Dentes sensíveis: o que fazer pra prevenir e tratar o problema

Dentes sensíveis: o que fazer pra prevenir e tratar o problema

Imagine que você está tomando um sorvete delicioso num dia ensolarado ou aquele café quentinho no final da tarde e, de repente, sente uma dorzinha chata nos dentes. Essa é a sensação que muitas pessoas com dentes sensíveis experimentam.

Mas por que isso acontece? A verdade é que vários fatores podem contribuir pra essa condição, como consumir alimentos e bebidas ácidas, estresse e bruxismo — o rangimento dos dentes de maneira involuntária —, entre outros.

A boa notícia é que pequenas mudanças na rotina podem aliviar e até prevenir o desconforto. Vem comigo que vou te contar tudo sobre dentes sensíveis e o que fazer pra tratar esse problema!

O que são dentes sensíveis?

Os nossos dentes são estruturas incríveis, sabia? Eles têm várias camadas e a mais externa se chama esmalte, é ela que protege o interior do dente. Quando essa camada está fina ou danificada, substâncias quentes, frias ou doces podem chegar à parte interna do dente, chamada de dentina, que é cheia de canais minúsculos ligados aos nervos.

E é aí que mora o desconforto! Os dentes apresentam dor, como se fosse uma pontada ou choque, o que acaba te privando de muitas coisas. 

Quais as causas dos dentes sensíveis?

Como expliquei, a principal causa da sensibilidade é a remoção da camada externa dos dentes, o esmalte. Por isso, é importante evitar alguns hábitos que podem gerar esse desgaste.

 

  • Escovar os dentes com muita força: escovar os dentes com muita força pode passar a impressão de uma limpeza mais eficiente, mas cuidado! Movimentos muito fortes com a escova podem, na verdade, prejudicar o esmalte do dente e causar mais problemas do que benefícios.
  • Bruxismo: apertar ou ranger os dentes, especialmente à noite, provoca um desgaste grande no esmalte, expondo as camadas mais sensíveis do dente.
  • Alimentos ácidos: bebidas como refrigerantes e sucos cítricos atacam o esmalte, por isso é legal maneirar no consumo desses alimentos. 
  • Produtos muito fortes: alguns cremes dentais,enxaguantes bucais e escovas de cerdas duras são muito abrasivos. Eles propõem dentes mais brancos, mas acabam desgastando o esmalte dos dentes.

Além da questão do esmalte, as gengivas retraídas também podem ser um problema. Quando elas se afastam dos dentes, a raiz fica exposta. Como essa é uma área bem sensível, pode ser desconfortável quando alguns alimentos entram em contato com ela. Também vale citar as cáries que podem expor a dentina, a camada logo abaixo do esmalte, causando dor.

Como identificar se tenho dentes sensíveis?

Os sintomas de dentes sensíveis são muito característicos e fáceis de identificar. Acredite, se você tem, vai saber que tem. Então, fique de olho se você sente:

  • Sensação de dor ou desconforto ao comer alimentos ou bebidas quentes ou frias: sabe aquela sensação de choque quando você toma um sorvete ou um café bem quentinho? Isso pode ser um sinal.
  • Dor aguda e repentina: se você sente uma pontada quando algo encosta no seu dente, é como um alarme dizendo “ei, algo não está certo aqui”.
  • Desconforto ao realizar a higiene bucal: escovar os dentes ou usar fio dental não deveria ser uma experiência dolorosa — se for, seus dentes podem estar te dando um sinal.
  • Sensibilidade ao ar frio: aquele arzinho gelado que faz você franzir a testa também pode ser um indicativo de sensibilidade dentária.

Se esses sinais são familiares, não é motivo pra pânico, mas é uma boa ideia conversar com seu dentista. Ele pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e sugerir tratamentos pra aliviar o desconforto.

Como evitar a sensibilidade do dente?

Sabendo o que pode causar a sensibilidade nos dentes, fica mais fácil entender o que você precisa fazer pra evitar esse problema, certo? Mas, pra te ajudar, separei algumas dicas de ações diárias pra proteger o esmalte dos dentes e, consequentemente, evitar aquele desconforto chatinho. Anota aí!

  • Escolha a escova certa: a indicação de profissionais é usar escovas de dentes com cerdas macias. Como falei, as cerdas duras podem desgastar o esmalte dos dentes e aumentar a sensibilidade — a minha Escova de Dente de Bambu, por exemplo, é uma ótima opção pra cuidar dos seus dentes e do nosso Planeta.
  • Escove os dentes com cuidado: ao escovar, faça movimentos suaves, pois isso ajuda a limpar de forma eficaz e sem agredir as gengivas ou o esmalte
  • Tenha cuidado com a alimentação: tente não comer alimentos e bebidas muito ácidas com frequência, como refrigerantes, vinhos e frutas cítricas, que podem erodir o esmalte dos dentes ao longo do tempo
  • Visite seu dentista regularmente: faça aquela visita regular ao seu dentista pra conferir se está tudo bem e receber dicas personalizadas e tratamentos preventivos.
  • Use o fio dental: não esqueça de usar fio dental diariamente pra remover os restos de comida e a placa entre os dentes, onde a escova muitas vezes não alcança.
  • Busque proteção contra bruxismo: está rangendo os dentes? Não deixe isso pra lá! Use uma placa de mordida pra proteger seus dentes contra o desgaste, seu dentista pode te ajudar a identificar isso e a fazer a placa perfeita pra você.
  • Tenha atenção ao clareamento: se você quer deixar os dentes branquinhos, tome cuidado! Fazer clareamento com uma frequência muito alta pode aumentar a sensibilidade.

Como tratar os dentes sensíveis?

E se você já tem dentes sensíveis, o que fazer? Bom, a primeira coisa é manter a saúde bucal em dia. Nesse caso, produtos naturais e de boa qualidade, como a melhor pasta de dente pro seu caso, podem ajudar!

Os meus Tabs Dentais (com flúor e sem flúor), por exemplo, protegem e suavizam o esmalte dos dentes com uma fórmula de ingredientes naturais e 100% zero plástico. Além disso, uma escova de dentes de maciez baixa a média, como a minha de bambu, é menos agressiva pros seus dentes e ainda ajuda a prevenir a retração das gengivas.

Mas o mais importante mesmo é conversar com o seu dentista. Ele é especialista nisso e vai saber direitinho os melhores tratamentos e caminhos pra você ter aquele sorrisão sem dor.

E pra ter uma rotina de higiene bucal mais completa, sustentável e eficiente, não deixe de conferir toda a minha linha de oral care. Até a próxima!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção lançamento
promoção lançamento
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
ver todos os produtos