O que é e quais são os principais cuidados pra fechar as cutículas do cabelo.

O que é e quais são os principais cuidados pra fechar as cutículas do cabelo.

Ei, você sabia que fechar as cutículas do seu cabelo pode mudar a saúde dos fios pra melhor, e que não necessariamente é preciso ir pro salão pra ter resultados incríveis? Tem muita coisa que dá pra fazer em casa. Com alguns cuidados simples, dá pra deixar seus fios alinhados, sedosos e supersaudáveis. 

Pensando nisso, quero te ensinar como identificar as cutículas abertas, como fechar as cutículas do cabelo e quais produtos podem te ajudar nessa missão. Vem comigo!

O que são as cutículas capilares e qual a sua função?

Antes de tudo, vamos entender melhor como um fio de cabelo é estruturado? Ele tem três camadas principais: o córtex, a medula e a cutícula. No centro de tudo, tem o córtex, que é tipo o coração do cabelo, sabe? Ele que dá força, cor vibrante e textura — ou seja, é o que faz seu cabelo ser único. No meio do fio tem a medula, uma fileira de células que nem aparece, principalmente se o seu cabelo for fino. E, por fora, tem a cutícula, formada por células sobrepostas (como aquelas escamas de peixe) que conservam o córtex e a medula.

O que são as cutículas capilares

Ou seja, é a cutícula que protege o fio de todos os danos que podem acontecer na rotina e que, em alguns momentos, não dá pra evitar, como a exposição ao sol e à poluição. Além disso, a cutícula ajuda a manter os nutrientes essenciais, como água e proteínas, dentro do córtex e da medula, o que é muito importante pra saúde do cabelo.

Porém, quando a cutícula está prejudicada ou aberta, tem grande possibilidade de os fios perderem esses nutrientes, ficando secos e quebradiços. Por isso, é importante cuidar muito bem da cutícula pra manter o cabelo saudável e protegido.

Como saber se a cutícula do cabelo está aberta?

Você pode estar se perguntando “ok, agora eu já sei que cutícula aberta não é bom. Mas como saber se é o caso da minha?”. Vem que eu te ajudo a entender!

Não é um mistério: cabelos saudáveis têm um brilho natural, são macios ao toque e apresentam pouco frizz. Tudo isso é sinal de que as cutículas estão fechadas e protegendo a estrutura capilar.

Como saber se a cutícula do cabelo está aberta?

Por outro lado, se você perceber que seu cabelo está quebradiço, opaco e ressecado, tudo indica que as cutículas do seu fio estão abertas. E isso pode ser confirmado se você encontrar nós facilmente ou sentir aquele aspecto áspero ao passar os dedos entre os fios, sabe? Mas, pra ter certeza, existe um teste simples que você pode fazer pra saber qual é a condição das cutículas do seu cabelo. É só seguir estes passos abaixo:

  1. Pegue um fio de cabelo limpo — essa parte é importante, se ele tiver com cremes, leave-ins ou óleos pode alterar o resultado do teste. 
  2. Coloque ele em um copo com água filtrada.
  3. Espere uns 10 minutinhos e veja o que acontece.

Se os fios ficam na superfície, indica porosidade baixa. Isso que dizer que eles estão bem selados, o que é bom. Mas atenção: se estiverem fechados demais, podem ter dificuldade em absorver hidratação e nutrientes.

Fios no meio do copo? Notícia boa! Significa porosidade média. É o equilíbrio ideal, em que as cutículas estão levemente abertas, permitindo que os cabelos sejam fortes e recebam bem os cuidados. Agora, se os fios ficaram no fundo do copo, é um alerta de porosidade alta, ou seja, as cutículas estão bem abertas, deixando o cabelo mais frágil e vulnerável aos danos.

Com esse teste, você consegue entender melhor as necessidades do seu cabelo e escolher os melhores produtos e tratamentos pra manter ele sempre lindo e saudável!

Por que fechar as cutículas faz a diferença?

Como já te contei, as cutículas fechadas protegem o núcleo e o córtex do cabelo, formando uma barreira que ajuda a manter a integridade da fibra capilar, preservando seus nutrientes e umidade.

Mas não é só isso! Cutículas fechadas também protegem contra os danos causados por fontes de calor, como secador de cabelo e chapinha, além de produtos químicos. São tantos benefícios que fazem a diferença que vou detalhar mais logo abaixo.

Benefícios de selar as cutículas: cabelos brilhantes, macios e sem frizz

  • Brilho: sabe quando seu cabelo está tão brilhante que até reflete a luz do dia nele? Isso acontece porque as cutículas estão fechadinhas.
  • Maciez: quando as cutículas estão seladas, seu cabelo fica super macio. É tão gostoso que dá vontade de ficar passando a mão o tempo todo, né?
  • Adeus, arrepiado: aqueles fiozinhos arrepiados que ficam pra cima podem ser bem incômodos, né? Com as cutículas seladas, eles dão tchau pro seu cabelo.

Resumindo, quando você cuida direitinho e mantém as cutículas do seu cabelo fechadas, ele fica mais brilhante e macio. E o melhor: fica fácil de pentear e você não tem que se preocupar com aquele frizz excessivo que aparece quando menos espera.

Leia também: Como cuidar do cabelo no inverno

Como fechar as cutículas e manter os cabelos saudáveis?

Vamos à prática? Vem ver a lista que montei com soluções práticas pra você aplicar no seu dia a dia e manter a cutícula fechada e os fios saudáveis.

Escolha o shampoo certo

Imagine que seu cabelo é como uma roupa delicada. Você não vai querer lavar com qualquer sabão, né? O mesmo vale pro seu cabelo. O shampoo certo é aquele que limpa sem agredir. E, pra ter cabelos saudáveis, é importante escolher um produto que seja adequado pro seu tipo de fio e que ajude a manter o equilíbrio natural do pH. Isso significa que ele não deve ser nem muito ácido, nem muito alcalino.

A melhor parte é que você nem precisa de muito esforço pra encontrar produtos com tudo isso! Eu criei algumas opções de shampoo que limpam os cabelos sem ressecar e ainda tratam da raiz até as pontas, reconstruindo os fios, além de proporcionar hidratação e nutrição intensa:

  • Shampoo em Barra Nutritivo: feito com argila branca, manteiga de cupuaçu e óleos essenciais de ylang ylang e gerânio, ele hidrata e ajuda a reduzir a porosidade dos fios, o frizz, o ressecamento e as pontas duplas;
  • Shampoo em Barra Revitalizante
  • Shampoo em Barra Hidratante: com queratina vegetal, óleo de buriti, shikakai e óleos essenciais de cedro e may chang, nutre e hidrata profundamente, deixando os fios protegidos, macios e fortalecidos.

Não se esqueça do condicionador

O condicionador é a dupla perfeita do shampoo, porque, depois da lavagem, fecha todas as portinhas (cutículas) pra manter a água e os nutrientes lá dentro. Na hora de procurar por um bom condicionador, é importante escolher produtos que tenham ingredientes que promovam a hidratação e a proteção. Quer algumas sugestões? 

O meu Condicionador Hidratação Suave, com óleo de semente de manga, é perfeito pra definir a estrutura do fio. Já o Condicionador Hidratação Profunda, tem queratina vegetal na composição, responsável por ajudar na reconstrução da fibra capilar. Isso quer dizer que além de hidratar e selar bem as cutículas do seu cabelo, eles ajudam a repor outros nutrientes essenciais pra manter a saúde dos seus fios.

Enxágue com água fria

Eu sei que você deve amar um banho quentinho, mas sabia que o seu cabelo prefere um choque de frescor? Isso porque a água fria faz as cutículas do cabelo se fecharem, segurando a hidratação, evitando o frizz e mantendo os fios definidos.

Além disso, a água quente pode ressecar os cabelos e o couro cabeludo, fazendo com que percam sua hidratação natural. Por isso, tente sempre lavar seus cabelos com água morna ou fria, combinado?

Evite o uso excessivo de fontes de calor

Muito secador, chapinha ou babyliss pode abrir as cutículas do cabelo e causar danos, deixando ele seco e sem vida. Mas, se você não vive sem eles, use essas fontes de calor com moderação ou em temperaturas mais baixas, pra diminuir os danos. Uma dica é conferir algumas técnicas de modelagem sem calor, tem muita gente experimentando e adorando os resultados. Um exemplo é a prática que pode ser feita antes de dormir pra acordar com o cabelo pronto, que funciona assim:

  1. Divida o cabelo em mechas grossas e enrole em lenços.
  2. Amarre as pontas dos lenços pra fixar nos fios.
  3. Coloque uma touca de cetim e deixe o cabelo modelando ao longo da noite.

Agora que você já sabe como fechar as cutículas dos fios e conhece os produtos ideais pra selar o cabelo, está preparada pra revolucionar os seus cuidados com ele? Vou amar estar nessa com você! Dá uma olhadinha nas minhas barrinhas que te sugeri. Elas são veganas, sem plástico, nenhuma crueldade animal e não levam água na composição, afinal, água você já tem em casa, né? Seu cabelo e o Planeta agradecem!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

best seller promoção
ver todos os produtos