Afinal, o que é bom pra tirar a oleosidade dos cabelos?
Controlar a oleosidade dos cabelos pode parecer um desafio quando você ainda não encontrou o shampoo ideal pra cabelos oleosos. Só quem já passou por um infinidade de fórmulas que funcionam só por alguns meses sabe a frustração que é ver a oleosidade voltar com força total. Por isso, eu me aprofundei nesse tema e trouxe as melhores dicas pra ajudar você a controlar a oleosidade do seu cabelo de uma vez por todas!
O que é um cabelo oleoso?
Antes de tudo, você não precisa se sentir mal por ter cabelos oleosos, essa é uma condição bem normal, tá? A oleosidade é essencial pra saúde do nosso corpo, é com ela que nossos cabelos e pele mantêm a sua hidratação em dia, e ficam mais saudáveis e protegidos dos agentes externos.
Porém, a produção excessiva de oleosidade acontece porque as glândulas responsáveis por esse processo entendem que seu cabelo precisa de uma proteção extra. E isso pode acontecer por causa de várias coisas diferentes, até se você estiver usando um shampoo muito agressivo pro seu tipo de cabelo – alô, efeito rebote. Mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco!
Como identificar se o cabelo está oleoso?
A oleosidade é bem visível nos fios, se você notar brilho em excesso na raiz e o cabelo mais pesado, pode ser que seus cabelos estejam oleosos. Além dessas características, existem alguns outros fatores que chegam com essa oleosidade em excesso, como a coceira no couro cabeludo, descamação excessiva e até odores desagradáveisl.
Ah, um ponto legal pra falar aqui é que a oleosidade não é um fator constante nos cabelos, ela pode variar em períodos de mais e menos produção de sebo. Assim como o surgimento da oleosidade, a causa desses momentos inconstantes também depende de vários fatores diferentes, podendo ter relação até com as condições climáticas e nível de poluição da sua cidade.
Por isso, é essencial prestar atenção aos sinais que seu cabelo está dando e ajustar seus cuidados se for necessário.
O que deixa o cabelo oleoso?
Lá no comecinho desse blog, comentei que a oleosidade é produzida pelo nosso corpo como uma forma de manter ele hidratado e protegido. Porém, a produção descontrolada desse “sebo” pode estar relacionada com várias coisas diferentes, como hormônios, alimentação, estresse, predisposição genética e até o shampoo que você usa.
Por isso, quem naturalmente tem os fios mais oleosos precisa encontrar o equilíbrio perfeito entre limpeza profunda e hidratação. Se você usar um produto com uma limpeza muito agressiva, pode ter que lidar com mais oleosidade, já que o corpo começa achar que precisa produzir mais sebo pra proteger os fios do “ressecamento” causado pelo shampoo (esse aqui é o famoso efeito rebote).
Além disso, atores externos, como clima e poluição, também são importantes, já que. Por exemplo, o calor e a umidade excessivas podem estimular ainda mais a atividade das glândulas sebáceas. Da mesma forma, a exposição à poluição do ar pode obstruir os poros, dificultando a respiração da pele e contribuindo pra produção da oleosidade.
Como remover a oleosidade do cabelo?
A melhor rota pra controlar a oleosidade dos cabelos é apostar numa rotina de cuidados com os fios equilibrada e o primeiro passo é apostar no shampoo certo. Como já deu pra ver, esse produto pode ser decisivo entre ter fios saudáveis ou não, por isso eu sempre indico as fórmulas mais naturais. Shampoos com agentes limpantes sintéticos e agressivos, como sulfatos, tendem a causar o efeito rebote ao invés de resolver a oleosidade dos fios.
Mais do que isso, saber como lavar os cabelos também é essencial, a frequência, temperatura da água e o uso de condicionadores e máscaras também podem influenciar na oleosidade. Reuni aqui algumas dicas pra você incluir no seu cronograma capilar!
Lave o cabelo de forma correta
Quando for lavar os cabelos evite usar água muito quente, isso pode estimular ainda mais a produção de oleosidade, assim como no uso de shampoos muito agressivos, a água quente resseca os cabelos e causa o efeito rebote. Tente usar a água em temperatura morna, ela já vai ajudar a abrir os poros do couro cabeludo e vai permitir limpeza na medida certa.
Não esqueça de massagear suavemente seu ouro cabeludo com movimentos circulares pra estimular a circulação sanguínea. Aqui não é preciso usar força nem as unhas, isso pode danificar seus cabelos e machucar seu couro cabeludo. Ah, tenha certeza de que removeu completamente os resíduos de produtos capilares e impurezas, combinado? O acúmulo delas nos fios também pode causar oleosidade.
Quantas vezes é preciso lavar um cabelo oleoso?
Sei bem que quando lidamos com a oleosidade, a tendência é querermos lavar nossos cabelos todos os dias. Mas, como você já deve estar imaginando, lavar o cabelo em excesso também pode contribuir pra oleosidade. A recomendação geral é lavar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana, pelo menos.
Claro, o ideal é sempre você observar como o seu cabelo reage e fazer ajustes conforme achar necessário. Se for preciso, lave os cabelos todos os dias, o essencial aqui é que você se sinta bem e confortável com o seu cabelo!
Use um shampoo correto pra cabelos oleosos
Como falei antes, escolher o shampoo certo é essencial pra manter a oleosidade equilibrada. Pra evitar o temido efeito rebote, o melhor é optar por shampoos que façam uma limpeza profunda sem agredir seus cabelos. E pra te ajudar a encontrar esse shampoo perfeito, separei algumas características que ele deve ter:
- Fórmula suave: shampoos feitos com ingredientes suaves e naturais, como extratos de ervas e óleos essenciais, limpam suavemente o cabelo sem ressecar os fios.;
- Livre de sulfatos: produtos com sulfatos agressivos, como SLS (Sodium Lauryl Sulfate) e SLES (Sodium Laureth Sulfate), podem remover a oleosidade natural do couro cabeludo e causar o efeito rebote.;
- Controle da oleosidade: shampoos especificamente formulados pra cabelos oleosos ajudam a controlar a produção de sebo pelo couro cabeludo e mantêm a sensação de limpeza e leveza por mais tempo.;
- Refrescância: produtos com ingredientes refrescantes, como menta e eucalipto, podem revigorar o couro cabeludo e proporcionar uma sensação de limpeza e frescor.
Se você quer sentir nos fios essa diferença, tenho duas indicações da minha linha de shampoos em barras:
- Shampoo Purificante: especialmente formulado pra cabelos oleosos, ele age com uma limpeza profunda sem ressecar os fios — sua fórmula conta com argila verde, óleo de palmiste e óleos essenciais de alecrim, menta e capim-limão.;
- Shampoo em Barra Detox: é uma ótima opção pra quem quer uma limpeza profunda, ideal pra intercalar com o Purificante 2x no mês — essa barrinha conta com argila preta, carvão ativado e óleos essenciais de eucalipto, menta e patchouli.
Use condicionadores com ingredientes naturais
Um erro bem comum que muita gente comete é não usar condicionadores ou produtos hidratantes nos cabelos oleosos, mas seus fios ainda precisam dessa manutenção da hidratação. Até porque, depois de tudo o que vimos, já deu pra entender que o problema da oleosidade não é a hidratação em excesso, mas sim a falta dela!
O segredo é escolher produtos formulados especialmente pra cabelos oleosos, que geralmente são leves e não adicionam peso ou mais oleosidade aos fios, se eles forem livres de silicones, melhor ainda!
Ah, outro ponto que não dá pra esquecer: condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas do fio, usar no couro cabeludo pode causar mais oleosidade.
Se precisar de uma ajudinha na hora de escolher as barrinhas perfeitas pro seu cabelo, dá uma olhadinha neste quiz que eu preparei.