Shampoo Anticaspa: Respostas para todas as suas dúvidas

SAIBA MAIS SOBRE O SHAMPOO ANTICASPA E COMO JÁ É POSSÍVEL COMBATER O PROBLEMA DE FORMA NATURAL

Falar sobre a caspa pode ser um tabu para muita gente.

Mesmo assim, é importante saber mais sobre ela: o que é a caspa, quais as causas da caspa e, principalmente, como combater essa situação com produtos como o shampoo anticaspa!

Se você está enfrentando a dermatite seborreica — sim, esse é o nome e o sobrenome da caspa — ou conhece alguém que poderia se beneficiar dessas informações, continue lendo! Selecionamos informações importantes e dicas sobre o tema que podem ajudar.

A caspa pode até ser um assunto chato, mas nosso artigo sobre ela está bem legal! 

Confira!

Índice

O que é caspa?

A caspa pode ser definida como um sintoma, ou efeito, da dermatite seborreica: uma condição dermatológica que pode afetar outras regiões do corpo, mas que costuma se fazer mais presente no couro cabeludo.

mulher com caspa

De forma geral, essa patologia se apresenta através da formação das famosas casquinhas brancas no couro cabeludo, que vão caindo como floquinhos de neve dos cabelos, acompanhadas de coceira e irritação na região. Em casos mais graves, ocorrem manchas e feridas mas, em todos os casos, infelizmente, é certo que ocorre um forte impacto na autoestima do portador da caspa. :(

As causas da caspa ainda não são totalmente conhecidas, mas há forte indicadores que está relacionada tanto a fatores genéticos quanto ambientais. Por exemplo, na época do inverno, com o ressecamento da pele, costuma haver um agravamento na condição. Por outro lado, desajustes hormonais podem aumentar a oleosidade da pele e também disparar um quadro de dermatite seborreica.

enfermeira estressada

Altos níveis de estresse também podem desequilibrar a fina sintonia hormonal de nossa pele, e criar condições favoráveis para a caspa. Até mesmo a presença de um fungo específico, que se reproduz nesse cenário de couro cabeludo oleoso, também está ligada à dermatite seborreica.

banho quente

Tem mais: banhos com água muito quente e o uso incorreto de gel fixador e condicionadores (que só devem ser aplicados nos fios, e não no couro), além de outros produtos e tratamentos químicos também podem levar ao fechamento dos folículos capilares, gerando oleosidade excessiva e a descamação da caspa.

Como podemos notar, são muitos os fatores relacionados ao aparecimento da caspa, certo? O mais importante a ser dito é que, na maioria dos casos, a caspa não está ligada à falta de higiene. Existem estudos que indicam que ela possa ocorrer em metade da população adulta

Ah, informação importante: a caspa não passa de uma pessoa para outra, combinado? Ela não é transmissível.

shampoo sólido

Apesar de não haver uma cura para a doença, mesmo assim, uma das formas de combater a caspa é através de alguns cuidados pessoais, e aí entram os famosos shampoos anticaspa!

Formulados especificamente para tratar dessa condição, o uso desses shampoos é uma das medidas mais efetivas para controlar e reduzir o aparecimento da caspa.

Vamos ver como funciona o shampoo anticaspa?

Como funciona um shampoo anticaspa?

Um shampoo anticaspa reúne ingredientes especificamente considerados para o tratamento e limpeza do couro cabeludo, e também combate os possíveis gatilhos causadores da caspa.

ingredientes naturais para shampoo anticaspa

Ele costuma conter ingredientes com função antimicrobiana e/ou prebiótica, por exemplo, que atacam os fungos que podem estar presentes nessa receita causadora da caspa e fortalecem microrganismos benéficos à nossa pele para que possam ajudar naturalmente nesse combate.

Da mesma forma, se pensarmos que o couro cabeludo também é pele, fica fácil entender que alguns ingredientes do shampoo para caspa possuem as missões específicas de limpeza profunda do couro, controle da oleosidade, nutrição das células, hidratação e fortalecimento de defesas naturais, com vitaminas incluídas na formulação. 

Essas ações visam, ao mesmo tempo, combater a situação instalada, removendo a caspa e cuidando da irritação do couro, como também eliminar as condições que geram a caspa, controlando a doença.

componentes quimicos artificiais

As composições dos shampoos anticaspa podem variar entre si mas, de forma geral, agregam agentes que atuam como explicamos acima. Cada marca faz uso dos ingredientes de sua preferência: algumas apostam no Ácido Salicílico, no LHA ou em diferentes apresentações do Zinco. Alguns antifúngicos utilizados são o Lipoconazol e o Selenium DS.

É importante lembrar que existem shampoos anticaspa especificamente voltados para os cabelos das mulheres e shampoo anticaspa masculino — os homens, aliás, são quem mais sofre com o problema.

Para que serve o shampoo anticaspa?

O shampoo anticaspa serve como um dos tratamentos possíveis para a o problema da caspa. Mas, claro, há outras vias de combate à caspa.

É preciso lembrar que, em algumas situações mais problemáticas ou duradouras, é importante visitar o dermatologista, pois pode ser receitado o uso de algum remédio para caspa, como corticoides para cuidar de casos mais agudos.

