Transição pra cabelo grisalho: um guia completo

Transição pra cabelo grisalho: um guia completo

O que é, como fazer e quais produtos usar nos cabelos durante a transição.

Hidratação profunda pra cabelos loiros e grisalhos é essencial, especialmente durante o verão. A exposição ao sol, mar e cloro da piscina pode ressecar os cabelos, sendo ainda mais prejudicial pros cabelos loiros e grisalhos que já são fios mais  frágeis e predispostos ao ressecamento e a quebra. Pra garantir que sua cor esteja protegida nos dias de calor, eu separei algumas dicas pra você adicionar a sua rotina de cuidados com o cabelo no verão. Vamos lá!

Índice

    • O que é Transição Capilar? 

    • Como fazer uma transição pra cabelo grisalho?

      • O papel do shampoo matizador na transição pra cabelo grisalho

      • Cortar ou não cortar?

      • Grey blending

      • Toda platinada

    • Cuidados com os cabelos grisalhos

    Rotina com produtos em barra pra cabelos grisalhos

    O que é transição capilar?

    De forma bem simples, transição capilar é aquele momento que você para de fazer qualquer tipo de química que altera a estrutura ou textura dos seus fios e deixa que eles cresçam de forma natural. Esse processo ficou muito popular há alguns anos entre as cacheadas e se tornou muito mais do que uma escolha de como usar os fios, é uma forma de se desprender de padrões de beleza que não abrangem toda a diversidade de cabelos, corpos e peles que temos por aí. 

    mulher com cabelo grisalho penteando os fios

    Se você está pensando em fazer algum tipo de transição capilar, aqui vai uma listinha do que você não deve fazer:

    • Botox, alisamento, relaxamento, definitiva e outros procedimentos químicos que alteram a estrutura do fio.
    • Em alguns casos também não é aconselhado fazer descoloração nos cabelos.
    • Evite também usar acessórios térmicos em excesso, como chapinhas, babyliss e secadores.

    Como fazer uma transição pra cabelo grisalho?

    O primeiro passo pra começar a sua transição capilar pra cabelo grisalho é parar de aplicar químicas que alteram a estrutura e textura dos seus fios. Então, assim como as cacheadas param de aplicar químicas alisantes, os fios grisalhos não podem ser coloridos ou tonalizados de cores que não sejam compatíveis com os tons de grisalho do seu cabelo — como castanhos, ruivos, coloridos e até alguns de loiro. Sim, é só isso. Simples, né?

    Claro, fazer essa mudança não é tão fácil quanto parece. Esse momento pode trazer muitas inseguranças com a aparência e você pode pensar em desistir em alguns momentos. Mas cuidando bem dos cabelos e mantendo-se firme no objetivo final, essa jornada fica um pouco mais tranquila. 

    O papel do shampoo matizador na transição pra cabelo grisalho

    Os cabelos grisalhos, assim como loiros e platinados, tendem a amarelar com o tempo devido à poluição, ao calor do sol e ao uso de ferramentas térmicas. Pra evitar que seus cabelos grisalhos fiquem amarelados, use um shampoo roxo, ele neutraliza os tons amarelados, deixando seu cabelo grisalho mais vibrante.

    shampoo para cabelos grisalhos

    E pega a dica: eu tenho um Shampoo Matizante em barra que é perfeito pros fios grisalhos (além dos loiros e platinados). Além de neutralizar os tons amarelados, ele previne que o amarelamento volte tão rápido pro cabelo e ainda ajuda na hidratação e nutrição desses fios. E sabe qual é a melhor parte? Esse shampoo matizador em barra pode ser usado TODOS OS DIAS. Sim, um shampoo roxo em barra de uso diário pra trazer mais praticidade pra sua rotina de haircare com os cabelos grisalhos. Perfeitinho, né?

    Cortar ou não cortar?

    Em tradução livre, o big chop seria o “grande corte” e ele é exatamente o que o nome sugere: um corte bem grande que elimina praticamente toda a parte que possui as químicas que você quer tirar dos cabelos, deixando apenas o que ficou dos naturais. Esse corte acaba ajudando a transição a acontecer mais tranquilamente, já que os fios não ficam com duas texturas e você estará esperando apenas pelo crescimento. 

    cabelo grisalho

    Ao mesmo tempo, pra algumas pessoas, fazer o big chop é um desafio, já que ele pode ser um corte bem curto. O legal é sempre pensar que: cabelo cresce! Os fios podem crescer de 1 a 1,5 cm em um mês, ou seja: dentro de um ano seus fios podem ganhar até 18 cm. Parece pouco, mas pensa assim: um corte ao estilo pixie, bem curtinho, chegaria até os ombros durante esse tempo. Nesse período, você pode aproveitar pra experimentar cortes que nunca teve coragem de fazer, como um chanel clássico ou um long bob despojado. 

    O big chop não é obrigatório pra fazer a transição capilar em cabelos grisalhos - você também pode ir cortando aos poucos conforme os fios naturais vão crescendo ou adotar a técnicas de coloração que suavizam as diferentes tonalidades dos fios. 

    Grey blending

    Grey blending é uma técnica que suaviza as diferentes cores que aparecem durante a transição capilar em cabelos grisalhos. Não existe um único jeito de fazer essa técnica, tudo depende da cor dos seus fios e qual resultado você espera. O jeito mais comum é fazer algumas luzes bem finas pra que exista essa mistura entre a raiz grisalha e as pontas coloridas, depois os fios são tonalizados com um fundo mais frio pra que tudo tenha uma tonalidade mais uniforme e próxima dos cabelos brancos.

    Toda platinada

    Se você é mais radical e quer um resultado rápido, alguns especialistas também indicam pintar todo o cabelo de uma cor próxima do seu grisalho, seja ele mais branquinho ou mais acinzentado. Porém, é importante saber que essa técnica pode usar descolorantes que danificam e fragilizam os seus fios. Platinar todo o cabelo pode ajudar a transição acontecer de forma quase imperceptível e deixar você mais tranquila no processo. 

    Leia mais: Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber.

    Cuidados com os cabelos grisalhos

    Independente da técnica que você escolher pra sua transição capilar pra cabelos grisalhos, os cuidados com seus fios não devem mudar. O cabelo em transição precisa de muita hidratação e nutrição pra se manter forte, macio e brilhoso, ainda mais os grisalhos que possuem uma tendência a quebra. Uma boa dica é apostar em produtos livres de químicos potencialmente nocivos, como parabenos, petrolatos e silicones.

    Rotina com produtos em barra pra cabelos grisalhos

    E, claro, as minhas barrinhas são a escolha perfeita, afinal elas trazem os melhores ingredientes naturais concentrados em cosméticos em barra de alta performance que agem de forma profunda na sua fibra capilar, garantindo mais saúde pros seus fios e evitando que poluentes nocivos vão parar no nosso meio ambiente. Além do matizante que falei logo acima, algumas das minhas favoritas são:

    produtos cabelo grisalho

    • Shampoo Nutritivo: sua combinação poderosa de manteiga e óleos vegetais ajuda a restaurar a fibra capilar, combater a opacidade e porosidade dos fios, controlar o volume, reduzir o frizz e trazer de volta aos seus cabelos a saúde, brilho e movimento.
    • Shampoo Detox: revitaliza a saúde do couro cabeludo, sua ação detox elimina toxinas e impurezas, deixando seus poros livres de obstruções, e ainda ajuda a reduzir a descamação em excesso.
    • Shampoo Revitalizante: com ação 3 em 1, ele hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza, reparando os fios e repondo os nutrientes necessários. os cabelos ficam mais saudáveis, leves e cheios de brilho.
    • Condicionador Hidratação Profunda: hidrata profundamente os fios mais ressecados, combate a porosidade e reduz as pontas duplas, garantindo maciez, brilho intenso e controle do frizz. 

    O mais legal dos meus shampoos em barra é que você pode combinar eles e montar uma rotina de cuidados com os cabelos grisalhos completa, abraçando hidratação, nutrição, limpeza profunda e matização dos seus fios. Tudo isso de forma prática com produtos que ocupam pouco espaço no seu banheiro e ainda entregam a melhor performance pros seus fios sem poluir o Planeta.

    Agora que você já sabe tudo sobre transição capilar pra cabelos grisalhos, me conta: faria? Quando vai começar a sua?

    banner shampoo matizante b.o.b

    Compartilhe no Linkedin

    Deixe um comentário

    meus produtos

    promoção
    ver todos os produtos