shampoo em barra

Shampoo Sólido: o que é, como usar, vantagens e mais.

Com certeza você já ouviu falar de shampoos sólidos. Eles estão ganhando cada vez mais destaque nas rotinas de cuidados capilares por unirem tudo o que queremos em um cosmético: ingredientes incríveis, naturais e de alta performance, fórmulas concentradas e uma iniciativa não poluente que evita o uso de plástico e ingredientes tóxicos. 

Junto com a popularização desse tipo de shampoo, surgiu uma dúvida muito comum: “será que shampoo sólido funciona mesmo?”. Se você já se perguntou isso, continua por aqui que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o shampoo sólido e seus benefícios — pra você e pro Planeta!

Vem com a gente!

Índice

O que é shampoo sólido?

De forma resumida, shampoo sólido nada mais é que uma versão em barra do shampoo líquido. Ele tem exatamente a mesma função que a versão líquida, agindo sobre os fios e trazendo limpeza, hidratação, brilho e outros benefícios para seu cabelo e seu couro cabeludo. O que muda aqui, obviamente, é a apresentação do produto: ao invés de estar engarrafado, o shampoo sólido vem em formato de uma barra seca.

Isso nos leva a uma segunda — e óbvia — diferença: o modo de usar!

Como lavar o cabelo com shampoo sólido?

Ao contrário do shampoo líquido, que você despeja na mão e aplica sobre os cabelos, no caso do shampoo sólido você esfrega a barrinha diretamente sobre o couro cabeludo, massageando a área e liberando sua espuma. Outra forma muito usual é esfregar o shampoo sólido nas mãos até criar uma certa quantidade de espuma e, a partir daí, aplicar no couro cabeludo.

Mulher lavando cabelo com shampoo em barra

Ah, mas não pense que os cosméticos em barra param no shampoo, existem também condicionadores, máscaras capilares, barras faciais e até desodorantes. Todos pensados pra substituírem suas versões líquidas, trazendo mais sustentabilidade e praticidade para o dia a dia. E pra usar esses outros produtos também é super simples, a maioria só precisa que você molhe a barrinha e passe nos fios ou na pele.

Como é feito o shampoo sólido?  

Diferente dos shampoos tradicionais, a produção das barrinhas da B.O.B não realiza o processo de saponificação (fabricação de sabão), que é muito usado pelo mercado de cosméticos.

A saponificação leva soda cáustica e deixa o pH do cabelo alcalino, o que não combina com o pH natural dos fios que é ácido. E não é só na saponificação que as barrinhas se diferenciam dos líquidos, a concentração dos ingredientes ativos no shampoo sólido é muito maior que na versão líquida. Isso acontece justamente porque as barrinhas não levam água na composição.

A diluição dos ingredientes acontece direto debaixo do chuveiro quando entra em contato com a água. Já no shampoo líquido, o produto vem previamente diluído dentro do frasco - e muito diluído. Em média, 80% do conteúdo de uma garrafa de shampoo líquido é água!  

Isso nos leva a outra diferença muito interessante entre o shampoo sólido e o líquido: por conta de toda essa água fechada dentro dos frascos, o risco de crescimento de microorganismos nesse meio aquoso acaba sendo mais alta. Por isso, a grande maioria dos shampoos líquidos precisa incluir em sua produção alguns componentes químicos para evitar que isso ocorra. Geralmente, esses ingredientes são bastante nocivos pra natureza e pra gente também.

Como são secos, não há estímulo ao crescimento de microorganismos nos shampoos em barra. Além disso, como sua produção se assemelha, em muitos pontos, à do sabão e do sabonete, esse processo já torna o produto menos propenso ao crescimento de fungos e bactérias.

Quanto tempo dura o shampoo sólido?

Por serem mais concentradas do que as versões líquidas, as barrinhas costumam durar mais tempo do que o padrão dos cosméticos tradicionais. Claro, tudo depende também da forma de uso, tamanho do cabelo e até de como você guarda o seu shampoo em barra. 

Em média, uma barrinha de shampoo da B.O.B é equivalente a duas embalagens plásticas de 200mL. Você pode basear a durabilidade de um shampoo sólido levando em consideração em quanto tempo acabaria duas garrafas de shampoo líquido para você.

Ilustração mostrando que 1 dupla BOB compensa até 5 embalagens de 200ml

Qual é o melhor shampoo em barra?

Pra escolher o melhor shampoo em barra pra você, o processo é praticamente o mesmo de procurar por shampoo líquido. Pense nas necessidades dos seus cabelos e busque pela barrinha que irá conseguir limpar seus fios e ao mesmo tempo entregar os cuidados que você precisa. 

Porém, existe outro ponto muito importante na hora de procurar por um shampoo em barra: sustentabilidade. As barrinhas nasceram justamente com o propósito de serem menos agressivas pro Planeta, mas com a popularização do formato no mercado, várias marcas têm produzido suas versões que não necessariamente levam em consideração o objetivo deste formato. 

Por isso, fique atenta nesses pontos:

  • Embalagens plásticas: se a barrinha está sendo vendida com uma embalagem plástica, esse já é um sinal de que a marca não entendeu o objetivo dos cosméticos sólidos. Busque por barrinhas que sejam vendidas em embalagens que não agridem o meio ambiente.

  • Ingredientes Naturais: priorize ingredientes naturais e que não poluem o Planeta. Evite cosméticos com parabenos, petrolatos e silicones. Ah, também é sempre importante dar aquela olhadinha no rótulo e identificar se o produto usa algum outro ativo nocivo. 

  • Outros produtos: também é legal dar um check nos outros produtos da marca, se eles costumam vender apenas cosméticos tradicionais, em embalagens plásticas e ingredientes tóxicos, talvez as suas barrinhas não sejam a melhor opção.

Shampoo Sólido para cabelo oleoso

Quem sofre com a oleosidade em excesso costuma ter uma certa dificuldade em encontrar o shampoo ideal para seus fios, sem deixá-los pesados, por um lado e, por outro, sem exagerar no efeito surfactante, causando ressecamento.

Algumas pessoas chegam até a lavar os cabelos oleosos com sabão de coco, sabia? Mas, de forma geral, essa prática, embora ajude no controle da oleosidade, resulta em cabelos sem brilho. Há também quem lance mão de bicarbonato de sódio e vinagre para obter os melhores resultados com cabelos difíceis.

Mas, você não precisa apelar para as receitinhas caseiras. Já existem várias fórmulas de shampoos em barra que entregam tudo para os fios oleosos: limpam os cabelos profundamente, reduzindo a oleosidade em excesso, mas sem ressecar os fios. Um ótimo exemplo é o Shampoo Purificante da B.O.B.

Shampoo B.O.B purificante

A combinação de Argila Verde, Óleo de Palmiste e Óleos essenciais de Alecrim, Menta e Capim limão limpa profundamente os cabelos, reduzindo a oleosidade e ainda garantindo brilho, maciez e movimento. Seus cabelos ficam mais leves e saudáveis.

Shampoo Sólido para cabelo cacheado.

Se você pensou que não existe um bom shampoo em barra para os cabelos cacheados, com certeza ainda não conhece o Shampoo Hidratante da B.O.B. Esse fio é perfeito para os fios com curvatura que lutam contra o ressecamento, já que ele hidrata enquanto limpa, garantindo que hidratação essencial para cabelos saudáveis aconteça da raíz até as pontas.

Shampoo B.O.B hidratante


Ah, outro ponto legal é que todos os shampoos da B.O.B podem ser usados pelos fios cacheados. A fórmula hidratante foi desenvolvida especialmente para eles por conter também o Extrato de Shikakai, um ativo natural que garante maior definição para os cachos. Mas, todas as barrinhas de shampoo estão liberadas para os fios com curvatura, basta encontrar a melhor fórmula para você.

Shampoo Sólido para cabelo ressecado.

Ao contrário do que muita gente pensa, os shampoos sólidos também podem ser usados pelos fios ressecados. Afinal, assim como as versões líquidas, cada fórmula foi pensada para um tipo de cabelo diferente. E não é o formato que vai causar maior ou menor ressecamento do fio e sim seus ativos.

Shampoo em barra B.O.B nutritivo


O Shampoo Nutritivo da B.O.B pode ser uma ótima opção para quem busca um shampoo sólido para fios ressecados. Ele nutre durante a limpeza dando mais brilho, maciez e movimento pros cabelos. Seus ativos naturais e ultra concentrados foram pensados para agir profundamente na fibra capilar.

Shampoo Sólido para cabelo danificado.

Gosta de trocar sempre a cor dos cabelos? Ou é apegada nas mechas? Não tem problema! Existe um shampoo sólido perfeito para os cabelos que precisam se recuperar de danos causados por agentes químicos - ou até pelos fatores do dia a dia, como sol e ventos fortes, água do mar e secadores.


O Shampoo Revitalizante da B.O.B recupera os cabelos danificados sem pesar. 3 em 1, ele hidrata, nutre e reconstrói durante a limpeza. A sua combinação de proteína de trigo micronizada com a vitamina B5, mais os óleos e manteigas vegetais, garante reparação, reposição de todos os nutrientes e fios mais saudáveis.

Vantagens do shampoo sólido

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o shampoo sólido é uma opção incrível para quem quer cuidar dos cabelos sem perder de vista as necessidades do Planeta. O produto tem diferenciais que justificam o aumento de sua procura no mercado, e muita gente já virou fã!

 

Shampoo e condicionador em barra B.O.B kids

 

Mas para facilitar sua decisão, listamos algumas das principais vantagens desse tipo de shampoo, em comparação com o tradicional shampoo líquido. Acompanhe:

  • Economia: como é um produto altamente concentrado, o shampoo sólido rende consideravelmente mais lavagens, na média, que a versão líquida. É só fazer sua conservação da forma correta, prolongando a vida útil da barrinha. Além disso, quando adquire um shampoo sólido, você não está pagando à toa por aqueles 80% de água, como ocorre com as garrafas de shampoo líquido.

  • Praticidade: uma vez seca após o uso, a barra de shampoo sólido pode ser facilmente guardada em diversos locais, especialmente em situações de viagens, onde pode ir tranquilamente na mala, sem tomar espaço e sem causar transtornos com as regras de viagens internacionais, que limitam a quantidade de líquidos transportados na bagagem pessoa - ah, e sem vazar! 

  • Saúde: de forma geral, o shampoo sólido utiliza menos aditivos químicos que o shampoo líquido. Na verdade, a quase totalidade de opções no mercado são produtos totalmente naturais, sem parabenos, conservantes, sulfatos sintéticos, corantes e outras substâncias semelhantes. Isso faz com que sua saúde não seja afetada pelo contato direto com tais ingredientes.

  • Sustentabilidade: por seu formato sólido e seco, os shampoos sólidos economizam no uso de água, um recurso essencial e finito, e podem utilizar embalagens simples e biodegradáveis em sua comercialização. Isso os permite abrir mão das grandes vilãs de nossos tempos: as embalagens plásticas! Ao contrário do shampoo líquido que, obrigatoriamente vem envasado em um frasco ou garrafa plástica — que, em mais de 90% dos casos, acabam na natureza — o shampoo sólido não causa impactos ambientais.

Shampoos em barra, veganos e cruelty free da B.O.B

Os shampoos sólidos da B.O.B são produzidos com ingredientes naturais obtidos a partir de fontes e fornecedores certificados, garantindo que todo o processo seja mais sustentável. Além disso, os shampoos sólidos da B.O.B são produtos 100% livres de plástico, sabia? Assim, você deixa seu banho mais sustentável, gerando menos lixo e menor impacto no meio ambiente! 

E tem mais: todo esse cuidado com a produção faz com que nosso produto seja um shampoo sólido vegano e cruelty-free. Isso significa que os shampoos em barra da B.O.B não utilizam ingredientes de origem animal e que nenhum bichinho passou por testes durante a produção - tanto do shampoo, quanto das outras barrinhas e seus ingredientes.

Agora que você já sabe tudo sobre shampoos em barra, chegou o momento de acessar o site da B.O.B e encontrar as barrinhas perfeitas pra você. Depois, volta aqui e os conta quais são os seus cosméticos em barra preferidos.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos