Leave-in pra cabelos cacheados: como usar e pra que serve?
O uso do leave-in pra cabelos cacheados é uma etapa importante na rotina de cuidados com os fios, independente do nível de curvatura. Afinal, além de produtos específicos na hora do banho, esses tipos de cabelo também precisam de um impulso extra pra ficarem definidos e modelados o dia todo — e esse é o papel do leave-in.
Esse produto é o aliado da finalização e, dependendo do tipo de leave-in que você escolher, ele pode até ajudar a esticar os tratamentos com os fios pra além do banho, deixando seus cabelos modelados e saudáveis. Escolher o leave-in perfeito pra sua rotina e pras suas necessidades com os seus cabelos pode ser um desafio, já que existem diversos formatos diferentes no mercado.
E é pra isso que eu cheguei aqui hoje: vou te contar tudo sobre esses tipos de produto e ainda te dar uma dica valiosa sobre o melhor leave-in pra cabelos cacheados. Segue aqui comigo!
O que é leave-in para cabelos cacheados e qual a sua finalidade?
Leave-in é um produto pra cabelo que foi feito pra ser “deixado” nos seus fios, sem precisar enxaguar como máscaras, condicionadores e shampoos pra cabelos cacheados. Geralmente, ele tem um toque extra de tratamento, cuidando dos seus fios ao mesmo tempo que ajuda a finalizar e modelar os cachos e as ondas.
Esse tipo de produto é perfeito pra selar as cutículas do cabelo e proteger ele contra ações externas, como o sol, equipamentos de calor, vento, poluição etc. Mas não se esqueça: existem vários tipos de leave-in e cada um deles oferece diferentes benefícios pros seus cabelos.
Leia mais: extrato de Shikakai: o aliado dos seus cachos no verão.
O tipo que eu mais gosto (e indico) é o leave-in em barra, por não usar água na fórmula, esse produto é mais prático e concentrado, oferecendo um tratamento e definição extra pros fios — sem contar que evita várias melecas no banheiro e na nécessaire. Deixa eu te contar um pouco mais sobre essa opção.
Leave-in em barra
O leave-in em barra é um produto multifuncional que evita o uso de ingredientes tóxicos e, na minha linha, não tem nada de embalagens plásticas. Além de poder ser usado de várias maneiras, por ser em barra ele dura muito mais tempo, cuida de verdade do seu cabelo com ativos naturais e não polui o Planeta com resíduos e mais plásticos.
E o meu Condicionador Modelador e Leave-in reúne todas essas qualidades! Ele pode ser usado durante e após o banho, e tem propriedades que ajudam a hidratar seus cabelos, eliminar o ressecamento e pontas duplas, além de definir, modelar e acabar com o frizz. Tudo isso sem a necessidade de nenhum ingrediente potencialmente tóxico. Perfeitinho, né?
Quais as vantagens de aplicar leave-in em cabelos cacheados?
As vantagens de usar o leave-in em cabelos cacheados, ondulados e crespos estão relacionadas tanto à saúde quanto à beleza dos fios. Pra começar, o produto ajuda a definir ainda mais as curvas, realçando a beleza natural dos fios.
Além disso, os leave-ins geralmente têm propriedades hidratantes também e isso ajuda a potencializar a maciez e prevenir o ressecamento dos fios. Assim, eles ajudam muito a diminuir o frizz e as pontas duplas. O meu leave-in 2 em 1 também pode ser usado como condicionador justamente por essa ação de hidratação que ele oferece, ou seja, além de cuidar do seu cabelo, ele facilita a sua rotina.
Qual a diferença entre o creme de pentear e o leave-in?
O leave-in e o creme de pentear podem gerar confusão porque os dois não precisam de enxágue. Só que o creme de pentear foi feito pra facilitar o desembaraçamento dos fios, ele também é usado depois do banho, quando o cabelo ainda está úmido e ajuda a evitar a quebra dos cabelos pela escova ou o pente. Como é mais denso, também ajuda a hidratar o cabelo, dar forma e, dependendo da composição, pode até nutrir os fios.
Já o leave-in já tem a função de alinhar os fios pra evitar aquele frizz que a gente não gosta e, no caso dos que são direcionados pra cabelos cacheados, a de definir bem a textura do cabelo. Ele também não precisa de enxágue e, diferentemente do creme, pode ser aplicado nos fios secos. Isso leva a uma outra diferença, enquanto o creme de pentear é só no formato creme, os leave-ins podem ser encontrados em diversos formatos, como creme, sérum ou spray — o meu leave-in é em barra, por exemplo.
E por serem diferentes, esses produtos podem ser usados juntos. O creme de pentear vem antes do leave-in e vale a pena escolher formulações mais leves pra evitar que o acabamento dos fios fique muito pesado, caso você não goste desse efeito.
Quem pode usar leave-in?
Notícia boa: todo mundo pode usar o leave-in. Esse produtinho funciona pra todos os tipos de cabelo, até pra quem não é cacheada. Isso porque ele também tem ações reparadoras e ajuda a selar as cutículas e pontas dos fios. Mas os cabelos com curvatura geralmente se beneficiam mais do leave-in por conta do efeito de definição que realça as ondas naturais.
Ah, e vale a pena prestar atenção no uso se você tem o cabelo mais oleoso. Nesses casos, principalmente, a aplicação deve ser mais restrita às pontas dos fios, porque, se aplicado na raiz, pode aumentar a oleosidade devido às propriedades hidratantes características desse tipo de produto.
Qual a frequência ideal para aplicar leave-in em cabelos cacheados?
O leave-in pode ser usado todos os dias nos cabelos cacheados, é só manter a aplicação no comprimento dos fios, sem aplicar na raiz e você pode reaplicar ao longo do dia se perceber que o efeito de definição e alinhamento dos fios não está do jeito que você gosta. O mais importante sobre a frequência é evitar usar muitas quantidades a cada aplicação e não usar no couro cabeludo.
Passo a passo para aplicar o leave-in em cabelos cacheados
Agora que você já entendeu as vantagens do leave-in pro cabelo cacheado, sabia que dá pra aplicar o produto de várias formas? Vou te contar sobre algumas finalizações pra cabelos cacheados que são facinhas de usar no dia a dia:
Dedoliss
- Com os fios úmidos, separe o cabelo em partes, na horizontal ou na vertical (como achar mais fácil).
- Agora, escolha uma das partes separadas pra começar o processo e passe leave-in nela. Depois, separe ela em mechas menores dessa e enrole cada uma delas com os dedos, soltando com cuidado.
- Repita o processo em todas as partes separadas e deixe o cabelo secar naturalmente.
A ideia de fazer os cachos com dedoliss é usar seus dedos como um babyliss. Essa técnica pode levar algum tempo, mas deixa os fios bastante definidos.
Com camiseta (ou plopping)
- Com os fios molhados, aplique o leave-in por todo o cabelo.
- Depois, pegue uma camiseta de algodão e vá amassando os fios de baixo pra cima.
- Aí é só esperar secar e pronto!
Esse processo dá uma boa definição pros cachos e ondas e é bem prático pro dia a dia. O uso da camiseta é pra reduzir o aparecimento do frizz que pode ser um problema caso você os fios só com as mãos.
Twists
- Com os fios ainda molhados, aplique o leave-in e separe os cabelos em mechas pequenas.
- Divida cada uma dessas mechas em duas e enrole uma parte na outra, formando um twist (fica torcidinho).
- Deixe secar dessa forma e, se preferir, pode dormir com os cabelos assim.
- Quando os cabelos já estiverem secos, separe os twists com as mãos com muito cuidado pra não causar frizz ou estragar a definição dos seus cachos.
Leave-in em barra como condicionador
Você sabia que meu leave-in em barra é 2 em 1 e pode ser usado como condicionador também? Pois é, eu queria que essa barrinha fosse superprática pro seu dia a dia e que respeitasse o Planeta — com ela, você economiza não só uma embalagem plástica, mas duas!
E pra usar como é bem fácil, olha só:
Como condicionador
- Depois de usar o shampoo, umedeça a barrinha de condicionador.
- Use a palma da mão de apoio e aplique a barra direto no cabelo, em movimentos circulares. Se preferir, você também pode esfregar a barrinha nas mãos até que ela solte um creme e aplicar esse resíduo de produto nos fios.
- Agora espalhe bem pelo comprimento dos fios, penteando o cabelo com os dedos ou um pente. Depois de 2 minutinhos, é só enxaguar bem.
Como leave-in
- Comece molhando bem a barrinha até que ela fique emoliente.
- Esfregue ela nas mãos até que ela solte um creminho.
- Escolha a forma como você quer finalizar os fios e pronto: é só ir aplicando esse creme nos cabelos e modelar como preferir.
Como escolher um bom leave-in?
Eu sou uma grande defensora dos cosméticos naturais, veganos e livres de crueldade animal. Esses tipos de produto dispensam o uso de sintéticos potencialmente poluentes e que ainda podem causar danos aos seus cabelos — como os sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones. E isso tudo também vale pro leave-in que você for usar pra finalizar os seus fios.
As fórmulas naturais vão fazer muito mais do que trazer definição, elas também vão ajudar a hidratar e nutrir seus cabelos enquanto deixam eles lindos durante o dia. Além da fórmula, o formato também é um ponto bem importante. Eu escolhi fazer tudo em barras porque, além de ser mais sustentável, é muito mais prático, o que facilita a rotina de cuidados com os cabelos cacheados. As barrinhas são fáceis de levar por aí, cabem em qualquer lugar sem pesar na mochila ou fazer aquela meleca que os líquidos podem causar.
Por isso, a minha dica é: na hora de escolher o seu leave-in pros cabelos cacheados, vai de leave-in natural e em barra. E se que tal dar uma chance pro meu Condicionador Modelador e Leave-in? Tenho certeza que depois que você experimentar a revolução em barras, nunca mais vai querer saber de cosméticos líquidos.