lábios ressecados

Chega de lábios ressecados no inverno!

Não tem nada pior do que ficar com aquelas pelinhas soltas e a sensação de ressecamento nos lábios durante o inverno, né? Ainda mais quando nada parece resolver o seu problema e a situação só piora até você ficar com rachaduras na boca e uma ardência na região. Essa é uma daquelas situações que faz a gente ver que nenhuma experiência é única e todo mundo lida com lábios ressecados ou rachados nos dias frios. 

Mas essa pode ser uma experiência que você nunca mais precise lidar na sua vida! Vem saber mais sobre o que causa o ressecamento dos lábios no inverno e como prevenir e tratar essa condição.

Índice 

  •  Sintomas dos lábios ressecados. 

    •  A diferença entre lábios ressecados e lábios rachados.

  • O que causa o ressecamento dos lábios no inverno? 

    • Como prevenir o ressecamento dos lábios no inverno?

    •  Produtos naturais pra tratar o ressecamento dos lábios no inverno

Sintomas dos lábios ressecados.

Principalmente no inverno, os lábios ressecados são um problema bem comum que podem se apresentar de um jeitinho mais leve, com algumas pelinhas soltas, ou mais severas, com rachaduras e sangramento. Esse ressecamento geralmente é causado pela falta de hidratação na pele da região e que pode se agravar com coisas comuns do nosso dia a dia, como a fala, o mastigar e até aquele hábito de ficar lambendo os lábios.

Por que os lábios racham no clima frio

A descamação é um sintoma bem comum desse ressecamento, a camada externa dos lábios começa a perder hidratação natural e vai se desintegrando em pequenas escamas. Mas atenção: mesmo que seja tentador, não fique puxando e tirando essas pelinhas, tá? Esse hábito agrava ainda mais a situação e pode até causar o sangramento dos seus lábios. Além disso, os lábios ressecados geralmente também vêm junto com uma sensação de queimação que pode piorar com o consumo de alimentos ácidos ou picantes, que podem irritar ainda mais a pele.

Leia mais: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

A diferença entre lábios ressecados e lábios rachados. 

A gente pode até achar que é tudo a mesma coisa, mas existem algumas diferenças entre os lábios ressecados e os rachados. Pra começar, os lábios ressecados vem com aquela sensação de “secura” por conta da perda da umidade natural da pele da região. Eles geralmente perdem a sua elasticidade natural, ficando ásperos e trazendo desconforto. Os lábios ressecados são mais comuns nos dias mais frios e secos e podem ser agravados por alguns hábitos diários, tipo lamber a boca constantemente, isso ajuda a remover ainda mais dos óleos naturais da pele.

Como cuidar dos lábios no inverno

Por outro lado, lábios rachados são tipo uma “evolução” do ressecamento, quando os lábios ressecados não são tratados, eles tendem a apresentar essas fissuras que entendemos como lábios rachados. Essas rachaduras podem trazer dor, sangramento e até infecções se não forem tratadas, além de serem mais comuns onde a pele está mais fina e delicada.

Ah, como eu sempre gosto de destacar por aqui, em casos de sintomas persistentes, procure por um médico dermatologista. Ele vai ajudar você a entender melhor o que pode estar causando os seus lábios ressecados ou rachados, e ainda te indicar o melhor tratamento pro seu caso. 

O que causa o ressecamento dos lábios no inverno?

Mesmo que possa acontecer durante o ano todo, o ressecamento dos lábios é mais comum no inverno. O principal motivo pra isso é a baixa umidade do ar durante os meses mais frios, além do próprio frio que também tende a afetar a umidade natural da pele. Ah, o uso de aquecedores também afeta a umidade do ar, o que deixa os lábios mais suscetíveis a ressecarem. 

Outro fator que contribui é a exposição ao vento muito frio, afinal ele também afeta a hidratação natural da pele dos lábios, resultando em ainda mais ressecamento. Tudo isso se agrava ainda mais com aquele hábito de lamber muito os lábios na tentativa de aliviar os sintomas do ressecamento. Só que a saliva pior ainda mais os lábios ressecados, já que ela evapora rápido e leva junto com ela o que resta da umidade dos lábios, deixando eles ainda mais secos. 

por que os lábios ressecam

E, claro, se você não tiver uma rotina de cuidados básica e consistente, o ressecamento pode aparecer com mais facilidade e de formas ainda mais graves. O ideal é cuidar dos seus lábios como você cuida da pele do rosto: limpar, esfoliar e hidratar. E um ponto ainda mais crucial aqui é buscar pelos produtos certos. Se você usar limpantes e esfoliantes muito agressivos, com sulfatos principalmente, o ressecamento da sua boca pode agravar ainda mais. 

E isso também vale pro hidratante, a maior parte dos balms e óleos labiais são cheios de ingredientes sintéticos, como o silicone, que não hidratam de verdade a boca, só mascaram o ressecamento enquanto você está com eles nos lábios. Prefira fórmulas naturais que vão limpar sem agredir e hidratar de verdade a pele da região usando óleos e manteigas vegetais. 

Como prevenir o ressecamento dos lábios no inverno?

Como você deve imaginar, o primeiro passo pra prevenir o ressecamento dos lábios no inverno é apostar na hidratação — e aqui tô falando de hidratar por fora e por dentro, tá? Então, beba bastante água ao longo do dia, além de ajudar a manter a hidratação do seu corpo, também vai dar uma ajudinha extra na hidratação da pele dos lábios. Além disso, aposte em um lip balm de qualidade e que combine óleos e manteigas vegetais pra garantir a hidratação da pele da região. Procure por aqueles que tenham óleo de abacate, manteiga de karite e vitamina E. Reaplique sempre que achar necessário, tá?

O que é bom para lábios ressecados do frio?

Ajustar alguns hábitos diários também pode ajudar a prevenir o ressecamento, então anota aí: 

  • Evite lamber os lábios, ao invés disso aplique o seu lip balm preferido .
  • Consuma menos alimentos e bebidas ácidos ou picantes, eles podem irritar a pele dos lábios. 
  • Faça uma esfoliação leve 1 ou 2x na semana, isso vai ajudar a soltar as pelinhas, mas sem irritar mais a região. 

Leia também: Cuidados com o cabelo e a pele no inverno.

Produtos naturais pra tratar o ressecamento dos lábios no inverno.

Deu pra perceber que a melhor escolha pros seus lábios são os produtos naturais, né? E pra ajudar você a escolher a melhor rotina de cuidados e evitar ficar com os lábios ressecados, separei aqui dois produtos da minha linha de cosméticos em barra que são perfeitos pra manter a saúde deles em dia. 

Ah, antes de eu falar mais deles, quero te contar que todas as minhas barrinhas são naturais, veganas, livres de crueldade animal, clean beauty e totalmente zero plástico. Isso quer dizer que eu uso apenas ingredientes selecionados que vão cuidar de verdade de você, sem poluir nosso Planeta! Agora, vamos aos produtos:

  • Barra de Limpeza Facial | Pele Equilibrada: uma das dicas que dei esse post é de esfoliar suavemente seus lábios pra se livrar das pelinhas soltas sem prejudicar ainda mais a saúde da sua pele e essa barrinha vai te ajudar com isso. Ela limpa enquanto faz uma microesfoliação e ainda leva óleo de jojoba na fórmula, o que vai ajudar a hidratar e manter essa hidratação nos seus lábios.
O que é bom para lábios ressecados do frio?
  • LipBalm: meu balm deixa os lábios macios e sem pelinhas soltas com uma hidratação intensa e de longa duração. Ele é incolor com acabamento acetinado que realça a cor natural da boca, além de ter uma cobertura confortável que não deixa os lábios pegajosos. Pra completar, ele é multifuncional e pode ser usado nos ossinhos da bochecha, nas cutículas, nos cotovelos, entre outras pequenas áreas que também sofrem com o ressecamento no inverno.

Depois de conhecer essas barrinhas você nunca mais vai querer voltar pros cosméticos líquidos e sintéticos comuns. Vem dar uma olhada nos meus outros produtos pro cabelo, corpo e rosto, e revolucione a sua rotina cuidados diários!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
promoção
promoção
best seller
ver todos os produtos