Máscara capilar: para que serve, como usar e cronograma capilar!

O universo do haircare vai muito além da famosa dupla dinâmica formada por shampoo e condicionador. Séruns, leave-ins, finalizadores, loções, tônicos e etc. A lista é longa e cada produto possui uma finalidade específica na rotina de tratamentos e cuidados com os cabelos. 


Dentre esses, as máscaras capilares são o destaque no mercado atual. Elas oferecem um cuidado reforçado com os fios e trazem resultados poderosos, especialmente para quem adotou um cronograma capilar incluindo ações de hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos.


Por isso, já está na hora de você entender tudo sobre o assunto: o que é a máscara de tratamento para o cabelo, quais são as máscaras de tratamento capilar, qual é a melhor máscara e muito mais!


Vem com a gente!

Índice

 

 

O que é máscara de tratamento para cabelo?


A máscara capilar é um tratamento profundo para os cabelos, especialmente aqueles mais danificados e ressecados. Ela age nos fios trazendo mais força e proteção, além de outros benefícios. Esse produto forma uma camada protetora, evitando que os fios estejam vulneráveis à ação de eventuais agressões do dia a dia - sol, chapinha, secador, procedimentos químicos, entre outros. E tem mais: se na parte externa do folículo capilar a máscara cria uma barreira protetora, por dentro ela trabalha oferecendo mais hidratação e nutrição, restaurando as fibras.


Ou seja: a máscara capilar é um cosmético de ação intensa, que atua como um poderoso aliado na batalha por cabelos cada vez mais bonitos e saudáveis.



Qual o jeito certo de usar máscara capilar?


O que nem todo mundo sabe é que a máscara capilar não deve ser utilizada diariamente. Ela é um cosmético de ação mais poderosa e profunda, e só deve ser aplicada seguindo um intervalo cuidadoso de aplicações.


O consenso geral é que a máscara capilar seria parecida com um condicionador turbinado, mas, na verdade, existem algumas diferenças na ação de cada um. O condicionador é mais leve, e finaliza o trabalho do shampoo - que tende a abrir as cutículas - gerando uma hidratação externa nos fios, que ficam sem nós e macios para pentear. Já a máscara é mais concentrada, e age hidratando por dentro e por fora, e também criando uma proteção na fibra capilar que dura mais tempo, selando as cutículas. 


Ou seja, ambos os produtos atuam de forma mais ou menos parecidas, porém com intensidades diferentes. Por isso, o condicionador é mais indicado para o uso diário, e a máscara capilar deve ser aplicada seguindo um cronograma capilar, nos dias certos, para trazer os melhores resultados.

 


Cronograma Capilar


Falando nele, o cronograma capilar é fundamental para quem está buscando cabelos saudáveis e com aquele visual caprichado. Ele cria uma rotina organizada de cuidados especiais com seus fios, em intervalos na semana, que vai cuidando com carinho das madeixas e trazendo resultados visíveis para os cabelos. 


Existe um cronograma capilar para cada tipo de cabelo, e para cada necessidade - desde quem apenas sente o desejo de um cuidado extra até quem está enfrentando a desafiadora fase da transição capilar. E você nem precisa ir longe para entender tudo sobre o assunto: aqui no nosso blog tem um conteúdo completíssimo sobre o cronograma capilar!


De forma resumida, o cronograma capilar se divide em 3 etapas básicas de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução (ou restauração). Essas ações são intercaladas, e se repetem com maior ou menor intensidade de acordo com a necessidade e perfil de cada cabelo. Nesse cenário, a máscara capilar aparece como um elemento importantíssimo dessa rotina: é ela quem vai agir nessas etapas, com toda sua intensidade, para hidratar, nutrir e regenerar os cabelos sofridos.



Como escolher uma máscara de hidratação para os cabelos?


Existem máscaras capilares que agem especificamente em certas etapas do cronograma capilar. Por exemplo, as máscaras de hidratação capilar, máscaras de nutrição capilar, entre outras. Nesse caso, o importante em sua escolha é ter certeza que está utilizando o tipo de máscara que melhor atende às necessidades do seu cabelo e da etapa do tratamento.


Cabelos cacheados, por exemplo, sofrem bastante com ressecamento e quebra, já que sua estrutura, cheia de curvas, dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas dos fios. Nesse caso, uma máscara de hidratação capilar é fundamental como integrante do cronograma.


