Como tirar a oleosidade do rosto?

Como tirar a oleosidade do rosto?

7 dicas pra equilibrar a oleosidade da pele sem causar o efeito rebote.

Diz aí: você já sofreu com excesso de oleosidade na pele? Se sim, o que você fez pra resolver a situação? Muita gente acha que esse problema é exclusivo das peles oleosas e mistas, e que a solução se resume a caprichar na limpeza diária dela.

Mas, na verdade, esse desequilíbrio da oleosidade pode surgir em todos os tipos de pele, por vários fatores internos e externos — como genética, alimentação e exposição ao sol. Por isso eu vim aqui hoje pra gente bater um papo sobre esse tema. Vamos descobrir juntas as principais causas da oleosidade na pele e como controlar ela com hábitos que vão muito além do skincare. Vem comigo!

Índice

É normal ter pele oleosa?

Bom, vale lembrar que a oleosidade é a característica de um tipo de pele, assim como o ressecamento pode ser o que caracteriza outra. Ou seja, é normal ter pele oleosa, mas o excesso dessa oleosidade pode causar alguns problemas, como acne e obstrução dos poros.

O que causa excesso de oleosidade na pele?

Não existe apenas uma resposta pra essa pergunta, já que diversos fatores podem causar o excesso de oleosidade na pele. Eu trouxe os principais pra você ficar de olho:

  • Não seguir uma rotina diária de limpeza e cuidados.
  • Uso de produtos inadequados — a embalagem do produto já costuma indicar pra quais necessidades ele é mais indicado. Então, se estiver escrito “peles ressecadas”, talvez não seja o produto ideal pra uma pele que está sofrendo com a oleosidade.
  • Falta de hidratação — ao contrário do que muita gente pensa, a pele oleosa precisa ser hidratada diariamente. Sem a hidratação, você pode causar o efeito rebote: a sua pele entende que precisa produzir mais sebo pra hidratar a pele e vai deixando ela cada vez mais oleosa.
  • Dormir sem remover a maquiagem.
  • Passar a mão no rosto constantemente, pois estimula ainda mais a oleosidade e o excesso de resíduos na pele.
  • Lavar o rosto com água quente — ela abre os poros e retira toda a barreira protetora, estimulando o ressecamento e fazendo com que a pele produza ainda mais óleo pra tentar se reequilibrar.
  • Problemas hormonais — seja na puberdade ou na vida adulta, os hormônios andrógenos (como a testosterona) podem aparecer em excesso no corpo. Eles são responsáveis pela produção de sebo na pele. Nesse caso, é sempre indicado procurar um médico, tá bem?

 mulher higienizando a pele

Como tirar a oleosidade do rosto?

A verdade é que não é só uma ação isolada que vai tirar a oleosidade da pele, mas sim um conjunto de hábitos que você pode incluir na sua rotina. Dá uma olhadinha em alguns deles:

  1. Lave o rosto duas vezes ao dia

A limpeza do rosto é essencial pra todos os tipos de pele (sim, até a ressecada precisa de uma limpeza, tá?), ela ajuda a desobstruir os poros, remove as células mortas e eliminar os resíduos acumulados na pele durante o dia.

Ah, mas lavar o rosto várias vezes durante o dia não vai resolver o problema da oleosidade em excesso, tá? Esse hábito pode, inclusive, causar ainda mais oleosidade (mais um causador do efeito rebote que comentei lá pra cima|). 

O ideal é lavar de manhã ao acordar e à noite antes de dormir com água morna ou fria, e com produtos próprios pra pele oleosa. Melhor ainda se você der preferência aos produtos com ingredientes limpos e naturais, já que possuem ativos de alta performance, que agem na sua pele de forma profunda e sem acumular resíduos de ingredientes potencialmente nocivos na sua pele e no Planeta.

Na hora de comprar seu sabonete facial, procure aqueles que tenham:

  • Carvão ativado: desintoxica a pele e elimina impurezas, poluição e resíduos de maquiagem.
  • Óleo de Melaleuca: famoso por suas propriedades anti-inflamatórias, ele pode ajudar a prevenir o aparecimento de acne.
  • Inca Inchi: poderoso hidratante que fortalece a barreira protetora enquanto equilibra a produção de sebo.

mulher lavando rosto

  1. Hidrate sua pele

Lembra quando eu falei ali em cima que pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada? Então, essa confusão aparece muito entre as pessoas com rosto oleoso, já que o aspecto brilhoso e úmido faz parecer que a pele tá com hidratação em excesso.

Mas, na verdade, todo aquele brilho é só uma tentativa das glândulas sebáceas de combater o ressecamento causado — adivinha, pelo quê? Isso mesmo, a falta de hidratação!

Por isso, crie o hábito de aplicar hidratante logo após a limpeza da pele, de manhã e logo antes de dormir. Além de prevenir a produção desnecessária de gordura, você ainda fortalece a barreira cutânea que protege a pele contra agentes nocivos que entram em contato com ela ao longo do dia.

  1. Não durma de maquiagem

Dormir de maquiagem não é lá uma boa ideia, né? Isso porque os resquícios desses cosméticos se acumulam nos poros, causando obstrução, impedindo que ela respire e aumentando a tendência de oleosidade e acne. Antes de dormir, retire o excesso de make, limpe a pele e hidrate ela normalmente.

  1. Pratique o “menos é mais”

Sabe quando as pessoas falam que todo o excesso faz mal? Com a pele e os produtos que aplicamos nela não é diferente, principalmente pra quem tem o rosto mais oleoso, já que os poros são mais dilatados e facilmente obstruídos.

Pratique uma rotina de skincare minimalista — limpeza + hidratação + proteção solar, deixando a pele equilibrada e saudável. Aliás, os cuidados minimalistas são benéficos pra todos os tipos de pele, viu? Eu falo um pouco mais sobe isso no meu post sobre skinimalismo!

  1. Limpe os poros com esfoliação

A esfoliação é outro hábito ótimo quando pensamos em formas de tirar a oleosidade da pele, já que ajuda a limpar mais profundamente os poros. Mas, ela não pode ser feita todos os dias, ok? Uma ou duas vezes, no máximo, por semana já ajuda a purificar a pele oleosa, garantindo um efeito radiante! Fazer mais do que isso volta praquele probleminha que já expliquei, o efeito rebote.

Além disso, evite usar aqueles sabonetes líquidos esfoliantes: as esferas de esfoliação são normalmente feitas de plástico, que vai direto pros rios e oceanos quando enxaguamos o rosto. Procure sabonetes esfoliantes em barra ou acessórios feitos especialmente pra esse tipo de cuidado — como a Esponja Konjac.

homem lavando rosto com barra de limpeza facial para pele equilibrada

  1. Beba água

A gente já viu que a pele sem hidratação pode agravar a oleosidade do rosto. Mas não é só o hidratante facial que vai solucionar esse problema: beber água mantém o corpo hidratado e ajuda a livrar o organismo de toxinas que podem estimular a maior produção de gordura na pele.

Por isso, ande sempre com uma garrafa de água na mão, combinado?

  1. Descanse!

Sabia que o estresse causado pelo cansaço também pode aumentar a produção de sebo na pele? Pois é, isso porque nosso organismo produz mais cortisol (hormônio do estresse) responsável por nos deixar em estado de alerta. Só que o excesso desse hormônio aumenta a oleosidade do rosto, além de causar acne.

Por isso, dê ao seu corpo e mente o devido descanso, ok? Uma boa noite de sono equilibra os níveis de cortisol, além de nos deixar muito mais dispostos pra aproveitar ao máximo nosso dia.

Se você quiser continuar aprendendo sobre os cuidados com a pele, aproveite pra ler meu post sobre os cuidados no verão, onde eu dou dicas de como aproveitar a estação mais quente do ano com o corpo devidamente protegido.

Nos vemos em breve!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

  • carvão ativado

  • argila rosa

ver todos os produtos