Eita! Queimou o cabelo e a pele no verão? Saiba como cuidar!

Eita! Queimou o cabelo e a pele no verão? Saiba como cuidar!

Spoiler: você pode fazer muito mais do que só um pós-sol, tá?

Esqueceu o protetor solar em casa, o bronzeado passou do ponto e sua pele e seus cabelos estão pedindo socorro? Calma, isso pode acontecer com todo mundo e a solução pode ser mais simples do que você pensa. Hoje vou te dar as principais dicas pra evitar a queimadura de sol e também pra cuidar das regiões queimadas depois de um dia de praia ou piscina. Segue aqui!

Índice

Os perigos do verão pra pele e pros cabelos.

No verão, naturalmente passamos mais tempo fora de casa e, claro, principalmente na beira da piscina ou com o pé na areia da praia. Essa exposição maior ao sol, ao cloro das piscinas e ao sal do mar podem ter um grande impacto na sua pele e nos seus cabelos. Eu até já falei sobre isso em um outro post aqui no blog e dei várias dicas de cuidados no verão que você precisa ter.

A exposição intensa ao sol traz pra pele um aspecto avermelhado, queimaduras e com o passar do tempo aquele descascar que incomoda muita gente. Tudo isso sem contar com a ardência que pode surgir dependendo do nível de queimadura que você fez nessa região. Já os cabelos podem sofrer impactos de duas formas: no couro cabeludo, que apresenta as mesmas características da pele e os fios em si que ficam mais ressecados, quebradiços e podem apresentar mais frizz e pontas duplas.

Pra evitar que tudo isso role, o ideal é apostar em muito protetor solar, cuidar o tempo de exposição ao sol e investir em bonés pra proteger o couro cabeludo. Ah, as minhas máscaras contam com uma nano tecnologia que penetra no fio e, quando ele é exposto ao calor intenso, essas partículas liberam ativos de proteção contra o calor. Você pode incluir elas na sua rotina de cuidados com os cabelos no verão e usar de 2 a 3 vezes na semana pra recuperar e prevenir danos.

Leia também: Cuidados com a saúde íntima durante o verão

Como cuidar do cabelo e da pele queimados no verão. 

Cada tipo de situação pede um tipo de tratamento. Pra ficar fácil de entender, eu já separei aqui algumas dicas pra quem teve problemas com a pele (do rosto e do corpo) e com os cabelos (incluindo o couro cabeludo). Ah, e pra deixar tudo ainda mais completinho, eu já trago também sugestões de algumas das minhas barrinhas que irão ajudar você a se cuidar de um jeito bem natural e saudável!

mulher lavando o cabelo com shampoo em barra

Dicas de cuidado com os cabelos e couro cabeludo queimados.

  • Banho, só com água fria: depois de ficarem expostos a altas temperaturas, tudo o que seus fios e seu couro cabeludo menos precisam é de um banho com água fervendo, né? Além disso, banhos muito quentes também prejudicam a saúde do couro, ao estimular a oleosidade na região e podem levar ao surgimento da temida caspa.
  • Prefira shampoos com agentes hidratantes e suaves: seus fios foram fragilizados e shampoos com agentes químicos muito potentes podem forçar a estrutura capilar. A dica é lavar os cabelos com shampoos mais suaves, adeptos da Clean Beauty, que usem ativos naturais e que tratem seus fios com a delicadeza que precisam durante essa fase de recuperação.
  • Evite o desbotamento da cor dos fios com produtos de ação antioxidante: as queimaduras nos fios, juntamente com a ação do cloro, podem levar a alterações na coloração dos cabelos, especialmente em fios mais claros. Existe uma série de cuidados com os cabelos loiros e grisalhos no verão, e usar produtos que combatem esse efeito de amarelamento é um deles, tá?

Meus shampoos e condicionadores em barra podem ajudar você a cuidar do cabelo e do couro cabeludo da melhor forma. Confere aí:

  • Shampoo Hidratante: combate o ressecamento desde a raiz e ainda deixa os cabelos limpos, macios, saudáveis e cheios de vida. Ele tem um blend de ingredientes naturais, como a queratina vegetal, que reconstroem a estrutura interna dos fios, reparando possíveis danos externos, além de combaterem o envelhecimento dos fios, formarem uma proteção natural nos cabelos e darem definição aos cachos.
  • Shampoo Nutritivo: unindo nutrição e limpeza, ele deixa seus cabelos e seu couro cabeludo mais limpos e livres de resíduos de cloro e sal, enquanto dá brilho e ajuda na restauração da fibra capilar, combatendo o ressecamento, a opacidade e porosidade dos fios. Eles ficam macios, sedosos e brilhosos por causa da combinação poderosa de óleos e manteigas vegetais.
  • Shampoo Matizante: meu lançamento mais recente, perfeito pra cuidar dos fios loiros – naturais e descoloridos – ou grisalhos no verão! Diferente da maioria dos matizadores do mercado, o meu matizador pode ser usado todo dia, como seu shampoo habitual, já que só usa pigmentos naturais e veganos, como os extratos de Centáurea, Blueberry e Açaí (nada de ativos sintéticos e tóxicos que agridem o cabelo). Ele tem pH próximo ao natural dos fios e sua ação antioxidante ajuda a prevenir o amarelamento dos cabelos claros.
  • Condicionador Hidratação Profunda: pra potencializar a recuperação dos fios queimados, esse é o condicionador perfeito. Com uma incrível combinação de manteigas e óleos nutritivos, ele  hidrata profundamente os fios mais ressecados pelo sol, combate a porosidade e reduz as pontas duplas. Isso garante mais maciez, aumenta o brilho e, de quebra, ainda controla o frizz.

Leia também: Extrato de Shikakai: o aliado dos seus cachos no verão

Dicas de cuidado com a pele (rosto e corpo) queimada no verão.

  • Lave o rosto e o corpo só com água fria: nada de água quente na pele queimada. A água fria vai ajudar a dar uma sensação de maior bem-estar e também vai refrescar os tecidos que passaram por uma exposição excessiva a altas temperaturas.
  • Hidrate muito a pele: pele queimada significa pele ressecada. Ela perdeu água durante o processo de queimadura e precisa repor líquidos e nutrientes pra se restaurar. Capriche nos sabonetes e cremes hidratantes.
  • Limpe com produtos calmantes: a camada mais externa da sua pele está irritada pela ação direta dos raios solares. Enquanto ela passa por um processo de cicatrização natural, você pode ajudar com produtos de ação calmante.
  • Beba muuuita água: os cuidados com a pele queimada no verão não são apenas externos. Beber bastante água ajuda seu corpo a repor líquidos e tem efeito direto na hidratação da pele, colaborando com esse processo de tratamento e recuperação do tecido que foi ressecado pela radiação solar.

mulher cuidando da pele

Se eu tenho uma barrinha que pode te ajudar? Claro, né!

  • Barra de Limpeza Facial Pele Oleosa: ela vem com um time de ingredientes naturais especialistas em cuidar da sua pele. O Óleo Essencial de Melaleuca, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias perfeitas pro tecido do rosto agredido pelo sol: ele purifica a pele, controla a oleosidade excessiva e o aparecimento de acne. A minha Barra de Limpeza Facial Pele Oleosa também traz o Inca Inchi, que promove a hidratação e balanceia a presença dos óleos que ajudam a formar uma barreira de proteção natural da pele, potencializando a restauração.

Recadinho importante!

Não custa nada lembrar: essas dicas que eu trouxe são válidas pra quem sofreu aquelas queimaduras leves, muito comuns durante o verão. Mas algumas pessoas podem acabar tendo queimaduras bem mais profundas, que pedem um acompanhamento médico especializado. Se você achar que esse é o seu caso – com bolhas na pele, enjoos, mal-estar, febre ou outros sintomas incomuns – procure ajuda profissional.

Deixa aqui nos comentários quais outros cuidados você tem com a pele queimada no verão. 

Banner com Call To Action de kit de produtos em barra B.O.B
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos