Scalp care é o novo skin care
Cuidar do seu couro cabeludo é tão importante quanto cuidar do comprimento dos seus cabelos.
O couro cabeludo também é pele e mesmo que ela fique ali escondidinha entre os fios de cabelo, ela também merece uma atenção especial. Cuidar do seu couro cabeludo é garantir que seus cabelos fiquem mais saudáveis também. Sei que você deve estar pensando “mais um conjunto de cuidados e produtos caros que vão complicar a minha rotina”, mas calma, cuidar do seu couro cabeludo é mais simples do que parece e envolve apenas escolher os produtos certos e trocar pequenos hábitos comuns.
Vem comigo saber tudo sobre o scalp care e como ele pode melhorar a saúde dos seus cabelos.
Índice
O que é scalp care?
Se a gente traduzir, scalp care em português fica “cuidados com o couro cabeludo” e é justamente o que essa prática é. Quando você presta mais atenção na pele dessa região, problemas como caspa, coceira e irritações diminuem, além dos seus fios ficarem mais fortes e saudáveis. Afinal, é no couro cabeludo que encontramos as raízes dos cabelos e é por ali que cada fio recebe os nutrientes essenciais.
Primeiro passo: qual é o seu tipo de cabelo?
Antes de qualquer coisa é preciso entender qual é o seu tipo de cabelo, geralmente o “tipo de cabelo” é, na realidade, o tipo da raiz e vai ditar muito sobre como você deve cuidar do seu couro cabeludo. Cabelos oleosos, por exemplo, têm a pele do couro cabeludo oleosa e precisam de produtos que controlem essa oleosidade em excesso, enquanto raízes mais secas precisam de produtos mais hidratantes.
Pra entender como é o seu cabelo, se faça essas perguntas:
1 - Sua raiz costuma ficar oleosa rapidamente, em média de 12 a 24h depois do banho?
Se a resposta for sim: seus cabelos são oleosos. Se for não, eles podem ser equilibrados ou ressecados.
2 - Como são as pontas dos seus cabelos: ressecadas com pontas duplas ou mais equilibradas?
Aqui já começamos a fazer algumas combinações: se sua raiz não é oleosa, mas as pontas são ressecadas, seus cabelos podem ser naturalmente mais sequinhos e precisam de uma ajuda extra pra fazer a hidratação chegar da raiz até as pontas.
Se quiser uma ajuda extra, tenho um quiz que ajuda você a identificar quais das minhas barrinhas são as ideais pros seus cabelos e que vai ser um bom guia pra entender o que eles precisam e como se comportam.
Leia mais: Microbiota: o que é, pra que serve e como manter ela saudável?
Cuidados do dia a dia.
A não ser que você consulte uma dermatologista e ela identifique algum problema mais sério na pele do seu couro cabeludo, os cuidados com ele são bem básicos. O principal é você escolher um shampoo que limpe a região de forma equilibrada, enquanto também supre as necessidades que tiver de hidratação e nutrição, e manter a água do banho entre a morna e a fria.
Banhos muito quentes podem queimar a pele do couro cabeludo, gerar descamação ou caspa e ainda fazer com que a região gere ainda mais oleosidade - uma consequência do efeito rebote. Fora isso, outros cuidados pra ter em mente é usar chapéus se você ficar muito exposta ao sol, apostar numa limpeza profunda caso você use produtos pra fixação (como géis e sprays) e evitar aplicar cremes no couro cabeludo.
O que pode e não pode passar no couro cabeludo.
Existem alguns produtos que devem ficar sempre longe do seu couro cabeludo. Passar eles nessa região pode obstruir os poros, causar oleosidade em excesso e até afetar os cabelos, causando ressecamento, queda e oleosidade em excesso. Anota aí o que não usar no couro cabeludo:
- Máscara capilar.
- Condicionador.
- Creme pra pentear.
- Leave-in.
Ah, também é legal ficar de olho nos acessórios de calor, como secadores e chapinhas. O uso deles muito próximo a raiz do cabelo pode queimar e lesionar o couro cabeludo.
Higiene em equilíbrio é o principal.
Sim, até na hora de lavar os cabelos é necessário pensar no equilíbrio. Se você lava muito ou usa produtos limpantes muito agressivos, o couro cabeludo pode ficar extremamente ressecado, ter caspa e ainda sofrer com o efeito rebote, gerando ainda mais oleosidade pra tentar se reequilibrar. Mas, se você não usa o produto apropriado ou lava pouco os cabelos, seus poros podem ficar obstruídos, seus cabelos ficam fracos e você pode sofrer com a queda capilar.
O primeiro passo pra uma higiene equilibrada é entender quais são as necessidades do seu couro cabeludo: controle da oleosidade, reduzir a caspa, hidratação? Depois, busque pelo shampoo certo que vai limpar na medida exata e ainda suprir quaisquer outras necessidades que você tenha. Lave os fios pelo menos um dia sim e outro não, pra conseguir manter eles limpos, o couro cabeludo desobstruído e não causar ressecamento pelo excesso.
Aposte nas barrinhas.
Um dos melhores jeitos de cuidar do seu couro cabeludo é usando produtos de fórmula natural, limpa e que tem os ativos certos pra cada tipo de pele. As minhas barrinhas trazem justamente isso e seus ativos naturais foram todos pensados e combinados pra cuidar da pele dessa região sem deixar resíduos nos seus fios ou no Planeta.
Um dos melhores ingredientes pra cuidar do seu couro cabeludo é a argila e cada um dos meus shampoos em barra traz um tipo diferente pra dar um boost no seu scalp care. Separei aqui alguns pra você conhecer:
Pra que tipo de cabelo? Todos os tipos de cabelo com caspa.
O que faz? Equilibra a microbiota do couro cabeludo, reduzindo o aparecimento da caspa e da coceira.
Qual o tipo de argila? Argila Preta promove micro esfoliação do couro cabeludo, ajuda na limpeza e a reduzir o excesso de oleosidade sem causar efeito rebote.
Quais são os outros ingredientes? Também conta com Extrato de Bardana, Extrato de Urtiga, Óleo de Melaleuca, Zinco PCA e Extrato de Juá que juntos ajudam na cicatrização da pele, têm ação antisséptica e antifúngica que controlam o excesso de fungos do gênero malassezia (que influenciam no surgimento da caspa), são antioxidantes, controlam a oleosidade e o aparecimento da caspa e da coceira.
Pra que tipo de cabelo? Loiros, platinados, brancos e grisalhos.
O que faz? Neutraliza os tons amarelados enquanto hidrata e nutre os cabelos, devolvendo o brilho e maciez pros fios.
Qual o tipo de argila? Argila branca que tem ação remineralizante e de equilíbrio do couro cabeludo, e reduz excesso de oleosidade e a porosidade dos cabelos.
Quais são os outros ingredientes? Também conta com Extrato de Centáurea e Extrato de Blueberry que possuem ação preventiva contra o amarelamento, neutralizam os fios, têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e traz vitalidade e brilho pros cabelos.
Pra que tipo de cabelo? Todos os tipos de cabelo.
O que faz? Remove toxinas e impurezas, limpando o couro cabeludo e deixando ele livre de obstruções, além de melhorar a circulação sanguínea, o que estimula o crescimento dos fios.
Qual o tipo de argila? Argila Preta que controla a oleosidade e também melhora a circulação sanguínea, ajudando no fortalecimento e crescimento dos fios.
Quais são os outros ingredientes? Combina o Carvão Ativado e o Óleo Essencial de Eucalipto que possuem ações desintoxicantes e antioxidantes, fazem uma limpeza profunda, revitalizam a saúde do couro cabeludo e ainda trazem propriedades bactericidas e antissépticas que ajudam a evitar a descamação excessiva do couro cabeludo.
Pra que tipo de cabelo? Oleosos e equilibrados.
O que faz? Limpeza profunda e que controla a oleosidade excessiva, além de manter a hidratação natural dos seus fios fica intacta.
Qual o tipo de argila? Argila Verde controla a oleosidade e limpa profundamente, removendo impurezas e resíduos de outros produtos.
Quais são os outros ingredientes? Óleo de Palmiste e Óleos Essenciais de Alecrim, Menta e Capim Limão que fortalecem o cabelo e preservam a elasticidade natural dos fios, prevenindo a queda, dando um cheirinho fresh e energizante, e também auxiliam no crescimento dos fios.
Leia também: Eita! Queimou o cabelo e a pele no verão? Saiba como cuidar!
Viu como fazer um scalp care não tem nada de complicado? Lavar seu couro cabeludo com um shampoo ideal pra você já é um grande passo pra deixar a região saudável. Agora, me conta nos comentários como você faz o seu scalp care e nos vemos no próximo post.