Transição capilar nos cabelos grisalhos.
O que é, como fazer e quais produtos usar nos cabelos durante a transição.
Quando falamos em transição capilar, a primeira coisa que vem à mente é a transição dos fios cacheados, mas existem outros tipos de cabelo que também passam por esse processo, sabia? Hoje vou falar um pouquinho mais da transição das grisalhas, dando dicas de como fazer esse processo de forma mais confortável e mantendo os cabelos saudáveis. Vem comigo!
Índice
-
O que é transição capilar?
-
Como fazer uma transição capilar?
-
Transição capilar nos cabelos grisalhos.
O que é transição capilar?
De forma bem simples, transição capilar é aquele momento que você para de fazer qualquer tipo de química que altera a estrutura ou textura dos seus fios e deixa que eles cresçam de forma natural. Esse processo ficou muito popular há alguns anos entre as cacheadas e se tornou muito mais do que uma escolha de como usar os fios, é uma forma de se desprender de padrões de beleza que não abrangem toda a diversidade de cabelos, corpos e peles que temos por aí.
Se você está pensando em fazer algum tipo de transição capilar, aqui vai uma listinha do que você não deve fazer:
- Botox, alisamento, relaxamento, definitiva e outros procedimentos químicos que alteram a estrutura do fio.
- Em alguns casos também não é aconselhado fazer descoloração nos cabelos.
- Evite também usar acessórios térmicos em excesso, como chapinhas, babyliss e secadores.
Como fazer uma transição capilar?
O primeiro passo pra começar a sua transição capilar é parar de aplicar químicas que alteram a estrutura e textura dos seus fios. Então, assim como as cacheadas param de aplicar químicas alisantes, os fios grisalhos não podem ser coloridos ou tonalizados de cores que não sejam compatíveis com os tons de grisalho do seu cabelo — como castanhos, ruivos, coloridos e até alguns de loiro. Sim, é só isso. Simples, né?

Claro, fazer essa mudança não é tão fácil quanto parece. Esse momento pode trazer muitas inseguranças com a aparência e você pode pensar em desistir em alguns momentos. Mas cuidando bem dos cabelos e mantendo-se firme no objetivo final, essa jornada fica um pouco mais tranquila. Logo mais vou dar algumas dicas sobre como passar por esse período.
Transição capilar nos cabelos grisalhos.
Assim como nos cabelos cacheados, a transição capilar nos grisalhos também exige muita certeza e paciência. Ver os fios com diferentes cores e texturas pode ser um grande desafio. Felizmente, existem formas de tornar a transição capilar nos cabelos grisalhos mais tranquila e ajudar você a ter fios mais uniformes em cada estágio de crescimento.
Big chop: será que todo mundo precisa fazer?
Em tradução livre, o big chop seria o “grande corte” e ele é exatamente o que o nome sugere: um corte bem grande que elimina praticamente toda a parte que possui as químicas que você quer tirar dos cabelos, deixando apenas o que ficou dos naturais. Esse corte acaba ajudando a transição a acontecer mais tranquilamente, já que os fios não ficam com duas texturas e você estará esperando apenas pelo crescimento.
Ao mesmo tempo, pra algumas pessoas, fazer o big chop é um desafio, já que ele pode ser um corte bem curto. O legal é sempre pensar que: cabelo cresce! Os fios podem crescer de 1 a 1,5 cm em um mês, ou seja: dentro de um ano seus fios podem ganhar até 18 cm. Parece pouco, mas pensa assim: um corte ao estilo pixie, bem curtinho, chegaria até os ombros durante esse tempo. Nesse período, você pode aproveitar pra experimentar cortes que nunca teve coragem de fazer, como um chanel clássico ou um long bob despojado.

O big chop não é obrigatório pra fazer a transição capilar - você também pode ir cortando aos poucos conforme os fios naturais vão crescendo ou adotar a técnicas de coloração que suavizam as diferentes tonalidades dos fios. Se você optar por esse segundo método, continue lendo que tenho algumas dicas de como fazer isso.
Grey blending.
Grey blending é uma técnica que suaviza as diferentes cores que aparecem durante a transição capilar de cabelos grisalhos. Não existe um único jeito de fazer essa técnica, tudo depende da cor dos seus fios e qual resultado você espera. O jeito mais comum é fazer algumas luzes bem finas pra que exista essa mistura entre a raiz grisalha e as pontas coloridas, depois os fios são tonalizados com um fundo mais frio pra que tudo tenha uma tonalidade mais uniforme e próxima dos cabelos brancos.
Toda platinada.
Se você é mais radical e quer um resultado rápido, alguns especialistas também indicam pintar todo o cabelo de uma cor próxima do seu grisalho, seja ele mais branquinho ou mais acinzentado. Porém, é importante saber que essa técnica pode usar descolorantes que danificam e fragilizam os seus fios. Platinar todo o cabelo pode ajudar a transição acontecer de forma quase imperceptível e deixar você mais tranquila no processo.
Leia também: Corte químico: o que é, tratamento e como evitar.
Quais produtos usar nos cabelos grisalhos?
Independente da técnica que você escolher pra fazer a sua transição capilar, o que não pode mudar são os cuidados que você vai ter com os seus fios. Do big chop ao platinado total, o cabelo em transição precisa de muita hidratação e nutrição pra se manter forte, macio e brilhoso.
Leia mais: Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber.
O melhor é apostar em produtos que sejam livres de químicos potencialmente nocivos, como parabenos, petrolatos e silicones. E, claro, as minhas barrinhas são a escolha perfeita, afinal elas trazem os melhores ingredientes naturais concentrados em cosméticos em barra de alta performance que agem de forma profunda na sua fibra capilar, garantindo mais saúde pros seus fios e evitando que poluentes nocivos vão parar no nosso meio ambiente. Algumas das minhas favoritas são:
- Shampoo Nutritivo: sua combinação poderosa de manteiga e óleos vegetais ajuda a restaurar a fibra capilar, combater a opacidade e porosidade dos fios, controlar o volume, reduzir o frizz e trazer de volta aos seus cabelos a saúde, brilho e movimento.
- Shampoo Detox: revitaliza a saúde do couro cabeludo, sua ação detox elimina toxinas e impurezas, deixando seus poros livres de obstruções, e ainda ajuda a reduzir a descamação em excesso.
- Shampoo Revitalizante: com ação 3 em 1, ele hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza, reparando os fios e repondo os nutrientes necessários. os cabelos ficam mais saudáveis, leves e cheios de brilho.
- Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente os fios mais ressecados, combate a porosidade e reduz as pontas duplas, garantindo maciez, brilho intenso e controle do frizz.
Matizador é a chave!
Ah, um produtinho que também não pode faltar na rotina de cuidados com os cabelos grisalhos é o matizador. Ele age contra o amarelamento dos fios, que nada mais é do que a oxidação natural do cabelo, a diferença é que os mais claros realmente mostram esse processo, enquanto os castanhos e ruivos acabam mascarando um pouco mais.
Parando pra pensar aqui, seria incrível ter um matizador em barra da B.O.B, né? Será que vem aí? Deixa aqui nos comentários o seu palpite e os seus cuidados preferidos com os cabelos grisalhos.