Será que você sabe cuidar da pele das suas axilas?

Será que você sabe cuidar da pele das suas axilas?

Antes de começarmos, aqui vai um disclaimer: não precisa se assustar, isso não é mais uma rotina complicada e cheia de produtos pra você ter que seguir. Falar sobre cuidados pra pele das axilas é falar sobre as nossas práticas diárias e o que devemos ou não fazer pela saúde dessa região. Saber o que as suas axilas precisam é essencial pra manter a microbiota em dia e pode até ajudar a diminuir odores exagerados causados por fungos e bactérias indesejáveis. 

Depois me conta: será que você já sabia como cuidar da pele das suas axilas?

Índice

Começando pelo tabu: pelos!

Já vamos começar assim, com os dois pés na porta haha. Falar sobre pelos ainda é um grande tabu na nossa sociedade, afinal criou-se quase uma fobia em relação aos cabelinhos que crescem por todo o nosso corpo. A verdade é que todos os pelos que nascem pela gente possuem uma função específica, eles não estão lá à toa e nem são anti higiênicos, como muita gente pensa por aí. 

Nas axilas, por exemplo, os pelos ajudam a reduzir a fricção causada pelo movimento dos braços. Muitas vezes, esse “esfrega-esfrega”, que acontece na pele dessa região pode causar vermelhidão, ressecamento e alergias. Muito legal como nosso corpo pensa em tudo, né? Até uma solução natural pro atrito ele já tem! 

Claro, a decisão de depilar ou não as suas axilas é totalmente sua e, mesmo que os pelos possuam uma função pro nosso corpo, não será algo horrível se você optar por viver sem eles. Mas é essencial que você saiba a melhor forma de depilar, já que alguns desses processos podem ser invasivos e podem causar alguns problemas pra sua pele.

Mulher mostrando suas axilas com pelos

A melhor depilação pras suas axilas.

Por incrível que pareça, a depilação com lâminas é o método mais seguro pra sua pele. Existem consequências, claro, mas elas podem ser resolvidas de formas mais práticas do que de outras formas de depilação. Quando você usa as lâminas, está raspando os pelos e a pele, esse procedimento pode causar irritação, algumas manchas e pelos encravados. Porém, tudo pode ser resolvido com hidratação e outros produtinhos pensados pra amenizar irritações na pele. Uma boa dica preventiva é usar condicionador pra fazer a depilação, já que ele deixa os pelos mais emolientes e cria uma camadinha protetora na sua pele. Muito legal, né?

Quando falamos de cera, entramos em um mundo mais intenso. Apesar de ser popular aqui no Brasil e muitas pessoas recorrerem a esse método, as ceras são perigosas pra nossa pele. Além de poderem causar foliculite, um dos aspectos que precisa de mais atenção é o risco de queimadura. Se a temperatura da cera não for monitorada, ela pode queimar gravemente a sua pele - em contrapartida, se a cera estiver muito fria, ela pode causar atritos, alergias e tornar o processo depilatório ainda mais dolorido. Uma observação bastante importante é: pra quem tem varizes, a cera é proibida, já que o processo pode estourar os vasinhos da sua pele.

Fora esses dois métodos mais famosos, também existem depilação à laser, cremes depilatórios e aparelhos de depilação elétricos. O que os três têm em comum é a restrição sobre o tipo de pele ou tipo de pelo, não é todo mundo que pode usar essas formas de depilação. Fora isso, os cremes podem ser bastante alergênicos, enquanto o laser e os aparelhos necessitam de um investimento alto e são doloridos.

Claro, o melhor método de depilação pode ser algo super pessoal e que vai depender das necessidades de cada pessoa. O que estamos passando aqui é como cada um deles afeta a sua pele e qual seria a forma mais “segura e democrática” de remover os pelos. Assim como qualquer processo que altera o nosso estado natural, a depilação sempre trará consequências, então não podemos dizer que existe uma forma 100% segura de remover os seus pelos.

Rotina de cuidados diários.

Começando lá na hora do banho, a rotina de cuidados com a pele das axilas não é nada complicada, mas merece um pouquinho da sua atenção. A falta desses cuidados básicos com a pele da região pode, inclusive, colaborar pra proliferação das bactérias indesejáveis e pro mau odor característico das axilas.

No banho, lave bem a região com o sabonete que você usa no restante do corpo. Ah, tenha cuidado com os ditos “bactericidas” ou “antissépticos”, muitos desses produtos não atingem apenas as bactérias indesejáveis, mas também acabam afetando a microbiota natural da sua pele o que pode interferir na barreira de proteção essencial pra manter essas regiões sempre saudáveis. Depois, seque bem as suas axilas com uma toalha seca e limpa.

A pele das suas axilas também precisa ser hidratada, então você pode escolher um desodorante que já possua essa propriedade ou usar algum outro produto hidratante na região. A hidratação ajuda a manter a pele saudável e menos propícia à sensibilidade. Pra isso também é muito importante se manter longe de produtos que possuam álcool na fórmula, já que esse elemento resseca a pele e dificulta a hidratação.

O que não fazer nas suas axilas!

Agora que você já sabe o que fazer nas suas axilas, chegou a hora de entender o que você precisa evitar. Apesar de ser um cuidado comum com a pele de outras regiões do corpo, a esfoliação não é indicada pras axilas. Isso porque essa já é uma região muito propícia ao atrito por ser localizada em uma dobra do corpo. A esfoliação pode deixar a pele ainda mais sensível e até causar algumas lesões.

A hidratação é essencial, mas os óleos não são indicados pra esse objetivo. Os óleos hidratantes podem causar ainda mais oleosidade pra essa região e, por consequência, colaborar com a produção de odores incômodos. Então, na hora de hidratar escolha desodorantes com essa função ou cremes sem álcool. 

Sempre importante destacar que se você sentir incômodos ou notar qualquer reação anormal na região procure um dermatologista.

Será que o desodorante é essencial?

Assim como quase tudo na vida, usar ou não desodorante é uma escolha pessoal e até cultural, existem alguns países que não possuem esse hábito tão enraizado como aqui no Brasil. Usar desodorantes não irá fazer mal pra sua saúde, assim como deixar de usar eles também não vai. O que pode ou não alterar no seu dia a dia é a produção de cheiros desagradáveis pra você.

Porém, existe sim um produto que é preciso ficar atenta: os antitranspirantes cheios de ingredientes tóxicos e nocivos pra sua saúde e pro Planeta.

Mulher utilizando desodorante de spray

Fuja dos antitranspirantes!

Aposto que essa informação você não sabe: quase todos os desodorantes encontrados em mercados e farmácias são antitranspirantes. Apesar de colocarmos tudo em uma grande caixa, existe diferença entre esses dois tipos de produtos e ela é essencial pra nossa rotina. Antitranspirantes são todos os produtos que usam alumínio (ou outras substâncias sintéticas) pra inibir a produção de suor. Desodorantes são apenas os produtos que inibem a proliferação de bactérias e fungos indesejáveis, diminuindo odores desagradáveis nas axilas. 

O começo dos problemas com os antitranspirantes é justamente esse: eles impedem a transpiração natural do nosso corpo. Esse é um processo essencial pro funcionamento do nosso organismo, já que é através do suor que ele consegue regular a temperatura corporal. 

Outro ponto de atenção, e que acaba envolvendo também desodorantes sintéticos, são os ingredientes tóxicos pra nossa saúde e pro Planeta. Alguns dos mais comuns são:

 

  • Alumínio: impede a transpiração natural do corpo através do bloqueio dos poros das axilas.
  • Triclosan: antisséptico que inibe o crescimento de fungos, bactérias e vírus, porém, é um disruptor endócrino que afeta os hormônios da tireoide.
  • Parabenos: conservantes considerados disruptores endocrinos de humanos.
  • Propilenoglicol: possui várias funções, uma das mais comuns é ser umectante, pode causar irritações de pele, erupções cutâneas e danos ao sistema nervoso central.
  • Fragrâncias Sintéticas: há indícios que o uso excessivo pode causar alergias, disrupções endócrinas e até câncer.
  • BHT e BHA: usados pra substituir os parabenos, mas também são disruptores hormonais que podem causar alergias, irritações, alteração do sistema imunológico, além de serem cancerígenos. 

Por isso, a melhor escolha pra sua rotina diária são os desodorantes naturais. Eles vão impedir a proliferação dos fungos e bactérias que causam os maus odores, mas sem interferir na sua transpiração e sem usar ingredientes tóxicos que podem afetar a sua saúde e a do Planeta.

B.O.B DEO: os desodorantes em barra da B.O.B.

São 4 versões pra você escolher: todas são livres de alumínio e não usam nenhum ingrediente tóxico. Ou seja: pele saudável e Planeta com menos resíduos tóxicos! Além disso, eles vêm com componentes de origem natural, que possuem ação de combate aos odores sem prejudicar a microbiota natural da região da axila e sem interromper o processo de transpiração natural da pele, que é muito importante. Isso tudo cuidando dos tecidos com muito carinho, regulando hidratação e oleosidade para uma pele saudável e bonita.

Quatro desodorantes B.O.B lado a lado com o segundo da direita para a esquerda tombado

Desodorante em Barra Intensivo

Esse é o desodorante ideal pra quem transpira muito, já que possui alta proteção contra o mau odor e o suor excessivo. Ele mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Ah, esse desodorante está liberadíssimo pra todos os tipos de pele, tá? E pode ser usado durante a noite.

 

Desodorante em barra B.O.B intensivo

Desodorante em Barra Purificante

Que axilas sequinhas e livre de impurezas?  Esse é o desodorante pra você! Ele faz um detox na pele e controla a oleosidade excessiva. Além de, claro, manter o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a sua transpiração natural. Ah, ele pode ser usado durante a noite também, tá? 

 

Mão segurando um desodorante em barra

Desodorante em Barra Refrescante

Apostamos que você não sabia que suas axilas também precisa de nutrição e hidratação! Esse desodorante faz isso por elas. Das 4 fórmulas, esse é o único que possui Bicarbonato de Sódio que mantém o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Esse DEO também pode ser usado durante a noite.

 

Mão segurando desodorante em barra B.O.B

 

Desodorante em Barra Suavizante

Ele reduz a oleosidade excessiva e repõe os minerais essenciais pra saúde da pele, mantendo ela saudável. Suas propriedades e ingredientes naturais também ajudam a manter o pH das axilas alcalino, evitando a proliferação de bactérias indesejáveis que causam o mau odor, mas sem impedir a transpiração natural. Ah, ele também está liberado pra ser usado à noite.

 

 

Mão segurando desodorante em barra B.O.B

 

Todos os desodorantes em barra da B.O.B são de uso noturno também: como eles não levam alumínio na composição, permitem a transpiração natural durante a noite e garantem que seu corpo faça as trocas necessárias através do suor. E a gente nem precisa dizer, né: como toda a linha de cosméticos Waterless Beauty da B.O.B, nossos desodorantes são uma alternativa de sustentabilidade ambiental possível pra quem quer incluir o cuidado com o planeta nas suas ações diárias mais comuns. Por seu formato sólido, eles consomem menos água, não precisam de embalagens plásticas – 100% livres de plástico! – e ainda por cima também são veganos e Cruelty Free.

Viu só como todo o cuidado que sua axila e o planeta precisam cabe em uma barrinha super prática, sustentável e fácil de usar? A gente aposta que os desodorantes em barra da B.O.B não vão sair debaixo do seu braço! :)

 

*Se suas axilas apresentarem sensibilidade, suspender o uso imediatamente. Converse com sua médica dermatologista.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção zero alumínio
zero alumínio
zero alumínio
zero alumínio
ver todos os produtos