O que é transição capilar? Descubra como fazer, cronograma capilar e mais!

O que é transição capilar? Descubra como fazer, cronograma capilar e mais!

Pra ter cachos definidos e duradouros, não há necessidade de produtos químicos ou ferramentas de calor. A técnica do dedoliss permite que você modele e defina seus cachos usando apenas seus dedos. Aqui, vou te contar tudo sobre essa técnica simples, mas eficaz, e como ela pode ajudar a manter a saúde e a beleza dos seus cachos. Vamos lá?

Índice

O que é Transição Capilar?

Transição capilar é o período em que se interrompem procedimentos químicos, permitindo que os cabelos cresçam em sua forma natural. Mais do que uma mudança visual, é um processo que impacta a autoimagem e autoaceitação

 

transição capilar

Quanto Tempo Demora o Processo de Transição?

A velocidade de crescimento varia, influenciada por fatores genéticos, idade e histórico de tratamentos químicos. A transição é pessoal, e a decisão de encerrar o processo pode ser gradual ou envolver o "big chop".

tempo transição capilar

O "Grande Corte" é uma opção ousada, cortando as partes alisadas de uma vez. Uma alternativa mais rápida, mas que exige reflexão. O tempo de transição depende da escolha pessoal.

Qual a melhor forma de acelerar o processo de transição capilar?

Já vimos que a transição capilar tem tudo a ver com uma maior naturalidade na forma como você cuida dos seus cabelos. Por isso, nem pensar em realizar alguma técnica milagrosa para acelerar o crescimento dos fios, especialmente se envolver químicas nocivas ou processos físicos sendo aplicados sobre seus cabelos: nada de tranças ou rabos de cavalo excessivamente tensionados para “puxar o cabelo” para fora, por exemplo. O efeito pode ser contrário, e levar à quebra do fio.

A dica é apostar em formas naturais de estimular o crescimento dos seus cabelos, como manter uma alimentação rica em proteínas e vitaminas, e prestar atenção à saúde do couro cabeludo: com um ritmo constante de aumento no comprimento, mais cedo do que imagina a extensão natural do fio já será mais visível do que o trecho alisado. Com alguns cortes pontuais e um pouco de paciência, seu visual original estará de volta!

LEIA TAMBÉM: COMO FAZER O CABELO CRESCER: TUDO SOBRE CRESCIMENTO CAPILAR

Para quem tem mais pressa, existem soluções mais drásticas: sim, estamos falando da opção de simplesmente cortar todo o cabelo alisado e, praticamente, recomeçar do zero. Essa técnica até recebe um nome especial: é o famoso Big Chop, ou Grande Corte.

O “Grande Corte”

Uma das abordagens para a transição capilar inclui a realização do Grande Corte, termo que deriva de Big Chop, em Inglês.

big chop

Basicamente, o Grande Corte significa cortar, de uma única vez, os trechos do cabelo quimicamente alisados. É um método bastante conhecido – e mais rápido – de eliminar a parte lisa dos fios, e muitas mulheres optam por essa solução como forma de acelerar sua transição capilar.

O Grande Corte é uma alternativa mais ousada, e leva a uma mudança muito mais impactante no visual ao se abrir mão de toda a extensão dos fios alisados e ficar com os cabelos mais curtinhos. Por isso, vale lembrar: partir para o Big Chop deve ser uma decisão bem pensada, e está longe de ser uma solução obrigatória para quem está em processo de transição capilar.

Como Fazer Transição Capilar?

Dicas pra uma Transição Suave:

  • Adeus, químicas: Evite produtos que alterem a textura natural.
  • Moderação com calor: Chapinhas e secadores podem prejudicar o crescimento.
  • Cuidados especiais: Mantenha uma dieta saudável e adote um cronograma capilar.

Cronograma Capilar

Um calendário semanal de hidratação, nutrição e reconstrução fortalece os fios durante a transição capilar. 

 

cuidados para cabelo para transição capilar

 

Você pode escolher quais produtos e procedimentos prefere usar pra cada tipo de ação, e seguir uma proposta de cronograma capilar com a seguinte rotina mensal:

  • 1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução
  • 2ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 nutrição
  • 3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução
  • 4ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação

Como definir os cachos?

Ao perceber a curvatura natural retornando, técnicas de finalização, como bigudinhos e fitagem, podem ajudar. 

Alternativas de produtos mais naturais, como shampoos e condicionadores que proporcionam limpeza e cuidado, e ao mesmo tempo estimulam as curvaturas naturais dos fios, podem ser uma boa pedida pra quem está em fase de transição e também quer uma forcinha com seu cronograma capilar de cuidados. É o caso, por exemplo, do meu  Kit Cachos.

Conheça o Kit Cachos da B.O.B.

Shampoo Hidratante e o Condicionador Modelador são produtos naturais, veganos e sustentáveis, ideais pra transição capilar. Com ingredientes como Queratina Vegetal, Óleo de Buriti e Manteiga de Murumuru, proporcionam cuidados especiais durante e após a transição.

mulher com cabelos cacheados segurando latinha para transporte de cosméticos em barra

Experimente o Kit Cachos da B.O.B e compartilhe sua experiência comigo! Se você está em transição capilar, conta pra mim como tem sido esse processo de autoconhecimento e aceitação.

 

comprar

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos