Menos é mais: conheça o minimalismo e saiba como começar

Menos é mais: conheça o minimalismo e saiba como começar

As dicas que você precisa pra começar a ter uma rotina minimalista. 

Quantas vezes nessa semana você se pegou querendo comprar (ou efetivamente comprando) qualquer coisa? Pode ser uma blusinha, uma xícara, qualquer coisa mesmo. E quantas vezes você parou pra pensar se você realmente precisava daquilo? Na nossa sociedade, fomos educadas a sempre querer mais e fazer compras de forma rápida e impensada. Só que esse ciclo já trouxe diversos malefícios pro nosso Planeta. 

Uma solução pra frear o desperdício e o descarte em excesso é apostar num estilo de vida minimalista. Segue aqui que vou te contar tudinho sobre esse tema. 

Índice

O que é minimalismo?

O minimalismo é uma filosofia de vida que defende que podemos encontrar mais bem-estar e satisfação pessoal mantendo só o essencial e eliminando qualquer excesso. Isso significa que, ao invés de colecionar e adquirir coisas, o minimalista compra apenas o necessário e vive com o mínimo de coisas possíveis, se desfazendo de qualquer coisa que não seja mais usada. Esse processo também deixa sua casa - e até a sua vida - mais organizada e livre de acúmulos. 

A pergunta que guia todas as escolhas de um minimalista é “eu realmente uso ou preciso disso?”, a partir da resposta, quem leva esse estilo de vida consegue decidir entre manter ou desapegar de alguma coisa e até entre comprar ou não algo. 

cosméticos em barra ideais para rotina minimalista de cuidados com o cabelo

Como ser minimalista?

Pra se tornar uma pessoa minimalista é essencial entender que as coisas não fazem de você quem você é. Você não é o que você tem! A partir desse pensamento, você consegue desapegar daquilo que não te serve mais e pensar melhor nas escolhas que faz na hora de comprar coisas novas. Isso significa que ser minimalista também é consumir conscientemente, tá?

Leia mais: Consumo consciente: como suas escolhas de consumo tornam o mundo melhor.

Agora, talvez tenha surgido aquela perguntinha “como desapegar de várias coisas vai me fazer ter mais bem-estar?”. Quanto mais coisas temos, mais esforço e tempo é necessário pra manter tudo organizado, bem cuidado e em dia. Quando você reduz essa quantidade de coisas a cuidar, as obrigações reduzem, cuidar da sua casa e do seu espaço é mais fácil e o ambiente também fica mais leve. E, seguindo a lógica, se você reduz o tempo que passa limpando, cuidando e organizando coisas, também te sobra mais tempo pra viver e fazer o que quiser. 

Um checklist rápido pra aderir ao minimalismo.

Pra te ajudar a dar o primeiro passo em direção a uma vida mais minimalista, separei aqui alguns passos que você pode seguir:

  1. Organize um cômodo de cada vez. Comece com o seu quarto; especialmente os armários - eu sei, o guarda-roupas é sempre a pior parte, mas se você se desapegar de algumas coisas, ele vai ficar muito mais fácil de arrumar.
  1. Deixe somente aquilo que você precisa, gosta e usa. Ao olhar pras suas coisas, se pergunte se cada item é realmente essencial. Se você pode viver sem ele, está na hora de dizer adeus. Isso vale pra objetos de decoração, livros, utensílios, peças de roupa, etc. Ah, nada de jogar as coisas direto no lixo, tente doar ou vender antes.
  1. Caminho livre! Nada de deixar um monte de coisas pelo chão ou móveis que obstruam a sua passagem. Se qualquer coisa está atrapalhando a sua movimentação em casa, tente mudar de lugar, se mesmo assim não existir um lugar pra ela: doe ou venda. 
  1. Compre menos, com mais qualidade e use até o final. Pense bem antes de comprar se você já não tem algo igual ou parecido e se aquilo vai ser necessário na sua rotina. Por exemplo, se comprar uma blusa básica preta, não compre outra em pouco tempo. Use aquela blusa de forma completa até que ela não sirva mais ou não seja mais usada por você. Isso serve pra outros itens também, tá? 
  1. Edite e elimine. Depois de algumas semanas ou meses, olhe tudo de novo pra evitar acúmulos. Na maioria das vezes, você descobrirá que ainda existem coisas que podem ser simplificadas ainda mais. Isso se encaixa muito pra roupas também, que acabam sendo nosso maior acúmulo. Uma dica legal, caso você fique em dúvida sobre alguma coisa, é colocar ela de uma forma estratégica no seu armário, se for uma blusa: dobrada de uma forma diferente das demais, se for uma xícara, em uma prateleira diferente. Se aquele item continuar da mesma forma depois de alguns meses, você não precisa dele. 

Leia também: Eletrônicos e sustentabilidade: você precisa mesmo de um novo celular?

Ah, o minimalismo não é sobre se obrigar a viver com pouco, é sobre viver com o suficiente pra VOCÊ viver melhor. E esse melhor dependerá de cada pessoa. Esse processo também é super gradual, por isso que existe o step de edição, a cada momento desses você vai se sentindo mais confortável em tirar algumas coisas da sua rotina.

Pessoa manuseando cosméticos em barra

Rotina de beleza minimalista.

Sua rotina de cuidados pessoais e de beleza também pode ser minimalista. Isso quer dizer comprar menos coisas desnecessárias e também quer dizer comprar produtos que sejam mais multifuncionais, durem mais tempo e causem menos impactos negativos pro Planeta. Um primeiro passo legal é apostar em cosméticos em barra, tipo os meus. 

Trocando garrafas por barras você ganha exatamente o que é minimalismo: uma rotina mais prática, mais leve, com produtos multifuncionais, que duram mais tempo, que não usam embalagens plásticas e ainda entregam apenas os melhores ingredientes naturais. Além delas serem minimalistas em fórmula e produção, elas trazem o minimalismo pro seu banho.

Se liga nas opções:

  • Shampoos, condicionadores e máscaras capilares pra cuidar dos seus fios.
  • Sabonetes e esponjas faciais pra deixar o skin care em dia.
  • Desodorante em barra e sabonete íntimo pra cuidar do seu corpo.
  • Vários acessórios pra você armazenar e levar suas barrinhas por aí.

Faz uma tour pelos meus produtos, tenho certeza que você vai encontrar as barrinhas perfeitas pro seu cabelo e pra sua pele.

E aí, já tá expert em minimalismo, né? Deixa aqui nos comentários como você deixa a sua rotina minimalista.

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos