Porque o frio queima os lábios?

Porque o frio queima os lábios?

Inverno chega e com ele o ressecamento labial ataca as bocas pelo Brasil afora. Além do ressecamento básico que acontece com as quedas de temperatura, ainda tem gente por aí lidando com a “queimadura de frio”. Esse problema é um ressecamento ainda mais intenso que vem acompanhado de mais irritação, vermelhidão e desconforto. Mesmo que esse problema seja super comum, isso não quer dizer que você precise lidar com ele toda vez que o frio chega, né? 

Calma que hoje eu te trago a solução! Além de te explicar tudo sobre lábios queimados pelo frio, vou te indicar o melhor produto pra recuperar a saúde e a hidratação da pele da sua boa. Segue o fio!

Índice

  • O impacto do frio na pele.

    • Como o frio afeta a pele dos lábios?

    • Fatores que agravam a sensibilidade dos lábios.

  • Sinais de que seus lábios estão queimados pelo frio.

  • Como prevenir que os lábios queimem no frio?

  • Tratamentos pra lábios queimados pelo frio.

    • O melhor lip balm pra lábios ressecados! 


O impacto do frio na pele.

O frio intenso pode ter um impacto significativo na saúde da pele do corpo todo, trazendo principalmente ressecamento, descamação e irritação. Conforme vai ficando mais frio, a umidade do ar tende a diminuir, o que faz com que a pele perca a sua umidade natural. Esse processo de desidratação pode comprometer a barreira cutânea, deixando a pele mais suscetível a rachaduras e fissuras. 

Além do ressecamento, o frio pode trazer outras reações adversas na pele, como vermelhidão, coceira e sensibilidade. Quem já tem condições pré-existentes, como dermatite atópica ou psoríase, pode perceber uma piora nos sintomas durante os meses mais frios. A circulação sanguínea também é afetada pelo frio, o que pode reduzir o fornecimento de nutrientes e oxigênio pras células da pele, dificultando o processo de regeneração e cicatrização. Se você fica muito em ambientes que usam aquecedores internos vai perceber impactos ainda maiores na pele, já que eles também reduzem a umidade do ar em ambientes fechados.

Leia mais: Como manter os lábios hidratados e macios.


Como o frio afeta a pele dos lábios?

O frio pode até afetar a pele do corpo todo, mas a dos lábios tende a sofrer muito mais com a queda das temperaturas, Essa região tem uma pele naturalmente mais fina e delicada, o que deixa ela particularmente mais vulnerável aos efeitos do frio. A ausência de glândulas sebáceas nos lábios combinada com a perda de umidade do ar durante o frio agrava ainda mais o ressecamento, já que a pele não consegue reter a umidade sozinha. 

Além do ressecamento, o frio pode causar rachaduras dolorosas e fissuras na pele dos lábios. A exposição constante a ventos frios e secos retira a camada superficial de óleo protetor, deixando os lábios expostos a danos. Essas rachaduras não só causam dor e desconforto, mas também podem se transformar em portas de entrada pra infecções bacterianas e virais. Nesse ponto até as coisas mais comuns pioram a situação, como falar, comer ou sorrir.

Fatores que agravam a sensibilidade dos lábios.

Se você já está com a boca bastante ressecada, alguns hábitos precisam ser evitados. É bem comum que a gente faça algumas coisas no nosso dia a dia sem perceber que elas estão contribuindo pro ressecamento dos lábios. Trouxe aqui uma listinha dos mais comuns pra você evitar se está querendo recuperar a saúde da pele da boca: 

  • Lamber e arrancar pelinhas dos lábios: na hora pode até parecer que isso vai ajudar, mas lamber a boca em excesso remove a camada protetora de óleos naturais, piorando o ressecamento. Enquanto arrancar as pelinhas deixa a boca cheia de fissuras e mais propensa a outras inflamações.
  • Uso de produtos irritantes: ingredientes sintéticos bem comuns em lip balms, hidratantes labiais e lip oils, como parabenos, petrolatos, silicones e até algumas fragrâncias, são bastante irritantes e podem piorar o ressecamento dos seus lábios.
  • Exposição excessiva ao sol: como em qualquer parte do corpo, a exposição prolongada aos raios UV pode danificar a pele dos lábios, causando ressecamento e aumentando a sensibilidade.
  • Consumo de alimentos ácidos ou picantes: alimentos como frutas cítricas e pratos picantes podem irritar os lábios já ressecados, causando mais desconforto.
  • Falta de hidratação: no frio acabamos tomando menos água, mas esse hábito não deve ser deixado de lado! A hidratação da nossa pele acontece tanto de dentro pra fora, quanto de fora pra dentro.

Leia também: Chega de lábios ressecados no inverno!


Sinais de que seus lábios estão queimados pelo frio.

Ficar com os lábios ressecados no inverno é algo bem comum e que todo mundo passa. Porém se você acha que sua pele está com algo além do ressecamento, pode ser que sua boca tenha sido “queimada” pelo frio extremo. Dá uma olhada nessa lista com os principais sinais de que seus lábios estão queimados pelo frio:

  • Vermelhidão: mesmo que seus lábios sejam naturalmente mais corados, fique de olho na cor, o vermelho pode estar além do comum.
  • Cor incomum: falando em cor, além de um vermelho mais intenso, lábios com uma aparência mais pálida ou azulada também podem ser um sinal de danos severos pelo frio.
  • Inchaço: sentiu que a boca está mais inchada? Não ignore! Pode ser tanto uma reação alérgica, quanto uma queimadura pelo frio intenso. 
  • Descamação: se você está cheia daquelas pelinhas soltas, o ressecamento nos lábios está bastante intenso.
  • Sensação de queimação: uma sensação contínua de ardência ou queimação é também um forte indício dessa queimadura de frio..
  • Rachaduras: fique de olho nas pequenas fissuras ou rachaduras, além de incômodas, elas podem trazer outras infecções.

Como prevenir que os lábios queimem no frio?

Sim, dá pra sair na frente e já começar a prevenir o ressecamento dos lábios pelo inverno antes mesmo dele acontecer! E nem é uma tarefa muito difícil ou com steps complicados que vão deixar sua rotina mais complexa. Com alguns hábitos comuns no dia a dia você já vai conseguir manter sua boca muito mais hidratada e protegida contra a queimação de frio. Olha só: 

  • Aplique um hidratante poderoso: escolha um hidratante labial rico em óleos e manteigas vegetais que vão hidratar e nutrir a pele da região.
  • Evite lamber os lábios: como falei antes, esse hábito de lamber os lábios é péssimo pra pele ressecada, ao invés disso: reaplique o seu hidratante! 
  • Proteja do vento: vai sair na rua? Use um cachecol pra cobrir a boca e proteja ela quando estiver ao ar livre em temperaturas muito baixas.
  • Hidratação de dentro pra fora: beba bastante água pra manter a hidratação geral do corpo.
  • Evite sintéticos irritantes: fique longe de batons ou produtos labiais que contenham ingredientes irritantes, como petrolatos, parabenos, silicones fragrâncias e corantes artificiais.
  • Use um umidificador: manter um umidificador em sua casa pode ajudar a adicionar umidade ao ar, prevenindo o ressecamento dos lábios.

Tratamentos pra lábios queimados pelo frio.

Vou te contar um segredo: produtos naturais podem ser a solução pra tratar lábios danificados, proporcionando alívio e nutrição sem os riscos associados a ingredientes sintéticos. Ingredientes como manteiga de karité, óleo de coco, óleo de abacate e lanolina vegetal são excelentes opções pra restaurar a saúde dos lábios. Eles são ricos em vitaminas e ácidos graxos que ajudam a reparar a barreira protetora da pele e manter ela hidratada por mais tempo.

Os produtos sintéticos podem contribuir muito pro ressecamento da pele, já que são cheios de substâncias potencialmente prejudiciais, como parabenos, petrolatos e silicones. Parabenos são conservantes que podem causar irritações e reações alérgicas, enquanto petrolatos e silicones criam uma barreira artificial que pode impedir a pele de respirar adequadamente. Além disso, esses ingredientes trazem uma falsa sensação de hidratação que só aparece quando você aplica o produto, fazendo com que você reaplique diversas vezes ao dia, causando acúmulo de resíduos nos lábios e agravando o problema. 

Ah, gosto sempre de destacar que pra casos mais graves de queimaduras ou danos persistentes nos lábios, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde, tá? Um médico pode avaliar a condição e recomendar tratamentos específicos ou medicamentos que sejam mais adequados pro seu problema. Enquanto isso, trazer produtos naturais pra sua rotina pode ser uma excelente forma de prevenir o ressecamento e de manter a hidratação da pele dos lábios.

Leia mais: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!


O melhor lip balm pra lábios ressecados! 

Agora que você já entender a importância de apostar em produtos naturais pra cuidar da pele dos lábios queimados pelo frio, vim aqui te indicar o meu preferido. Claro que estou falando do meu Lip Balm em barra! Ele acaba com as pelinhas soltas e deixa seus lábios macios e hidratados por muito  mais tempo. Além disso, ele não deixa os lábios pegajosos e é sem cor, sem brilho, sem gosto com um acabamento acetinado que realça a cor natural da boca.


Meu Lip Balm tem uma fórmula 100% natural, livre de parabenos, petrolatos e silicones que criam uma falsa sensação de hidratação. Ele leva óleo de abacate, lanolina vegetal, vitamina E, manteiga de karité e manteiga de cacau, tudo pra hidratar de forma intensa os seus lábios e ainda devolver os nutrientes que eles perdem com o ressecamento. Além disso, ele tem um formato em bastão com o dobro do tamanho dos lip balms comuns — vai durar muito mais tempo. Ah, ainda é multifuncional e pode ser usado nos ossinhos da bochecha, nos cotovelos e até nas cutículas.

Com o meu Lip Balm natural na sua rotina, você pode dizer adeus pros lábios ressecados ou queimados de frio. Tá esperando o que pra garantir o seu?

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
ver todos os produtos