Scab Hair? Saiba o que é e como tratar!

Conta pra gente: você já ouviu falar em scab hair? Se ainda não sabe do que se trata, é provável que em breve acabe escutando essa expressão por aí, já que o termo está cada vez mais popular no universo do haircare.


Conforme mais pessoas aderem à transição capilar — aquele processo em que os tratamentos químicos e alisamentos são deixados para trás e o cabelo volta ao seu visual natural — o scab hair pode aparecer como uma surpresa indesejada e muita gente costuma se assustar com isso. Mas não há motivo para pânico: neste conteúdo, você ficará por dentro deste assunto e descobrirá as informações mais importantes, como quanto tempo dura o scab hair e o que fazer para acabar com essa situação. 



Índice


 

scab hair

 

Scab hair


O scab hair é, basicamente, aquele cabelo que começa a nascer quando você deixa para trás a rotina de tratamentos químicos. Ou seja: são os primeiros trechos de cabelo que surgem sem a influência ativa das químicas e que, por isso mesmo, possuem algumas particularidades.


O scab hair é um cabelo danificado, pois ainda pode apresentar os resultados dos processos químicos na raiz e no couro cabeludo, o que faz com que essa parte do fio cresça apresentando um visual indesejado: poroso, áspero, sem brilho e difícil de definir.


Scab Hair: tradução


Vale lembrar que, em Inglês, o termo scab está relacionado a crosta, cicatrização ou ferida. Ou seja, a ideia do scab hair é essa — um cabelo que ainda mostra as cicatrizes de tudo o que sofreu anteriormente e está em processo de cura.


A boa notícia é que esse período não dura para sempre: é apenas uma fase. Mas, claro, você pode atravessar esse período da melhor forma possível tomando alguns cuidados para reduzir os efeitos do scab hair em seu processo de transição capilar.

 

scabhair tradução

 


O que causa o scab hair?


De forma geral, a principal causa para o aparecimento do scab hair é um passado de tratamentos químicos intensos, como alisamentos, que acabaram causando danos à raiz do cabelo. E, claro, se a raiz já está prejudicada, nada mais natural que o fio também sofra algum tipo de impacto. 


Além das químicas, um histórico de outras ações mais agressivas com os cabelos — como o uso exagerado de chapinhas, secadores e tranças tensionadas em excesso — também podem dar origem ao problema.



Quanto tempo dura o scab hair?


Não há motivo para desespero: na maioria dos casos, o surgimento do scab hair é algo passageiro e, se você tomar alguns cuidados, ele tende a desaparecer ainda mais rápido. 


De certa forma, o scab hair pode até ser considerado como uma reação natural dos seus cabelos à liberdade que acabaram de ganhar. Com o fim das químicas, todo o sistema dos folículos e raiz precisa se readaptar e retornar ao seu estado natural. É por isso que a expressão se chama “transição capilar”: é um processo, e todo processo tem algumas fases — nesse caso, o scab hair pode ser uma delas.


Por isso, não se preocupe com quanto tempo dura o scab hair. Em vez disso, dedique sua atenção em cuidar dos seus fios com todo carinho e ter um pouquinho de calma para atravessar esse período e dizer adeus aos fios danificados e sem vida.

 

scab hair

 


O que fazer para acabar com o scab hair?


Como vimos, o scab hair faz parte do processo de transição capilar (embora não seja um episódio que acontece com todo mundo). Por isso, o tratamento para o scab hair, de certa forma, não é muito diferente dos cuidados que você já aplicaria durante sua transição capilar. Lembre-se: essa fase é bastante delicada, exige atenção, mas vale a pena cada pequeno cuidado e traz resultados. 


Conforme seus fios naturais e seu processo de transição vão ficando para trás, o scab hair desaparece, e seu cabelo começa a revelar toda sua plenitude! Por isso, os cuidados com o scab hair, basicamente, se dividem em estimular um crescimento mais intenso e veloz dos fios, ao mesmo tempo em que se ameniza o visual enfraquecido dessa parte dos cabelos.


Algumas dicas que irão ajudar bastante são:


  • Capriche na alimentação: uma dieta balanceada, com vitaminas e proteínas, pode potencializar o crescimento dos fios e torná-los mais saudáveis;

  • Faça cortes regulares: eles podem estimular o crescimento de novos trechos de cabelo, que tendem a surgir cada vez melhores e mais bonitos;

  • Confie no cronograma capilar: seguir essa rotina de hidratação, nutrição e reconstrução será fundamental nesse momento para reduzir os efeitos do scab hair e ajudar no crescimento de fios fortalecidos e definidos.

 

 

scab hair

 

Cronograma capilar para scab hair

Falando em cronograma capilar, você já deve saber que cada tipo de cabelo tem um cronograma mais indicado, né? Se quiser conhecer tudo sobre cronograma capilar, temos um conteúdo completinho sobre esse tema!


Leia também: Cronograma Capilar: haircare é o novo skincare!


Para quem está enfrentando o scab hair, a dica de cronograma capilar é apostar na etapa de nutrição, também conhecida como etapa de umectação. Nela, os fios são nutridos e fortalecidos desde a raiz, ganhando uma camada protetora de lipídios — que pode ser traduzida como aquela oleosidade natural e equilibrada que é super saudável para os cabelos.


Uma possível proposta de cronograma capilar para scab hair seria a seguinte:


  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 hidratação e 1 nutrição
  • 2ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação
  • 4ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução

Essa dinâmica de proteção e reposição de oleosidade na etapa de nutrição vem dos óleos vegetais, que alimentam a fibra capilar e ainda podem agir dando um empurrãozinho na velocidade do crescimento dos fios. 

 

usebob 

 

Dicas de produtos para tratar o scab hair


Existem vários óleos vegetais que ajudam a cuidar dos seus fios e acabar com o efeito scab hair, mas quem sofre com oleosidade em excesso — ou até mesmo caspa — precisa ter cuidado para não exagerar. Por isso, o ideal é sempre estar alerta à saúde do couro cabeludo durante a execução do cronograma capilar. Assim, você garante que um cuidado específico não anule o outro. 


Uma boa limpeza da região ajuda a eliminar resíduos como poluição, restos de produtos e gorduras em excesso, dando mais saúde à raiz e potencializando os efeitos da nutrição. Combinar produtos com essas duas ações é o cenário ideal para reduzir o scab hair e avançar em sua transição capilar. 


Por isso mesmo a B.O.B montou o Kit Shampoo Detox + Condicionador Profundo: a ação desintoxicante e antipoluição do Shampoo Detox limpa profundamente, removendo toxinas e outros resíduos que levam à obstrução dos folículos capilares, enquanto o Condicionador Profundo trata os cabelos com ingredientes naturais como Manteiga de Karité e Óleos de Mamona, Ylang Ylang e Gerânio. Eles oferecem mais brilho, maciez e sedosidade aos fios.

 

Já o Kit Shampoo Detox + Condicionador Modelador da B.O.B também é super indicado para tratar o scab hair: ele limpa e renova a saúde do couro cabeludo, ao mesmo tempo em que define e hidrata os fios e cachos. Funciona assim: o Shampoo Detox remove resíduos e libera os folículos capilares, combatendo a descamação excessiva da região, e então o Condicionador Modelador traz mais hidratação e definição aos fios, que ficam macios, modelados e sem frizz após a ação nutritiva da Manteiga de Manga e do Óleo de Pracaxi.


Usar os produtos da B.O.B é uma forma incrível de tratar o scab hair de um jeito mais natural e sustentável, sabia? Nossos shampoos e condicionadores em barra são veganos, super concentrados, e só levam os melhores ingredientes, que não oferecem riscos à sua saúde e muito menos ao meio ambiente. Nossos produtos não têm parabenos, derivados de petróleo nem sulfatos agressivos!


Os cosméticos sólidos da B.O.B causam menor impacto na natureza: consomem menos água em sua produção, não geram resíduos poluentes que escorrem pelos ralos até os rios e mares e, claro, não usam embalagens plásticas! Sim: os produtos B.O.B são totalmente livres de plástico e biodegradáveis!


Um kit de shampoo e condicionador da B.O.B substitui, em média, o uso de até 5 garrafas plásticas que embalam os produtos líquidos! Demais, né? Assim você elimina o scab hair e também reduz o uso e o descarte de plásticos em sua rotina de cuidados pessoais.


Você já teve — ou está enfrentando — o scab hair? Quais tratamentos escolheu? O que acha de cuidar de você e do meio ambiente ao mesmo tempo? Deixe seu comentário por aqui! 🧡

deixe um comentário

nossos produtos