Mas já existem máscaras capilares que agem de forma integral, trazendo hidratação, nutrição e regeneração da fibra capilar na medida certa. É o caso das novas máscaras capilares em barra da B.O.B: seus poderosos ingredientes naturais agem de forma integrada, oferecendo um tratamento completo para quem quer restaurar a vitalidade e beleza dos fios.


As máscaras capilares em barra da B.O.B eram muito aguardadas, já que seguem a proposta sustentável de toda a nossa linha de produtos: cosméticos sólidos, super concentrados e alinhados a um estilo de vida que gera menor impacto no meio ambiente. Ou seja, as máscaras capilares sólidas da B.O.B são naturais, veganas, cruelty-free e, claro, zero plástico! Valeu a pena esperar por esse lançamento, né.

 

 

Máscara Capilar Hidratação B.O.B


Um dos novos produtos da B.O.B é a Máscara Capilar Hidratação desenvolvida para nutrir, hidratar e fortalecer os fios de uma só vez. Ela traz os 3 benefícios do cronograma capilar, gerando mais brilho e maciez para seus cabelos e, também, mais praticidade para seu dia a dia. 


Alguns dos principais ingredientes da Máscara Capilar em barra de Hidratação da B.O.B são a Proteína de Quinoa, que atua diretamente na restauração, renovando a queratina dos fios, o Óleo de Argan, que é rico em ômegas e confere a hidratação, ajudando a combater o frizz e, também, o Mel de Yacon, ativo com composição similar ao mel de abelhas, mas de origem 100% vegetal, que nutre e fornece um brilho intenso aos cabelos.


Completando o time que integra essa fórmula incrível da Máscara Capilar Hidratação da B.O.B também estão as Manteigas de Cupuaçu e Karité, Pantenol, Nano Blindagem, Vitamina E e o Blend de Oliva, um emoliente de origem natural que atua como uma alternativa vegetal ao uso de silicones ou óleos de silicone, dando um toque acetinado e sensorial superior, sem resíduo oleoso.



Máscara Capilar Definição B.O.B


Já o outro lançamento da B.O.B é a Máscara Capilar Definição: como o próprio nome já diz, ela hidrata, modela e define os cabelos ao mesmo tempo, também deixando os fios nutridos e macios. 

 

 

A composição da Máscara Capilar em barra de Definição da B.O.B leva as Manteigas de Bacuri e de Karité, que combatem o ressecamento dos cabelos, e usa também o Extrato de Shikakai, que atua na definição dos cachos e no controle do frizz. O Aminoácido de Beterraba, outro ingrediente especial, fortalece a fibra capilar e auxilia na retenção hídrica dos fios.


Além desses ativos poderosos, a Máscara Capilar Definição da B.O.B também é composta por Vitamina E, Pantenol, Mel de Yacon e Óleo de Argan, ingredientes selecionados com todo cuidado para gerar os melhores resultados com seus fios.

Com a chegada da Máscara Capilar Hidratação, sua rotina de cuidados com os cachos está completa! É só seguir esses 4 passos:


1 - Lavar com o Shampoo Hidratante

2 - Tratar com a Máscara Capilar em barra Definição

3 - Condicionar com o Condicionador Modelador

4 - Modelar os cachos usando o Condicionador Modelador como leave-in

 

 

As máscaras capilares da B.O.B podem ser usadas de diferentes formas, desde a aplicação tradicional até as rotinas delicadas do low poo/no poo. Confira:


  • Uso tradicional: durante o banho, com os fios já limpos e úmidos, aplique a máscara nos cabelos divididos em mechas. Massageie todo o comprimento dos fios contra a palma da mão e deixe agir por 3 minutos. Lave e condicione normalmente com o condicionador B.O.B de sua preferência.

  • Pré-Poo: antes do banho, com os cabelos úmidos, molhe a máscara capilar e aplique diretamente nos cabelos. Depois, basta enxaguar e condicionar os fios normalmente.

Dica da B.O.B: sabia que você pode transformar nossas máscaras em um creminho incrível? É muito simples de fazer: antes do banho, corte um pedacinho da máscara e coloque em um recipiente com água morna por alguns minutos. Amasse-o com o dedo até formar um creme. Depois, é só aplicar nos cabelos, seja no modo pré-poo ou no tradicional, durante o banho.


É claro que nós queremos saber se você já experimentou as novas máscaras capilares da B.O.B, o que achou, como usou, e muito mais. Por isso, compartilhe com a gente suas experiências de haircare, deixando seus comentários aí embaixo!

deixe um comentário

nossos produtos