Será que o shampoo anticaspa é a melhor solução contra sua a caspa?

Será que o shampoo anticaspa é a melhor solução contra sua a caspa?

Falar sobre caspa pode ser um tabu pra algumas pessoas, mas se a gente não conversar sobre ela, como vamos saber como resolver esse problema? A caspa é uma condição bem mais normal do que a gente imagina, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 40% dos brasileiros já teve problemas com caspa. E mesmo que essa seja uma condição crônica, a caspa pode sim ser controlada, tá? 

O shampoo anticaspa é o jeito mais popular de lidar com a caspa no dia a dia de um jeitinho mais prático. Mas é sempre importante destacar: em caso de problemas mais graves, só um médico dermatologista vai poder te ajudar com o melhor tratamento. Segue aqui no post de hoje pra entender mais sobre os shampoos anticaspa e se essa é a melhor solução pra você.

O que é e como funciona um shampoo anticaspa?

Antes de falar do shampoo em si, é legal a gente entender mais sobre a caspa. Ela nada mais é do que uma descamação no couro cabeludo que fica mais aparente quando aparecem aqueles flocos brancos nos fios e nas nossas roupas.  Existem diferentes tipos de caspa, como a seca que é mais comum em climas frios e secos, e pode ser causada até pelo uso de água muito quente no banho, a oleosa que está associada à oleosidade excessiva no couro cabeludo, e a grave que pode precisar de um tratamento mais intenso — alô, dermatologista!

O shampoo anticaspa se torna um verdadeiro aliado nessa situação por ter uma composição com propriedades que combatem os fungos responsáveis pela caspa e fortalecem os microrganismos benéficos pra saúde da pele do couro cabeludo. Além disso, ele tabém  limpa profundamente, ajudando a controlar a oleosidade e a fortalecer as defesas naturais da pele — o que também é ótimo pra manter a caspa bem longe O legal é que essas ações não apenas tratam os sintomas da caspa, mas também previnem que ela volte a aparecer.

Ah, é sempre legal manter em mente que, dependendo do caso, o shampoo anticaspa pode não resolver tudo sozinho, e pode ser necessário um acompanhamento médico pra um tratamento mais especializado, tá?

Quais os benefícios de um shampoo anticaspa? 

Usar um shampoo anticaspa ajuda no alívio dos sintomas e na restauração da saúde do couro cabeludo. Ele faz isso agindo principalmente contra: 

  • A  coceira e irritação: sabe quando você se queima do sol e a pele começa a descascar e a coçar muito? Com o couro cabeludo durante o período de caspa acontece de forma parecida. E quanto mais você coçar, mais irritado seu couro cabeludo fica e mais caspa surge. 
  • Oleosidade excessiva: a caspa muitas vezes está associada a um desequilíbrio na produção de oleosidade pelo couro cabeludo. Regular a produção de óleo vai manter o couro cabeludo limpo e reduzir o aparecimento desse tipo de caspa.
  • Desequilíbrio do couro cabeludo: pras caspas que estão associadas a fungos e bactérias, a microbiota do couro cabeludo também fica desregulada. Ajudar a pele da região a recuperar seu estado natural vai não só reduzir e evitar o aparecimento da caspa, como também ajudar seus cabelos a ficarem mais fortes e saudáveis. 

Qual shampoo anticaspa usar?

Escolher o seu shampoo anticaspa perfeito precisa de um cuidadinho especial. Se você optar por uma fórmula que seja muito agressiva ou imprópria pro seu tipo de cabelo, pode acabar causando um efeito rebote ou outros problemas pros seus fios e pra sua pele. Por isso que eu sempre indico optar por produtos naturais, eles são livres de ingredientes agressivos que podem acabar ressecando ainda mais a pele da região e gerar ainda mais caspa. 

shampoo anticaspa

Outro ponto positivo dos shampoos anticaspa naturais é que eles possuem ingredientes com outras propriedades que vão cuidar da pele e dos fios de forma mais completa. Por exemplo, o Zinco PCA  regula a produção de oleosidade dos cabelos e ainda ajuda os cabelos a reterem a hidratação, deixando eles mais saudáveis. 

O meu Shampoo em Barra Anticaspa, por exemplo, é uma ótima opção, já que ele reduz a caspa e alivia a coceira no primeiro mês de uso, além de controlar a oleosidade sem ressecar o fio. Essa barrinha reequilibra a microbiota do couro cabeludo, controlando a proliferação de microorganismos causadores da caspa. Ah, ele faz tudo isso só com ingredientes naturais de alta performance, como Extratos de Bardana, Urtiga e Juá, Zinco PCA e Óleos Essenciais de Melaleuca e Cedro.

Qual a melhor forma de usar um shampoo anticaspa?

Muito mais do que usar um shampoo anticaspa, é bem importante você limpar o seu couro cabeludo do jeitinho certo. Algumas práticas do nosso dia a dia podem acabar colaborando pro surgimento da caspa. Então, anota aí essas dicas pra aplicar já no seu próximo banho: 

  • Fique de olho na temperatura da água: a água quente pode ressecar o couro cabeludo e agravar a caspa, por isso, a temperatura morna ou fria é a melhor opção pra lavar os cabelos.
  • Massageie bem o couro cabeludo: utilize as pontas dos dedos pra massagear suavemente o couro cabeludo em movimentos circulares. Isso ajuda a estimular a circulação sanguínea e a soltar as células mortas da pele, o que facilita bastante a remoção da caspa.
  • Evite usar as unhas: durante a massagem, evite usar as unhas, pois elas podem machucar o couro cabeludo, que está sensível, e aumentar a produção de oleosidade, piorando a caspa.
  • Enxágue o cabelo completamente: garanta que retirou completamente o shampoo pra evitar o acúmulo de resíduos no couro cabeludo.

Pra atingir os melhores resultados no tratamento da caspa, é importante seguir uma rotina consistente de cuidados com os cabelos. Uma boa ideia, é incluir um cronograma capilar no seu dia a dia pra garantir que os cabelos e o couro cabeludo permaneçam com saúde.

Com qual frequência pode lavar o cabelo com shampoo anticaspa?

A frequência ideal pra lavar os cabelos com shampoo anticaspa pode variar de acordo com o tipo de caspa,a gravidade do problema e até o seu tipo de cabelo. Em geral, é legal lavar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana pra manter o couro cabeludo limpo e saudável. Mas, claro, essa frequência pode variar se você praticou esportes ou está com muita oleosidade nos fios, por isso, se sentir que os cabelos estão precisando, lave sem peso na consciência. 


Quanto tempo leva pro shampoo anticaspa fazer efeito? 

O tempo pro shampoo anticaspa fazer efeito também vai depender do tipo de caspa, da sua gravidade, a frequência que você lava os cabelos e o shampoo que você está usando. De forma geral,  em algumas semanas já deve ser possível notar diferença. Falando do meu shampoo em específico, 90% das pessoas que testaram notaram a redução da caspa nos primeiros 30 dias de uso.

Minha dica é que observar sempre seu cabelo e como ele está reagindo ao produto. Além de manter um cuidado contínuo e seguir as instruções do fabricante do seu shampoo pra ter os resultados esperados, combinado?

Posso usar condicionador depois do shampoo anticaspa?

Sim, você pode e deve usar condicionador depois do shampoo anticaspa, até pra manter a saúde do comprimento dos seus cabelos em dia, mas é importante tomar alguns cuidados.  Primeiro, lembre de aplicar o condicionador só no comprimento e nas pontas dos fios, evitando o contato com o couro cabeludo. Passar o condicionador direto na raiz pode causar mais oleosidade e caspa. 

Dupla Anticaspa

Outra dica legal é optar por produtos mais naturais. Fórmulas sintéticas que usam silicones e outros ingredientes potencialmente nocivos podem obstruir os folículos capilares e prejudicar o tratamento anticaspa, além de poderem gerar mais oleosidade pros fios

Quer mais uma dica? Minha linha de condicionadores e máscaras capilares tem ótimas opções naturais, veganas e sem silicones pra sua rotina de cuidados! Ah, e se experimentar alguma barrinha, volta aqui depois pra me contar o que achou? 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
  • carvão ativado

  • argila rosa

promoção
promoção
ver todos os produtos