Rotina do banho: dicas pra deixar esse momento ainda mais relaxante!

Rotina do banho: dicas pra deixar esse momento ainda mais relaxante!

Vamos combinar, não existe nada melhor do que tomar um bom banho. Seja depois de um longo dia de trabalho, logo de manhã pra começar o dia ou depois do treino pra recarregar as energias, jogar aquela água no corpo parece ter propriedades quase curativas, né? Além de ser essencial pra nossa higiene, o banho está presente em vários dos momentos relaxantes que trazem uma sensação única de bem-estar.

E muito mais que só entrar embaixo do chuveiro e deixar a água rolar, ter uma rotina especial pra hora do banho pode revolucionar esse momento. E é disso que vamos falar hoje! Segue aqui pra pegar algumas dicas de como montar a rotina de banho perfeita.

Índice


Por que fazer uma rotina de banho?

Você já parou pra pensar como a nossa relação com o banho muda ao longo da vida? Quando somos bebês ele é aquele ritual usado pra fazer relaxar e dormir. Na infância, o banho pode ser até um grande vilão que chega nas piores horas, quando você está se divertindo mais com qualquer brincadeira - quem nunca fingiu que tomou banho quando era criança, né? A partir da adolescência, o banho começa a se tornar uma tarefa que precisa ser cumprida no dia e em alguns momentos sentimos essa sensação prazerosa e relaxante que ele pode trazer. 

mulher deitada em banheira relaxando com cosméticos em barra

Mas justamente por ele acabar se tornando uma tarefa no nosso dia, que acabamos esquecendo como tomar banho pode ser um momento gostoso. E criar essa rotina na hora de ir pra baixo do chuveiro é a oportunidade perfeita de ressignificar esse momento. Claro, o objetivo desse ritual não é complicar a hora do banho, é apenas trazer alguns toques especiais que vão mudar a sua experiência nesse momento. Você pode adotar as dicas que fazem mais sentido pra você.

Como fazer uma rotina de banho?

Pra montar uma rotina de banho, basicamente você precisa pensar no que é relaxante e vai ajudar você a estar presente naquele momento. Seja apagar as luzes, acender uma vela ou colocar a sua playlist preferida pra tocar. Pra te ajudar, trouxe algumas diquinhas de hábitos e trocas inteligentes que podem ser adaptados de acordo com cada rotina. Olha só:

Crie a playlist perfeita pro momento.

Tudo fica muito melhor com música, incluindo o ritual de banho. A música certa pode ajudar a elevar os ânimos ou relaxar por completo. Antes de ligar o chuveiro, prepare uma playlist que combine com a forma que você quer se sentir naquele momento. Se você está tomando banho antes de sair pra um barzinho, já comece a se animar desde esse momento com músicas alto astral, como pop, rock ou um sambinha. Mas se o objetivo é fazer aquela descompressão, pode apostar em ritmos mais lentos ou músicas instrumentais. 

vinil tocando música

Ah, eu sempre gosto de destacar por aqui: a hora do banho também não pode durar uma hora inteira, tá? Uma ótima dica pra ficar atenta no seu tempo de banho, é montar playlists que tenham a duração ideal pra não desperdiçar muita água - entre 5 e 20 minutos, sendo o de 5 minutos o mais indicado pela OMS pra que a pele não sofra danos pelo contato prolongado com a água muito quente.

Escolha a temperatura da água.

Mesmo que não seja novidade pra ninguém, é sempre importante destacar: água muito quente pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e da sua pele. Mas, não pense que a água ultra gelada é muito melhor, ela também não é ideal, já que impede que os poros se abram — algo crucial pra limpeza profunda da pele.

Por isso, a temperatura ideal pra ter um ritual de banho relaxante é morna, se assemelhando à sua temperatura corporal natural. Olha só os benefícios:

  • dilata os vasos sanguíneos, ajudando a relaxar os músculos;
  • alivia tensão e estresse;
  • abre os poros, ajudando a eliminar impurezas profundas;
  • reduz o risco de choque térmico ao sair do banho.

Ah, uma dica valiosa é passar uma aguinha gelada no rosto e nos cabelos no fim do banho. Isso vai ajudar a fechar os poros da pele e as cutículas capilares, selando bem a limpeza e tratamento que você fez embaixo do chuveiro. 

Esteja totalmente presente na experiência.

Imagine que maravilhosa a sensação de deixar a água cair enquanto você massageia cada centímetro da sua pele, estimulando os poros a se abrirem — tudo isso ao som daquela playlist. Se você estiver em um momento de estresse ou exaustão, aproveite o banho para sentir de forma completa essas sensações e deixar elas irem embora, permitindo que o relaxamento da ducha te envolva. Assim você sai do banho de corpo e alma lavados!

Mas, claro, sempre lembrando de ter aquele controle sobre o tempo que você passa no banho. Esse é um momento incrível pra relaxar, mas não dá pra perder de vista as necessidades do Planeta, né? 

Leia também: Dia mundial da água: por que a conservação é urgente?

Prefira cosméticos que façam o bem.

Falando nas necessidades do Planeta, aí vem um ponto super importante: ter na sua rotina de banho cosméticos que façam bem pra você sem prejudicar o meio ambiente. A dica aqui, claro, é trocar os cosméticos líquidos por versões em barra. Os cosméticos tradicionais, além de precisarem de embalagens plásticas que levam mais de 400 anos pra se decomporem, gastam muita água na fabricação e ainda usam vários ingredientes potencialmente nocivos pra você e pra natureza.

banheira com shampoos, condicionadores e máscaras capilares em barra

Já os produtos capilares em barra — como as minhas barrinhas, por exemplo — são waterless (sem água em sua fórmula) e feitas com ingredientes limpos, altamente concentrados, que não agridem seus fios ou couro cabeludo e ainda não prejudicam o meio ambiente em sua produção, uso e descarte!

Mais do que esse pontinho sustentável, com as barrinhas você garante um banho relaxante de verdade. Afinal, nada pior do que estar lá super dentro do seu momentinho e derrubar todas aquelas garrafas barulhentas no chão ou estar pronta pra passar uma máscara no cabelo, abrir o pote e perceber que ela terminou. Os sólidos trazem praticidade e ainda um cheirinho único que perfuma seu banheiro o tempo inteiro.

Leia mais: Waterless Beauty: entenda o conceito que revoluciona a indústria dos cosméticos!

Curtiu as dicas? Deixa aqui nos comentários quais outros rituais você traz pra hora do banho. Nos vemos no próximo post!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos