Queimadura de sol no couro cabeludo: o que fazer quando isso acontece?

Queimadura de sol no couro cabeludo: o que fazer quando isso acontece?

Esqueceu o protetor solar em casa, o bronzeado passou do ponto e sua pele e seus cabelos estão pedindo socorro? Calma, a queimadura de sol no couro cabeludo pode acontecer com todo mundo e a solução consegue ser mais simples do que você pensa.

Hoje vou te dar as principais dicas pra evitar a queimadura de sol e também pra cuidar das regiões queimadas depois de um dia de praia ou piscina. Segue aqui!

Como identificar se está com o couro cabeludo queimado?

Se você exagerou na dose de sol e está desconfiando que seu couro cabeludo sofreu algumas queimaduras, existem alguns sinais que são fáceis de detectar e podem indicar que, sim, a queimadura aconteceu. Eles são muito parecidos com os de queimadura da pele do corpo, sabe? Por exemplo: 

  • Dor e ardência: a queimadura causa grande ardência na região machucada. Você pode sentir dor e desconforto no couro cabeludo.
  • Vermelhidão: o couro cabeludo queimado geralmente fica vermelho e inflamado.
  • Sensibilidade: se você notar que seu couro cabeludo está mais sensível ao toque, pode ser um sinal de queimadura.
  • Descamação: aqui é bem comum que algumas pessoas confundam a descamação com a caspa, mas se você está sentindo outros sintomas e aliado a eles percebeu o surgimento dos floquinhos brancos, é bem possível que sua pele esteja descamando depois da queimadura.
  • Bolha ou ferida: em casos mais graves, pode haver formação de bolhas no couro cabeludo devido à queimadura de sol.

Se você notar qualquer um desses sinais, é importante se proteger ainda mais do sol, pra evitar agravar a situação, e procurar um dermatologista pra cuidar do seu couro cabeludo da melhor forma!

Quais as consequências que a queimadura no couro cabeludo podem gerar?

Infelizmente, se você exagerou na dose de sol e não usou nada pra proteger o seu couro cabeludo, provavelmente ele está queimado e pode sofrer algumas consequências, além dos sintomas que eu citei acima. Mas relaxe, não é nada irreversível, ok? Você pode contornar a situação com tempo e os produtos certos. Acredite, os seus cabelos vão ficar saudáveis de novo! Uma consequência bem comum da queimadura é a queda de cabelo. Pois é, a queimadura pode dar um susto nos folículos capilares, fazendo com que os cabelos caiam mais do que o normal. Isso acontece porque as células responsáveis pelo crescimento dos fios ficam danificadas e a inflamação da queimadura atrapalha o ciclo natural de crescimento.

Além de impactar o couro cabeludo em si e causar essa queda capilar, a queimadura também afeta a saúde dos cabelos. Ela acaba deixando eles mais  mais frágeis e quebradiços, e até com uma sensação de ressecamento, como se você precisasse colocar a hidratação dos fios em dia. 

Como cuidar do cabelo queimado no verão?

Cada tipo de situação pede um tipo de tratamento. E pra facilitar a sua busca, eu já deixei aqui sugestões de algumas das minhas barrinhas que ajudarão você a se cuidar:

  • Banho frio: nada de água quente! Seus fios e couro cabeludo já estão fragilizados, então é bom evitar mais queimaduras. Se você não é muito adepta do banho gelado, tente deixar a água o mais morna possível pra reduzir os danos.
  • Hidratação em dobro: beba bastante água também e aposte em hidratantes potentes, de preferência com ingredientes naturais e calmantes. A minha Máscara Capilar em Barra Hidratação pode ajudar! Além de nutrir, ela devolve a queratina e ajuda a combater o frizz.
  • Xô sintéticos agressivos: use shampoos e condicionadores suaves, feitos de produtos naturais, que não vão agredir mais ainda o couro cabeludo. Meu Shampoo em Barra Hidratante é perfeito nesse caso! É vegano, natural e livre de sulfatos que ressecam ainda mais seus cabelos e couro cabeludo, promovendo maciez, brilho, nutrição e reconstrução dos fios.
  • Proteção contra o sol: mesmo se seus cabelos estiverem queimados, a proteção solar com acessórios continua sendo fundamental! Use bonés ou chapéus pra evitar mais danos.
  • Adeus, química: dê um tempo de produtos químicos fortes até que o couro cabeludo se recupere completamente.
  • Detox capilar: o detox capilar é um tratamento super simples e eficaz que você pode fazer em casa mesmo, usando produtos com ingredientes naturais como argila preta e carvão ativado. Esses dois aliados vão ajudar a eliminar as impurezas e toxinas acumuladas nos fios e no couro cabeludo. O meu Shampoo Detox pode te ajudar nisso!

Leia também: Como manter o cabelo hidratado?

Produtos perfeitos pra você cuidar do cabelo

Você sabia que eu tenho barrinhas pra todos os momentos e necessidades dos seus cabelos? E isso vale também pra esse momento que o seu cabelo está sofrendo por conta da exposição ao sol. Nesse momento, mais do que nunca, é fundamental saber do que seu cabelo precisa pra conseguir cuidar dele da melhor forma.

E meus produtos naturais em barra podem ser seus principais aliados, já que vão limpar e hidratar sem agredir o seu couro cabeludo ou o Planeta. Olha só os que eu mais indico nessa situação: 

O que fazer pra evitar queimaduras e proteger o couro cabeludo?

Sei bem que quando estamos curtindo a beira da praia ou da piscina, ou até aquele fim de semana longe da cidade, a última coisa que a gente quer é mais uma lista de tarefas pra adicionar no dia a dia. Por isso, trouxe aqui algumas dicas práticas pra evitar as queimaduras e proteger o seu couro cabeludo sem complicar o seu momento de relaxamento. Anota aí:

1. Fuja do sol forte

Eu sei, você já tá cansada de ouvir pra evitar o sol das 10h às 16h, né? Ainda mais considerando que esse é o horário que mais queremos curtir um dia bonito no verão. Só que é nesse intervalo que os raios UV estão mais fortes, por isso é importante evitar a exposição excessiva nesse período. Uma dica pra ainda aproveitar o dia, mas sem ficar embaixo do sol quente é buscar mais locais de sombra nesses horários.

2. Use e abuse dos acessórios

Essa dica aqui já vem quase coladinha da primeira! Pra curtir o dia sem se preocupar, chapéus e bonés são escudos poderosos contra os raios solares diretos e protegem o couro cabeludo, evitando queimaduras e outros problemas. Além desses clássicos, lenços e faixas também podem ajudar a proteger o couro cabeludo. 

3. Protetor solar

Esse aqui é óbvio, né? Escolha um protetor solar específico pro couro cabeludo com FPS 30 ou mais. Aplique generosamente antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 horas, principalmente se você entrar na água. 

4. Cuidado com os produtos capilares

Dê um tempo de produtos que podem irritar o couro cabeludo, como esfoliantes e antirresíduos, principalmente após a exposição ao sol. Se você já estiver com queimadura solar, evite usar secadores e chapinhas, o calor desses acessórios pode piorar a situação.

Dica extra: como cuidar da pele queimada pelo sol? 

Primeiramente, nada de pânico! Queimadura leve tem jeito, sim, e os cuidados são parecidos com os que você precisa ter com o couro cabeludo! Siga esses passos que será sucesso:

  • Banho geladinho: água quente só piora as coisas! Lave o rosto e o corpo com água fria pra aliviar a ardência e refrescar a pele. Dá até pra fazer compressas geladas com um pano macio em áreas mais afetadas.
  • Hidratação: sua pele tá precisando repor os líquidos que perdeu no sol, beba bastante água. Também vale a pena ficar de olho nos sabonetes também valem. Opte por fórmulas mais suaves e livres de sulfatos agressivos, como os meus Sabonetes Corporais em barra.
  • Paciência é a chave: a pele leva tempo pra se recuperar. Evite cutucar as casquinhas e deixe a cicatrização rolar naturalmente.
  • Evite o sol: enquanto a pele estiver se recuperando, nada de sol! Use roupas leves que cubram o corpo e protetor solar com FPS alto se precisar sair de casa.

E se eu tenho uma barrinha que pode te ajudar? Claro! A Barra de Limpeza Facial Pele Equilibrada vem com um time de ingredientes naturais especialistas em cuidar da sua pele. O óleo de Jojoba promove a hidratação e ajuda a remover impurezas e células mortas sem retirar a barreira de proteção natural da pele, devolvendo sua vitalidade e mantendo a luminosidade.

Depois de passar por uma queimadura de sol no couro cabeludo, você já sabe o que fazer né? E pra não repetir a dose, siga as minhas dicas e conte com as minhas barrinhas pros cuidados antes, durante e depois da exposição ao sol!

Banner com Call To Action de kit de produtos em barra B.O.B

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
best seller promoção
ver todos os produtos