Mitos e verdades sobre o flúor.

Mitos e verdades sobre o flúor.

Será que o flúor realmente é tóxico e poluente? Vem que eu te conto tudo!

Todo mundo conhece ele, o flúor é um ingrediente muito usado nos itens de higiene bucal. Mas, como grande parte das coisas que consumimos há muito tempo, também começaram a surgir informações controversas e dúvidas sobre a necessidade real do flúor no nosso dia a dia. Mas será que isso tudo realmente é verdade? Vem comigo que hoje vou desvendar os maiores mitos e verdades sobre o flúor.

Índice

O que é flúor?

O flúor é um mineral natural encontrado abundantemente na natureza em rochas, solos, águas, ar, plantas, além de também estar presente no nosso corpo e no de outros animais - principalmente nos dentes e nos ossos. Ele é tratado e sintetizado quimicamente pra ser usado como um ativo nos produtos de higiene bucal, por isso não é considerado um ativo natural, apesar da sua origem. Esse mineral também é adicionado na água potável pra ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. 

Leia também: Lábios ressecados: o que pode ser? Confira o guia B.O.B!

Por que usamos flúor na higiene bucal?

Depois que comemos, a microbiota natural da nossa boca libera ácidos que causam a desmineralização dos dentes, o flúor é responsável por fazer a remineralização de forma rápida, tornando ele o queridinho na hora da manutenção da higiene e saúde bucal. Além disso, a remineralização com o flúor garante que os minerais depositados sejam mais duros, o que ajuda a fortalecer os dentes. 

escova de dente de bambu

Flúor é tóxico ou prejudicial pra saúde?

Mais ou menos. Os riscos do flúor estão relacionados à ingestão excessiva dele, considerando que ele está presente em praticamente tudo o que consumimos. Mas, levando isso em consideração, o consumo médio de flúor é de 0,2 a 3,1 mg pra adultos e 0,5 mg pra crianças. Pra que ocorra uma intoxicação, o grau de consumo deve ultrapassar a média diária de 5 mg. Todas as doses que recebemos de flúor no nosso dia a dia, seja na ingestão de água ou através de produtos de higiene bucal, são calculadas pra que não ocorra essa intoxicação, então pode relaxar que o uso desse mineral é feito de forma segura.

O flúor está presente na água e nos alimentos?

Verdade. Como falei no comecinho desse blog, o flúor é um mineral natural e abundante na natureza, ele está presente em rochas, no solo, água, ar, plantas, além de também estar no nosso corpo e no de outros animais - principalmente nos dentes e nos ossos. Por isso, ele está presente nos alimentos que consumimos, além de também ser adicionado às fontes de água potável pra evitar o surgimento de cáries.

Flúor é poluente?

Mais ou menos. Mesmo que não esteja em seu estado natural nos produtos de higiene bucal, esse ativo é um agente encontrado na própria natureza e a poluição associada a esse ingrediente não é referente ao seu uso nesses tipos de produto, e sim ao descarte excessivo de fábricas de fertilizantes em zonas impróprias.

Leia mais: Clean beauty: o que é e como aderir no seu dia a dia.

O flúor é insubstituível e essencial pra higiene bucal?

Mito. O flúor pode ser substituído por outros ativos, inclusive os naturais. A hidroxiapatita é um ótimo exemplo, ela também remineraliza os dentes, mas de forma mais lenta que o flúor. Essa substância também é naturalmente encontrada no nosso corpo e representa de 30% a 70% da massa dos ossos e dentes, além disso, ela também ajuda a diminuir a sensibilidade dos dentes. Porém, importante dizer que ingredientes remineralizantes são essenciais nos produtos de higiene bucal, tá?

homem escovando os dentes

Flúor ajuda a prevenir cáries?

Verdade. O processo de remineralização que o flúor faz também é o que ajuda a prevenir o surgimento de cáries, visto que elas aparecem por causa do excesso de ácidos presentes na boca e do enfraquecimento dos dentes pela falta dos seus minerais essenciais e, claro, pela falta de higiene bucal.

Crianças não podem usar flúor?

Mito. O Ministério da Saúde recomenda que a partir dos 6 meses as crianças sejam liberadas pra usar o flúor. Sem esse ingrediente (ou outro ativo remineralizante) na fórmula, o produto não faz nenhuma proteção efetiva pros dentes dos pequenos.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o flúor? Comenta aqui que posso te ajudar! E até o próximo post.

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos