Protetor Solar UVA, UVB e UVC: saiba as diferenças e como se proteger
UVA, UVB e UVC: quais as diferenças entre os tipos de radiação solar.
Proteger a pele da luz solar é um dos primeiros passos pra cuidar dela. Nessa hora, você pode acabar se deparando com termos um pouco confusos, como o protetor solar UVA, UVB e UVC.
E aí, você sabe o que essas siglas significam? E como escolher um protetor solar que te proteja dos raios que são nocivos pra saúde da sua pele? É pra isso que eu estou aqui! Vem comigo entender mais sobre os tipos de raios, a importância da proteção solar e conferir algumas dicas de como cuidar da sua pele.
Índice
-
O que são raios UVA, UVB e UVC?
-
Raios UVA
-
Raios UVB
-
Raios UVC
-
Por que usar protetor solar?
-
Como se proteger dos danos dos raios solares?
-
Produtos recomendados para proteção solar
O que são raios UVA, UVB e UVC?
Essas três siglas estão relacionadas aos tipos de raios ultravioleta que são propagados pelo sol. Acontece que ele emite ondas de radiação e cada uma tem um comprimento diferente, atingindo o Planeta e nossa pele de formas únicas. Por isso, é comum vermos proteção sobre um tipo de raio UV, e não de outro, nos produtos de prateleira que existem por aí.
Raios UVA
UVA é a sigla pra ultravioleta A, um raio mais longo. Apesar de ser o que carrega menos energia entre os três tipos, ele representa quase 100% dos raios que chegam até a superfície da Terra. No corpo, ele é perigoso porque pode atingir até a derme, uma camada mais profunda da pele.
Quando isso acontece, ele libera radicais livres que podem afetar até o nosso DNA e, inclusive, contribuir pro desenvolvimento do câncer de pele. Isso sem falar de outros efeitos ainda mais comuns e visíveis, como o aumento do aparecimento de rugas e de manchas, além do fotoenvelhecimento, deixando a pele mais flácida e marcada.
Por isso, geralmente, tanto os protetores de rosto quanto os de corpo são feitos com filtros que protegem dos raios UVA, afinal, é ele que causa danos mais profundos na nossa pele. Ah, e já deixo uma dica pra você aqui: existem algumas diferenças importantes no uso de protetor solar facial e corporal! Se você quiser entender melhor, pode ler o post novo do meu blog.
Raios UVB
Já o raio ultravioleta B é o mais perigoso em termos de impactos imediatos em todos os tipos de pele. Sua penetração é mais superficial, até a epiderme, mas é justamente isso que provoca aquela vermelhidão, as queimaduras, o bronzeamento e deixa a pele ardendo.
Por outro lado, é ele que fornece energia pra que o nosso corpo produza a vitamina D. Mas isso não significa que você não pode se proteger pra aproveitar esse benefício. O ideal é sempre usar um protetor com filtro UVB também e evitar se expor durante o maior nível de radiação desse raio, que é das 10h às 16h, principalmente no verão.
Raios UVC
Os raios ultravioleta C, em geral, não chegam até a superfície da Terra. Assim, acabam não causando danos diretos sobre a nossa pele. Por isso, não há a necessidade de desenvolver filtros solares pra eles. Só pra explicar melhor, esse tipo de radiação solar é absorvida lá na atmosfera, pela camada de ozônio. Por isso, ele não chega até nós e é uma preocupação a menos no cuidado com a pele.
Por que usar protetor solar?
Os raios ultravioleta impactam tanto a beleza quanto a saúde da pele. Por isso, evitar a exposição solar em excesso é essencial pra proteger a nossa pele. Mas a gente sabe que isso é praticamente impossível, não é? É aí que entra o uso de protetor solar. Esses produtos são desenvolvidos pra minimizar ou bloquear a incidência da radiação solar no nosso organismo. Essa é uma forma segura e prática de prevenir os efeitos negativos da radiação solar na sua pele, como manchas solares, manchas de acne, ardência, queimaduras e flacidez.
Esses são só alguns dos problemas. O protetor também é essencial pra prevenir contra o câncer de pele, que pode ser desenvolvido ou agravado a partir da alta exposição aos raios ultravioleta. E o melhor é que o protetor não protege só da luz natural. Muitas fórmulas, como o meu Protetor Solar Mineral, contam com componentes que nos protegem das luzes artificiais de computadores, celulares e TVs.
Você pode gostar: Protetor pra pele oleosa, como escolher e como usar?
Como se proteger dos danos dos raios solares?
Existem várias formas simples e práticas de proteger sua pele dos dados dos raios solares. Acessórios, adaptações na rotina e o protetor solar são recursos simples que podem ser colocados no dia a dia e cuidam da pele com prevenção. Vou te contar agora um pouquinho mais sobre cada um deles.
Evite horários de pico do Sol
Os raios ultravioletas ficam mais intensos das 10h às 16h, por isso, o mais indicado por especialistas é evitar sair nesse horário, além de usar muito o protetor e acessórios. Ah, e vale a pena prestar atenção no clima. Com todas as mudanças climáticas que estamos passando, tem dias que, mesmo às 8h da manhã, o sol já está rachando, né? E no verão, a tendência é ampliar ainda mais esse horário de atenção.
Use bonés, chapéus e mangas longas
Os acessórios, além de darem aquele toque de personalidade no look, podem ajudar você a se proteger do sol. Bonés e chapéus são super bem-vindos pra proteger o rosto e até o colo, dependendo do tamanho da aba.
Roupas de manga mais comprida também podem ajudar nessa missão. Inclusive, na hora de ir pra praia, o mais indicado é apostar em roupas com proteção UV, tá bem? Mas se não der pra abrir mão da pele à mostra, é só levar a próxima dica pro coração.
Escolha um protetor com filtro físico
O protetor solar facial e corporal precisa estar na sua rotina de skincare! E os que usam filtros físicos são os mais indicados pra te proteger sem prejudicar a saúde da pele. Isso porque eles criam uma barreira física sobre a pele que reflete e dispersa a radiação solar, isso significa que eles não são absorvidos pela pele, o que evita possíveis alergias e ainda faz com que o protetor tenha uma durabilidade maior na pele.
Produtos recomendados pra proteção solar
Estes são os itens básicos até se você segue uma rotina de Skinimalismo. Usando todo dia e conforme as indicações do fabricante, eles vão proteger e cuidar da sua pele:
- Protetor solar facial FPS 30+, com filtro físico UVA e UVB.
- Protetor solar corporal com FPS igual ao facial.
- Bonés, chapéus e acessórios que cubram a pele.
- Roupas com proteção UV.
E se quiser fazer a melhor escolha pela sua pele (e pelo meio ambiente, também), o meu Protetor Solar em Bastão é um bom começo. A fórmula que criei pra ele usa óxido de zinco e dióxido de titânio, dois filtros solares físicos que promovem o bloqueio de até 67% da radiação! E ele tem outros ingredientes naturais e veganos que hidratam a pele, como o óleo de jojoba, não entopem os poros e deixam um toque sequinho durante o uso.
Ele é em barra e com embalagem 0 plástico! Além de não ficar centenas de anos na natureza, também não libera resíduos que poluem os nossos mares e oceanos. E já que falamos desse autocuidado mega importante no nosso dia a dia, vou deixar uma última dica pra você: ao utilizar seu protetor solar, é legal lembrar de deixar sua pele bem limpinha. Pra isso, uma boa indicação é a minha Barra de Limpeza Facial pra Pele Oleosa, que controla a oleosidade e remove impurezas, toxinas e resíduos de poluição.
E aí, tá preparada ou preparado pra revolucionar a sua rotina de cuidados com a pele com as minhas barrinhas?