Shampoo para cabelo cacheado: entenda como usar

Shampoo para cabelo cacheado: entenda como usar

Cuidar dos cabelos cacheados exige cuidados e técnicas próprias para que suas belas curvas possam atingir seu potencial e exibir esse visual incrível por aí. Isso passa pela identificação correta do seu tipo de cacho, pela rotina ideal de lavagens e também pela escolha dos produtos mais indicados para esse tipo de cabelo, como um shampoo para cabelo cacheado. Quer saber mais? Continue lendo! 

 

Índice do conteúdo

Tipos de Cachos

Embora sejam semelhantes, nem todo tipo de cacho é igual, e entender isso é importante para reconhecer qual é o seu tipo de ondulação.

Talvez você não saiba, mas existe uma complexa tabela de classificação universal usada na indústria da beleza para categorizar os diferentes tipos de fios de cabelos: ela separa os fios por seu formato, e vai do 1 (os fios lisos) até o 4, os crespos.

O tipo de fio 2 é aquele que chamamos de ondulado, e mesmo dentro dessa categoria existem 3 subdivisões: 2A, 2B e 2C, de acordo com o grau de ondulação.

Da mesma forma, o tipo de fio 3 é chamado de cacheado, e também apresenta as variações 3A, 3B e 3C. Por último, o cabelo crespo fica com a classificação de número 4, e também conta com as versões 4A, 4B e 4C.

Vamos compreender quais as principais diferenças entre elas e como impactam na formação de cachos?

shampoo cacheado

Cabelo Ondulado

O cabelo ondulado é do tipo 2, e vem logo após os fios lisos na tabela de classificação. Ele costuma apresentar curvaturas suaves, em formato de S, e não é raro ouvir boa parte das mulheres que possui cabelo ondulado reclamando que seus fios não são “nem lisos, nem cacheados”. 

Isso ocorre especialmente com os ondulados 2A, cujas ondas são quase imperceptíveis, aparecendo mais nas pontas. Já os ondulados do tipo 2B possuem curvas mais definidas, que surgem do meio do comprimento até as pontas, e o perfil 2C já se confunde com o cabelo cacheado 3A, com suas ondas que se iniciam já na raiz e seguem bem marcadas até as pontas.

cabelo cacheado shampoo

Cabelo Cacheado 

Os cabelos cacheados se encaixam no tipo 3, sendo que a subcategoria 3A é a que tem cachos mais soltos e espaçados, que se confundem com um perfil ondulado 2C, a 3B tem cachos de curvatura média, mais definidos, e a versão 3C apresenta cachos bem acentuados e fechados, em formato de mola.

Na prática, os cabelos cacheados tendem a apresentar pontas um pouco mais secas, pois a oleosidade da raiz começa a encontrar certa dificuldade para descer até as pontas, devido às curvas do caminho.Também é comum que o cabelo cacheado forme um pouco mais de frizz do que os outros tipos de cabelo.

Qual é o melhor shampoo para cabelos cacheados?

Cabelo Crespo

Os fios crespos respondem pelo tipo de cabelo número 4, e são divididos também em três gradações - A, B e C - mas apresentam menos definição e são mais ressecados e frágeis que os cacheados, ondulados e lisos. 

Nos fios crespos, as curvaturas são muito pequenas, e geram um formato espiralado, que faz com que seja mais difícil reconhecer os cachos e pode causar grande dificuldade para que a oleosidade natural da raiz percorra todo seu comprimento.

Por conta disso, o cabelo crespo é o tipo que tem mais tendência ao ressecamento e à quebra, e incluir hidratações em sua rotina de cuidados é fundamental.

Transição Capilar

Muitas mulheres estão voltando a aceitar as características originais de seus cabelos, sejam eles ondulados, encaracolados ou crespo, e, assim, interrompendo o uso de químicas e tratamentos voltados a alterar a composição dos fios, como os alisamentos, e esse processo de retorno ao estado natural dos cabelos tem um nome: é a transição capilar

Só que esse período em que os fios começam a assumir seu visual natural é muito desafiador, pois os cabelos apresentam formatos diferentes durante a transição: enquanto vão crescendo, os fios mais próximos à raiz ficam em seu estado natural, podendo ser ondulados ou crespos, por exemplo; o restante do fio, continua sob ação da química, até as pontas. Assim, conforme o cabelo aumenta seu comprimento, ele acaba apresentando diferentes texturas e isso pode se tornar um problema para quem busca um visual mais homogêneo.

Sem ser totalmente liso ou cacheado, essa mistura dificulta o cuidado e a estilização das madeixas, e faz com que muitas mulheres se sintam mal com sua aparência, levando a uma queda da autoestima. Sem enxergar uma solução para a questão, muita gente acaba optando pelo chamado "Big Chop": um corte radical que tenta eliminar o comprimento do fio que ainda possui traços de química e manter somente a porção natural do cabelo – uma opção mais ousada e que não agrada a todas.

cabelo crespo

 

Cuidados com o cabelo cacheado

Já aprendemos que cada tipo de cabelo pede cuidados especiais, e com os cabelos cacheados, sejam eles ondulados, encaracolados ou crespos, não é diferente. De forma geral, uma das maiores preocupações com esse perfil de cabelo diz respeito à hidratação, que pode ser naturalmente mais difícil, exigindo atenção redobrada.

O formato dos cachos, em ondas, molas ou espirais, tende a reduzir a distribuição de oleosidade natural dos fios, especialmente do meio até as pontas, já que esse processo precisa percorrer um longo caminho e fazer muitas curvas para chegar até o final do fio.

Quando acontece o ressecamento dos fios, surge aquela temida aparência de cabelos mal cuidados, sem brilho. Como evitar? Cuidando dos cachos da forma correta! Veja algumas dicas:

  • Menos lavagens: ao contrário dos fios lisos, cabelos crespos e cacheados sofrem menos com oleosidade excessiva. Assim, você pode optar por menos lavagens semanais para mantê-los limpos, sem ressecamento. Duas a três vezes por semana deve ser o suficiente. 
  • Shampoo somente na raiz: como seus fios não recebem a mesma quantidade de óleo, apenas o couro cabeludo deve receber o produto diretamente. Conforme você for massageando a região, a espuma que escorre pela extensão dos fios faz o trabalho de limpar os cabelos.
  • Hidrate os fios: pode ser interessante aplicar máscaras ou condicionadores para garantir uma hidratação mais uniforme, mas apenas na extensão dos fios, e não na raiz. Desse modo, você equilibra os nutrientes do couro cabeludo e do comprimento. 
  • Use um shampoo para cabelo cacheado: como cabelos cacheados tem suas particularidades, utilizar um produto apropriado é importante para oferecer a nutrição necessária, limpar sem ressecar e ainda ajudar no visual ideal. Há muitas opções no mercado, e você pode pesquisar para saber qual é o melhor shampoo para cabelos cacheados no seu caso.

 

 cabelo cacheado

Shampoo para Cabelo Cacheado

Uma das melhores formas de oferecer a seus cachos o tratamento ideal é apostar no uso de um shampoo para cabelo cacheado. Esse tipo de produto é desenvolvido especialmente para oferecer toda a hidratação que os cachos demandam, e ainda cuida de outros aspectos importantes das madeixas, aumentando a umidade, higienizando, ajudando no crescimento, nutrindo e até mesmo controlando o frizz.

Além disso, o shampoo para cabelo cacheado também colabora com uma melhor definição dos cachos, destacando essa característica do fio. Existem diversas opções de shampoo para cabelo cacheado no mercado, e cada formulação considera um perfil de cabelo diferente, dos ondulados, passando pelos cacheados, e até os crespos. 

É importante identificar qual é seu perfil capilar e buscar o produto que melhor se encaixa com seus cabelos: cabelos crespos e cacheados podem precisar de fórmulas mais umectantes e nutritivas, já que sofrem mais com ressecamento e quebra, enquanto cabelos ondulados podem se dar bem com shampoos mais leves, à base de extratos vegetais, pois conseguem se manter hidratados por mais tempo.

Sendo assim, é sempre difícil afirmar qual é o melhor shampoo para cabelos cacheados, mas existem alguns produtos no mercado que têm uma  ótima reputação entre as donas de cachos. Um deles, por exemplo, é o shampoo para cabelo cacheado Salon Line, com sua linha #todecacho, que apresenta versões com Babosa, Vinagre de Maçã, entre outras. 

Outro produto com boa aceitação é o shampoo para cabelo cacheado Seda Cachos Definidos, com aromas orientais, frutais e um toque de âmbar. Já o shampoo para cabelos cacheados Bio Extratus também possui uma fórmula que previne o ressecamento, dando brilho e ajudando na definição dos cachos.

Shampoo e Condicionador para cabelos cacheados

O uso de um shampoo para cabelo cacheado juntamente de um condicionador apropriado potencializa ainda mais os efeitos de cuidado e estética que os cachos precisam. Sendo assim, muitas marcas têm desenvolvido produtos nesse sentido, visando oferecer soluções completas para quem quer dar o melhor tratamento para seus cachos.

A B.O.B., por exemplo, apresentou recentemente seu Kit Cachos, composto por Shampoo Hidratante, perfeito para cabelos cacheados, e um Condicionador Modelador, que fornece o acabamento desejado, ressaltando a curvatura dos fios.

Kit Cachos da B.O.B.

O Kit Cachos da B.O.B. é uma solução completa e natural para o cuidado dos cabelos cacheados.  Com a ação combinada dos óleos de Buriti e Pracaxi, o Shampoo Hidratante limpa o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, potencializa a hidratação dos fios, que permanecem saudáveis e nutridos desde a raiz. A Manteiga de Murumuru complementa a hidratação, auxiliando também a reduzir o frizz e as pontas duplas.

Já o Condicionador Modelador é uma fórmula estilo 2 em 1, que pode ser usada durante e após o banho, como condicionador e leave-in. A Queratina Vegetal e a Manteiga de Manga de sua composição revitalizam os fios ressecados e regulam o volume, definindo os cachos e eliminando o frizz. Esses ingredientes, que já são super hidratantes, se combinam com o Pracaxi e Óleo de Buriti do Shampoo Hidratante, e oferecem uma hidratação ainda mais profunda aos cachos, dando mais brilho.

Além desses ingredientes naturais incríveis, o Kit Cachos da B.O.B. ainda tem outros diferenciais que oferecem um cuidado extra com seus cabelos e com o planeta: assim como todos os outros produtos da B.O.B., o Shampoo Hidratante e o Condicionador Modelador são produtos sólidos, em barra, e isso faz toda a diferença, já que evitam o uso de embalagens plásticas, economizam água em sua produção e ainda rendem mais.

A B.O.B. traz muito mais sustentabilidade para a rotina de cuidados com seus cachos: são produtos veganos, recicláveis, livres de crueldade, biodegradáveis e não usam nenhum tipo de plástico. Na verdade, apenas o uso do Kit Cachos B.O.B. já substitui o uso de até 5 garrafas plásticas de outros shampoos e condicionadores líquidos!

Seus cachos e o planeta merecem toda a atenção possível: cuide deles com todo carinho com os produtos da B.O.B.!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos