dermatite seborreica

O que é dermatite seborreica?

Oleosidade excessiva, descamação e irritação: se você está sentindo esses sintomas no couro cabeludo — ou no rosto ou no corpo — pode ser dermatite seborreica! Esse problema crônico é mais comum do que parece e mesmo que ele não tenha uma cura, dá pra reduzir e controlar a dermatite. Inclusive, deixa eu te dar um spoiler do que vamos ver aqui hoje: o seu shampoo pode ser uma das causas da sua dermatite! 

Segue aqui pra entender tudo sobre dermatite seborreica e como tratar esse problema pra deixar a sua pele mais saudável e você mais confortável. 

Índice

  • O que é dermatite seborreica?

    • Dermatite seborreica e caspa são a mesma coisa?

    • Causas da dermatite seborreica.

    • Principais sintomas da dermatite seborreica.

  • Como prevenir o aparecimento da dermatite seborreica.

  • O melhor tratamento da dermatite seborreica.

    • Como escolher shampoo pra dermatite seborreica?


O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta principalmente áreas ricas em glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, rosto e parte superior do corpo. Ela pode ser causada por conjunto de fatores genéticos, hormonais e ambientais, no couro cabeludo, por exemplo, a presença do fungo Malassezia geralmente está associada à dermatite. 

Ah, dermatite não é uma condição que aparece só em adultos, tá? Nos bebês ela é conhecida como crosta láctea e aparece como escamas oleosas e amareladas no couro cabeludo. Já nos adultos, a dermatite seborreica pode variar de leve a grave e pode ter períodos em que aparece mais e menos. Estresse, mudanças climáticas e até certos produtos de cuidado pessoal podem agravar os sintomas. 

Dermatite seborreica e caspa são a mesma coisa?

É bem comum que a gente confunda a dermatite seborreica e a caspa, só que elas não são exatamente a mesma coisa, mas podem sim estar relacionadas. A caspa é uma forma leve de dermatite seborreica que afeta principalmente o couro cabeludo. Ela se manifesta como descamação e coceira, sem a presença significativa de inflamação ou vermelhidão. A caspa é um problema super comum e pode ser causada por estresse, clima seco e até os produtos que você usa. 

Já a dermatite seborreica, como a gente já viu, é uma condição inflamatória crônica que pode afetar várias áreas do corpo. Além da descamação, ela causa inflamação, vermelhidão e oleosidade excessiva Dá até pra dizer que a caspa pode ser mais um sintoma da dermatite, mas de forma geral, ela é um problema mais leve e pontual, enquanto a dermatite é crônica e nunca some completamente. Entender a diferença entre as duas vai te ajudar a entender o melhor tratamento pra você.

Leia mais: Como tratar cabelo com caspa?

Causas da dermatite seborreica.

Como já citei, a dermatite seborreica é uma condição multifatorial, isso significa que ela pode ser causada por várias coisas diferentes. Ainda não é possível dizer uma causa exata pra esse problema, mas dá pra associar o surgimento dele com uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Vou listar alguns dos mais comuns:

  • Genética: a predisposição genética pode tornar algumas pessoas mais suscetíveis à dermatite seborreica. Se alguém da sua família tem, é possível que você desenvolva também. 
  • Fungos: o fungo Malassezia é outra causa bem comum pro surgimento da dermatite, já que ele pode causar inflamação na pele.
  • Hormônios: alterações hormonais, especialmente durante a puberdade, gravidez e menopausa, podem agravar a dermatite.
  • Estresse: o estresse físico e emocional também podem desencadear ou piorar os sintomas. 
  • Clima: o frio extremo e a baixa umidade podem agravar a condição, já que a pele tende a ficar mais seca e irritada nesses períodos.
  • Produtos de cuidado pessoal: os shampoos sintéticos comuns costumam usar ingredientes bastante agressivos pra pele e que podem colaborar pro aparecimento (ou piora) da dermatite seborréica.

Principais sintomas da dermatite seborreica.

Assim como as causas, os sintomas da dermatite seborréica podem variar bastante, principalmente de leves a graves, e ainda têm uma tendência de período mais intensos e outros mais “tranquilos”. Reconhecer os sinais e sintomas é essencial pra um diagnóstico e pra conseguir encontrar o melhor tratamento pra você. Anota aí os principais sintomas:

  • Descamação: aparecimento de escamas brancas ou amareladas, oleosas ou secas, que podem se desprender da pele. A descamação é mais comum no couro cabeludo, mas pode afetar outras áreas como sobrancelhas, pálpebras, laterais do nariz e orelhas.
  • Vermelhidão: está com o couro cabeludo ou outras regiões vermelhas sem ter se exposto muito ao sol ou causado qualquer outra lesão na pele? Pode ser dermatite!
  • Coceira: a coceira pode variar de leve a intensa e é um sintoma comum. Mas atenção: coçar as áreas afetadas pode piorar a inflamação e levar a infecções.
  • Oleosidade: a oleosidade é um sintoma bastante comum e ela colabora ainda mais pra descamação e pra piora da dermatite. 
  • Lesões cutâneas: além da descamação e vermelhidão, podem surgir lesões elevadas e inflamadas na pele, que podem ser dolorosas ao toque.
  • Sensibilidade: a pele pode ficar mais sensível e reagir de forma exagerada a produtos de cuidado pessoal, como shampoos e sabonetes.
  • Fissuras: em casos mais graves, a pele pode desenvolver fissuras ou rachaduras, especialmente em áreas que sofrem maior atrito.
  • Alteração na textura da pele: a pele nas áreas afetadas pode apresentar uma textura áspera ou irregular.

Leia também: Banho quente faz mal? Vem entender mais sobre!


Como prevenir o aparecimento da dermatite seborreica.

Se você tem predisposição na família ou já passou por um período de dermatite, existem algumas práticas diárias que você colocar na sua rotina pra prevenir o aparecimento dela. Claro, essas dicas não vão curar a sua dermatite, nem impedir totalmente que ela volte ou apareça, mas são ótimos jeitos de reduzir um pouco os danos e prolongar os períodos livres da dermatite. Olha só: 

  • Higiene adequada: lave os cabelos regularmente usando um shampoo adequado e livre de químicos agressivos. Os shampoos naturais podem ser uma ótima escolha! 
  • Produtos de cuidado pessoal: falando em químicos agressivos, evite produtos que contenham álcool, sulfatos, parabenos e fragrâncias fortes, eles podem ser ainda mais irritantes e agressivos pra pele.
  • Clima e umidade: proteja a pele contra condições climáticas extremas. No inverno, use umidificadores pra manter o ar dentro de casa úmido e evite banhos muito quentes.
  • Cuidado com o sol: a exposição excessiva ao sol sem a proteção correta nunca é indicada. Em casos de dermatite, ela pode deixar a pele ainda mais sensibilizada, além de poder queimar e causar mais descamação.
  • De olho nos acessórios: Mesmo que no verão seja importante cobrir o couro cabeludo pra proteger do sol e no inverno também seja legal usar uma touca pra proteger contra o frio extremo, tome cuidado com os tecidos. Prefira aqueles mais respiráveis, como o algodão, que não vão abafar a região e causar ainda mais oleosidade.
  • Evite usar muitos finalizadores: produtos como géis, sprays e mousses podem acumular no couro cabeludo e agravar os sintomas. Use com moderação e escolha fórmulas leves.

O melhor tratamento da dermatite seborreica.

Tratar a dermatite seborreica pode ser um desafio, eu sei! Principalmente se a gente considerar que ela é uma condição crônica que não tem exatamente uma cura. Justamente por isso, destaco aqui a importância de um acompanhamento médico. Só um dermatologista vai poder te indicar o melhor tratamento pra sua condição e te ajudar a controlar de verdade a sua dermatite. 

Além do tratamento dado por um médico, as dicas que dei no tópico anterior também devem te ajudar a controlar um pouco esse problema, principalmente a higiene com os produtos adequados. Use shampoos que sejam próprios pro controle da oleosidade, mas que não façam uma limpeza agressiva que pode piorar a sua condição. Aqui, vou destacar o que falo sempre: fórmulas naturais vão ser melhores pra você do que as sintéticas.

Os shampoos líquidos sintéticos comuns que encontramos no mercado são cheios de ativos químicos irritantes. Um dos mais usados é o sulfato e esse agente de limpeza tende a ser super agressivo pra pele, podendo agravar ainda mais a sua dermatite e até colocar você num estado de efeito rebote. Quanto mais você lava o seu cabelo pra tentar controlar a oleosidade, caspa e irritação causadas pela dermatite, mais a pele apresenta esses sintomas tentando se proteger dos ativos agressivos que você está usando pra limpar ela. É um ciclo vicioso que não acontece com os shampoos naturais!

Como escolher shampoo pra dermatite seborreica?

Antes de te indicar alguns shampoos, gosto sempre de ressaltar: essas fórmulas são cosméticas! Apesar de ajudarem sim a reduzir alguns sintomas e a cuidar do seu cabelo e couro cabeludo, shampoo não é medicamento. Só um médico dermatologista vai poder te indicar um tratamento real contra a dermatite que vai agir na causa da problema, não apenas controlar os sintomas, tá bem?

Dito isso, agora sim posso te indicar alguns dos meus shampoos naturais que vão limpar o seu couro cabeludo sem ressecar ou irritar. Eles são feitos com fórmulas naturais e livres de ativos agressivos, além de serem veganos e livres de crueldade animal. O formato em barra faz com que eles tenham 5x mais ativos, tornando eles mais concentrados e oferecendo um tratamento profundo pros seus cabelos — além de durarem muito mais tempo.

As minhas fórmulas mais indicadas pra quem lida com dermatite, oleosidade excessiva ou caspa são:

    • Shampoo Detox: melhora a circulação do couro cabeludo e estimula o crescimento dos fios, além de remover toxinas e impurezas. Ele tem um efeito antipoluição que deixa o couro cabeludo livre de obstruções. Além disso, ele reduz a descamação do couro cabeludo e usa Carvão Ativado e Argila Preta na fórmula, que fazem uma limpeza profunda sem ressecar.

    • Shampoo Purificante: é um shampoo antirresíduos que faz uma limpeza profunda e ainda controla a oleosidade sem ressecar os fios e previne a queda capilar. Os cabelos ficam limpos e soltinhos! Ele usa Argila Verde e Óleo de Palmiste que limpam, controlam a oleosidade e ainda deixam os cabelos leves e brilhantes.

Já deu pra perceber que meus shampoos em barra são a melhor opção pra deixar seus cabelos fortes e saudáveis, né? Vem conhecer toda minha linha pra cabelos e faça parte da revolução em barras!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
edição limitada
ver todos os produtos