Encontre o seu tipo de cabelo e aprenda a cuidar dele

Encontre o seu tipo de cabelo e aprenda a cuidar dele

Me diz uma coisa, você consegue responder certinho quando alguém te pergunta qual é o seu tipo de cabelo? Se a sua resposta foi não, pode relaxar, muita gente tem essa mesma dúvida. Principalmente quando falamos de cabelo com curvatura, definir se o fio é ondulado ou cacheado pode ser um desafio. Se falamos de expessura do fio, então, essa pergunta pode ficar ainda mais difícil.

Só que saber essas informações pode ajudar você a ter uma rotina de cuidados capilares ainda melhor. Por isso, cheguei aqui hoje pra te explicar tudinho sobre os diferentes tipos de cabelo e ainda dar umas dicas valiosas pra você dar um boost no haircare. 

Índice

  • Quais são os tipos de cabelo? 

  • A importância de conhecer o seu tipo de cabelo

    • Tudo sobre os quatro tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados e crespos

  • Dica extra: produtos sustentáveis pra cuidar do cabelo.

Quais são os tipos de cabelo? 

Um cabeleireiro americano famoso, chamado André Walker, definiu algumas classificações do tipo e espessura do cabelo. Acho que o básico todo mundo sabe, né? Os 4 tipos de cabelo que temos são: liso, ondulado, cacheado e crespo. Esses tipos são classificados como números de 1 a 4, enquanto as espessuras são definidas através das letras A, B e C, sendo A fino, B médio e C grosso.

Todos os tipos de cabelo podem ser classificados dentro dessas espessuras. O especialista Eric Spengler, deu uma boa dica prática pra você conseguir identificar qual é a espessura do seu: o teste do elástico. Se você conseguir prender o cabelo em um rabo de cavalo dando uma volta, ele é grosso - tanto em quantidade de cabelo, quanto na espessura. Se conseguir com duas a três voltas do elástico, ele é médio, e se precisar de mais de três voltas, ele é fino. 

A importância de conhecer o seu tipo de cabelo

Conhecer o seu tipo de cabelo é fundamental pra estabelecer o seu cronograma capilar básico e escolher os produtos adequados pras necessidades dos seus fios. Importante: o seu cronograma capilar também deve considerar outros fatores, como processos químicos (descoloração, alisamento, tintura, etc), uso de secadores e chapinhas, exposição recente ao mar ou piscina, entre outros fatores.

Leia mais: Tudo sobre cronograma capilar

Tudo sobre os quatro tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados e crespos

Pega o papel e a caneta que agora é o momento de mergulhar fundo em cada tipo de cabelo e conseguir identificar qual é o seu - além de pegar as melhores diquinhas pra aprender a cuidar e a manter seus fios sempre saudáveis, macios e brilhosos.

  1. Lisos

O cabelo liso é aquele que não possui nenhuma ondulação, sendo retinho da raiz até as pontas. Esse tipo de cabelo também acaba sendo mais oleoso e isso acontece porque o formato do cabelo permite que a oleosidade produzida naturalmente pelo seu couro cabeludo “deslize” mais fácil pelo fio - quase como um escorregador mesmo. Se você olha no cabelo e vê que ele é retinho e sem nenhuma curvatura, esse é o seu tipo de fio.

Classificação dos fios lisos:

  • 1A: fios mais lisos e finos, por causa disso, costumam ter mais nós e pouco volume. 
  • 1B: espessura mediana que facilita a modelagem do cabelo e segura mais penteados. 
  • 1C: fios mais grossos e pesados, modelar esse já é um pouco mais difícil - quem nunca passou horas fazendo babyliss pra 1 horinha depois o cabelo já estar totalmente liso de novo? 

Como cuidar?

Uma boa dica é lavar os cabelos dia sim, dia não. Essa rotina vai ajudar o seu couro cabeludo a se regular e a produzir óleo de forma mais controlada, o que por consequência vai reduzir a oleosidade dos seus cabelos. Além disso, escolha bem o shampoo que vai usar na hora do banho, o melhor mesmo são aqueles que vão dar um toque a mais pra esse controle da oleosidade, tipo o meu Shampoo Purificante

Na hora do condicionador e da máscara é importante prestar atenção na sua rotina fora do banho e no que seus cabelos precisam, o básico é a hidratação, mas se você usa muitos acessórios térmicos ou faz muitos procedimentos químicos nos fios, eles podem também precisar de nutrição ou reconstrução. 

  1. Ondulados

O ondulado é quase um meio termo entre o cabelo liso e o cacheado, ele geralmente tem a raiz mais lisa e vai caindo em ondas que nunca formam um cacho bem definido. Ele também pode ser um cabelo oleoso, mas geralmente é menos do que o tipo liso, e dependendo da sua rotina de cuidados, ele pode ter mais ressecamento nas pontas.

Cabelo Ondulado

Classificação dos fios ondulados:

  • 2A: os fios são mais fininhos com curvas em S mais suaves e não têm muito volume.
  • 2B: esse possui o padrão de curva S bem definido e podem ter mais frizz.
  • 2C: ondulados bem definidos e com mais volume. 

Como cuidar?

Como esse tipo de cabelo pode ter uma raiz mais oleosa com pontas mais secas e ainda precisar de produtos que ajudem na definição, o ideal aqui é unir um shampoo pra controle de oleosidade com um condicionador e finalizador que ajude a hidratar e modelar. 

Das minhas barrinhas, as que podem ser perfeitas pra você são o Shampoo Purificante e o Condicionador Modelador

  1. Cacheados

Aqui os cachos já aparecem bem definidos e quase em formato de molinha, sabe? Geralmente são bastante volumosos e podem ser mais ressecados e opacos, além de terem mais frizz também. Isso acontece porque o formato em espiral impede que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize pelo cabelo, como acontece nos fios lisos.

Classificação dos fios cacheados:

  • 3A: cachos bem definidos e largos com fios mais finos.
  • 3B: cachos mais fechados e com mais volume.
  • 3C: cachos bem fechadinhos e pesados. 

Como cuidar?

Aqui, o mais indicado é lavar duas vezes na semana, já que esse tipo de fio é mais ressecado, incluindo produtos hidratantes e que ajudem a controlar o frizz. Como esse tipo de cabelo também precisa de alguns cuidados extras e de muita definição, escolha linhas próprias pros cabelos cacheados. Por aqui, eu tenho o Shampoo Hidratante, Condicionador Modelador e a Máscara Capilar Definição que foram pensados pra hidratar da raiz às pontas, além de ajudar a modelar esses fios.

  1. Crespos

Os cabelos crespos possuem um formato em espiral, geralmente com cachos menores e mais finos, diferente dos cacheados que têm espirais mais abertas. Assim como o cacheado, esse tipo de cabelo é mais frágil e pode ficar mais ressecado.

cabelo crespo

Classificação dos fios crespos:

  • 4A: curvaturas mais fechadas e bem definidas, os fios são mais finos, sensíveis e ressecados. 
  • 4B: são mais volumosos e têm os cachos bem unidos. 
  • 4C: é ainda mais volumoso e não possui uma definição em espiral. 

Como cuidar?

Os crespos são naturalmente mais secos, por isso, escolha produtos pro cabelo que hidratam os fios, deixando eles mais leves, hidratados e com um volume lindo.

 A indicação é de que você lave o cabelo duas vezes por semana e opte pela água fria, isso ajuda a fechar as cutículas dos fios e, na prática, a deixar o seu cabelo mais brilhante e com menos frizz. Aqui também vale usar minha linha pra cacheadas.

Leia também: Como o shampoo sem sulfato melhora a qualidade do cabelo?

Dicas Extras: Sustentabilidade no Cuidado Capilar 

Você sabia que todos os anos a indústria de cosméticos produz cerca de 120 bilhões de embalagens plásticas? Muitas dessas embalagens são produtos pro cabelo! Mas, a boa notícia é que, agora, é possível manter o equilíbrio do seu cabelo sem agredir o meio ambiente.

As minhas barrinhas pro cabelo são veganas, fabricadas sem usar componentes ou embalagens plásticas e ainda são livres de crueldade animal. Eu nasci pra provar que é possível cuidar do nosso corpo e do nosso Planeta, resguardando o futuro das próximas gerações. 

Sustentabilidade no Cuidado Capilar

Elas são boas pro meio ambiente, já que possuem fórmulas com ingredientes naturais e veganos, como as vitaminas, manteigas vegetais, óleos essenciais e diferentes tipos de argila. O mais legal é que você encontra rotinas de cuidados diários completas pra todos os tipos de cabelo e ainda usando poucos produtos. 

Sempre gosto de ressaltar por aqui como você pode combinar diferentes fórmulas de shampoo em barra pra criar o seu haircare perfeito. Os shampoos são: Shampoo Anticaspa, Shampoo Detox, Shampoo Hidratante, Shampoo Matizante, Shampoo Nutritivo, Shampoo Purificante e Shampoo Revitalizante. Vai lá conhecer um pouco sobre eles e transformar a sua rotina capilar com mais consciência e sustentabilidade.

E me conta aqui o que você achou deste conteúdo, quero muito saber se te ajudei a entender melhor sobre as características dos seus fios. Te encontro no próximo post!

Comprar
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos