Shampoo Antirresíduo: Saiba tudo antes de aplicar!

PRODUTO REALIZA UMA LIMPEZA PROFUNDA DOS SEUS CABELOS, MAS DEVE SER USADO DA MANEIRA CORRETA

Se tivéssemos que adivinhar, a gente apostaria que você deve viver uma rotina super agitada e dinâmica, não é mesmo? Afinal, quem não está sempre correndo hoje em dia?

Bem, adivinhações à parte, o fato é que o alvoroço da nossa vida moderna, cheia de compromissos e falta de tempo, influencia nossos cabelos, sabia? Com atividades que tomam todo o nosso dia, muitas vezes nossos fios são expostos a uma série de situações que impactam diretamente na sua beleza, saúde e limpeza, podendo, até mesmo, causar queda.

A rotina nas grandes cidades, por exemplo, pode saturar seus cabelos com uma série de resíduos de fumaça, poluição e outras substâncias. Isso sem falar na exposição excessiva ao sol também! Produtos próprios para o cuidado com o cabelo também podem ir se acumulando nas raízes e no couro cabeludo com o tempo.

Assim, vale fazer uma limpeza completa e profunda de vez em quando, não acha? E o herói que pode salvar seus cabelos tem nome e sobrenome: shampoo antirresíduo Então, que tal conhecer melhor a ação desse produto e, principalmente, descobrir quando e como ele deve ser usado?

poluição

Índice

O que é um shampoo antirresíduo?

Um shampoo antirresíduo é um produto desenvolvido exclusivamente para realizar uma limpeza intensa em toda a estrutura capilar: couro, raízes e fios. Por isso, muita vezes o shampoo antirresíduo também é chamado de shampoo detox (mas existe uma leve diferença entre eles, como veremos adiante).

Geralmente, ele possui uma formulação mais alcalina, com pH mais alto do que os shampoos considerados normais, o que estimula a abertura das cutículas da fibra capilar. Dessa forma, o produto consegue penetrar profundamente e realizar a ação purificante a que se destina.

Para que serve um shampoo antirresíduo?

O shampoo antirresíduo é indicado para desintoxicar a fibra capilar quando ela fica sobrecarregada pelos produtos capilares utilizados todos os dias e também pelos fatores cotidianos que já mencionamos.

Dessa forma, o shampoo antirresíduo consegue retirar todo e qualquer resquício de outros agentes que foram usados previamente e se depositaram no local, além de remover também o excesso de oleosidade do couro ou fragmentos de impurezas e poluentes.

Quando usar shampoo antirresíduo?

Muitos dos produtos capilares que fazem parte do seu dia a dia, como condicionadores, leave-ins, séruns e outros tratamentos acabam deixando traços no couro e nas raízes que, às vezes, não são eliminados na lavagem convencional. O mesmo acontece quando você usa o shampoo a seco ou quando realiza procedimentos químicos em seus fios.

Além disso, a constante exposição ao sol e outros ativos químicos, como o cloro das piscinas, também colaboram com essa receita que causa prejuízos à seus cabelos.

Todo esse “histórico” de substâncias e tensões capilares vai se acumulando, e se junta a resíduos de poluição e outras impurezas que fazem parte de sua rotina. Seus cabelos, com isso, perdem o brilho, a vitalidade, e começam a exibir um visual pesado, opaco e descuidado. Então, se você notou que seus fios se encontram nessa situação, é hora de uma limpeza profunda neles!

queda de cabelo

Como usar shampoo antirresíduo?

Usar um shampoo antirresíduo pode fazer maravilhas por seus cabelos, isso é fato! Porém, não significa que você pode sair utilizando o produto como bem entender. Fazer a aplicação correta do shampoo antirresíduo é essencial para obter bons resultados.

A recomendação dos dermatologistas é de usar o shampoo antirresíduo antes do shampoo comum. Por isso mesmo, ele muitas vezes é confundido com o pré-shampoo, que pode ter função semelhante, mas age com uma intensidade mais leve.
Ao fazer a aplicação, massageie bem todo o couro cabeludo, fazendo o produto cobrir toda a fibra capilar, estimulando sua abertura. Se possível, dê um tempinho extra para os ativos de limpeza do shampoo antirresíduo agirem. Depois, é só enxaguar.

Pode usar shampoo antirresíduos antes da hidratação?

Sim! Usar o shampoo antirresíduos antes de hidratar seus cabelos faz todo sentido, já que o shampoo abre as escamas dos fios. Com isso, usar o shampoo antirresíduo antes da hidratação acaba até potencializando o efeito dos outros produtos usados durante o tratamento capilar.

Outro motivo para usá-lo antes de fazer a hidratação é por sua tendência de ressecar os cabelos. Com isso, a máscara age logo após, reparando os fios. Como o shampoo antirresíduo tem ação profunda, utilizar o produto após a hidratação pode remover o efeito obtido antes mesmo dele se fixar, prejudicando a oleosidade natural e deixando o cabelo seco e quebradiço.

Com que frequência usar o shampoo antirresíduos?

A frequência de uso do shampoo antirresíduo varia bastante, de cabelo para cabelo, já que o ideal é que remova apenas resíduos que não pertencem naturalmente ao cabelo, como o cloro de piscina, flúor, restos de condicionador, cremes e outras substâncias. Assim, veja quais são as indicações de uso, de acordo com seu perfil de cabelo:

Cabelos normais: uma vez por semana
Cabelos oleosos: de uma a duas vezes na semana
Cabelos secos: quinzenalmente ou mensalmente

Fazer um uso regulado do shampoo antirresíduo é muito importante: aplicar o produto de modo excessivo pode desequilibrar a saúde do couro e dos fios, causando ressecamento e deixando o cabelo opaco e sem flexibilidade. Como você já sabe, nosso cabelo possui gorduras e nutrientes naturais que são essenciais para os fios. Usado excessivamente, o shampoo de limpeza profunda acaba removendo essas substâncias naturais por completo — e não é isso que queremos, certo?

Quem faz progressiva pode usar shampoo antirresíduos?

O exagero no uso do shampoo antirresíduo pode até mesmo reduzir o efeito de tratamentos químicos, como tinturas e escovas progressivas.

Como a escova progressiva é um tipo mais brando de alisamento capilar, que não chega a agir tão profundamente no cerne do fio, ela se torna mais exposta à ação de produtos como o shampoo antirresíduo.

E já que a missão do shampoo antirresíduo é justamente realizar uma limpeza profunda e remover eventuais substâncias alojadas nos fios, aplicadas em excesso, ele acaba, sim, interferindo no tratamento da progressiva, especialmente se sua formulação não for natural, usando ativos químicos mais agressivos.

Por isso, é muito importante ter cuidado com seu uso, como já dissemos. Se tiver dúvidas, evite usar esse tipo de produto antes de se certificar com um profissional da área. Ou, então, experimente, fazer uso de um shampoo detox: como seu pH não é tão alto, pode ser uma alternativa mais suave para sua progressiva, equilibrando a ação de limpeza intensa sem prejudicar seu visual!

shampoo de limpeza profunda

Qual é o melhor shampoo antirresíduo?

Existem inúmeras marcas e produtos no mercado oferecendo opções de shampoos com efeito detox ou antirresíduos. Obviamente, afirmar qual deles é o melhor seria um desafio muito complicado.

O importante é verificar sempre qual é a formulação de cada produto: muitas vezes, isso já ajuda a escolher um shampoo antirresíduos bom,  que seja alinhado com seu perfil de cabelos. Procure descobrir também se o produto utiliza ingredientes naturais, por exemplo. Afinal, se a proposta é justamente remover agentes químicos que se acumularam, aplicar uma nova leva de substâncias sintéticas nos cabelos não faria muito sentido, né? Vale refletir!

Para citar alguns dos produtos que se destacam no mercado podemos destacar o Pré-Shampoo Antirresíduos Pantene, com fórmula suave de vitaminas e antioxidantes, e o Shampoo Antirresíduos Bio Extratus Queravit, que contem extrato de Romã e Pró-Vitamina B5.

Outro destaque, que segue uma linha mais natural e sustentável, é o Shampoo Detox da B.O.B.: ele utiliza ingredientes naturais e certificados, o que é garantia de ainda mais saúde para seus fios. Como já vimos, um shampoo detox é um produto mais suave que o antirresíduos, limpando de forma intensa, porém menos agressiva, podendo ser usado com maior frequência. Além disso, o produto da B.O.B. tem mais um diferencial incrível: é um shampoo sólido, em formato de barra! :)

shampoo detox

Shampoo Detox da BOB

A barra de Shampoo Detox da B.O.B. é um produto antipoluição e desintoxicante desenvolvido para renovar a saúde dos cabelos. O Carvão Ativado e a Argila Preta, ingredientes do Shampoo Detox da B.O.B., eliminam as toxinas e impurezas do cotidiano que se acumulam nos fios, auxiliando também em seu crescimento. Por essas e outras, o shampoo em barra Detox da B.O.B. também é super indicado para cuidar das barbas, fazendo com que sempre fiquem limpinhas e saudáveis.

Essa barrinha incrível limpa profundamente, controla a oleosidade e remove resíduos - tudo isso sem desidratar os fios! E você ainda pode complementar seu ritual utilizando os condicionadores em barra da B.O.B, que oferecem um cuidado extra a seus cabelos e garantem o equilíbrio perfeito para os fios.

Tem mais: o Shampoo Detox da B.O.B. é produto totalmente sustentável, sabia? Seus ingredientes são de origem natural e vem de fontes certificadas: isso possibilita que ele realize a limpeza profunda sem usar agentes químicos que agridem os fios ou removem substâncias essenciais dos cabelos. Além disso, trata-se de um produto totalmente livre de crueldade animal, vegano e — veja só — 100% livre de plástico!

Por ser um produto sólido, o Shampoo Detox e todos os demais produtos da BOB não precisam ser vendidos em garrafas plásticas, que vão para o lixo após o uso, sujando cidades e poluindo o ambiente.

Esse é o compromisso e o propósito da B.O.B.: cuidar dos seus cabelos da melhor forma possível, sem descuidar do futuro de nosso planeta! Compartilhe com a gente o que você achou após usar o Detox e, claro, fique à vontade para tirar sua dúvidas também!

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados