Desodorante com alumínio faz mal?

Desodorante com alumínio faz mal?

Descubra se você está usando desodorante ou antitranspirante e quais fórmulas escolher.

Deixa eu te perguntar: você tem o costume de ler rótulos dos produtos que compra? Então você já deve ter percebido que uma boa parte dos desodorantes tem alumínio na fórmula. Além de parecer (bem) estranho, será que esse ingrediente é necessário ou benéfico pro corpo?

Mulher usando desodorante em barra B.O.B

Como você já deve desconfiar, eu tô aqui pra ajudar a desvendar esses mistérios. Nesse post eu explico por que existem desodorantes com alumínio e se eles fazem mal pro nosso corpo.

Vamos começar?

Índice

Por que alguns desodorantes levam alumínio?

Como o próprio nome sugere, o desodorante serve pra eliminar odores — que podem ser do corpo, de ambientes e até dos bichinhos de estimação. Independente do tipo de desodorante, ele precisa de componentes específicos em sua fórmula pra combater os agentes que causam cheiros indesejados.

No caso dos desodorantes pras axilas, eles vêm com ingredientes antibactericidas que ajudam a eliminar fungos e bactérias — os grandes causadores do mau cheiro. Mas a maioria deles também contém alumínio em sua fórmula, já que ele ajuda a diminuir a produção de suor embaixo dos braços.

Qual a diferença entre desodorante e antitranspirante? 

É normal que a gente confunda esses dois itens, mas eles não são a mesma coisa! Enquanto o desodorante tem como única função acabar com o odor embaixo do braço, o produto com função antitranspirante reduz a produção de suor.

Mas essa confusão não vem do nada, viu? É que a maioria dos produtos que a gente vê por aí são dois em um: antitranspirante e desodorante. Eles misturam os componentes antibactericidas e o alumínio em uma única fórmula, pra tentar deixar a região das axilas secas e livres de odor.

Como é a ação do alumínio presente no desodorante? 

Os desodorantes com alumínio conseguem diminuir o suor porque os sais de alumínio reagem com a nossa pele e criam uma “barreira” que reduz a produção de suor das glândulas sudoríparas. Mas essa transpiração produzida não faz mal nenhum pro corpo!

É importante deixar claro que a transpiração é essencial, porque ela ajuda a regular a temperatura corporal e, consequentemente, equilibra o funcionamento do corpo todo.

Infelizmente, foi criada a ideia de que o suor pode potencializar o mau cheiro gerado pelas bactérias. Mas, na verdade, ele é completamente inodoro, sendo apenas a mistura de água, sais minerais e nutrientes. Os verdadeiros causadores do mau cheiro são fungos e bactérias que podem se proliferar na região.

 O desodorante com alumínio faz mal? 

Ainda existem muitos estudos sendo feitos sobre os reais efeitos negativos do alumínio a curto e longo prazo no organismo dos seres humanos.

Uma das coisas que se sabe, por enquanto, é que foi encontrado alumínio acumulado na região mamária de algumas mulheres que utilizavam cosméticos com esse metal em suas fórmulas, que muito provavelmente foi absorvido pela pele da axila.

Enquanto não temos nada muito conclusivo sobre os verdadeiros efeitos do uso de desodorante com alumínio, o que vale é a reflexão: será que vale a pena arriscar o uso de uma substância tão duvidosa pro nosso organismo só pra evitar um processo 100% natural e super importante pra nossa saúde como a transpiração.

 Qual desodorante escolher, então? 

Já deu pra perceber que os desodorantes com alumínio não são lá a melhor opção pra nossa saúde, né? Hoje em dia há várias opções bacanas pra você avaliar: existem desodorantes sem alumínio que usam em sua fórmula ingredientes naturais e inofensivos ao seu corpo — uma ótima opção pra quem quer se cuidar sem causar nenhum dano à sua saúde e ao Planeta também. E sabe quem cria desodorantes sem alumínio assim? Eu mesma, a B.O.B!

Conheça a linha B.O.B de desodorantes em barra! 

São 4 versões pra você escolher: todas são livres de alumínio e não usam nenhum ingrediente tóxico — os odores são combatidos por componentes de origem natural que não bloqueiam o suor nem prejudicam a microbiota natural da região da axila. Além disso, eles são desenvolvidos em processos e com ingredientes 100% seguros pro meio ambiente.

Desodorante em Barra Intensivo

Esse é o desodorante ideal pra quem transpira muito, já que possui alta proteção contra o mau odor e suor excessivo. Ele mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o cheiro indesejável, mas sem impedir a transpiração natural. Ah, esse desodorante está liberadíssimo pra todos os tipos de pele, tá? E pode ser usado durante a noite.

Desodorante em Barra Purificante

Essa barrinha de desodorante faz um detox na pele e controla a oleosidade excessiva. Além de, claro, equilibrar o pH, evitar a proliferação de bactérias indesejáveis, não bloquear sua transpiração natural e poder ser usado durante a noite também.

Desodorante em Barra Refrescante

Aposto que você não sabia que suas axilas também precisam de nutrição e hidratação! Esse desodorante faz isso por elas. Das 4 fórmulas, esse é o único que possui Bicarbonato de Sódio, que mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Esse DEO também pode ser usado durante a noite.

Desodorante em Barra Suavizante

Vai anotando aí tudo o que esse desodorante faz por sua pele: reduz a oleosidade excessiva, repõe os minerais essenciais pra saúde da pele, protege você e o Planeta e mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Ah, ele também está liberado pra ser usado à noite.

Bom, já deu pra perceber que alternativas não faltam pra você cuidar das suas axilas sem colocar sua saúde ou a do meio ambiente em risco, né? Se você ainda tiver qualquer dúvida sobre os cuidados com as axilas, deixa um comentário aqui embaixo pra gente conversar, combinado? Até a próxima!

 

Banner com a visão da marca B.O.B sobre sustentabilidade consciente

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos