Cheiro ruim nas axilas mesmo com desodorante? Dá pra resolver!
Você sente cheiro ruim nas suas axilas mesmo usando desodorantes? Esse probleminha pode estar conectado com vários fatores do seu dia a dia, como a alimentação e até o tecido das roupas que você está usando. A boa notícia é que se o excesso de cheiros ruins está ligado com hábitos do seu cotidiano, pode ser bem fácil de identificar o que causa odor nas axilas e resolver.
Segue aqui nesse post que hoje vou te ajudar a identificar o que pode estar causando os cheiros ruins nas suas axilas e o que você pode mudar pra fazer esse problema ir embora.
Índice
O que causa odor nas axilas?
Desodorante x antitranspirante
Outras causas pros maus odores
Como tratar o cheiro forte nas axilas
Como escolher o melhor desodorante pro mau cheiro nas axilas
O que causa odor nas axilas?
Pra começar, existe um grande mito que a gente precisa quebrar por aqui: suor não é sinônimo de mau cheiro. A verdade é que a transpiração, por si só, é praticamente inodora. O que realmente causa odor nas axilas, ou em outras partes do nosso corpo, são bactérias que se alimentam dos ácidos que são eliminados pela nossa pele através da transpiração.
Por isso, quando falamos de odores ruins e em como combater eles, precisamos lembrar que a fonte principal são as bactérias e pode ser que algumas práticas cotidianas da nossa vida estejam estimulando a proliferação delas no nosso corpo, como a alimentação, higiene inadequada, tecidos das roupas e até mesmo o uso excessivo de antitranspirantes (sim!).
Leia também: Desodorante com alumínio faz mal?
Desodorante x antitranspirante.
Pode parecer contraditório, mas o uso de antitranspirantes pode ser justamente o que está causando um excesso de odores indesejáveis nas suas axilas. Como o próprio nome já diz, os antitranspirantes agem contra a transpiração e pra fazer isso, eles usam o alumínio, que pode entupir os poros, impedindo que o corpo elimine toxinas. A longo prazo, isso pode intensificar os odores e até causar uma dependência desse tipo de produto, pensando que eles são o melhor desodorante pra odor forte, mais você usa e mais sente a necessidade de procurar por fórmulas mais intensas e que podem entupir ainda mais os seus poros.
Já os desodorantes costumam agir diretamente na causa dos maus odores: as bactérias. Eles não impedem a transpiração natural do corpo e criam um ambiente nas axilas impróprio pra proliferação das bactérias causadoras dos maus odores, reequilibrando o pH da região. Dessa forma, você pode deixar seu corpo transpirar normalmente (o que é um processo essencial pro funcionamento dele), sem se preocupar em ficar com cheiros desagradáveis. Por isso, o melhor desodorante pra odor forte não vai agir contra a sua transpiração, mas sim contra as bactérias causadoras desse problema.
Leia mais: Desodorante e antitranspirante: quais são as diferenças?
Ah, fica a dica: melhor ainda se você apostar em fórmulas naturais e totalmente livres de alumínio. Esse tipo de produto geralmente tem mais eficácia contra as bactérias e não vai agir contra os processos naturais e saudáveis do seu corpo, como a transpiração. Sem contar que são muito melhores pro Planeta também!
Outras causas pros maus odores.
Lá no comecinho citei que outras práticas podem também colaborar pro mau cheiro excessivo nas axilas. Então, já pega aí o bloquinho pra anotar e ver se alguma outra prática do seu cotidiano pode estar estimulando o surgimento desses odores desagradáveis:
- Alimentação: alimentos como alho, cebola e especiarias podem exalar através dos nossos poros, contribuindo pro cheiro ruim.
- Higiene: a falta de limpeza adequada pode permitir que as bactérias se acumulem na pele, por isso é sempre importante dedicar um tempinho no banho pra lavar bem a região com sabonete.
- Tecido das Roupas: fibras sintéticas podem fazer a gente suar mais e também prendem mais os odores, enquanto os tecidos naturais, como o algodão, permitem que a pele respire e são menos propensos a reter o cheiro.
Como tratar o cheiro forte nas axilas
Sempre gosto de destacar que em caso de problemas crônicos ou muito extremos é legal ter um acompanhamento médico, assim vai ser possível entender qual é a real causa do problema e o melhor jeito de resolver. Mas se esse não é o seu caso, pequenas mudanças podem reduzir ou até acabar com os cheiros fortes nas axilas. Anota aí:
- Ajuste a alimentação: reduzir o consumo de alimentos como alho, cebola e especiarias pode ajudar, além disso, lembre sempre de beber muita água e se manter sempre hidratada. A hidratação é essencial pra saúde geral do nosso corpo e da nossa pele.
- Higiene: lave bem as axilas no banho sabonete em abundância, se certificando que eliminou todos os resíduos de produtos e suor. Ah, não esqueça de enxaguar bem também, tá? Ficar com resquícios de sabonete na pele pode causar reações alérgicas.
- Tecido das Roupas: experimente trocar as fibras sintéticas pelos tecidos naturais, como o algodão, assim a região vai respirar melhor e qualquer cheiro não vai ficar “preso” na roupa.
- Adeus alumínio: dispense os desodorantes com alumínio e abrace fórmulas mais naturais, o desodorante ideal pra quem tem cheiro forte não deve entupir os seus poros, mas sim permite que seu corpo transpire normalmente e age diretamente na causa dos maus odores, as bactérias.
Leia também: Microbiota da axila: informações para ter sempre debaixo do braço.
Como escolher o melhor desodorante pro mau cheiro nas axilas.
Já deu pra perceber que usar fórmulas antitranspirantes e cheias de alumínio não vai ser a solução pro mau cheiro excessivo nas suas axilas, né? A minha dica é apostar em desodorantes naturais, que não usem esse ingrediente sintético e que ainda tenham fórmulas desenvolvidas pra agir contra as bactérias causadoras dos odores, tipo a minha linha de desodorantes em barra.
São 4 fórmulas pensadas pra diferentes tipos de pele, níveis de transpiração e necessidade de hidratação, que agem contra as bactérias, não impedem a sua transpiração natural e ainda cuidam da pele da região, garantindo que ela fique mais saudável e menos propensa ao desenvolvimento do mau cheiro. Olha só como elas são:
Desodorante em Barra Intensivo: alta proteção contra maus odores e o suor excessivo, controla o crescimento de microrganismos que provocam o mau odor sem agredir a pele ou impedir sua transpiração natural.
Desodorante em Barra Purificante: axilas sequinhas e livre de impurezas por causa do detox que faz na pele, absorvendo a oleosidade excessiva. Também evita a proliferação de bactérias indesejáveis sem impedir a transpiração natural.
Desodorante em Barra Refrescante: traz nutrição e hidratação através de uma combinação de vitaminas e aminoácidos, além de usar o Bicarbonato de Sódio pra evitar a proliferação das bactérias que causam o mau odor sem impedir a transpiração natural do corpo.
Desodorante em Barra Suavizante: reduz a oleosidade excessiva, repondo os minerais essenciais e a hidratação natural da pele, deixando as axilas com um toque macio. Também impede a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, sem agir contra a transpiração natural do corpo.
O melhor é que todos eles podem também ser usados durante a noite, são totalmente zero alumínio e 100% plastic free, isso é: a melhor solução pras suas axilas e pro Planeta. Se ainda ficar na dúvida sobre qual escolher, eu posso te ajudar, é só clicar aqui e responder algumas perguntinhas bem rápidas que no final te indico o melhor desodorante em barra.