Como manter os lábios hidratados e macios.

Como manter os lábios hidratados e macios.

Você sabia que manter os lábios hidratados e saudáveis também é uma forma de manter todo o nosso corpo saudável? Os lábios rachados e secos podem servir como uma porta de entrada pra bactérias e vírus, o que aumenta o risco de infecções, manter essa região saudável é proteger uma das primeiras linhas de defesa do nosso corpo. Além disso, se nossa boca está ressecada ou rachada, algumas atividades do dia a dia se tornam mais difíceis, como comer ou falar, já que o próprio movimento natural acaba causando ainda mais rachaduras e até o sangramento. 

Pra te ajudar, reuni aqui algumas dicas de como manter os lábios hidratados e macios pra garantir o seu bem-estar geral. Segue aqui!

Índice

  • Importância da hidratação labial.

    •  Como a desidratação afeta os lábios. 

  • Dicas de hidratação pra lábios saudáveis.

    •  Ingredientes pra evitar na hora de hidratar os lábios

  • Produtos recomendados pra hidratação labial.


 Importância da hidratação labial. 

Assim como a pele do nosso rosto e do corpo, nossos lábios também precisam de hidratação pra se manterem saudáveis. Essa é uma das áreas mais sensíveis do nosso corpo, já que a pele é muito mais fina e delicada em comparação com outras partes. Por isso, essa região acaba ficando mais suscetível ao ressecamento, rachaduras e irritações causados por vários motivos, como vento, frio e exposição excessiva ao sol. Manter os lábios bem hidratados vai ajudar a preservar a saúde da pele da região.

O que é bom para lábios ressecados do frio?

Além dessa proteção contra fatores externos, a hidratação labial também previne o envelhecimento precoce, já que lábios desidratados ficam com linhas finas e rugas com mais facilidade. Produtos específicos pra hidratação dos lábios, como os lip balms, trazem ingredientes que fazem mais do que hidratar, também nutrem e regeneram a pele, deixando ela saudável e protegida. Ah, gosto de destacar também como a hidratação labial tem um papel essencial pro nosso bem-estar geral. Lábios ressecados e rachados podem causar dor e desconforto, e até afetar a fala e a alimentação.

Como a desidratação afeta os lábios.

Quando dizemos que estamos desidratados, estamos dizendo que não tem água o suficiente no nosso corpo. A desidratação nos lábios causa o ressecamento que eventualmente pode levar a rachaduras e até ao sangramento em casos mais graves. Além de causar dor, as rachaduras também podem abrir portas pra infecções bacterianas.


 A falta de hidratação faz com que a pele dos lábios perca a flexibilidade natural, deixando eles mais propensos a desenvolver linhas finas o que, eventualmente, leva ao envelhecimento precoce da pele da região. Nossos lábios naturalmente possuem uma função protetora no nosso corpo, ajudando a manter a umidade e a proteger contra agentes externos. Só que se estão desidratados, essa função é comprometida e a barreira de proteção natural dos lábios fica enfraquecida.

Leia mais: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

Dicas de hidratação pra lábios saudáveis

A primeira coisa que a gente tem que lembrar sempre é que a hidratação não acontece só de fora pra dentro. Por isso, combinar o hábito de beber muita água durante o dia e o uso de um hidratante labial é o primeiro passo pra manter a pele da região saudável. Falando de hidratantes, aqui é essencial escolher um produto que use os ingredientes certos! Fórmulas com silicones, parabenos e petrolatos dificilmente vão hidratar a região. Opte por fórmulas naturais e ricas em óleos e manteigas vegetais. 

Além dessas dicas básicas, alguns hábitos também podem colaborar pra manter a hidratação dos seus lábios em dia:

  • Nada de morder ou lamber os lábios sem parar — isso incluir arrancar pelinhas soltas!
  • Proteja seus lábios do vento ou do frio excessivos.
  • Evite produtos vencidos que podem irritar a pele.
  • Se os lábios já estão ressecados, reduz o consumo de comidas muito salgadas ou picantes.
  • Aposte na hidratação noturna.
  • Reaplique o seu lip balm preferido sempre que sentir necessidade — principalmente se vier aquela vontade de ficar lambendo a região.
  • Esfolie suavemente os lábios pra remover as peles soltas sem causar danos.

 Ingredientes pra evitar na hora de hidratar os lábios

Pra manter os seus lábios bem hidratados e saudáveis, é essencial saber quais ingredientes evitar. O BHT, por exemplo, é um conservante super usado em hidratantes e lip balms, só que ele pode causar reações alérgicas e ser bastante prejudicial pra peles sensíveis. Além disso, a longo prazo, ele também pode interferir na desregulação hormonal e ser bastante tóxico. 

hidratação labial

Outro ingrediente super comum nos hidratantes labiais sintéticos é o silicone. Apesar de ele trazer uma sensação de hidratação, ele não faz realmente esse papel. O silicone cria uma barreira sobre a pele que impede a respiração natural e a hidratação, sem agir realmente contra o ressecamento e ainda piorar a situação a longo prazo. Ele também pode se acumular na pele, obstruindo os poros e causar problemas como acne e irritação. 

Por fim, dois ingredientes bem famosos no mundo dos cosméticos são os petrolatos e parabenos, que além de serem poluentes, também podem fazer mal pra nossa pele. Assim como os silicones, os petrolatos criam uma barreira artificial na pele que pode impedir a hidratação. Enquanto os parabenos são conservantes muito associados a desregulação hormonal e potencial aumento do risco de câncer. 

Produtos recomendados pra hidratação labial

Sou suspeita pra falar, mas pra mim não existe melhor solução pra lábios ressecados do que apostar em hidratantes naturais como os lip balms. Eles são feitos com ingredientes derivados da natureza que não apenas fornecem os nutrientes necessários pra saúde da pele, como também evitam a exposição a produtos químicos potencialmente prejudiciais, como os silicones, parabenos e petrolatos que já citei aqui. 

lip balm

O meu Lip Balm, por exemplo, usa só ingredientes naturais de alta performance que vão trazer uma hidratação profunda e de longa duração pra pele labial. Dessa forma, ele deixa os lábios macios e sem pelinhas soltas com uma cobertura confortável que não deixa os lábios pegajosos. Ele também é incolor com acabamento acetinado que realça a cor natural da boca e ainda é multifuncional, então pode ser usado nos ossinhos da bochecha, nas cutículas, nos cotovelos, entre outras pequenas áreas ressecadas. 

Dá uma olhadinha nos ingredientes naturais selecionados que eu trouxe pra essa barrinha: 

  • Óleo de abacate
  • Lanolina vegetal
  • Vitamina E
  • Manteiga De Karité
  • Manteiga De Cacau
  • Óleo De Girassol

Leia também: Lip Balm B.O.B: hidratação profunda em uma fórmula natural e vegana.

Além de todos os benefícios pra sua pele, meu Lip Balm também é zero plástico e livre de ingredientes nocivos, o que reduz a pegada poluente da sua rotina. É aquela combinação perfeita de sustentabilidade e autocuidado que falo tanto por aqui. E se a gente pode cuidar da gente sem prejudicar o Planeta, por que não fazer a escolha mais consciente, né?

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

ver todos os produtos