelo macio e sedoso com produtos naturais?

Vou te contar um segredo: cosméticos naturais podem ser o segredo pra deixar o seu cabelo mais bonito e saudável

Eu sei, você já viu mil vezes em várias propagandas de produtos pro cabelo diferentes a promessa de fios mais bonitos, saudáveis, brilhantes e sedosos. Essas características são as primeiras que vem em mente quando a gente pensa no cabelo dos sonhos, né? Mas sabia que o que pode estar impedindo você de chegar nesse objetivo pode ser o shampoo e condicionador sintéticos?

E é disso que vim falar com você hoje! Vou explicar tudinho sobre como deixar seu cabelo sedoso e com produtos naturais que cuidam de verdade dos seus fios usando só ingredientes essenciais pra sua rotina de haircare.

O que é e quais as características de um cabelo sedoso?

O cabelo sedoso é aquele que mistura as características clássicas de um cabelo saudável: leveza, maciez, brilho e sem pontas duplas. Sabe quando você olha pra um cabelo e parece que ele acabou de sair de um comercial? Ele tem movimento, é brilhoso e parece macio e saudável. Isso é um cabelo sedoso!

Isso tem tudo a ver com hidratação e nutrição, independentemente do tipo de cabelo que você tem. Por isso a sua rotina de haircare e os produtos que você usa no dia a dia são um ponto muito importante pra conquistar o cabelo sedoso.

Mulher mexendo no cabelo cacheado e sedoso

Como conquistar um cabelo sedoso?

Como eu dei um spoiler, o cabelo sedoso é sinônimo de cabelo saudável, por isso, tem algumas coisas que você pode fazer pra cuidar do seu cabelo no dia a dia e, aos poucos, alcançar aquele resultado cheio de brilho, movimento e maciez — e posso te falar? Os produtos que você usa são um dos segredos!

Como lavar e quais produtos utilizar pra que fique sedoso?

Pra começar, é importante ter um cuidado com a temperatura da água na hora de lavar os cabelos. O mais indicado pra ajudar na saúde dos fios é lavar na água fria, inclusive no frio. Difícil, né? Se você não conseguir se acostumar, tente evitar ao máximo temperaturas superaltas que podem quebrar as cutículas e deixar o cabelo quebradiço e contribuir pro ressecamento. Então, nos dias frios, a água morna pode te ajudar nesse processo.

E nesse momento tão importante e que faz parte do dia a dia, vale a pena dar uma atenção especial aos produtos que você tá usando. Quando os produtos têm ingredientes químicos, eles podem prejudicar mais do que ajudar a saúde dos fios. Alguns exemplos são sulfatos, parabenos, silicones e petrolatos, que podem ser agressivos aos fios ou impedir que eles absorvam os nutrientes que cuidam de verdade da saúde dos cabelos.

Minha dica é dar preferência pros cosméticos com fórmulas naturais, se possível veganos e que são amigos do Planeta. Quer um exemplo? Meus shampoos em barra são assim, naturais, livres de plástico e crueldade animal e sem desperdício de água. Como são concentrados, assim como as barrinhas de condicionador, eles rendem muito e duram mais do que os produtos líquidos tradicionais. E por não terem nenhum ingrediente tóxico, cuidam dos seus fios de dentro pra fora pra te ajudar a conquistar o tão sonhado cabelo sedoso.

Outro cuidado importante é na forma que você seca os fios depois da lavagem. Caso escolha a toalha, vale investir em uma de algodão e retirar apenas o excesso de água, sem esfregar os frios, mas espremendo eles. Dessa forma, você evita um atrito exagerado tanto no comprimento quanto no couro cabeludo. E se for usar o secador, minha sugestão é manter a temperatura fria e uma distância de 20 cm da cabeça.

Ah, e evite sempre dormir com o cabelo molhado porque isso pode proliferar bactérias no couro cabeludo e causar quebra capilar.

Com qual frequência pentear o cabelo com escova pra ele ficar sedoso?

De forma geral, o cabelo pode ser penteado todos os dias, mas nem todo tipo de fio precisa dessa frequência. O mais importante é saber que o processo de pentear o cabelo também pede uma atenção especial, porque, quando feito com pressa e pouco cuidado, pode gerar a quebra dos fios. 

Por isso, a primeira dica que posso te dar é começar a pentear das pontas e ir subindo conforme os fios desembaraçam, com calma e sem puxar aqueles nozinhos que podem aparecer. Agora, outros cuidados podem te ajudar nesse processo dependendo do seu tipo de fio. Se você tem cabelo liso, dá pra desembaraçar os fios antes de lavar e escolher uma escova do tipo raquete pra pentear, que não vai prejudicar o cabelo.

Mas, se seus cabelos são cacheados, com ondas ou crespos, o mais indicado é pentear só quando estiverem úmidos ou depois do banho pra não prejudicar a definição da sua textura. Um pente com dentes largos são ótimos aliados nesse processo pra prevenir a quebra dos fios.

Como o cronograma capilar contribui pra um cabelo sedoso?

O cronograma capilar é a melhor maneira de garantir que seu cabelo receba todos os cuidados de hidratação, nutrição e, se necessário, reconstrução que ele precise. Isso porque esse método te permite intercalar os cuidados com os fios na medida certa pra sua necessidade e, como já comentei, cabelo sedoso é sinônimo de cabelo saudável. 

Pra te ajudar a montar um cronograma básico pra ficar com o cabelo sedoso, separei aqui algumas das minhas barrinhas que são ótimas pra isso. Ah, sempre bom lembrar que na hora de montar o cronograma, tenha em mente que não existe uma regra, tá bom? Ele precisa respeitar seu tipo de fio e a saúde do seu cabelo. Então, esse exemplo que vou deixar aqui embaixo pode não ser o ideal pra todos os tipos de fio. Consulte um profissional pra entender melhor as necessidades específicas do seu cabelo.

Cronograma capilar pra deixar o cabelo sedoso:

  • Semana 1: Shampoo Hidratante - Shampoo Nutritivo - Shampoo Purificante
  • Semana 2: Shampoo Nutritivo - Shampoo Hidratante - Shampoo Nutritivo
  • Semana 3: Shampoo Hidratante - Shampoo Purificante - Shampoo Hidratante 
  • Semana 4: Shampoo Nutritivo - Shampoo Hidratante - Shampoo Nutritivo
Mulher de cabelo cacheado lavando o cabelo com shampoo em barra.

Intercale esses shampoos em barra durante a semana e combine eles com seu condicionador em barra preferido. Ah, se quiser dar um boost no tratamento, também acrescente uma máscara capilar em barra uma vez na semana — as minhas possuem ação profunda e conseguem hidratar, nutrir e reconstruir de uma só vez.

Você pode gostar também: Qual máscara de hidratação comprar?

Quais hábitos evitar pra conseguir um cabelo sedoso?

Os hábitos pra ter um cabelo sedoso são aquelas práticas do dia a dia que vão ajudar na saúde, brilho e maciez dos fios. Eles vão desde a escolha da temperatura do seu banho até na recuperação da massa capilar depois de um processo químico. Além disso, a escolha dos cosméticos precisa de uma atenção especial. Fórmulas sintéticas podem ter ingredientes que, ao invés de cuidar dos fios, podem ressecar e deixar eles mais fracos.

Dá só uma olhada em como são só algumas  trocas diárias que já podem trazer grandes impactos pra saúde dos seus cabelos.

Cuidados com o uso de procedimentos químicos

Se você quer pintar, alisar ou fazer qualquer outra química nos fios, não precisa ter medo! Com os cuidados certos, você consegue manter seu cabelo saudável e sedoso, e fazer as transformações capilares que tiver vontade. Pra começar, você pode dar uma atenção especial pros fios antes de fazer o procedimento. Se der tempo, vale investir no cronograma capilar que expliquei ali em cima. 

Ah, não pule o passo do teste de mecha, tá? Ele é super importante pra garantir que seus cabelos estão preparados pra receber a química que você tá querendo fazer. Por mais que seus fios tenham uma aparência saudável, eles podem às vezes esconder alguns outros danos que vão aparecer justamente nesse momento. 

E, depois de mudar o visual, você pode escolher produtinhos próprios pra cabelos com química. Na minha linha, por exemplo, tenho o Shampoo em barra Matizante, perfeito pra quem ficou loira ou platinada e quer fazer a manutenção da cor de forma diária e prática. Além dele, as minhas máscaras capilares em barra entregam hidratação, nutrição e reconstrução de uma só vez, ajudando também a recuperar e manter a saúde dos cabelos quimicamente tratados sem precisar de vários produtos no banheiro.

Imagem de duas máscaras capilar em barra.

Cuidado com a temperatura da água no banho

Tudo que é muito quente pode prejudicar a estrutura dos fios, já que o calor abre as cutículas do cabelo, deixando ele mais exposto a todos os tipos de dano que podem causar ressecamento e quebra. 

E aí entra a água do banho também! O melhor é lavar o cabelo na água fria, mas eu sei bem que não é sempre (nem todo mundo) que rola tomar um banho gelado. Nesse caso, você pode optar por temperaturas mais mornas pra lavar os fios. Só de evitar a água escaldante você já vai também evitar alguns danos nos seus cabelos — essa é uma boa dica pros cuidados com a pele do corpo também, viu?!

Veja aqui no blog também: Lavar o cabelo no frio faz mal?

Cuidados com fontes de calor no cabelo

E, no mesmo caminho, fica minha última dica: na hora de usar secador e chapinha, tente evitar a temperatura máxima dos aparelhos. Se for possível, ajuste pra uma temperatura mais suave e, no caso do secador, até o vento frio é uma opção mais saudável pros fios.

Depois da fonte de calor, você pode usar algum produtinho pra finalizar e cuidar do cabelo, como meu Condicionador Modelador & Leave-in, que ajuda a combater o ressecamento dos fios.

Gostou das dicas? Com a rotina de haircare adequada e produtos que respeitam o seu fio, o cabelo sedoso não precisa ficar só na imaginação: com as minhas barrinhas naturais, você pode experimentar isso!

Banner sobre shampoo matizante em barra e natural.
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

leve 3 pague 2
leve 3 pague 2
leve 3 pague 2
leve 3 pague 2
ver todos os produtos