Clean beauty: o que é e como aderir no seu dia a dia.

Clean beauty: o que é e como aderir no seu dia a dia.

Ter uma “beleza limpa” é mais simples do que parece e vai mudar a sua relação com a sua rotina de autocuidado. 

De forma resumida, o Clean beauty é um movimento que busca trazer mais consciência sobre produtos de beleza e incentiva o uso de cosméticos livres de ingredientes tóxicos, causando menos impactos negativos pro Planeta e pra quem usa. Apesar de estar em crescimento, ainda é comum que muitas pessoas tenham dúvidas, como: “o que é?”, “como adaptar em minha rotina?” e, principalmente, “quais são os benefícios que ele traz pra minha saúde?”.

Vem comigo saber mais sobre Clean Beauty e entender como ele pode ajudar você a melhorar sua relação com os cosméticos e com o meio ambiente.

Índice

Clean beauty: muito mais do que um lifestyle.

Vou começar com uma pergunta simples: você sabe quais são os ingredientes dos principais produtos de beleza e cuidado pessoal que usa no seu dia a dia? Se você respondeu "não", tá tudo bem. Provavelmente, a maior parte das pessoas respondeu a mesma coisa.

A verdade é que, quando entramos no “modo rotina”, nem prestamos muita atenção aos detalhes do que estamos fazendo e isso vale pros produtos que estão presentes no nosso dia a dia. Usamos tudo aquilo que acreditamos ser o ideal, mas sem nem dar aquele check no rótulo e entender o que de fato estamos aplicando, confiamos cegamente em um nome atrativo e nos benefícios destacados na embalagem.

O Clean Beauty surgiu exatamente pra trazer mais consciência pro momento que estamos fazendo a nossa rotina de beleza e trazer mais transparência sobre ingredientes, alertando sobre o uso de ativos que possam ser danosos à nossa saúde e ao Planeta.

O que significa Clean Beauty?

Como falei lá no comecinho, Clean Beauty é um movimento crescente na indústria de cosméticos que sugere o abandono de componentes potencialmente nocivos. O termo, em tradução literal, significa "beleza limpa" e faz referência aos cosméticos e dermocosméticos com fórmulas livres agentes tóxicos pra a pele e pro cabelo. 

homem abrindo desodorante em barra b.o.b deo

Alguns exemplos de ingredientes excluídos do Clean Beauty são:

  • Sulfatos;
  • Petrolatos;
  • Chumbo;
  • Parabenos;
  • Ftalatos;
  • Conservantes;
  • Filtros químicos.

Esses ingredientes são muito comuns nos produtos de beleza que usamos no dia a dia. As toxinas presentes neles podem refletir negativamente no organismo, como o caso dos parabenos que inibem a ação do hormônio estrogênio, responsável por regular a menstruação. O chumbo também é um ingrediente disponível em centenas de cosméticos como protetores solares, esmaltes e batons, e está diretamente ligado ao risco de alterações na fertilidade, por exemplo.

A ideia do Clean Beauty é desenvolver produtos com ingredientes limpos que não causem problemas à saúde com seu uso frequente e por longos períodos. Um outro lado do conceito Clean Beauty também diz respeito ao modo como escolhemos e consumimos os cosméticos. O movimento fala sobre uma maior consciência do consumidor a respeito de quais ativos compõem esses produtos, passando pela leitura atenta de seus rótulos (que também devem ser mais didáticos).

Como surgiu o Clean Beauty?

Assim como a maioria das tendências que surgiram nos últimos anos na indústria da beleza, o Clean Beauty surgiu com  marcas e empresas menores que atendem a nichos de mercado mais segmentados. Conforme as pessoas foram curtindo a ideia do Clean Beauty, marcas de maiores voltaram seus olhos pro potencial dessa tendência e começaram a investir nesse segmento também.

Clean Beauty x Green Beauty x Slow Beauty.

Pode ficar tranquila, é super normal ficar perdida em meio a tantas tendências e conceitos de produtos na indústria de cosméticos. Ainda mais quando falamos sobre essa vertente mais natural e que prega uma forma de consumo mais consciente. Se você é do time que está sempre na dúvida sobre a diferença entre os conceitos Clean Beauty, Green Beauty e Slow Beauty, chegou ao lugar certo, vou te explicar tudinho, segue a thread.

Pra começar, produtos considerados clean não necessariamente são orgânicos, naturais ou veganos, tá bem? Dentro desse movimento podem ser usados ativos de origem sintética ou animal também, desde que sejam comprovadamente inofensivos à sua saúde, ok?

Green Beauty.

Já no Green Beauty, a ideia é usar apenas ingredientes naturais, extraídos da natureza, sem adição de sintéticos ou modificações muito radicais a forma natural desse ingrediente, por isso ele também pode ser chamado de “beleza natural”.

Ah, é muito importante se manter sempre atenta aos ingredientes, mesmo na Green Beauty. Isso é necessário porque ser natural não quer dizer que o ingrediente não pode ser potencialmente tóxico pra você. No Brasil não existe uma regulamentação específica que defina as regras e os critérios de produção e ingredientes em cosméticos naturais, então eles podem conter algum composto químico em suas fórmulas.

Leia com atenção os rótulos dos produtos que for comprar e não tenha vergonha de pesquisar os ingredientes que você não conhece, assim é possível evitar possíveis alergias ou outras complicações na pele e nos cabelos.

Slow Beauty.

Na slow beauty a proposta é mais conceitual, trazendo uma reflexão sobre a forma como enxergamos a beleza e praticamos o autocuidado. A ideia é integrar uma série de variáveis como sustentabilidade — ambiental, social e econômica — respeito aos animais, consumo consciente, beleza real e saúde integral.

