Por que a pele resseca no frio?

Por que a pele resseca no frio?

O inverno está chegando por aqui e as baixas temperaturas trazem muito mais do que maratona de filmes embaixo das cobertas, né? O ressecamento da pele do rosto, corpo e lábios é super comum nesta época do ano, já que a combinação de ar frio e seco, ventos fortes e banhos super quentes acaba causando a perda de umidade da pele, resultando na pele seca, áspera e, em alguns casos, até rachada e dolorida.

A boa notícia é que dá pra prevenir e resolver o ressecamento da pele de um jeitinho bem fácil: com uma rotina de cuidados diários consistente e super hidratante. Vem comigo nesse conteúdo saber tudo sobre a pele ressecada no frio e aprenda como cuidar dela da melhor forma!

Índice

  • O impacto frio na pele.

    • Por que é importante hidratar a pele no frio?

  • O que causa o ressecamento da pele no frio?

    • Sinais de que sua pele está ressecada por causa do frio.

  • Como prevenir o ressecamento da pele por causa do frio?

  • Como tratar a pele ressecada no frio?

    • Os melhores produtos pra cuidar da pele ressecada no frio


O impacto frio na pele

Durante o inverno, a baixa umidade do ar contribui pro ressecamento na pele, deixando ela mais suscetível a rachaduras e descamação. O problema da pele seca no inverno é super comum e pode afetar especialmente as pessoas que já têm uma predisposição ao ressecamento. Essa falta de umidade no ar acaba afetando a hidratação natural da pele, deixando a sua barreira cutânea comprometida.


Ah, a exposição ao vento muito frio também pode agravar o ressecamento na pele, viu? O vento acaba retirando a camada lipídica da pele, que é responsável por manter a sua hidratação em dia. Isso pode deixar a pele rachada e causar desconforto,além de coceira e irritação. E não é só a pele que do rosto ou do corpo que pode sofrer com o frio, os lábios são os mais afetados e mostram sinais mais aparentes desse ressecamento. Essa pele ao redor dos lábios é fina e muito vulnerável, fazendo com que ela precise de uma proteção extra nos dias frios. Por isso, a aliada número 1 da pele do corpo todo durante o inverno é a hidratação! 

Leia mais: Cuidados com o cabelo e a pele no inverno.

Por que é importante hidratar a pele no frio?

Como deu pra perceber, o frio acaba afetando muito a nossa pele por impedir que a nossa hidratação natural se mantenha na pele, então ela pode precisar de uma forcinha extra pra se manter bonita e com o ressecamento bem longe. A hidratação na pele seca vai ajudar a restaurar a barreira protetora da pele que fica prejudicada, além de prevenir a perda de umidade e ajudar a manter a pele macia e flexível. E isso vale pros seus lábios também, tá? 


Além de manter a sua pele bonita e saudável, a hidratação também ajuda a prevenir outros problemas de pele causados pelo ressecamento em excesso, como a pele rachada. Essa falta de umidade pode comprometer a função de barreira natural da pele, o que aumenta o risco de infecções e inflamações. E aqui também é importante já falar em prestar atenção nos ingredientes que você está usando. Produtos sintéticos acabam levando vários ingredientes potencialmente nocivos que podem acabar colaborando pro ressecamento, ao invés de acabar com ele. Então, opte por fórmulas mais naturais e que contenham óleos e manteigas vegetais que vão realmente hidratar a sua pele. 

O que causa o ressecamento da pele no frio?

O ressecamento da pele no frio pode ser causado por vários motivos, tanto os que estão mais relacionados ao ambiente, como o excesso de frio e vento, quanto a hábitos do nosso dia a dia que talvez a gente nem perceba que possam estar impactando a saúde da nossa pele. Já falei um pouquinho no começo desse blog como a baixa umidade do ar e os ventos em excesso podem impactar a sua pele, mas aqui vão alguns outros pontos pra ficar de olho:

  • Uso de aquecedores internos em excesso: eu sei, no friozinho a gente acaba precisando de uma ajuda extra pra se manter quente, mas o uso excessivo dos aquecedores também reduz a umidade do ar em ambientes fechados, contribuindo pro ressecamento na pele. A dica é usar eles pra deixar o ambiente quentinho, mas não depender apenas deles. Além disso, apostar em umidificadores de ar pode ser a chave pra evitar o ressecamento.
  • Banhos muito quentes: a água muito quente pode remover os óleos naturais da pele, atingindo diretamente a hidratação natural dela e causando o ressecamento. A temperatura ideal do banho é morna, entre 37°C e 40°C, e o melhor sempre é tomar banhos de até 15 minutos. 
  • Falta de hidratação adequada: além da hidratação externa, a hidratação interna também é super importante durante o inverno. Então, não esqueça de manter a sua garrafinha reutilizável sempre por perto e tomar muita água também nos dias frios. 

Sinais de que sua pele está ressecada por causa do frio

Quando a sua pele já está muito ressecada, os sinais podem ser um pouco mais claros de que você está lidando com esse problema. Mas dá pra perceber que o ressecamento excessivo está vindo aí logo no comecinho e você pode atuar diretamente contra esse problema e impedir que ele se agrave. Então, anota aí os principais sinais de que sua pele está ressecada por causa do frio e fique de olho: 

  • Rigidez na pele após o banho ou ao acordar
  • Aparência opaca e sem brilho
  • Pele áspera ao toque
  • Coceira constante
  • Irritação e inflamação

Falando mais sobre a coceira, quando a pele ressecada coça é um sinal claro de que a sua barreira natural está comprometida de alguma forma. A coceira constante, se não for resolvida rapidamente, pode levar a um ciclo de irritação e inflamação, resultando em áreas ainda mais secas e danificadas. Então, se perceber qualquer uma dessas características na sua pele, aja com rapidez e, claro, se os sintomas persistirem, procure por um dermatologista. 

Como prevenir o ressecamento da pele por causa do frio?

Eu sempre gosto de dizer por aqui: o melhor tratamento é a prevenção! Então, pra evitar o desconforto e os danos causados pelo ressecamento, o primeiro passo é ter uma rotina de cuidados com a pele, prestando muita atenção nos produtos e em cada etapa do processo. Se liga nessas dicas:

  • Ajuste a água do banho: como falei antes, a água muito quente pode ressecar ainda mais a sua pele. Tanto pra cuidar do seu rosto, quanto pra cuidar do corpo, lembre-se de usar água em temperaturas de até 40° C.
  • Limpeza suave e esfoliação na medida certa: a limpeza e a esfoliação ainda são pontos super importantes pra manter a pele saudável, mas neste momento de sensibilidade, aposte em produtos mais suaves e esfolie 2x no mês.
  • Hidratação sempre: aposte em uma hidratação poderosa e não esqueça de tomar muita água. Hidratar de dentro pra fora e de fora pra dentro é essencial neste momento.
  • Fique de olho nos ingredientes: os produtos que você usar na sua pele podem ser decisivos entre deixar ela saudável ou ainda mais sensível. Evite produtos sintéticos com parabenos, sulfatos, petrolatos e silicones, eles vão ressecar ainda mais a região. Aposte em fórmulas mais naturais que vão agir contra o ressecamento de verdade.

  • Além dessas dicas mais práticas pra sua rotina de skincare, aposte também no umidificador de ar pra proteger a sua pele em casa e não esqueça de proteger ela do vento e do frio extremo na rua com as suas roupas. Opte por tecidos naturais e respiráveis, como algodão e lã, pra evitar irritações. Ah, e não se esqueça de usar protetor solar, mesmo no inverno, os raios UV podem danificar a pele, tá?


    Como tratar a pele ressecada no frio? 

    Agora, se você já está sofrendo com o ressecamento e quer saber como tratar, pode ficar tranquila que vou te ajudar! É importante falar que não é só a pele do rosto que sofre com o ressecamento, seu corpo e lábios também podem ficar prejudicados no frio. Pra começar o seu tratamento, busque por um bom hidratante, de preferência de fórmula mais natural  que use óleos e manteigas vegetais, como manteiga de karité ou óleo de jojoba. Uma boa dica é aplicar o hidratante imediatamente após o banho, quando a pele ainda está úmida, isso maximiza a absorção.

    Quando falamos da pele do rosto, ainda temos um ponto essencial de sabermos qual é o nosso tipo de pele. Por mais que ela esteja passando por ressecamentos no momento, é importante respeitar as necessidades específicas da sua. Se ela for acneica ou muito oleosa, opte por produtos que vão hidratar de forma profunda, mas sem estimular a oleosidade ou a acne. Além disso, é importante evitar produtos com álcool e fragrâncias artificiais, que podem irritar e ressecar ainda mais a pele. 


    Os lábios são uma das primeiras áreas a mostrar sinais de ressecamento e por isso também pedem por uma atenção especial. O lip balm pode ser seu aliado número 1 nesse momento, além de ajudar a hidratar, esse produto também vai proteger os seus lábios da ação do frio. Ah, nesse momento é bem importante evitar lamber os lábios, tá? Isso pode remover a camada protetora natural da sua pele e agravar ainda mais o ressecamento.

    Um ponto bem importante aqui é que mesmo que todas essas dicas possam ajudar a recuperar a sua pele do ressecamento, se ele persistir procure por um dermatologista. Só um profissional vai poder indicar a causa exata do problema e indicar o problema especializado pro seu caso, tá?

    Leia também: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!


    Os melhores produtos pra cuidar da pele ressecada no frio.

    Já citei algumas vezes durante esse conteúdo como escolher os produtos certos pode ser o que vai fazer a diferença entre uma pele saudável e uma pele ressecada. Os produtos sintéticos comumente usam parabenos, petrolatos, sulfatos, silicones e álcool que são super agressivos pra saúde da pele e podem causar o efeito contrário do que você está buscando. Por isso, o mais indicado é apostar em produtos naturais que vão usar ingredientes selecionados que vão agir diretamente contra o ressecamento, mas sem causar efeitos rebote. 

    E você nem precisa ir muito longe pra encontrar os produtos perfeitos pra você, tá? Eu tenho aqui algumas dicas da minha linha de cosméticos em barra pra passar pra você:

  • Sabonetes corporais em barra: os sabonetes são super importantes na hora de manter a sua pele longe do ressecamento. Se você escolher fórmulas muito agressivas, elas podem prejudicar todo o seu trabalho de hidratação e acabar ressecando ainda mais a sua pele. Eu tenho duas versões, o Green Clay e o Black Clay, os dois são naturais com base vegetal, limpam profundamente, mas sem prejudicar a hidratação natural da sua pele.


  • Sabonetes faciais em barra: o que vale pro seu corpo, também vale pro seu rosto! Então, não esqueça de escolher os sabonetes certos pra limpar essa região e deixar ela preparada pra receber a hidratação. Aqui você vai encontrar a versão Pele Oleosa e a versão Pele Equilibrada — essa segunda ainda faz uma esfoliação suave na sua pele o que vai ajudar a deixar ela ainda mais bonita.

  • Lip Balm: falei bastante sobre a saúde dos lábios durante esse conteúdo e o meu Lip Balm vai ser o seu aliado nesta tarefa. Ele hidrata de forma profunda, deixa seus lábios livres de pelinhas soltas e sem trazer um acabamento grudento, tá? Além disso, ele é multifuncional e você pode usar ele em outras regiões ressecadas.

  • Viu como é fácil deixar a sua pele saudável e longe do ressecamento no inverno? Ainda mais se você usar as minhas barrinhas pra te ajudar nesse processo!

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    promoção
    • carvão ativado

    • argila rosa

    ver todos os produtos