Alumínio no desodorante: vilão ou não?

Você é daquelas pessoas curiosas, que curte ler rótulos e conferir os ingredientes do que usa ou consome? Se esse é o seu caso, provavelmente você já deve ter notado – e até estranhado – o fato da grande maioria dos desodorantes levar alumínio em sua formulação, né? Agora, diz aí: já parou pra se perguntar o motivo disso? Será que esse alumínio no desodorante é realmente necessário e faz bem pra saúde?

Bom, você já deve desconfiar que a gente tá aqui pra ajudar a desvendar esses mistérios, né? Então vamos juntas pra mais um conteúdo sobre cuidado pessoal, saúde e sustentabilidade! 

Índice

 

Por que tem alumínio nos desodorantes?

Um desodorante, como a própria palavra já diz, tem função de combater ou eliminar odores. E quando falamos em desodorante, logo já pensamos no tradicional corporal que encontramos em mercados e farmácias, né? Mas é legal lembrar que também existem outros desodorantes, como, por exemplo, pra casa, pro carro e até pros pets.

Seja num caso ou no outro, pro desodorante agir, ele precisa de ingredientes que, de alguma forma, combatam os agentes causadores do odor e consigam minimizar a ação desses elementos. 

No caso específico do nosso corpo, o que rola é que a região das axilas é mais propensa ao surgimento de bactérias e fungos indesejáveis, e eles são os responsáveis pelo mau cheiro. Por isso, grande parte dos desodorantes levam agentes bactericidas em suas fórmulas: combatendo a causa do odor, o cheirinho vai embora, né?

Só que há um porém: além das bactérias causadoras de odores, a axila também é uma região com forte tendência ao suor. É por isso, então, que muitos desodorantes incluem o alumínio em sua composição: a função desse ingrediente é atuar na diminuição da sudorese, reduzindo a produção de suor embaixo do braço.

Leia também: A revolução na higiene íntima: autoconhecimento é autocuidado!

Desodorante x antitranspirante: entenda a diferença

Aqui, vale uma pausa importante: é legal deixar claro que desodorante é uma coisa e antitranspirante é outra – embora a gente acabe chamando tudo pelo mesmo nome. Como falamos acima, a função do desodorante é eliminar odores e ponto. Ele não tem obrigação de reduzir a transpiração, tá?

Já o antitranspirante sim: ele é um produto focado em reduzir ou controlar a produção de suor. O que acontece é que, hoje em dia, a maioria dos produtos possuem dupla função, agindo como desodorantes e antitranspirantes ao mesmo tempo. Para obter a ação de controle da transpiração, a maioria dos antitranspirantes utiliza o alumínio, que executa muito bem essa função. E pra combater bactérias que causam mau cheiro, os desodorantes apostam em substâncias de efeito bactericida, como o triclosan, por exemplo. A maioria dos antitranspirantes tem também ação desodorante, mas nem todo desodorante age como antitranspirante.

Como o alumínio no desodorante funciona?

A gente já viu que a função do alumínio no desodorante é controlar a transpiração e não combater os odores. Ele consegue fazer isso porque os chamados sais de alumínio, adicionados à composição desses cosméticos, passam por uma reação ao entrarem em contato com a nossa pele e se transformam em um tipo de gel. Com isso, forma-se uma camada isolante naquele local, que regula o funcionamento das glândulas sudoríparas e, assim, elas produzem menos suor.

 

Mas, afinal, por que diminuir o suor nas axilas? Bom, basicamente porque acredita-se que o suor pode potencializar o mau cheiro gerado pelas bactérias. Ou seja, o odor seria resultante desses dois fatores agindo em conjunto. Mas, na prática, os reais causadore de cheiros desagradáveis são fungos e bactérias indesejáveis. O suor em si nada mais é do que água misturada com sais minerais, gordura e proteínas, isso é: totalmente inodoro.

Por isso, vale a pena se perguntar: será que é uma boa impedir seu corpo de transpirar? É preciso lembrar que a transpiração desempenha uma importante função de regulação térmica do sistema, especialmente nos dias mais quentes do verão. Em resumo: a princípio, não tem nada de errado em suar, tá? Inclusive, é essencial pro funcionamento total do nosso corpo. :)

Leia também: Você sabia? Transpirar é essencial pras nossas axilas!

E o alumínio no desodorante faz mal à nossa saúde?

Bem, querida #BOBer, responder a essa pergunta não é tão simples assim. Ainda há muitos estudos e pesquisas sendo realizados pra tentar entender qual é a ação do alumínio no corpo humano e descobrir se ele causa algum mal para as pessoas.

Enquanto ainda não há nada conclusivo quanto a isso, o que se sabe é que foram descobertos níveis acumulados de alumínio na região mamária de mulheres que utilizavam cosméticos com alumínio em suas fórmulas, por exemplo. Ou seja: nosso corpo absorve esse alumínio que aplicamos sobre a pele. E, claro, nem precisamos dizer que o alumínio não é um componente natural do nosso organismo, né?

Então, nesse sentido, o melhor que podemos fazer é ter uma postura de atenção e cautela: se ninguém sabe ao certo se o alumínio no desodorante pode ou não fazer mal, cabe a cada um pesquisar, procurar saber mais e julgar por si só se aceita correr esse risco ou se prefere evitar o uso dessa substância que poderia gerar algum dano à saúde.

Por isso, o mais importante nessa história é ter opção, né? Assim, cada um escolhe se quer usar o desodorante com alumínio ou o desodorante sem alumínio. E a boa notícia é que, sim, há ótimos desodorantes sem alumínio por aí!

 

Leia também: Tudo sobre Clean Beauty: a busca por uma beleza mais limpa

Qual desodorante sem alumínio escolher, então?

Há inúmeras opções de desodorantes por aí e escolher a melhor opção pra você pode ser um desafio, né? Bem, a primeira decisão que pode ser tomada é se você está buscando um desodorante ou um antitranspirante. Isso vai ajudar a entender se o alumínio é um elemento essencial nessa composição ou não – mas repetimos mais uma vez: transpirar é normal, natural e necessário pro seu corpo, tá?

Se preferir deixar o alumínio de lado e ficar com os desodorantes, também há várias opções bacanas pra você avaliar. Algumas pessoas até produzem seu próprio desodorante em casa, de forma artesanal, sabia? Mas você não precisa produzir seu próprio desodorante em casa pra conseguir escapar do alumínio. Além de ser trabalhoso, produzir seu próprio desodorante caseiro pode envolver riscos também, já que quaisquer erros nas quantidades e proporções dos componentes pode levar a reações alérgicas da sua pele e a outros problemas.

Existem desodorantes sem alumínio, que usam ingredientes naturais e inofensivos ao seu corpo, que são uma ótima opção pra quem quer se cuidar sem causar qualquer dano à sua saúde e ao planeta também. É o caso dos nossos desodorantes em barra!

Nova Linha B.O.B Deo: os desodorantes em barra da B.O.B.

São 4 versões pra você escolher: todas são livres de alumínio e não usam nenhum ingrediente tóxico. Ou seja: pele saudável e o planeta com menos resíduos tóxicos! Além disso, eles vêm com componentes de origem natural, que possuem ação de combate aos odores sem prejudicar a microbiota natural da região da axila e sem interromper o processo de transpiração natural da pele, que é muito importante. Isso tudo cuidando dos tecidos com muito carinho, regulando hidratação e oleosidade para uma pele saudável e bonita.

Desodorante em Barra Intensivo

Esse é o desodorante ideal pra quem transpira muito, já que possui alta proteção o mau odor e o suor excessivo. Ele mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Ah, esse desodorante está liberadíssimo pra todos os tipos de pele, tá? E pode ser usado durante a noite.

Desodorante em Barra Purificante

Que axilas sequinhas e livre de impurezas?  Esse é o desodorante pra você! Ele faz um detox na pele e controla a oleosidade excessiva. Além de, claro, manter o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a sua transpiração natural. Ah, ele pode ser usado durante a noite também, tá? 

Desodorante em Barra Refrescante

Apostamos que você não sabia que suas axilas também precisa de nutrição e hidratação! Esse desodorante faz isso por elas. Das 4 fórmulas, esse é o único que possui Bicarbonato de Sódio que mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Esse DEO também pode ser usado durante a noite.

Desodorante em Barra Suavizante

Vai anotando aí tudo o que esse desodorante faz por sua pele sensível: reduz a oleosidade excessiva, repõe os minerais essenciais pra saúde da pele, protege você e o Planeta, e mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Ah, ele também está liberado pra ser usado à noite. 

 

Transpire sustentabilidade com a B.O.B

Nossos desodorantes em barra são a melhor opção pra quem está buscando uma rotina de cuidado pessoal cada vez mais equilibrada, saudável e sustentável. Sem alumínio na composição e investindo em ingredientes naturais, eles também são veganos, 100% livres de plástico e crueldade animal. #CrueltyFree 

Dúvidas, medos ou ansiedades sobre a saúde o cuidado com suas axilas? É só deixar seu comentário aqui embaixo pra gente conversar, tá?

2 comentários

Lorena junho 22, 2022

Olá! Não conheço a marca, me interesso pelo propósito e tenho vontade de conhecer os produtos, porém, estou desempregada, então posso me candidatar a ser útil a empresa de alguma forma que possa ganhar os produtos em troca? Ficarei muito feliz.

Mauricio Oliveira junho 22, 2022

Estava doido para que vocês fizessem a linha de desodorantes também. HOJE vi o anúncio no Instagram e vim correndo pesquisar. Confesso que estranhei a presença de metais pesados tipo Prata e Zinco PCA nos componentes. Me deixou preocupado e, a princípio, desisti da compra.

deixe um comentário

meus produtos