Argila verde: conheça os benefícios e seus efeitos na pele!

Argila verde: conheça os benefícios e seus efeitos na pele!

Cá entre nós: quando o assunto é skincare, nada melhor do que encontrar opções de ativos 100% naturais que sejam capazes de potencializar a saúde e aparência da pele, deixando ela limpinha e super radiante, sem oferecer riscos a nós, a nós, nem ao meio ambiente, né?

Cheguei aqui hoje pra te apresentar (mais!) um desses componentes mágicos que tem tudo pra virar seu novo ingrediente preferido: a argila verde! Esse mineral pode ser usado em todos os tipos de pele, mas é especialmente benéfico pras peles oleosas e acneicas, já que age diretamente na purificação dos poros.

Gostou? Então se liga nesse conteúdo: aqui eu vou explicar o que é, pra que serve, benefícios e 2 formas práticas de usar a argila verde pra deixar sua rotina de cuidados ainda melhor!

 imagem de argila

O que é e pra que serve a argila verde?

A argila verde é um mineral extraído das rochas vulcânicas — assim como todas as outras variações de argila (preta, rosa, amarela, vermelha e por aí vai). Ela serve, principalmente, pra tratar a pele com tendência a oleosidade e acne, pois tem um pH neutro, diferente do pH da pele que é levemente ácido, o que ajuda a amenizar inflamações no tecido cutâneo.

E o motivo pra ela ser tão potente é bem simples: dos diversos tipos de argila que existem por aí, a verde é a que conta com a maior variedade de elementos essenciais — como manganês, zinco, silício, selênio, titânio, cobre, cálcio e óxido ferro (esse último sendo responsável pela cor verde tão característica do mineral).

A união desses minerais cria uma ação antioxidante potente quando em contato com os poros, tudo isso sem causar danos ao tecido ou oferecer riscos à saúde do corpo, já que é 100% natural.

O mineral se tornou tão popular que, além da versão pura que pode encontrada em pó, o ativo também tá sendo super usado nas fórmulas de sabonetes corporais e faciais, o que facilita seu uso no dia a dia. Legal, né?

Quais os benefícios da argila verde pra pele?

Ser uma ótima opção de ativo natural pra tirar a oleosidade do rosto é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da argila verde. Mas, as vantagens de usar esse mineral não param por aí, se liga só em tudo o que ele pode ajudar:

  • Remoção de impurezas, poluição e resíduos dos poros;

  • Ação anti-inflamatória, bactericida, secativa e cicatrizante;

  • Equilíbrio dos óleos naturais da pele — aqueles produzidos pelas glândulas sebáceas;

  • Controle e prevenção do surgimento de cravos e espinhas;

  • Redução da aparência dos poros — ela também age como um adstringente;

  • Leve esfoliação da pele, contribuindo pra eliminação das células mortas que se acumulam naturalmente.

sabonete de argila

Existe alguma contraindicação ao uso da argila verde?

Olha, não existem contraindicações quanto ao uso da argila verde — a não ser, é claro, se sua pele já é naturalmente sensível ou alérgica ao mineral. Se você for usar ela pela primeira vez ou na forma pura, o ideal é testar em uma pequena área e esperar algumas horas pra ver como o corpo se comporta.

Além disso, é sempre muito importante consultar uma dermatologista, tanto antes de testar um novo ativo (em caso de dúvidas), quanto depois se surgir qualquer tipo de reação, tá bem?

Como usar a argila verde? 2 formas simples!

Depois de conhecer todos os benefícios da argila verde pra pele, é muito natural que você esteja querendo testar esse ativo. E pra te ajudar a aproveitar as propriedades dela da melhor forma possível, eu separei aqui 2 dicas bem simples de como usar o mineral na rotina, olha só:

1. Argila verde no couro cabeludo

Sim, é possível usar a argila verde no couro cabeludo — aliás, essa é a escolha perfeita se você sofre com oleosidade excessiva nos cabelos e precisa dar aquela purificada na região. Existem opções de produtos específicos pros fios por aí que usam o ativo na fórmula e podem ser usados diariamente no banho.

Ah, mas vale frisar aqui que formulações naturais são sempre as melhores opções pra saúde do seu couro cabeludo e também pro equilíbrio do Planeta. Isso porque misturar componentes sintéticos, ou manipular o mineral em quantidades erradas com os demais ingredientes, pode acabar anulando diversos dos benefícios que ele tem naturalmente e acaba levando muita poluição ralo abaixo.

É por isso que eu desenvolvi o Shampoo em Barra Purificante: uma barrinha 100% natural, livre de água, plástico e ingredientes sintéticos, da fórmula à embalagem. Além da argila, ela conta com ativos potentes — como Óleo de Palmiste e Óleos Essenciais de Alecrim, Menta e Capim Limão — que fazem uma limpeza profunda, controlam a oleosidade e preservam a hidratação do couro cabeludo e dos cabelos.

mulher usando sabonete de argila

2. Argila verde na pele do corpo

Se a sua ideia é usar a argila verde na pele do corpo, também existem alternativas. Aqui, vale a mesma atenção e cuidado na hora de escolher o produto pra garantir que ele seja totalmente alinhado com as necessidades da natureza e não ofereça riscos a ela, nem a você.

E pra não deixar você com dúvidas na hora de encontrar o produto mais adequado, eu também criei a solução perfeita: o Sabonete em Barra Green Clay, uma barrinha de limpeza diária pro corpo todo que une todos os benefícios da argila verde a ativos naturais de alta performance, como Vitamina E, Óleo de Macadâmia e Óleos Essenciais de Alecrim e Lavanda.

A combinação de todos esses componentes vai fazer você sair do banho todos os dias com a pele purificada, levemente esfoliada, com a oleosidade controlada, regenerada e com a hidratação natural preservada. Legal, né?

mulher passando sabonete de argila verde

Agora que você já conhece todos os benefícios da argila verde e saber como usar esse ativo da melhor forma pra deixar sua pele e cabelos ainda mais radiantes, que tal testar em casa? Depois você pode vir aqui comentários me contar tudo o que achou, eu vou amar ler!

Ah, e se você quiser continuar explorando o universo do skincare, aproveita pra ler meu passo a passo de como fazer limpeza de pele em casa de forma simples e com resultados duradouros. Eu volto logo com mais conteúdos pra deixar sua rotina mais descomplicada, equilibrada e alinhada com as necessidades do nosso Planeta, até lá!

sabonete natural em barra

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
ver todos os produtos