Cabelo virgem: quais os cuidados essenciais?

Cabelo virgem: quais os cuidados essenciais?

Vem comigo entender como cuidar do seu cabelo virgem pra deixar ele sempre bonito e saudável

É muito comum a gente achar que o cabelo virgem é mais simples de cuidar ou até mesmo que ele não precise de nenhuma atenção especial. Mas sabia que existem alguns fatores que podem interferir na saúde e na beleza dos fios sem química também? 

Cabelo virgem também precisa de cuidado e, hoje, estou aqui pra te explicar tudo que eu descobri sobre isso e como os produtos naturais podem ajudar nesse processo sem prejudicar o Planeta. Vem comigo!

O que é e quais as características do cabelo virgem?

Se você nunca pintou ou fez qualquer processo químico nos fios, seu cabelo pode ser considerado virgem. Na definição mais exata desse conceito, um cabelo virgem nunca foi nem cortado. Mas, em geral, os cabelos que nunca passaram por química são tratados como cabelos virgens, mesmo que já tenham sido cortados.

 

Mulher de cabelo cacheado se olhando no espelho.

 

Isso porque, quando os fios não passam por processos químicos, eles costumam ser mais saudáveis e sua estrutura se mantém protegida. Assim, além de serem mais fáceis de cuidar, eles também são bastante resistentes e fortes no geral. Só que eles também precisam de cuidados, tá bom? Infelizmente nenhum tipo de cabelo consegue se manter saudável e bonito sem uma ajudinha de bons cosméticos — e com produtos naturais, esse cuidado é ainda mais respeitoso com os fios e o meio ambiente.

O que fazer pra manter o cabelo virgem saudável?

A limpeza dos cabelos é o primeiro passo pros cuidados de rotina e aí a frequência e o tipo de shampoo precisam respeitar os seus fios. Cabelos mais oleosos precisam de um cuidado diferente de quem tem fios mais secos ou mistos, sabe? Então, vale a pena tirar um tempinho pra entender como é o seu cabelo e, depois, escolher um shampoo natural em barra que cuide dele como ele merece.

A partir daí, alguns passos podem fazer bastante diferença na saúde dos seus cabelos sem química, como hidratação, uso de um bom condicionador e leave-in, além do querido cronograma capilar.

Faça hidratação

A hidratação é um processo que faz diferença pra todos os tipos de fios e, de forma geral, pode ser feita pelo menos uma vez por semana. Ela previne aquela produção de sebo excessiva no couro cabeludo, porque ajuda os fios a segurarem a água e não deixa que eles fiquem ressecados. Isso faz toda a diferença pra não sofrer com o temido efeito rebote.

E quem tem os cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente mais secos, pode dar uma atenção ainda mais especial pra esse processo, usando uma máscara capilar potente em dias alternados de lavagem.

 

Pessoa segurando máscara capilar em barra.

Faça o uso do leave in em seu cabelo virgem

O leave-in é um produtinho que você passa no cabelo limpo e deixa nele, que ajuda a nutrir o comprimento dos fios e, pra quem tem ondas e cachos, dá uma definição linda na textura do cabelo.

Pois é, o leave-in é um dos melhores amigos dos cachos, mas vai bem com todos os tipos de cabelo, inclusive pra quem não tem química nenhuma. Por ser um produto que tem uma textura mais leve, ele protege e nutre o cabelo virgem na medida certa pro uso no dia a dia.

Olha essa dica aqui também: Como usar leave-in em cabelos cacheados?

Tenha o cronograma capilar como aliado do cabelo virgem

E pra fechar os principais cuidados que acho importantes pro cabelo virgem, não poderia deixar de lado o cronograma capilar. Pra começar, você precisa entender se o seu cabelo virgem está saudável ou se está precisando de algum tratamento específico, como hidratação profunda ou nutrição mais intensa. Se os seus cabelos já estiverem saudáveis e você já seguir uma rotina de cuidados básicos que evita altas temperaturas e usa produtos que respeitam a estrutura dos seus fios, o cronograma capilar será bem básico e só de manutenção da saúde mesmo, trazendo tratamentos intercalados entre as semanas do mês.

Ah, e você sabia que usando os meus cosméticos em barra você consegue montar um cronograma capilar completo sem precisar de vários tipos de máscaras e linhas diferentes de produtos no seu banheiro? Olha só como é fácil: 

Cronograma capilar básico pra cabelos virgens saudáveis

  • Semana 1
    • 1x na semana: Shampoo Hidratante + Condicionador Hidratação Suave.
    • No restante das lavagens: Shampoo Purificante + Condicionador Hidratação Suave.
  • Semana 2
    • 1x na semana: Shampoo Nutritivo + Condicionador Hidratação Suave.
    • No restante das lavagens: Shampoo Purificante + Condicionador Hidratação Suave.
  • Semana 3: igual a semana 1.
  • Semana 4
    • 1x na semana: Shampoo Purificante + Máscara Capilar Hidratação + Condicionador Hidratação Suave.
    • No restante das lavagens: Shampoo Purificante + Condicionador Hidratação Suave.

 

Mulher lavando o cabelo com shampoo em barra.

 

Gosto sempre de destacar também que é legal você levar em consideração qual é o seu tipo de cabelo na hora de montar o seu cronograma capilar, tá? Se os seus cabelos forem cacheados, eles podem ser naturalmente mais ressecados e ao invés de usar o Shampoo Purificante, você pode trazer o Shampoo Hidratante todos os dias, por exemplo. Em caso de dúvidas, consulte um profissional que pode te orientar melhor sobre as necessidades específicas dos seus fios.

O que evitar usar em um cabelo virgem?

As principais coisas que você pode evitar pra cuidar do seu cabelo virgem são as fontes de calor, como chapinha e secador, e os cosméticos com componentes químicos agressivos. Mas não é só isso! É preciso ter atenção aos fatores naturais que podem impactar na saúde dos fios, como exposição ao sol, a água do mar e até o vento, que pode ressecar os fios ou embaraçar muito, dificultando a hora de pentear e podendo deixar eles mais quebradiços.

Quais os impactos da chapinha no cabelo virgem?

A chapinha é uma fonte de calor bem agressiva pra qualquer tipo de cabelo, virgem ou não. Ela causa o dano mecânico, uma consequência do uso do aparelho mesmo. O ponto é que a alta temperatura pode modificar a estrutura do fio, a cor e até deixar o cabelo mais áspero, mesmo que ele esteja saudável e não tenha nenhuma química.

Ainda assim, usar a chapinha é menos prejudicial do que processos químicos de alisamento. Por isso, se você quiser um visual diferente, o mais importante é não descuidar da sua rotina de cuidados: mantenha o seu cronograma capilar em dia e fique de olho a quaisquer sinais que seus cabelos podem dar, como pontas duplas e frizz em excesso.

Como o calor do secador pode prejudicar o cabelo virgem?

O secador de cabelo afeta os fios de forma parecida com a chapinha e o que faz com que ele agrida os fios é justamente a alta temperatura. Ele só não é tão agressivo porque não entra em contato direto com os fios.

Pra minimizar o efeito negativo do secador, mantenha uma distância de pelo menos 20 cm do aparelho com a cabeça e, sempre que possível, opte pelo jato de ar frio. Ah, assim como depois de usar a chapinha, quando usar o secador também vale a pena dar aquela recuperada com uma boa hidratação.

Como os cosméticos com componentes químicos afetam o cabelo virgem?

Agora, os cosméticos com produtos químicos podem prejudicar o cabelo virgem mais do que ajudar. Apesar de conterem componentes que, de fato, podem hidratar e nutrir os fios, os produtos químicos também têm ingredientes que afetam a saúde capilar de dentro pra fora, como sulfatos, parabenos, silicones e petrolatos.

Aqui no blog: Por que sulfatos, parabenos e silicones fazem mal pros fio?

Assim, uma boa alternativa é abrir espaço pros produtos naturais no seu banheiro, como as minhas barrinhas pra haircare. Elas são veganas, não têm ingredientes tóxicos e são feitas num processo que respeita os seus fios e o Planeta, sem desperdiçar água e rendendo muito mais que os potes de plástico que ficam centenas de anos por aqui.

Gostou das dicas? Aqui no meu blog tem muito mais!

Banner sobre cosméticos em barra veganos.
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

leve 3 pague 2
leve 3 pague 2
leve 3 pague 2
leve 3 pague 2
ver todos os produtos