Ideias de presentes: presenteie com mais consciência e propósito!

Já começou a contagem regressiva pro Natal e você ainda está na dúvida sobre como presentear a galera de um jeito diferente, criativo e mais consciente? Nem sempre é fácil nadar contra a corrente e, ao mesmo tempo, descobrir novas formas de mostrar seu amor e carinho por quem é especial pra você.


A boa notícia é que a gente chegou com várias dicas e ideias de presentes que vão expressar seu carinho pelas pessoas queridas e pelo planeta também. Vamos juntas nesse #natalsustentavel?

Índice



Ideias de presentes de Natal que fazem sentido


Ganhar presentes é bom demais, mas presentear alguém também é uma delícia, né? É um jeito gostoso de mostrar que aquela pessoa é especial, que você se importa com ela. O mais legal é que um presente diz muito sobre aquela pessoa – o que ela gosta, o que ela representa, etc. –, mas também fala muito sobre quem dá o presente. Quando a gente escolhe um presente pra alguém, estamos passando uma mensagem, compartilhando um pouco de quem somos.


Por isso que às vezes presentear é um pouco complicado: queremos ter ideias de presentes que fazem sentido pra nós e pros outros, mas nem sempre é tão simples assim. Especialmente quando a gente quer um presente que expresse nosso carinho com essa pessoa querida, nosso cuidado com o planeta e nosso desejo de vivermos, juntos, uma vida mais equilibrada, sustentável e consciente.


Como ter um Natal mais sustentável?


Um jeito interessante de ter ideias de presentes mais conscientes é começar por eliminação: desconsidere aquelas opções que você já sabe que não se encaixam com essa vibe mais leve, sustentável e minimalista que estamos buscando. Por exemplo: vamos pensar na embalagem desse presente? Ela faz sentido, tem uma função válida? Ou só serve pra embelezar o presente e ajudar a aumentar a pilha de lixo gerada depois do Natal?


Também vale saber como esse presente foi produzido, né? Se pra chegar até você ele veio gerando uma trilha de impacto negativo, seja ambiental ou social, vai ficar complicado presentear alguém que você ama sabendo disso, não acha?


Tem outra coisinha também: quando a gente fala de ideias de presentes que fazem sentido, é sempre bacana se perguntar se o presente realmente tem utilidade pra quem vai ganhar. Dar um presente chamativo ou exclusivo, mas que vai ficar parado, sem uso, talvez não seja a melhor ideia, concorda? É legal dar alguma coisa que vai fazer parte da vida daquela pessoa, que vai ter utilidade e fazer sentido realmente.


Se a gente conseguir reunir algumas dessas características de sustentabilidade nos nossos presentes de Natal, pode ter certeza que já avançamos muito pra ter ideias de presentes bem diferentes e com propósito.


Embalagens de presente e a poluição


Quem não cresceu com aquela imagem marcante na memória: uma montanha de presentes suuuper bem embalados e enfeitados debaixo da árvore de Natal? Admite, vai: é muito gostoso viver esse clima de final de ano, cheio de festa e alegria.


Mas quase ninguém se lembra da montanha de caixas de papelão, sacolas plásticas, pedaços de isopor, fitas de cetim, adesivos, papéis de presentes e muitas outras embalagens que vão pro lixo logo no dia seguinte. A geração de resíduos aumenta muito nessa época do ano!


Pra você ter uma ideia, só na Grã-Bretanha, esse descarte cresce 30% após as festas de final de ano, e uma boa parte desse lixo é formado por 200 milhões de folhas de papel de embrulho!. Muitos desses papéis especiais não são recicláveis, porque eles recebem aquele acabamento plastificado e brilhante: o visual fica lindo, mas isso dificulta todo o processo de reciclagem. E eles ainda podem liberar tintas tóxicas se acabarem na natureza. 


Leia também: Por que o lixo é um problema?


Falando em reciclagem: sim, é verdade que uma parte de todo esse descarte natalino é feita de materiais recicláveis, que podem se transformar em outros itens e retornar ao ciclo comercial causando menos impacto ambiental. Mas, também é verdade que apenas 3% de todo o lixo reciclável no Brasil realmente acaba sendo reciclado. O resto, você já sabe: vai terminar poluindo o meio ambiente – por séculos.


Escolher um presente com uma embalagem de fácil reciclagem é uma boa, claro. Mas pensar em um presente com uma embalagem biodegradável, por exemplo, ou um que sequer precise de embalagem, é ainda mais legal. E tem muitas opções deles por aí!


Consumo Consciente no Natal

 

Além da embalagem e do impacto ambiental dos nossos presentes, tem outras formas de praticar o consumo consciente no Natal, sabia? Por exemplo, na hora de presentear os parentes, você pode pensar em um presente pra família toda, que seja útil pra todo mundo, em vez de sair presenteando um por um. É muito amor envolvido, mas com menos embalagens envolvidas, né?


E o amigo secreto da firma, hein? Dá pra propor um sistema diferente, onde todos participam colaborando com uma entidade assistencial ou alguma ONG, quem sabe. Ou uma troca de presentes só com produtos seminovos ou usados – já imaginou que incrível? Aqueles itens que estão encostados, pegando pó na sua casa, mas que podem ser tudo o que alguém estava precisando. 


Ah, outra coisa bacana é comprar presentes artesanais de pequenos comerciantes locais ou de instituições sociais que montam projetos para arrecadar fundos nessa época. O mais legal é que você presenteia com um item super exclusivo e ainda apoia um movimento do bem!


Cabe mais uma diquinha? A gente precisa ficar esperto com os preços, né! Muita coisa fica superfaturada nessa época do ano, e não é nada consciente acabar gastando mais do que planejamos – ou até do que podemos – só pra impressionar alguém. O presente precisa fazer sentido financeiramente também, tá?


Ideias de presentes sustentáveis


Chegou o momento que você estava esperando: as dicas de presente. Montamos uma listinha super diversa pra agradar todos os estilos de presenteado (e de presenteador haha). Segue a thread:


Plante um presente

Que tal presentear alguém com uma plantinha fofa nesse Natal? É uma ideia de presente natural, que valoriza o meio ambiente e faz um bem incrível a quem recebe! Já foi comprovado que cuidar de uma planta é muito bom pra gente, e ela ainda pode ajudar a trazer mais verde e ar puro pro nosso dia a dia. Se quiser complementar seu presente, um kit de jardinagem caseira bem charmoso vai bem! Mas, é legal saber se a pessoa tem o perfil certo pra ganhar uma planta, tá? Tem gente que não é necessariamente apaixonada por elas, ou simplesmente vive uma rotina que impede que se dedique a um ser vivo em um vasinho. :)


Copo de silicone: um presente que vai sempre junto

Taí um presente bacana pra quem vive essa rotina agitada que mencionamos acima: com um copo de silicone reutilizável, ela pode passar o dia se hidratando sem precisar consumir copinhos plásticos ou outros recipientes de uso único, que poluem o ambiente e ainda fazem mal à nossa saúde. Alguns modelos de copo de silicone são retráteis, ou seja: quando não estão em uso, eles ficam beeem pequenininhos e cabem em qualquer bolsa, e podem ir com a gente pra qualquer lugar sem incomodar. 


Faça você mesma

Dar um presente que você fez é puro suco concentrado de exclusividade: não tem jeito melhor ou mais único de expressar seu carinho que produzindo um mimo com suas próprias mãos, né? Quem tem dotes artísticos provavelmente já considera essa possibilidade, mas mesmo quem ainda não se aventurou pelo mundo do DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo) também pode presentear desse jeito. É só buscar um tutorial na web (há zilhões deles) e praticar suas habilidades manuais. Além do presente em si, você também está oferecendo a essa pessoa todo o tempo e dedicação que investiu em aprender algo novo pra criar um presente inesquecível.


Cosméticos sólidos da B.O.B

Todo mundo precisa, usa (e adora) cosméticos e produtos de beleza pessoal. E já que é assim, faz todo sentido presentear de um jeito super cheiroso, sustentável e inovador neste Natal: é só apostar nas nossas barrinhas! 


Os nossos cosméticos sólidos são veganos, cruelty-free e naturais, e usam ingredientes selecionados e concentrados pra render bastante (bem mais que as versões líquidas) e levar até você o melhor de cada ativo. Esse formato inovador, em barra, elimina o uso de plástico (não precisa de garrafas plásticas, e só usa embalagens biodegradáveis), preserva o uso de água e não leva conservantes ou agentes químicos nocivos. Ou seja: nossas barras não poluem rios e oceanos, não causam nenhum dano aos animais, não geram lixo plástico e ainda cuidam muito bem de quem ganha e do planeta. Não tem presente mais legal do que esse, né?


Novidade: embalagem de presente e kits de Natal B.O.B


E o mais legal é que nossos presentes, que já são suuuper especiais, exclusivos e criativos, ficam ainda mais charmosos com essa novidade: a nossa embalagem de presente sustentável! Ela deixa seus produtos bem embaladinhos e ainda causa aquela impressão bacana na entrega do presente sem causar nenhum prejuízo ao meio ambiente! Demais, fala aí?


Funciona assim: a cada R$125 em compras, você ganha um saquinho de juta mais sustentável com uma fitinha de algodão natural! E uma parte do valor do presente ainda vai pra WWF-Brasil para apoiar o trabalho incrível que eles fazem regenerando a natureza.


Você pode montar um presente super personalizado escolhendo um mix de produtos com a cara de quem vai ganhar, ou partir direto pra um dos vários kits de Natal que já deixamos prontinhos pra você escolher! 


Nossos kits de Natal já vêm com uma seleção de produtos para cada perfil de pessoa: tem kit para quem adora pintar o cabelo, kit para as cacheadas que precisam enfrentar o verão e um kit perfeito para quem é fã de uma rotina mais minimalista. Todos incluem embalagem especial de presente, latinhas para guardar as barras e uma super novidade: a nossa nova nécessaire de algodão. Para o conjunto ficar perfeito, é só escrever uma cartinha linda com sua mensagem exclusiva pra pessoa querida que vai receber – tudo isso em nossa loja!


Presentear com a nossa linha de produtos de autocuidado é uma das melhores ideias de presentes pra este Natal se você quer dar um presente inteligente, sustentável, bonito, útil e que vem cheio de coisas boas: ingredientes selecionados, produção sustentável e muito, muito carinho por quem dá, por quem recebe e pelo planeta!

deixe um comentário

nossos produtos