Cuidados com a saúde íntima durante o verão.
Dicas pra evitar fungos e bactérias indesejadas na sua região íntima.
Ai ai, nada como o verão, né? Aproveitar os dias quentes na beira da piscina ou do mar, sentindo uma brisa gostosa e o sol na pele. Mas, pra você conseguir relaxar de verdade, a saúde íntima tem que estar em dia. Ninguém merece querer curtir o verão e estar com qualquer sensação desconfortável. Os cuidados com a região íntima são hábitos simples que se encaixam até nas rotinas que estão em ritmo de festa.
Vem comigo e pega essas dicas práticas pra conseguir aproveitar o seu verão sem preocupações.
Índice
• Roupas leves e secas.
Fique de olho nos fungos e bactérias.
O clima quente é mais propício pra proliferação de fungos e bactérias de forma geral. Na região íntima, então, nem se fala. A combinação de calor e umidade é um prato cheio pro aparecimento desses microorganismos que podem causar coceiras, alergias e outros desconfortos na região íntima.
O primeiro passo pra uma vulva saudável durante os dias de calor é manter a sua rotina de higiene em dia, se lembrando sempre de usar produtos próprios pra região e que não tenham perfumes exagerados - você sabia que cheiros fortes são os principais indicativos de problemas íntimos? Fora o básico, algumas outras práticas também vão te ajudar a deixar os fungos e bactérias nocivos pra sua sua vulva bem longe.
Leia mais: Séries e filmes que falam sobre saúde íntima.
As roupas são muito importantes!
Se vamos passar o dia todo (e a noite) com elas, precisamos prestar bastante atenção no que estamos usando, né? As roupas são responsáveis por deixarem ou não nossa pele respirar, além de poderem proporcionar mais conforto e, claro, expressarem a nossa identidade e estilo. Quando falamos de região íntima, as roupas têm o papel essencial de permitir que a região esteja arejada. O confinamento em peças apertadas e pouco respiráveis propicia a proliferação de bactérias, o surgimento de cheiros indesejados e pode até causar algumas infecções.
Roupas leves e secas.
O segredo pra curtir os dias de verão sem se preocupar com a sua região íntima é apostar em tecidos leves e estar sempre o mais seca possível. Roupas íntimas de tecidos sintéticos, como nylon ou renda, aumentam ainda mais a umidade da região, deixando tudo abafado; já as de algodão (fibra natural) permitem que a sua vulva respire durante o dia. Ah, sempre que puder, durma sem calcinha - essa prática dá uma trégua pra sua região íntima.
Voltou da praia ou saiu da piscina? Fique de olho no biquíni! Assim que puder, troque a roupa molhada por uma seca. A umidade em excesso na região causa abafamento e o surgimento de bactérias e fungos causadores de infecções. Claro, ninguém precisa sair correndo pra trocar de roupa a cada vez que sair de dentro da água, mas também não vale ficar 24/7 de biquíni molhado.
Não esqueça da higiene.
Depois de um dia inteiro em contato com areia, sal e cloro, sua vulva precisa de uma atenção especial. Faça a higiene da região com um sabonete próprio e que traga o equilíbrio perfeito entre limpeza e cuidado. E é aí que o B.O.B Íntimo entra: ele é o meu sabonete íntimo em barra desenvolvido pra limpar com suavidade, mantendo o pH equilibrado, trazendo uma sensação de frescor e não mascarando os cheiros naturais da sua vulva.
Na hora do banho, passe o sabonete nas mãos e aplique a espuma na região, se mantendo apenas na vulva, que é composta dos lábios internos e externos, clitóris e a região de abertura da vagina. No canal vaginal não devemos aplicar nenhum tipo de produto limpante, essa região já possui um sistema natural que excreta tudo o que é ruim.
Leia também: A revolução na higiene íntima: autoconhecimento é autocuidado!
Você tem outras dicas de como cuidar da saúde íntima no verão? Deixa aqui nos comentários. Até o próximo post!
Referências:
Saúde íntima - Cuidados indispensáveis no verão | Dra. Sibele Klitzke
Saúde íntima requer mais cuidados no verão | UFMG
Cuidados com a saúde íntima da mulher no verão | Central de Consultas