5 jeitos de proteger a pele do sol.

5 jeitos de proteger a pele do sol.

Vai à praia? Curtir uma piscina? Passear no parque? Não importa role de verão, o passo nº 1 é proteger sua pele do sol!

Verão tá rolando a todo vapor e com esse climinha quente a vontade de estar na rua, aproveitar o sol e curtir o dia bate com força. Segure a empolgação por 5 minutinhos porque antes de sair de casa é legal tomar alguns cuidados pra garantir que você e a sua pele estarão protegidos e saudáveis. Afinal, ninguém merece sair pra curtir um dia lindo e voltar queimado, ressecado e cheio de dor, né?

Fica comigo nesse post que eu vou te explicar porque devemos proteger a nossa pele do sol e como garantir esse cuidado pra você aproveitar os dias de verão sem preocupações.

Índice


Por que devemos proteger a pele do sol?

Você já parou pra pensar em quantas vezes a sua pele foi o sinal de alerta que algo não estava certo no seu corpo? Ela sempre dá um jeitinho, seja com alguma alergia, vermelhidão, erupção ou coceira. Já falei por aqui antes sobre como a microbiota da pele é essencial pra mantermos a saúde do corpo todo e isso também tem relação com a necessidade de proteção dessa região. 

Além de formar uma camada de proteção natural contra vírus, bactérias e outras ameaças, ela também é cheia de glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos e terminações nervosas que nos ajudam a controlar a temperatura corporal e a sentir tudo aquilo que tocamos — super importante, né? Garantindo a segurança da sua pele, você também evita problemas de saúde, queimaduras, sensibilidade e o envelhecimento precoce.

Leia mais: Produtos microbiota friendly: o próximo passo do selfcare.

Do que precisamos proteger a pele?

Falar de simplesmente proteger a pele é um termo muito abrangente, né? É daquelas coisas que escutamos o tempo todo e não paramos pra pensar no que realmente isso significa. Porém, eu acho essencial que a gente esteja por dentro desses detalhes, justamente pra conseguirmos realmente entender como funciona e qual é o impacto de uma boa rotina de proteção pra pele. 

Basicamente, nós protegemos a nossa pele da radiação ultravioleta, do infravermelho, da poluição, dos baixos níveis de umidade no ar e da luz visível. Todos esses fatores vão impactar na saúde da sua pele e podem causar reações adversas se ela não estiver bem protegida. 

mulher aplicando protetor solar

A radiação ultravioleta é o próprio sol, enquanto o infravermelho é o calor que ele emana, e a exposição a ele pode causar manchas, queimaduras, câncer de pele, piorar doenças de pele já existentes e estimular o envelhecimento precoce. E a melhor forma de proteger a sua pele desse impacto é usando protetor solar. Ah, mas não pense que isso vale só pra praia ou pro verão, tá? Sei que estou dando diquinhas pra esses dias, mas o uso de protetor solar deve ser diário, independente de onde você esteja ou da estação do ano.

Falando nisso, é essencial usar o protetor solar até dentro de casa porque a luz visível é justamente aquela que temos em casa o tempo todo, ela vem de lâmpadas, celulares, computadores, televisões, etc. Ela penetra mais profundamente na nossa pele e pode agravar alguns problemas, como o melasma, além de ser uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce.

A poluição do ar também é um ponto de atenção quando falamos de cuidados e proteção da pele. Todas essas substâncias que ficam por aí, como monóxido de carbono, podem obstruir nossos poros e dificultar a ação das células de defesa da pele. E esse acúmulo de substâncias tóxicas pode, inclusive, agravar problemas de pele já existentes, aumentando a inflamação da região. Isso tudo sem contar que a combinação da exposição aos raios ultravioleta e à poluição agrava ainda mais o quadro de envelhecimento precoce. Por isso, além de usar um bom protetor solar, é essencial manter a rotina de limpeza e hidratação da sua pele o ano todo, tá bom?

Leia mais: Carvão ativado: afinal, pra que serve e como usar?

5 formas de cuidar da sua pele no verão.

Agora que você já entendeu a importância de manter sua pele bem protegida no verão, pega o caderninho pra anotar essas dicas e poder curtir esses dias com muito mais tranquilidade:

1 - Protetor solar sempre!

Esse passo aqui todo mundo já sabe de cor, né? Passar protetor solar é essencial pra manter sua pele protegida do sol e das luzes visíveis. Ele deve ser aplicado em todas as partes do seu corpo que vão estar expostas aos raios solares, do rosto até o dedão do pé, tá? 

A quantidade correta deve ser a que você sentir que é suficiente pra cobrir toda a sua pele uniformemente, então não precisa poupar, mas também não é necessário fazer uma camada super grossa. Ah, e não esqueça: aplique o protetor 15 minutos antes da exposição solar e reaplique depois de 2 a 3 horas.

2 - Acessórios também podem ajudar.

Bonés e óculos de sol são os os bffs dos protetores solares. Eles ajudam a proteger o seu couro cabeludo e os seus olhos dos raios solares, além de criarem uma sombrinha pro seu rosto também. Então, não esquece de colocar eles na mala de viagem, tá?

boné co2 is in the air

Ah, eu não podia perder essa oportunidade de falar dos meus queridinhos: os meus bonés. Eles são novidade por aqui e vão ficar disponíveis por tempo limitado. E sabe o que torna eles ainda mais perfeitos? São bonés bordados (super estilosos) e feitos 100% de algodão o que, além de sustentável, é perfeito pra manter a saúde do seu couro cabeludo, já que é um tecido respirável e que não impede a transpiração normal da pele dessa região. 

Leia mais: O acessório da estação: bonés bordados.

3 - Se hidratar é essencial.

A exposição aos raios solares também resseca a sua pele, por isso manter ela hidratada de fora pra dentro e de dentro pra fora é tão importante. Então, não esqueça de levar uma garrafinha de água sempre com você (de preferência uma que não seja descartável, tá?) e de manter a sua rotina de cuidados com a pele em dia, trazendo limpeza e hidratação além da proteção solar.

4 - Uma ducha sempre cai bem.

Depois de se expor à praia ou piscina é ideal tomar uma boa ducha. O acúmulo de sal, cloro, resquícios de areia e até de produtos na pele pode causar ressecamento e deixar ela ainda mais sensível — o que não é nada bom pra quem está exposta ao sol o dia todo, né? Então, assim que chegar em casa, tome uma boa ducha pra tirar todos esses acúmulos da pele e do cabelo, e depois não esqueça de reaplicar o protetor solar se for se expor ao sol de novo. 

5 - Cuidado com a exposição excessiva.

Entre 10h e 16h é o momento que os raios solares estão com maior intensidade. O ideal seria evitar a exposição solar durante esse período, mas sabemos bem que esses são os horários que todo mundo vai pra praia, pra piscina ou pro parque justamente pra curtir o dia e o solzinho. Pra reduzir os danos, além de usar e reaplicar o protetor solar, procure ficar mais tempo na sombra, embaixo dos guarda-sóis e não dispense os acessórios que comentei antes, bonés, chapéus e óculos de sol também vão te ajudar a se proteger.

Prontinho, agora sua pele está pronta pra curtir os dias de verão sem preocupações. Ah, se você curtiu esse conteúdo, vem ver também esse outro que preparei com vários cuidados pra você ter no verão e manter a saúde da pele, dos cabelos e da região íntima em dia.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

edição limitada
ver todos os produtos