O movimento slow beauty aponta uma direção mais distante dos produtos altamente industrializados e produzidos em larga escala. Sugerindo a substituição por alternativas mais simples, sem químicas nocivas, reduzindo a pegada de carbono da sua rotina de beleza e estimulando um uso sem excessos, de forma mais gentil e delicada com seu próprio corpo e com o Planeta.

Por que aderir ao Clean Beauty?

O Clean Beauty pode ser uma ótima maneira de realmente praticar o autocuidado de um jeitinho mais completo, dando atenção aos ingredientes e levando pro nosso dia a dia uma ideia de consumo consciente. Outro ponto legal é que você também pode reduzir o risco de alergias e irritações na sua pele, já que vai investir em produtos que realmente são compatíveis com você e que tem menos propensão a causar esse problemas. 

Quais são os benefícios da ''beleza limpa''?

O Clean Beauty é um convite a se conectar mais com você, sua rotina e o Planeta. Trazer ele pro seu dia a dia pode trazer benefícios estéticos, já que você vai estar apostando em produtos e ingredientes mais certeiros pras suas necessidades, e pro meio ambiente também, pensando que os ingredientes dos produtos serão menos nocivos à natureza. 

mulher olhando no espelho

Benefícios estéticos.

Quando você dedica um tempinho a ler e entender o rótulo dos produtos, a compra se torna mais certeira e existem mais possibilidades de você escolher os cosméticos que realmente vão funcionar pra você. Além disso, abdicando o uso de fórmulas com ingredientes tóxicos, também se evita o surgimento de alergias e infecções. 

Benefícios pro meio ambiente.

Ser parte do Clean Beauty não quer dizer pensar apenas em ingredientes menos sintéticos, também é sobre pensar no modo de produção, uso e descarte do cosmético de forma geral. Quando você volta o seu olhar pra esses detalhes, o Planeta também acaba se beneficiando, já que:

  • O menor uso de água na produção evita o desperdício.
  • Embalagens livres de plástico são menos poluentes e geram menos lixo.
  • Aquilo que escorre pelo ralo não polui nossas águas.
  • A pegada de carbono também acaba sendo menor.

Quando o Clean Beauty é aliado ainda a ingredientes naturais e práticas veganas e livres de crueldade animal, tudo fica ainda melhor. Já que, além dos pontos citados acima, você ainda garanta que o produto usado não traz malefícios pra flora e fauna.

Quais ingredientes são Clean Beauty?

Os produtos produzidos seguindo esse conceito podem conter ingredientes extraídos tanto de plantas, quanto de compostos sintéticos. Alguns deles são:

  • Carvão ativado.
  • Argilas.
  • Óleos essenciais.
  • Óleos vegetais.
  • Manteiga de cupuaçu e de karité.
  • Queratina vegetal.

Aqui no meu site, você encontra produtos pro cabelo, rosto e corpo feitos com ingredientes naturais, veganos, livres de crueldade animal e plastic free, e o melhor: 100% waterless.

Produtos naturais da B.O.B

Meus shampoos possuem argilas, manteigas vegetais e óleos essenciais que foram selecionados pra suprir as necessidades de cada tipo de cabelo. Já meus condicionadores sólidos possuem ativos hidratantes que agem de forma profunda na fibra capilar!

E, claro, também tenho barrinhas pro corpo, como o sabonete íntimo e minha linha de desodorantes que seguem o conceito de Clean Beauty. Nas barras pra limpeza facial, você encontra óleos essenciais, carvão ativado, argila e outros compostos naturais que limpam sem agredir e proporcionam aquele efeito de pele saudável que a gente ama.

Como aderir ao Clean Beauty na sua rotina de beleza?

Se você ainda não tem o hábito de consumir cosméticos com o conceito Clean Beauty, pode começar a se atentar ao rótulo dos produtos. Encontrou parabenos, petrolatos ou sulfato em algum cosmético? Fuja deles!

Comece fazendo pequenas trocas, por exemplo:

  • Substituir os cosméticos líquidos por suas versões em barras.
  • Optar por produtos com embalagens livres de plástico.
  • Trocar os desodorantes aerossóis ou líquidos por opções em barra que não possuam alumínio ou parabenos na composição.

Outras coisas legais pra fazer é pesquisar sobre o fabricante e seus outros produtos, pra ter certeza de que está investindo em uma marca que realmente pensa no seu bem-estar e no do Planeta.


Conheça o shampoo e condicionador sólido da B.O.B.

Minhas barrinhas de shampoo e condicionador levam apenas ingredientes naturais, veganos e livres de crueldade animal. Com componentes de fontes certificadas e que causam menos impactos no nosso Planeta durante a produção, uso e descarte.

Mulher de costas segurando produtos B.O.B com sabonetes empilhados no ombro direito

Ah, tem mais: por serem sólidos, meus produtos dispensam o uso de água, ao contrário dos tradicionais líquidos que têm até 80% em sua composição. Além de ser um desperdício, essa água toda dilui os ativos das fórmulas, fazendo com que eles tenham ação reduzida nos seus fios e na sua pele.

E, sempre bom lembrar, por aqui sou totalmente livre de plástico. Minhas embalagens são feitas de papel e levam até 6 meses pra se decomporem. Já o plástico, você já sabe, né? mais de 400 anos e ainda liberam vários gases nocivos no meio ambiente durante esse processo.

Vamos combinar, colocando minhas barrinhas na sua rotina de beleza, ser Clean Beauty é muito mais fácil.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, vem saber sobre outras tendências de beleza e leia também: Skinimalismo: a tendência que reúne skincare e minimalismo.

Até a próxima!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção lançamento
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos