Encontre o seu tipo de cabelo e aprenda a cuidar dele

Encontre o seu tipo de cabelo e aprenda a cuidar dele

Me diz uma coisa, você consegue responder certinho quando alguém te pergunta qual é o seu tipo de cabelo? Se a sua resposta foi não, pode relaxar, muita gente tem essa mesma dúvida. Principalmente quando falamos de cabelo com curvatura, definir se o fio é ondulado ou cacheado pode ser um desafio. Se falamos de expessura do fio, então, essa pergunta pode ficar ainda mais difícil.

Só que saber essas informações pode ajudar você a ter uma rotina de cuidados capilares ainda melhor. Por isso, cheguei aqui hoje pra te explicar tudinho sobre os diferentes tipos de cabelo e ainda dar umas dicas valiosas pra você dar um boost no haircare. 

Índice

  • Quais são os tipos de cabelo? 

  • A importância de conhecer o seu tipo de cabelo

    • Tudo sobre os quatro tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados e crespos

  • Dica extra: produtos sustentáveis pra cuidar do cabelo.

Quais são os tipos de cabelo? 

Um cabeleireiro americano famoso, chamado André Walker, definiu algumas classificações do tipo e espessura do cabelo. Acho que o básico todo mundo sabe, né? Os 4 tipos de cabelo que temos são: liso, ondulado, cacheado e crespo. Esses tipos são classificados como números de 1 a 4, enquanto as espessuras são definidas através das letras A, B e C, sendo A fino, B médio e C grosso.

Todos os tipos de cabelo podem ser classificados dentro dessas espessuras. O especialista Eric Spengler, deu uma boa dica prática pra você conseguir identificar qual é a espessura do seu: o teste do elástico. Se você conseguir prender o cabelo em um rabo de cavalo dando uma volta, ele é grosso - tanto em quantidade de cabelo, quanto na espessura. Se conseguir com duas a três voltas do elástico, ele é médio, e se precisar de mais de três voltas, ele é fino. 

A importância de conhecer o seu tipo de cabelo

Conhecer o seu tipo de cabelo é fundamental pra estabelecer o seu cronograma capilar básico e escolher os produtos adequados pras necessidades dos seus fios. Importante: o seu cronograma capilar também deve considerar outros fatores, como processos químicos (descoloração, alisamento, tintura, etc), uso de secadores e chapinhas, exposição recente ao mar ou piscina, entre outros fatores.

Leia mais: Tudo sobre cronograma capilar

Tudo sobre os quatro tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados e crespos

Pega o papel e a caneta que agora é o momento de mergulhar fundo em cada tipo de cabelo e conseguir identificar qual é o seu - além de pegar as melhores diquinhas pra aprender a cuidar e a manter seus fios sempre saudáveis, macios e brilhosos.

  1. Lisos

O cabelo liso é aquele que não possui nenhuma ondulação, sendo retinho da raiz até as pontas. Esse tipo de cabelo também acaba sendo mais oleoso e isso acontece porque o formato do cabelo permite que a oleosidade produzida naturalmente pelo seu couro cabeludo “deslize” mais fácil pelo fio - quase como um escorregador mesmo. Se você olha no cabelo e vê que ele é retinho e sem nenhuma curvatura, esse é o seu tipo de fio.

Classificação dos fios lisos:

  • 1A: fios mais lisos e finos, por causa disso, costumam ter mais nós e pouco volume. 
  • 1B: espessura mediana que facilita a modelagem do cabelo e segura mais penteados. 
  • 1C: fios mais grossos e pesados, modelar esse já é um pouco mais difícil - quem nunca passou horas fazendo babyliss pra 1 horinha depois o cabelo já estar totalmente liso de novo? 

Como cuidar?

Uma boa dica é lavar os cabelos dia sim, dia não. Essa rotina vai ajudar o seu couro cabeludo a se regular e a produzir óleo de forma mais controlada, o que por consequência vai reduzir a oleosidade dos seus cabelos. Além disso, escolha bem o shampoo que vai usar na hora do banho, o melhor mesmo são aqueles que vão dar um toque a mais pra esse controle da oleosidade, tipo o meu Shampoo Purificante

Na hora do condicionador e da máscara é importante prestar atenção na sua rotina fora do banho e no que seus cabelos precisam, o básico é a hidratação, mas se você usa muitos acessórios térmicos ou faz muitos procedimentos químicos nos fios, eles podem também precisar de nutrição ou reconstrução. 

  1. Ondulados

O ondulado é quase um meio termo entre o cabelo liso e o cacheado, ele geralmente tem a raiz mais lisa e vai caindo em ondas que nunca formam um cacho bem definido. Ele também pode ser um cabelo oleoso, mas geralmente é menos do que o tipo liso, e dependendo da sua rotina de cuidados, ele pode ter mais ressecamento nas pontas.

Cabelo Ondulado

Classificação dos fios ondulados:

  • 2A: os fios são mais fininhos com curvas em S mais suaves e não têm muito volume.
  • 2B: esse possui o padrão de curva S bem definido e podem ter mais frizz.
  • 2C: ondulados bem definidos e com mais volume. 

Como cuidar?

Como esse tipo de cabelo pode ter uma raiz mais oleosa com pontas mais secas e ainda precisar de produtos que ajudem na definição, o ideal aqui é unir um shampoo pra controle de oleosidade com um condicionador e finalizador que ajude a hidratar e modelar. 

Das minhas barrinhas, as que podem ser perfeitas pra você são o Shampoo Purificante e o Condicionador Modelador

  1. Cacheados

Aqui os cachos já aparecem bem definidos e quase em formato de molinha, sabe? Geralmente são bastante volumosos e podem ser mais ressecados e opacos, além de terem mais frizz também. Isso acontece porque o formato em espiral impede que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize pelo cabelo, como acontece nos fios lisos.

Classificação dos fios cacheados:

  • 3A: cachos bem definidos e largos com fios mais finos.
  • 3B: cachos mais fechados e com mais volume.
  • 3C: cachos bem fechadinhos e pesados. 

Como cuidar?

Aqui, o mais indicado é lavar duas vezes na semana, já que esse tipo de fio é mais ressecado, incluindo produtos hidratantes e que ajudem a controlar o frizz. Como esse tipo de cabelo também precisa de alguns cuidados extras e de muita definição, escolha linhas próprias pros cabelos cacheados. Por aqui, eu tenho o Shampoo Hidratante, Condicionador Modelador e a Máscara Capilar Definição que foram pensados pra hidratar da raiz às pontas, além de ajudar a modelar esses fios.

  1. Crespos

Os cabelos crespos possuem um formato em espiral, geralmente com cachos menores e mais finos, diferente dos cacheados que têm espirais mais abertas. Assim como o cacheado, esse tipo de cabelo é mais frágil e pode ficar mais ressecado.

cabelo crespo

Classificação dos fios crespos:

  • 4A: curvaturas mais fechadas e bem definidas, os fios são mais finos, sensíveis e ressecados. 
  • 4B: são mais volumosos e têm os cachos bem unidos. 
  • 4C: é ainda mais volumoso e não possui uma definição em espiral. 

Como cuidar?

Os crespos são naturalmente mais secos, por isso, escolha produtos pro cabelo que hidratam os fios, deixando eles mais leves, hidratados e com um volume lindo.

 A indicação é de que você lave o cabelo duas vezes por semana e opte pela água fria, isso ajuda a fechar as cutículas dos fios e, na prática, a deixar o seu cabelo mais brilhante e com menos frizz. Aqui também vale usar minha linha pra cacheadas.

Leia também: Como o shampoo sem sulfato melhora a qualidade do cabelo?

Dicas Extras: Sustentabilidade no Cuidado Capilar 

Você sabia que todos os anos a indústria de cosméticos produz cerca de 120 bilhões de embalagens plásticas? Muitas dessas embalagens são produtos pro cabelo! Mas, a boa notícia é que, agora, é possível manter o equilíbrio do seu cabelo sem agredir o meio ambiente.

As minhas barrinhas pro cabelo são veganas, fabricadas sem usar componentes ou embalagens plásticas e ainda são livres de crueldade animal. Eu nasci pra provar que é possível cuidar do nosso corpo e do nosso Planeta, resguardando o futuro das próximas gerações. 

Sustentabilidade no Cuidado Capilar

Elas são boas pro meio ambiente, já que possuem fórmulas com ingredientes naturais e veganos, como as vitaminas, manteigas vegetais, óleos essenciais e diferentes tipos de argila. O mais legal é que você encontra rotinas de cuidados diários completas pra todos os tipos de cabelo e ainda usando poucos produtos. 

Sempre gosto de ressaltar por aqui como você pode combinar diferentes fórmulas de shampoo em barra pra criar o seu haircare perfeito. Os shampoos são: Shampoo Anticaspa, Shampoo Detox, Shampoo Hidratante, Shampoo Matizante, Shampoo Nutritivo, Shampoo Purificante e Shampoo Revitalizante. Vai lá conhecer um pouco sobre eles e transformar a sua rotina capilar com mais consciência e sustentabilidade.

E me conta aqui o que você achou deste conteúdo, quero muito saber se te ajudei a entender melhor sobre as características dos seus fios. Te encontro no próximo post!

Comprar
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos