pontas duplas

Pontas duplas: quais são as causas e como tratar?

De repente o fio do seu cabelo se dividiu em dois? Hora de ligar o sinal de alerta, você está lidando com as pontas duplas! Seja por exposição excessiva ao sol, falta de hidratação ou até problemas na alimentação, elas são uma dica de que seu cabelo não está bem.

Apesar das pontas duplas não serem um bom sinal, também não precisa achar que está tudo perdido, tá? Existe solução, prevenção e até uma rotina de cuidados diários que vão te ajudar a livrar os cabelos das pontas duplas e ainda deixar eles mais saudáveis. Vem comigo que eu te conto tudo!

O que são pontas duplas e como elas se formam?

As pontas duplas acontecem quando o fio de cabelo se divide em duas ou mais partes. Tem até um nome meio complicado pra isso: tricoptilose. Quando elas surgem, é sinal de que aquele fio está prejudicado e as causas de pontas duplas podem ser tanto internas quanto externas. Listei as mais comuns pra você ficar de olho:

No dia a dia

O desgaste diário natural do cabelo, incluindo a exposição excessiva ao sol, vento e o atrito contra roupas e travesseiros, pode levar a danos nas cutículas e, eventualmente, às pontas duplas.

Outros hábitos, como usar elásticos de cabelo apertados, pentear com escovas de cerdas muito duras e aplicar técnicas erradas de secagem, puxando muito o cabelo, podem causar tensão e atrito nos fios, intensificando os danos.

Química e calor

Alguns tratamentos químicos, como a coloração, descoloração, alisamentos e permanentes alteram a estrutura do cabelo, deixando os fios mais frágeis, o que facilita o surgimento das pontas duplas. Por isso é tão importante cuidar do seu cabelo antes e depois de fazer qualquer química capilar.

Ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e babyliss também podem causar danos extremos às cutículas se forem usadas frequentemente e sem a proteção térmica adequada.

Hidratação e alimentação

Sabia que a falta de hidratação adequada faz com que os cabelos fiquem secos e quebradiços? Hidratar nada mais é do que repor a umidade e esse processo é crucial pra manter a elasticidade e saúde dos fios, o que acaba evitando a formação das pontas duplas. 

E quando falamos de hidratação, não estamos falando só de máscaras e condicionadores que vão hidratar de fora pra dentro, tomar muita água também é essencial pra manter os cabelos (e a pele!) sempre em dia. Ah, isso também vale pra nossa alimentação, afinal, os cuidados de dentro pra fora também impactam nesse aspecto. Por isso, uma alimentação pobre em vitaminas, minerais e proteínas pode levar a um cabelo mais fraco e propenso a danos.

Por que é importante tratar as pontas duplas?

A primeira coisa que você precisa saber sobre as pontas duplas é que o problema não acaba quando elas surgem. Se você não tratar elas, é bem possível que elas comecem a se estender por todo o comprimento do fio até causar a quebra dele. 

pontas duplas

Ainda falando sobre essa possibilidade de quebra das pontas duplas, isso pode afetar o crescimento do seu cabelo, mas não do jeito que você pensa. Seus fios podem até continuar crescendo normalmente, mas a quebra excessiva vai trazer a impressão de que não estão crescendo ou que estão crescendo muito devagar. 

Além disso, as pontas duplas deixam o cabelo com um aspecto áspero, seco e danificado - tudo o que a gente não quer, né? Um bom tratamento permite que você melhore a aparência, maciez e o brilho dos fios. 

Como tratar as pontas duplas?

Mesmo que a maneira mais comum de tirar completamente as pontas duplas seja o corte, também existem alguns tratamentos pra ajudar a reduzir esse problema sem precisar aparar muito os fios e ainda uns jeitinhos de prevenir o aparecimento delas. Olha só: 

Corte as pontas

Pra começar, o corte regular ainda é o melhor jeito de prevenir e controlar as pontas duplas. Eliminar essas pontas danificadas impede que o cabelo continue a se partir ao longo do fio e ainda reduz o risco de danos mais extensos e do surgimento daquela aparência ressecada. O mais recomendado por profissionais é cortar a cada 6 a 8 semanas, mas isso pode variar dependendo da saúde e do tipo de cabelo. 

Corte as pontas

Existem também algumas técnicas específicas, como o “corte bordado”, que tem a proposta de tirar as pontas duplas sem alterar o comprimento do cabelo. Ele pode ser uma boa escolha pra quem quer se livrar desse problema sem precisar cortar muito o cabelo.

Máscara de hidratação capilar e outros tratamentos

Que a hidratação profunda é essencial pra recuperar a umidade perdida e fortalecer os fios prevenindo contra futuros danos, eu já falei muito, né? Mas melhor ainda do que usar produtos hidratantes, é trazer pra sua rotina aqueles que tenham mais de um atributo de tratamento, por exemplo, uma máscara capilar de hidratação e nutrição que vai combinar ingredientes hidratantes e nutritivos pra revitalizar toda a estrutura do cabelo, reparando as cutículas danificadas.

Como tratar pontas duplas?

Usar a máscara capilar uma ou duas vezes por semana, dependendo das necessidades do seu cabelo, pode fazer uma grande diferença na prevenção das pontas duplas e na manutenção da saúde capilar. Além disso, outros tratamentos pra pontas duplas, como a  reconstrução capilar, são recomendados pros casos mais graves, já que esse tipo de tratamento reconstrói a estrutura interna do fio, repondo a massa perdida por ele.

Como evitar o surgimento de pontas duplas?

Se você já recuperou seu cabelo, manter uma rotina de cuidados é fundamental pra garantir que os fios não voltem a se partir em dois. Entre produtos pra pontas duplas e outras formas de evitar o surgimento delas, separei pra você as minhas dicas favoritas!

Aplicar shampoo apenas no couro cabeludo

O shampoo deve ser aplicado principalmente no couro cabeludo, onde o acúmulo de óleo e sujeira é mais significativo. Então, quando for lavar o cabelo, evite esfregar as pontas com o produto pra não ressecar os fios. A espuma que escorre durante o enxágue já é suficiente pra limpar o comprimento do cabelo sem agredir.

Cronograma capilar

Incluir um cronograma capilar pra pontas duplas na sua rotina de cuidados é essencial pra prevenção. O cronograma capilar é uma programação de tratamentos que você alterna entre hidratação, nutrição e reconstrução. Essa rotina garante que o cabelo receba todos os nutrientes e cuidados necessários pra se manter saudável e resistente.

Não esqueça da proteção térmica

Sei bem que é difícil fugir das ferramentas de calor, só que elas também podem danificar bastante seus cabelos causando pontas duplas e vários outros problemas. Pra controlar um pouco esses efeitos negativos, o mais indicado é apostar em produtos que vão proteger seus cabelos contra as altas temperaturas. A minha Máscara Capilar, por exemplo, usa uma nanotecnologia que fica nos seus fios, quando eles entram em contato com o calor, essas nanocápsulas entram em ação, protegendo seus cabelos contra as altas temperaturas.

Seja gentil ao secar e pentear os fios

Evite esfregar o cabelo com a toalha quando for secar. Em vez disso, pressione suavemente os fios ou envolva delicadamente todo o cabelo pra tirar o excesso de água. Essa fricção com o tecido pode danificar o seu cabelo, causando pontas duplas e até a quebra mais direta dos fios. 

Isso também vale pra hora de pentear, passar a escova ou o pente de forma abrupta pode quebrar o seu cabelo. Por isso, comece pelas pontas, desembaraçando cuidadosamente e vá subindo gradualmente até a raiz. Isso tudo vai minimizar a tração e consequentemente a quebra dos fios.

Cabelo sempre hidratado

A hidratação capilar também é essencial pra manter os cabelos saudáveis sempre, por isso ela também entra como uma forma de prevenir o aparecimento das pontas duplas. Só que, mais do que incluir ela no seu dia a dia, é bem importante que você preste atenção nos tipos de produtos hidratantes que você está usando. 

Fórmulas líquidas e sintéticas geralmente estão carregadas de petrolatos, parabenos, sulfatos e silicones que podem causar até um ressecamento excessivo do seu fio, jogando por água baixo (literalmente!) todos os cuidados que você estava fazendo. Por isso, eu sempre gosto de sugerir a escolha de fórmulas naturais e de produtos em barra. 

Esse tipo de produto geralmente é mais concentrado, já que não leva água na fórmula, o que faz com que seus ativos tenham uma ação ainda mais profunda no cabelo. Por serem naturais, as barrinhas são ainda mais incríveis como tratamento capilar, já que tudo o que tem ali foi feito só pra cuidar do seu cabelo e nenhum ativo deve “enfraquecer” a ação do outro - como seria o caso dos produtos líquidos e suas fórmulas cheias de sulfatos. Além de todos os benefícios pros fios, cosméticos em barra ainda não poluem o Planeta, deixando a sua rotina mais sustentável. 

Ah, você nem precisa se preocupar muito sobre onde encontrar esse tipo de produto, eu já cheguei aqui com a indicação da minha linha capilar sólida pra você incluir na sua rotina. E essas barrinhas aqui, em especial, são super hidratantes e vão ajudar a reduzir e prevenir as pontas duplas:

produtos pontas duplas

  • Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente e combate o ressecamento, reduzindo a porosidade e as pontas duplas. Ainda controla o frizz, dá brilho, reconstrói e fortalece os fios, já que leva queratina vegetal na fórmula.
  • Condicionador Modelador: pensados pros fios cacheados, essa barrinha é 2 em 1 e pode ser usada como condicionador e finalizador de cachos. Traz hidratação profunda e redução do frizz, além de definir e modelar cabelos cacheados, crespos e ondulados. Também leva a queratina vegetal que ajuda a reconstruir a fibra capilar.
  • Máscaras Capilares: são duas versões, a Hidratação e a Definição. As duas hidratam, nutrem e reconstroem os cabelos, fazendo um tratamento profundo de recuperação de danos.

E aí, já usou algumas dessas técnicas pra uma ajudar com as pontas duplas? Compartilha comigo aqui nos comentários, vou adorar saber como foi a sua experiência!

Comprar

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
ver todos os produtos