Mesmo assim, o shampoo para caspa também pode ser considerado uma boa alternativa para a prevenção da caspa, ou atuando como reforço dos medicamentos.

como utilizar shampoo anticaspa

Não é preciso receita médica para comprar shampoo anticaspa e, na maioria dos casos, o shampoo para caspa atua de forma eficaz, desde que seja mantido seu uso correto, de acordo com as orientações de cada produto ou do período pré-estabelecido na prescrição médica.

Quanto tempo usar shampoo anticaspa?

Novamente, é importante frisar a importância de consultar um dermatologista na ocorrência da caspa, especialmente em situações mais agudas. O médico saberá identificar as causas do problema e indicar a melhor solução.

consulta com dermatologista

Provavelmente, o profissional deverá indicar o uso de um shampoo específico para caspa e fornecer as devidas orientações sobre quanto tempo usar o shampoo anticaspa. Portanto, preste muita atenção ao período de uso que deverá constar em sua receita médica.

De maneira geral, o uso do shampoo para caspa se prolonga a médio prazo, de modo a garantir que a situação seja totalmente combatida e controlada.

Pode usar shampoo anticaspa todos os dias?

Cada shampoo anticaspa também possui sua própria recomendação de uso: geralmente, ela é baseada nos ingredientes da fórmula e em sua ação. 

Alguns ativos precisam ser aplicados todos os dias; já outros, por serem mais potentes, devem ser usados em intervalos de tempo variados para oferecer um tempo de respiro e evitar o ressecamento do couro cabeludo.

O ideal é sempre seguir a orientação do dermatologista, que irá indicar a frequência do uso de acordo com cada caso e cada produto.

Quanto tempo demora para curar caspa?

Vamos lembrar de um detalhezinho fundamental sobre o qual já falamos: infelizmente, a caspa não tem cura.

Portanto, não podemos falar em tempo de cura para o problema da dermatite seborreica: ela é considerada uma doença crônica e, como tal, o foco está em manter a patologia controlada ou “adormecida”.

Nesse sentido, o devido cuidado com as prováveis e principais causas do problema é fundamental para evitar o irrompimento do quadro agudo. Da mesma forma, o uso constante de produtos que aliviam e controlam a situação, como o shampoo anticaspa, também facilita na manutenção da caspa controlada e sem gerar transtornos.

Qual é o melhor shampoo anticaspa e para dermatite seborreica?

shampoo detox bob

Conforme já explicamos, existem muitas causas variadas para o surgimento da caspa, e cada shampoo anticaspa pode ser mais efetivo para cada uma delas.

Por isso, é complicado eleger um produto ou outro e dizer qual é o melhor shampoo anticaspa. 

Mesmo assim, alguns shampoos para caspa possuem boa aceitação no mercado há bastante tempo, o que pode ser um bom indicativo de sua eficácia. Sãos os casos do Head & Shoulders, do Clear Men, da linha Dercos (que é o shampoo anticaspa Vichy) e do Kerium DS, produto da La Roche-Posay.

No entanto, hoje em dia novas opções de abordagem mais natural também estão ganhando muito espaço no cenário da prevenção e tratamento da caspa.

Como não utilizam sulfatos, parabenos e outros componentes químicos que, por vezes, estão relacionados ao aparecimento de alergias e irritações no couro cabeludo, seu uso pode ser uma forma natural e suave de acabar com o problema da caspa.

como é o carvão ativado

Além disso, muitos ingredientes naturais, como carvão ativado, têm se mostrado extremamente eficazes em proporcionar uma limpeza profunda do couro cabeludo sem ressecar ou agredir suas camadas superficiais, o que ajuda a manter o equilíbrio da derme e controla a oleosidade excessiva, prevenindo o aparecimento da caspa.

Shampoo detox

Nessa linha de raciocínio, o uso dos chamados shampoos detox — assim denominados por proporcionarem uma limpeza profunda aliada a um cuidado de nutrição extra — tornou-se uma opção a mais no tratamento da caspa, uma vez que atuam tanto na prevenção quanto no combate da patologia.

shampoo detox bob

É o caso do Detox, da BOB: um shampoo sólido, em barra, indicado para combater a descamação excessiva do couro cabeludo causada pela caspa.

O Detox da BOB é um produto natural, sem aditivos químicos, que remove as toxinas e a poluição da fibra do cabelo. Ou seja, qualquer substância que possa bloquear os folículos e estimular a caspa é removida profundamente.

Além disso, a fórmula do Detox controla a oleosidade do couro cabeludo e remove esses resíduos poluentes sem desidratar os fios.

Enquanto o Carvão Ativado e a Argila Negra do Detox agem como removedores de toxinas e auxiliam no crescimento dos fios, o Óleo Essencial de Eucalipto refresca e hidrata a região, evitando ressecamento. 

resultados do shampoo anticaspa

Quer mais? Além de ser um incrível aliado na prevenção e combate à caspa, o Detox, como todos os shampoos e condicionadores sólidos da BOB, é natural, livre de crueldade com animais, vegano e 100% plastic-free!

Quer melhor jeito de se livrar da caspa e do plástico ao mesmo tempo? :)

Então conheça o Detox e toda a linha de shampoos e condicionadores em barra da BOB!

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles