Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber.

Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber.

A hidratação capilar repõe água e nutrientes importantes para os seus fios. Quer aplicar esse cuidado à sua rotina? Então vem saber mais!

Você já deve saber da importância de manter a hidratação em dia, né. Todas as dicas de saúde que rolam por aí sempre falam sobre beber bastante água e se manter hidratado. Mas sabia que o mesmo cuidado também vale pro seu cabelo?


Fios bem hidratados são essenciais para ter um visual saudável e bonito, e existem alguns hacks bem simples que você pode aplicar no seu dia a dia para não descuidar da hidratação capilar. E a gente, é óbvio, tá aqui pra te contar tudo sobre isso. Então, só continua lendo!

 

Índice

O que é hidratação capilar?

Falar de hidratação capilar pode significar duas coisas. A primeira delas é mais conceitual: estamos tratando da condição que seu cabelo possui de acumular e manter uma certa quantidade de água e nutrientes dentro da estrutura de cada fio. Essa é uma capacidade natural e cada tipo de cabelo possui um grau maior ou menor de hidratação.

A segunda abordagem para a hidratação capilar é mais técnica: é quando falamos sobre as ações que você pode realizar na sua rotina de haircare para oferecer a hidratação necessária aos seus cabelos, garantindo que eles estejam sempre equilibrados.

Por que é importante hidratar o cabelo?

A hidratação capilar é tão importante para os seus fios, quanto a hidratação corporal é para seu corpinho – simples assim. Você já deve ter escutado por aí que somos feitos por mais ou menos 70% de água, então nem precisamos dizer mais nada, né? Se faltar água, seja no corpo ou no cabelo, as coisas começam a dar ruim.

No caso específico do cabelo, é legal saber que qualquer desequilíbrio no nível de hidratação pode causar ressecamento, pontas duplas, quebra e até mesmo queda dos fios. É a hidratação capilar que dá aquela flexibilidade para os cabelos, deixando eles com a tensão certa e permitindo que se moldem aos penteados que você fizer, por exemplo. Fios desidratados perdem saúde, brilho e o famoso “viço”, ficando com um aspecto espigado e frágil.

Quantas vezes a hidratação deve ser feita?

Mesmo sabendo que a hidratação capilar é uma condição natural dos seus cabelos, eles podem perder essa umidade ao longo do tempo também de forma natural, ficando mais fracos. Esse processo também podes ser acelerado por diversas razões: exposição intensa ao sol, uso de tratamentos térmicos (chapinhas e secadores), aplicação de químicas que mexem com o equilíbrio dos cabelos e até mesmo pela sua alimentação!

Então, a hidratação capilar que estamos falando agora tem a ver com a reposição da água e dos nutrientes perdidos pelo seu cabelo, para evitar que ele se resseque e sofra. Essa ação pode ser realizada dentro de uma rotina, mas não deve se tornar algo diário: exagerar nesse cuidado pode causar o efeito contrário e desregular a oleosidade dos seus fios. É aquele ditado: tudo o que é em excesso pode fazer mal.

Na verdade, cada tipo de cabelo – e cada histórico capilar – tem uma frequência ideal de tratamentos de hidratação capilar. Da mesma forma, a estrutura capilar também determina quantas vezes a hidratação deve ser feita. Por isso, o ideal é aplicar essas ações de hidratação a partir de um cronograma capilar, que é uma agenda bem organizadinha de quais tratamentos seu cabelo vai receber, de acordo com o tipo e o estado deles. Seguir esse cronograma é uma forma de evitar qualquer desequilíbrio e obter ótimos resultados com a aparência e a saúde dos seus fios!

Como hidratar o cabelo?

Hidratar o cabelo é repor os líquidos e a oleosidade natural de cada fio e, ao mesmo tempo, aplicar alguns cuidados que evitam que essa hidratação se perca rapidamente. Isso, claro, passa pelo tratamento correto, mas é sempre importante lembrar: cada tipo de cabelo é diferente, e esse cuidado deve ser feito respeitando essas diferenças. Então, pra ficar bem fácil de entender, a gente separou dicas de como hidratar seu cabelo por tipo de perfil capilar. Espia aí!

Cabelos equilibrados

Por mais que pareça óbvio dizer isso, os cabelos equilibrados tendem a manter sua hidratação regulada por mais tempo, balanceando naturalmente sua oleosidade natural. Isso quer dizer que eles precisam repor a hidratação capilar com menor frequência e que podem fazer isso usando tratamentos mais suaves. 

Você pode escolher um shampoo de controle natural da oleosidade para deixar tudo certinho com o couro cabeludo e eventualmente aplicar uma máscara capilar somente nas pontas ressecadas, a cada 15 dias. Nossa dica? Vai de Detox, nosso shampoo para todos os tipos de cabelos que faz uma limpeza profunda, tirando todo o excesso de poluição, e a Máscara Capilar Hidratação, que vai cuidar das pontinhas duplas e dar um visual lindo.

Cabelos oleosos

Oleosidade e hidratação estão intimamente ligados, sabia? É que uma das funções da oleosidade natural é formar uma camada protetora ao redor da fibra capilar, evitando que ela perca umidade em excesso e se resseque. Só que, claro, o inverso também é verdadeiro: cabelos oleosos podem dificultar que os fios regulem sua hidratação, retendo muito líquido e tornando-se pesados e volumosos.  

Por isso, quem tem cabelos oleosos pode ficar mais sossegada com a hidratação capilar, aplicando cuidados básicos no dia a dia e focando no equilíbrio da oleosidade. Use um shampoo de limpeza profunda para reduzir a oleosidade excessiva e aplique uma máscara capilar leve, a cada 15 dias, só nas pontinhas. A B.O.B já facilitou pra você e incluiu tudo o que você precisa no Kit Cabelos Oleosos BOB, com shampoo, condicionador e máscara.

 

Kits para cabelol oleosos da B.O.B contendo 3 shampoos 1 latinha  e 1 base eliptica

 

Cabelos cacheados e crespos

Aqui, a gente já tá falando sobre estrutura capilar. O que rola é o seguinte: o formato curvilíneo dos fios cacheados e crespos é um obstáculo para que a oleosidade natural do cabelo se espalhe por todo o comprimento do fio. Geralmente, o que acontece é que as pontas acabam recebendo menos proteção, e isso faz com que percam a hidratação mais facilmente.

Então, a hidratação capilar para as cacheadas e crespas passa por um cuidado especial. A dica é usar um shampoo mais suave, sem sulfatos, como o Hidratante, para não abrir tanto as cutículas e investir em uma máscara capilar potente, especialmente formulada para esse perfil de cabelo, como a Máscara Capilar Definição da B.O.B.

 

Trio Cachos em barra B.O.B

 

Cabelos com química

Tratamentos químicos costumam desequilibrar a dinâmica da fibra capilar e exigem um cuidado extra com a hidratação. Alisamentos e escovas progressivas, por exemplo, encapam os fios com substâncias que dificultam a troca de umidade com o ambiente – seja para receber água ou para descartar o excesso dela. Tinturas e procedimentos de coloração (ou descoloração) também mexem bastante com essa estrutura capilar, e pedirão que você cuide direitinho não apenas da hidratação, mas também da nutrição e da reconstrução dos fios.

Como precisam desse cuidado extra, uma sugestão é usar um shampoo que também trata os cabelos com química, como o Revitalizante, e  aplicar o tratamento de hidratação capilar com mais frequência, pelo menos uma vez na semana. Adote uma máscara capilar de hidratação que tenha função 3 em 1, como a Máscara Capilar Hidratação da B.O.B, que também age nutrindo e reconstruindo seus fios.

Como fazer uma hidratação em casa?

É possível cuidar da hidratação capilar de um jeito que se encaixa à sua rotina e ainda garante um cabelo com um visual bem cuidado. Mas se você quer saber como fazer uma hidratação profunda no cabelo de forma caseira, de um jeito parecido com o que se vê por aí nos salões de beleza, também é possível, sabia? Com os produtos certos ao seu lado, você pode realizar um tratamento intensivo de hidratação sem sair de casa. A gente montou um passo a passo pra você seguir, saca só como é tranquilo!

 

Mascara de hidratação B.O.B
  • 1º passo: O melhor jeito de começar é removendo resíduos e impurezas que estão nos fios, já que isso deixa as cutículas mais abertas e melhora a absorção de água e dos tratamentos. A dica é aplicar um shampoo antiresíduos, como o Detox, que conta com a força do carvão ativado para realizar uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo.
  • 2º passo: Depois da lavagem com shampoo, é hora de remover o excesso de água do cabelo. Experimente secar com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão: panos muito felpudos podem estimular o frizz e retirar umidade em excesso. Ah, e vá apoiando a toalha gentilmente sobre os fios, sem esfregar, e desembaraçando suavemente. Isso preserva a fibra!
  • 3º passo: Com os cabelos levemente umedecidos, aplique a máscara capilar nas mechas. Lembre que a máscara só vai do meio do fio até a ponta: não aplique na raiz e nem no couro, combinado? 
  • 4º passo: Agora é ter paciência e esperar uns 20 minutinhos para que a máscara possa agir. Depois disso, é só enxaguar os cabelos.
  • 5º passo: O toque final do seu ritual de hidratação capilar vem com a aplicação do condicionador: ele vai selar as cutículas dos fios e proteger a fibra, fazendo que os resultados do tratamento durem mais. Vá de Condicionador Hidratação Profunda da B.O.B, que já é formulado para cabelos ressecados ou equilibrados e vai reforçar os efeitos hidratantes das etapas anteriores. :)

Principais produtos para hidratação capilar

Você já notou que sua hidratação capilar depende de alguns produtinhos que são ótimos para essa função, né? Então, se liga aí em quais são eles!

 

A mão de uma mulher segurando produtos B.O.B
  • Máscara capilar: a máscara capilar é um produto bastante poderoso na ação de tratamento para fios ressecados ou danificados, agindo por dentro da fibra capilar. Por conta de tanta potência, ela não deve ser utilizada diariamente, o ideal é usar de 1 a 3 vezes na semana. Ela pode ter diversas funções, como hidratação, nutrição ou restauração. Se quiser saber tudo sobre elas, tenho outro post bem completinho sobre máscaras capilares!
  • Condicionador: o condicionador já atua de forma um pouco mais externa que a máscara, criando uma camada protetora que sela as cutículas. A pegada do condicionador é bem mais focada em dar acabamento ao cabelo e não tanto em tratamento, como a máscara.
  • Shampoo: o shampoo também faz parte da listinha de produtos que fazem parte do seu tratamento de hidratação capilar. A função dele é limpar os fios e o couro cabeludo, deixando as cutículas abertas e prontinhas para absorver todos os efeitos benéficos da máscara capilar e do condicionador.
  • Extras: você ainda pode complementar seu arsenal de hidratação capilar com alguns outros cosméticos que ajudam a preservar a umidade dos seus fios e podem ser utilizados paralelamente, como ampolas de hidratação, leave-ins, séruns e óleos hidratantes. Mas sempre tenha cuidado com o exagero, tá? 

 

Na verdade, um jeito legal de garantir que você está usando os produtos certos, na medida certa e do jeito certo é apostar em kits de cosméticos que foram desenvolvidos para atuarem juntos. Isso evita que você perca a mão e acabe carregando demais no uso de um ativo específico ou até aplicando produtos que não são ideais para seu tipo de cabelo.

As duplas, trios e kits da B.O.B são assim: eles foram montados com finalidades específicas, e já vêm com tudo o que você precisa para garantir o visual e a saúde dos seus fios. Tem pra todo mundo: a Dupla Cachos Hidratação, o Trio Cachos Hidratação, o Trio Detox e Hidratação e até o Kit Cachos Hidratados. E se você quiser montar um kit do seu jeitinho, também é fácil: nossa linha completa tem produtos para todos os tipos de cabelo!

Aliás, você já sabe, mas não custa lembrar: os cosméticos sólidos da BOB foram desenvolvidos especialmente para cuidar de você e da natureza de um jeito suuuper especial. Em formato de barras, eles são mais sustentáveis – economizam água e não geram nenhum tipo de lixo plástico – e veganos, cheios de ingredientes naturais extraídos com muita responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. 

Então, agora que você já sabe como fazer uma boa hidratação para o cabelo, vem de Waterless Beauty e garanta um autocuidado cada vez mais consciente e equilibrado para você e para o Planeta! Vem de B.O.B!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos