Como usar queratina vegetal nos cabelos.

Como usar queratina vegetal nos cabelos.

Ela é a queridinha do momento e pode ser exatamente o que falta pros seus cabelos ficarem saudáveis.

A queratina é uma proteína natural do nosso corpo e está presente nos cabelos e nas  unhas. Ela é responsável por manter os fios fortes e saudáveis, já que cria uma barreira mecânica de impermeabilização e retém a hidratação. Sua ação é basicamente proteger os fios e ainda preencher falhas que podem ter acontecido por conta de danos externos. 


Eu já dei mais detalhes sobre os diferentes tipos de queratina e suas funções no post “Queratina vegetal: hidratar sem maltratar!”, dê um check por lá pra ficar por dentro. Abaixo você vê como usar a proteína pra cuidar dos seus cabelos e quais produtos incluir na sua rotina de hair care. Vem comigo?

Índice

Como descobrir se meu cabelo precisa de queratina? 

Antes de começar a aplicar queratina nos cabelos, é importante descobrir se seus fios realmente estão precisando dessa proteína. Então, pega o bloquinho aí e já começa a anotar. 

mulher olhando seu reflexo em espelho

Se você percebe que seus cabelos estão:

  • Muito ressecados e opacos.
  • Com pontas duplas em excesso.
  • Quebrando com bastante facilidade.
  • Embaraçando muito e com mais frizz do que o habitual.

Seus cabelos precisam de queratina! Esses são sintomas de fios que estão fracos e bastante danificados, e essa proteína vai ajudar a restaurar, fortalecer e proteger eles. 


Leia também: Shampoo para queda de cabelo: como escolher o produto e tratar o problema.

Tudo em excesso faz mal!

Ah, mas não exagere na queratina. O excesso dela nos cabelos pode causar danos e queda capilar. Por isso, ficar atenta aos sinais que seus fios estão dando é essencial. Se você percebe apenas um leve ressecamento ou algumas pontas duplas, talvez você precise apenas apostar em uma hidratação. Ou se seus cabelos estão apenas um pouco opacos e sem brilho, o caminho pode ser um tratamento de nutrição.


Leia também: Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber.


A reposição de queratina de uma forma mais profunda só é indicada pra fios que estão bastante danificados e sem vida. Então, não se desespere e analise com calma a situação do seu cabelo. E tudo isso não quer dizer que você não possa usar com frequência produtos que possuam queratina em sua composição. Estou falando de tratamentos que usam essa proteína quase pura nos fios, o que acaba sendo uma ação mais profunda mesmo e pede por mais cuidado na hora do uso.

Qual é o melhor jeito de usar queratina vegetal nos cabelos?

Levando todos os pontos acima em consideração, o melhor jeito de usar é apostando em produtos que já tenham a queratina vegetal em suas fórmulas. Desse jeito, você garante que está usando a quantidade certa e ainda faz uma manutenção frequente da saúde dos cabelos, sem precisar esperar que eles peçam por um tratamento intensivo pra voltarem a ficar saudáveis. 

mulher usando condicionador sólido nos cabelos úmidos

Dá pra encontrar com facilidade condicionadores e máscaras capilares que levem queratina na fórmula, mas também já existem alguns shampoos que também trazem essa proteína na sua composição. 


Eu sempre gosto de lembrar por aqui de como é importante levar em consideração a produção, uso e descarte dos produtos que compramos, e isso vale também pra nossos itens de beleza. Então, na hora de comprar o seu tratamento com queratina, não esqueça de procurar por aqueles que possuem a queratina vegetal, que sejam veganos, livres de crueldade animal, naturais e plastic free. 


E, calma, não é difícil encontrar produtos PER-FEI-TOS e que cumpram com todos esses requisitos: minhas barrinhas fazem tudo isso e muito mais.


Leia mais: Corte químico: o que é, tratamento e como evitar.

Cosméticos naturais em barra com queratina vegetal.

A seguir, te apresento minhas barrinhas com queratina vegetal na composição, que chegaram pra você incluir esse ativo na rotina de hair care sem exagerar na dose. Então, se seus cabelos estiverem ressecados, quebradiços, com muitas pontas duplas e super opacos, pode apostar nessas barras que vão ajudar na recuperação. Mas, se você quer fazer a manutenção da saúde dos seus fios… pode confiar nelas também!


O Shampoo Revitalizante é 3 em 1: hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza. Ele traz uma combinação de proteína de trigo micronizada com a vitamina B5, mais os óleos e manteigas vegetais que garantem reparação e reposição de todos os nutrientes pros seus fios. Assim, seus cabelos já começam a ficar mais saudáveis desde a limpeza. 

E pra quem não abre mão de uma boa máscara capilar, a de Hidratação não pode ficar de fora do seu banho. Perfeita pra todos os tipos de cabelo, ela é hiper-concentrada e nutre, hidrata e fortalece os seus fios de uma só vez. A fórmula conta com a proteína de quinoa, que restaura a queratina dos fios e o óleo de argan, que é rico em ômegas e ajuda a combater o frizz. Por fim, o mel de yacon confere um brilho intenso aos cabelos.

Mascara de Hidratação Profunda da B.O.B

Pra finalizar esse banho restaurador, o Condicionador Modelador fecha a cutícula dos seus fios. Ele é mais indicado pra cabelos ondulados, cacheados e crespos, mas pode ser usado também por outros tipos de cabelo. Além de condicionar de forma profunda enquanto modela os cabelos, ele também é 2 em 1 e pode ser usado depois do banho como leave in.

Viu só como é fácil incluir a queratina vegetal na sua rotina de cuidados capilares sem perder de vista a sustentabilidade?

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos